-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

26/02/2017

A Paixão de Camille

Camille aos 17 anos (imagem em miltonribeiro.sul21.com.br)
  
Moacir Pimentel
 Ainda que Camille Claudel não se permitisse, nas suas obras, o mesmo frenesi sexual que caracterizava, no mesmo período, o trabalho de Rodin, percebe-se o erotismo nos trabalhos feitos por Camille Claudel durante o caso de amor que viveu com Rodin.
Como mulher e mal aceita que era, então, no mundinho machista da escultura, a “protegida” do maior escultor vivo não tinha estatura para defender com mais ênfase do que fez nos seus trabalhos o amor físico. Não tenho dúvidas de que os trabalhos de Camille foram influenciados por Rodin, nem tão pouco de que ela foi capaz de se libertar das amarras criativas, muito tempo antes do fim da tempestuosa relação.
Os trabalhos de Camille são delicadamente eróticos nas suas ninfas, flautistas e suplicantes. Na montagem abaixo merece destaque o último mármore em sentido horário, de nome Sakuntala, sem dúvida uma resposta esculpida ao canto de acasalamento – pelo menos na arte – de seu amado.

montagem Maria João Pimentel

Muitos acreditam que Sakuntala teria sido uma resposta de Camille para o famoso Eterno Ídolo de Rodin. Dona História nos prova que foi o contrário. Foi Rodin quem respondeu a Sakuntala com a versão dele da ideia dela. Ambas são esculturas nas quais a tensão é substituída pelo abandono aos sentidos.
Sakuntala, também conhecida como Vertumnus e Pomona, é um marco na trajetória de Camille Claudel. A escultura foi inspirada no conto do poeta hindu Kalidasa e retrata o momento do reencontro de Sakuntala e seu marido, após um longo período de separação causado por um feitiço. Dizem que Camille a esculpiu após uma sofrida separação, quando retornou de uma permanência de meses na Inglaterra.
Digna de nota é a escultura O Deus Desaparecido – na montagem acima e em sentido horário começando em cima e à esquerda,ela é a última, embaixo. Essa escultura foi concluída pouco antes de Camille e Rodin terminarem o relacionamento.  
Uma obra notável por suas qualidades expressivas, pela cabeça coberta por tranças emaranhadas, que se enrolam como cordas em torno das formas lisas e arredondadas do corpo feminino, por esse rosto que é uma imagem de angústia, os lábios entreabertos ligeiramente, as sobrancelhas levantadas, a intensidade do olhar nivelado para o espaço vazio entre as mãos implorando em concha.
O vazio em si é altamente sugestivo, levantando a questão: quem é esse deus desaparecido? É talvez um amante a quem a cabeça inclina-se para beijar ? É o próprio amor? Ou a fé? Teria sido um bebê abortado ou mesmo entregue para a adoção embora evidências sobre isso sejam escassas ?
Nas obras de Camille é flagrante a influência de Rodin, cujas obras dialogam com as esculturas da artista como por exemplo pode-se verificar nos torsos que ela passou a escupir de mulheres agachadas e em pé e, principalmente, na escultura O Homem Agachado que me remete ao Pensador de Rodin, o qual, por sua vez, fora influenciado pelas figuras dos Ignudi que Michelangelo pintou no teto da Capela Sistina.
A esta altura do seu caso sério, Camille já havia brilhantemente captado o potencial expressivo de um fragmento do corpo humano e era essa a razão pela qual Auguste Rodin tinha medo de assumir seu relacionamento com Camille: ele tinha plena consciência da inteligência e do talento de sua amante, que faziam dela uma artista que, ao fim e ao cabo, poderia suplantá-lo.

montagem Maria João Pimentel

Mas o oposto também é verdadeiro. Que Camille influenciava a escultura de Rodin é fato e ululantemente óbvio se conhecemos, por exemplo, a sua linda Jovem com Grinalda que predeceu a Galatea de Rodin, tão semelhante.
Exatamente como nesta montagem fotográfica, as obras deles se cruzavam. Há fortes semelhanças e sensibilidades comuns tanto em obras alegóricas quanto nas românticas e muitas vezes naquelas torturadas, como as variações de gesso e barro feitas por Camille para seus torsos e a Sakuntala e naquelas feitas por Rodin para o Eterno Ídolo e a Galatea, todas revelando profunda influência emocional umas nas outras.
Devido a essa proximidade estilística durante este período, às vezes é fácil confundir a habilidade de Claudel com a de Rodin nas obras nas quais ela colaborou como assistente: enquanto a cabeça da figura da Avareza e Luxúria foi erroneamente atribuída a ela, as cabeças do Escravo e do Homem Sorridente, que Rodin assinou quando as moldou no bronze, foram realmente modeladas por Camille.
Se eu tivesse que escolher, dentre todas, a melhor obra de Camille, durante os anos de amor com Rodin, seria A Valsa, uma escultura na qual Camille fugiu completamente da sombra do mestre e amante e ídolo o que, convenhamos, para alguém tão jovem deve ter sido uma façanha imensa.

A Valsa, completada em 1890, foi um pretexto para que Camille experimentasse diferentes materiais. A versão de grés com esmalte flambado é um exemplo de suas investigações sobre a cor e a textura que fazem fronteira com o art nouveau. Embora nessa Valsa a influência do amante e professor tenha sumido no assunto e na forma, lá está ela ainda, tenuemente, na tal sintaxe que permitia que as figuras fossem reutilizadas de forma diferente em obras novas. Isolada e modificada, a figura feminina da Valsa se transformou na figura da Fortuna – aquela da Roda! - no início do século XX.
Na sua lindíssima Valsa, Camille já fala um novo idioma – o da Art Nouveau - criando um casal de bronze que está nu e literalmente desliza e gira e se acaricia num frênesi de beleza passando–nos a impressão de estar entre as nuvens do céu, no ar, em um ciclone, rodopiados pelos ventos, enquanto que os abraços de Rodin continuavam na terra.
Essa composição dinâmica entontece e enquando foi cinzelada decerto que entre o casal ainda havia a possibilidade do êxtase, embora já se possa vislumbrar, na composição, um leve movimento na direção da morte.

montagem Maria João Pimenel

O que tornou a relação trágica e impossível foi o imenso talento de Camille e a certeza absoluta que ela tinha dele, do seu próprio valor, que não permitia que ela como mulher aceitasse a presença de Rose na vida de Rodin e que, como artista, aceitasse ser alimentada apenas pela inspiração e direção do seu professor, por mais que o amasse.
As obras, no entanto, mostram como Rodin ainda desejava Camille Claudel apaixonadamente, em momentos nos quais ela já sentia a necessidade de colocar alguma distância entre eles. Ela chegou a se refugiar na Inglaterra na casa da sua melhor amiga, Jessie Lipscomb. Quando regressou a Paris, Rodin ficou tão feliz de vê-la novamente que assinou um extraordinário "contrato" no qual jurava-lhe fidelidade e prometia à amante que ela seria sua única aluna.
Camille era um ser muito mais complexo do que Rodin. Parecia voltar-se para dentro e se esconder, se proteger como fazem algumas das suas figuras escondendo o rosto, atrás de mãos e braços. Ela censurava a expressão de seus sentimentos em seu trabalho muito mais frequentemente do que Rodin. Poucas alusões diretas a seu relacionamento podem ser vistas em suas esculturas. Sua homenagem mais importante ao seu professor e amante foi o busto de Rodin.

Este período fecundo de arte e paixão senão de felicidade chegou ao fim quando, em 1889, a recusa de Rodin em deixar Rose Beuret enfureceu Camille Claudel, que expressou sua raiva com ferocidade rara em várias caricaturas do casal. Alarmado pelo caráter violento dos desenhos da amante, Rodin começou a evitá-la, embora ainda a amasse. A ruptura definitiva ocorreu em 1892.
Um corpo de obras nasceu das mãos camillianas durante a sua tentativa de superar o amor. Tais trabalhos da escultora são interpretados frequente e simplistamente como se fossem autobiográficos ou mera expressão do estado de coma do seu relacionamento com Rodin.
Penso que deve-se, no entanto, falar mais em termos de um processo de sublimação de eventos na vida privada de Camille sim, mas em que, pela expressividade poderosa de suas esculturas, elas adquiriram uma dimensão mais universal.
Os temas dos trabalhos de Camille Claudel podem ser lidos de várias maneiras pois neles as interpretações literárias, mitológicas e autobiográficas se cruzam e nutrem-se mutuamente. Suas obras freqüentemente refletem perguntas ansiosas sobre o destino humano como é o caso de Sakuntala e suas variações subseqüentes em materiais e títulos - o mármore Vertumnus e Pomona e o Abandono de bronze – que evoluíram gradualmente da lenda hindu em mármore para a mitologia greco-romana até que finalmente se transformaram em íntima emoção.
É bonito demais acompanhar o Abandono virando a solidão na roda da Fortuna e a menina se transformando em Clotho.

montagem Maria João Pimentel

Essa garotinha aí é especial. A Pequena Castelã é o seu nome. Note que há qualquer coisa desproporcional nessa cabeça poderosa demais para uma menininha tão pequena. Há qualquer coisa que incomoda nesses olhos vivos e curiosos, já abertos aos eternos mistérios. Os ombros tão delicadamente infantis parecem frágeis demais para tanto pensar. Há nesta criança algo de indefinível que comunica uma profunda angústia. E o busto prova que Camille Claudel, era sim uma mestra da arte de esculpir.
Veja que as tranças parcialmente soltas da Pequena Castelã inventada em 1892 se transformariam nos longos tentáculos de cabelo e os fios do destino da visceral Clotho, em 1893. As esculturas fazem uma comparação impressionante entre a infância e a velhice.
Como dizia o nosso Machado...
“O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-Cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca”.
Quando Camille carregava, cambaleante, baldes de barro para fazer as suas primeiras esculturas, em Villeneuve, já ouvia de sua mãe que estava louca. Mas não estava: nascera escultora.
Da mesma forma quando Camille pariu Clotho – de feiúra jamais vista antes sobre a terra das artes – apontaram o dedo para seu desequilíbrio emocional. Essa demarcação das fronteiras da normalidade era – ou é? - usada para limitar quais são as experiências possíveis para mulheres.

E quer saber? Eu acho essa impensável Clotho uma maravilha de tão feia. Mas trataremos disso no próximo capítulo.


16 comentários:

  1. Mônica Silva26/02/2017, 11:54

    Eu acho que Rodin fez muito mal para a Camile, Moacir. Acredito que os dois tenham se influenciado mas fala sério! Rodin PLAGIOU a jovem com a grinalda. Te peguei kkk Adorei a citação de Machado de Assis e a menina escultora carregando baldes de barro. Bom Carnaval para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel27/02/2017, 18:59

      Mônica,
      PLAGIAR é um verbo muito forte para explicar o que rolou entre esses dois. É claro que Rodin aproveitou a IDÉIA de Camille e revisitou a garota com a grinalda para criar a Galateia dele mas, da mesma forma, Camille foi buscar nesta Velha Senhora de Rodin a inspiração para a sua Clotho

      http://www.musee-rodin.fr/sites/musee/files/styles/zoom/public/resourceSpace/924_4c846ef08b00a6d.jpg?itok=vWvgdDX-

      Talvez Camille tivesse mesmo mais talento e sensibilidade do que o professor mas é preciso vitalidade para transformar talento em concretude. Rodin tinha esse sentido de oportunidade e soube gerir o seu talento - e o de Camille! - adaptando a sua linguagem às capacidade e sensibilidade que tinha. Não se pode tirar do artista o grande mérito.
      Acho que Rodin agiu como um homem de seu tempo e Camille fez as próprias escolhas. Ela sabia que, independentemente da extensão do seu talento, ela jamais deixaria de ser vista como a clássica "amante" francesa - da qual todos já tinham ouvido falar mas ninguém via - e, no mundinho da arte, como uma "protegida" de Rodin. Mas foi em frente e o amou de qualquer jeito.
      Essa história teria sido diferente se ele tivesse querido fazer dela Madame Rodin. Ao se recusar a casar com ela, talvez Rodin tenha lhe negado uma carreira e a estabilidade mental por medo de ser superado por ela de cinzel na mão. Jamais saberemos. Mas eles se fizeram muito mal e muito bem: um revelou o outro. É mais do que muitos conseguem.
      Feliz fim de carnaval para você também.

      Excluir
  2. Flávia de Barros26/02/2017, 12:38

    Moacir,
    Camille foi uma artista maior que o professor. São maravilhosos os trabalhos dela. Eu achei a estátua O Deus Desaparecido mais parecida com a Clotho do que a outra da menina que você descreve tão bem que até fica mais bonita. A Valsa é divina qualquer coisa do Céu e não da terra.


    Um abraço para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel27/02/2017, 08:09

      Flávia,
      É complicado mesurar talento. Eu muito aprecio a fisicalidade, a bela arte erótica de Rodin, o que vislumbro nele de Michelangelo, o uso dos fragmentos de uma obra na feitura de tantas outras. Afinal a escultura nos foi ensinada pelos pedaços daquelas feitas pelos gregos.
      O fato é que Camille foi uma grande artista e que sim O Deus Desaparecido é o capítulo anterior à Clotho. Aquele no qual ela começou a se afastar de Rodin, deixou de se refugiar na sombra dele, de adotar os valores estéticos do professor , amante e ídolo.
      O momento no qual perdeu a qualidade infantil , genuinamente comovente, de seus trabalhos anteriores e a cumplicidade com o mundo dos homens, tornando-se, na escultura, mais cruel do que seu mestre.
      O momento da justificação, no qual sozinha ela mergulhou na arte para reinvesti-la com os seus próprios significados e executar sua obra prima, sobre a qual ainda não conversamos.
      Por enquanto digamos que é triste que , ao perder seu Deus, Camille não tenha passado a pensar como Nietzche:
      "Não acredito em um deus que não dance"
      Outro abraço para você.

      Excluir
  3. Alexandre Sampaio26/02/2017, 18:04

    Genial o uso da prosa de Machado para explicar não só a velha e a criança mas a arte e a loucura. Postagem excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel27/02/2017, 08:57

      Sampaio,
      Muito obrigado pelo comentário.
      Grande Machado, tão descrente da liberdade individual e do livre arbítrio.A prosa dele me faz pensar no Descartes dizendo que a infelicidade do homem deve-se ao fato dele ter sido criança, significando que, em um universo que não ajudou a estabelecer e feito por fatos dados que tem de ser aturado, para a criança a paisagem que a rodeia é tão inevitável quanto o sol. E que portanto é complicado para os humanos o aprendizado das liberdades.
      Eu penso que homem não está contido no menino , mas é a partir do moleque que ele fará as suas escolhas e que talvez a sabedoria resida na ação por causa própria , na exploração, no aprendizado sem que a gente se anexe ao final, sem a necessidade de conquistas e vitórias . Uma liberdade meio que indiferente ao seu conteúdo e em prol da degustação da vida.
      Mas chega de vã filosofia nesta segunda-feira de Carnaval!

      Excluir
  4. Moacir, nosso rosto diz muito de nós mesmos. O das mulheres, pelo menos. Dos homens eu não sei, sou mulher e avalio as iguais por mim.
    O rosto de Camille mostra isso: burra, jamais! Delicada, uma inquietação calma e estranha por trás dos olhos claros, em que um parece pouco mais ou mais aberto que o outro, não sei se apenas nessa foto. Camille dos cabelos despenteados, dos lábios retilíneos, alma de artista, sem nenhuma dúvida. Claro, digo tudo isto porque sei quem ela foi. Mas quero dizer que alma e rosto combinam. O de Dora certamente não diria as mesmas coisas. Você imagina aquela Dora da escultura com as qualidades de Camille? Eu não.

    Ar de quem enxerga longe, a alma. Só não consigo avaliar as habilidades das mãos, que não vejo aqui. Mas já vi as mãos de dedos alongados que impuseram graciosidade, movimento e delicadeza a tudo o que ela esculpiu.

    Sou fã de Camille desde a exposição no MAM. Talvez seja necessário um afastar-se da realidade nua e crua para suas obras ganharem esse algo mais, que não se explica, não se traduz, mas se vê.

    Ela era mesmo muito boa no que fazia, superior a Rodin, que me parece até frio e embrutecido diante do que é feito por ela.

    Não sei se é verdade, Moacir. Traduzo assim.
    Boa noite
    Ofelia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel27/02/2017, 08:31

      Ofelia,
      A companheira de Rodin - aquela da sopinha quente - se chamava Rose. A Dora , em vez, foi a quarta mulher de Picasso, a que assumiu depois da Marie Thérèse. Não se preocupe com detalhes desimportantes : eu me perco o tempo todo nesses haréns (rsrs)
      Também penso como você no sentido de que talvez seja necessário afastar-se da realidade nua e crua ou estar fora das nossas "casinhas", sair de si , para fazer arte com aquele plus, com aquela universalidade " esse algo mais, que não se explica, não se traduz, mas se vê".
      Acho que você "traduz" muito bem.
      Obrigado pelo comentário

      Excluir
    2. A cabeça está mesmo rateando, Moacir.
      Chamei a Rose de Dora. E agora troquei o canário da terra pelo sabiá.
      Às vezes me sinto apagada por um velho apagador de giz no antigo quadro-negro, quando apagava mal, deixando o escrito de baixo aparecendo, se misturando à escrita superposta.

      O interessante é que você me lembrar que troquei Rose por Dora, me chamou a atenção para o canarinho da terra que chamei de sabiá.

      Eu sei por que motivo troquei um pelo outro. O sabiá ficou guardado dentro de mim.

      Mas já está livre, leve e solto.

      Excluir
    3. Moacir Pimentel27/02/2017, 19:09

      Ofélia,
      Que bom que você lembrou. Bonita essa imagem "da escrita de baixo aparecendo, se misturando à escrita superposta". Acho que o nome disso é vida e nela vale a lei das direções : olhar para o Norte enquanto caminhamos para ver à nossa frente aquilo que se aproxima: as chegadas em vez das partidas.
      Quanto aos passarinhos não sei quem disse - muito acertadamente! - que quem tem um no dedo tem mais é que saber que o danado pode voar a qualquer momento. Que voem e que "morram da flor na boca e não do espinho na garganta". Para isso são passarinhos. Para cantar.Assim prá já lembro que não "passarão" jamais o passarim do Tom , a sabiá do Chico e aquele do abacateiro, o menino passarinho do Luiz Vieira e um'andorinha d'asa negra - Madredeus! - que é o meu caso sério.

      Excluir
  5. 1) Depoimento de leigo:

    2) Estou gostando de Camille e vendo Rodin como aquele que se apropriou do talento da jovem ... e do coração dela...

    3)Arte e Sofrimento eis uma boa dupla ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel27/02/2017, 08:25

      Vizinho Antônio,
      Falaremos mais sobre Camille e Rodin depois do Carnaval (rsrs) Porém uma coisa te adianto Camille: não foi uma vítima de Rodin. Foi refém de um monte de coisas com as quais não soube lidar "pelo caminho do meio": o próprio talento , a paisagem mental e moral do seu tempo, a sua paixão, uma química cerebral descompensada e talvez a natureza humana. Como dizia Oscar Wilde:
      "Se você quer dizer a verdade às pessoas, faça-as rir, caso contrário elas matam-no"
      Abração

      Excluir
  6. Gostei muito do que você escreveu, Antonio. Não é impossível.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Bendl27/02/2017, 08:47

    Ontem não tive tempo para fazer meus comentários porque eu estava com filhos e netos me visitando.

    Peço perdão pelo atraso, mas postar o óbvio sobrepuja qualquer impontualidade da minha parte.

    E quando me refiro ao que é evidente, reporto-me a mais um artigo brilhante de Pimentel sobre esculturas que, a meu ver, esta deve ser a segunda parte do anterior que registrou sobre Camille e Rodin.

    Fico imaginando o turbilhão de emoções e sensações deste casal que misturava amor, paixão, arte, talento e vocação, e, inegavelmente, a extrema dificuldade que tinham para conciliar também suas vaidades e egoísmos, resultando um final trágico à artista.

    Pimentel não somente aborda a obre genial de ambos, mas com a propriedade de sempre relata sobre esta relação impossível, dramática, que os consumia gradativamente.

    Mais uma postagem que aplaudo entusiasticamente. Parabéns.

    Um abraço.
    Saúde e paz, Pimentel.

    ResponderExcluir
  8. Moacir Pimentel27/02/2017, 18:21

    Chicão,
    Quem hoje não teve tempo para teclar fui eu. Mas sei que você vai relevar a minha "impontualidade" ao lhe dizer o quanto me alegra que continuemos conversando, discordando e concordando é verdade , mas sempre sincera e "entusiasticamente".(rsrs)
    Agradeço-lhe tanto pelo generoso comentário como pela sua indispensável presença nas Conversas.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Olá Moacir dos escultores,
    Cheguei bem atrasada porque escrevi um comentário que eu mesma censurei!
    Um dia ele sai das mãos e passa para as letrinhas...
    Até hoje mesmo.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.