-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

22/07/2017

Viva o que você prega

fotografia de autor desconhecido (Wikipedia)
Antonio Rocha
No tempo em que o Mahatma Gandhi (1869-1948) andava pregando pela Índia a libertação de seu país por vias pacíficas e perdoando os ingleses, aconteceu um fato deveras curioso.
Havia um menino adolescente que comia muito açúcar, e a característica desse rapaz é que ele gostava muito das propostas do advogado Mohandas Karamchand Gandhi e tornou-se um admirador do líder.
Belo dia apareceramu no ashram (comunidade tipo um mosteiro) onde Gandhi morava este menino e sua mãe, que solicitou ao líder independentista uma audiência.
Afável como era, e atendia a todos, Gandhi entrou numa sala, sentou-se no chão, como fazia, a mãe e o menino também e ela foi logo dizendo.
- Gandhiji o meu filho adora o senhor.
- E qual é o problema madame?
- É que ele come açúcar demais, ele é viciado em açúcar e a família já não sabe mais o que fazer, é demais da conta.
“Gandhiji” é uma forma carinhosa que os indianos tem para chamar os amigos e as pessoas que admiramos, respeitamos e afins. Por exemplo posso escrever “Manoji” ou “Wilsonji”. É possível que a primeira dama do blog diga que “estou rasgando seda” para o editor, como se falava antigamente. Mas eu penso que a sílaba final “ji” é só colocada em nomes masculinos. A fórmula para o feminino não sei... quem sabe o Moacir que morou por lá possa nos ajudar.
Voltando ao Gandhi e seus visitantes. O advogado Mohandas simplesmente falou:
- Minha senhora, por favor volte daqui a quinze dias.
A mulher agradeceu, levantou-se com o filho e saiu com o menino.
Na data combinada voltaram, quinze dias depois. Sentaram-se na mesma sala, na mesma esteira e Gandhi afirmou para o rapaz:
- Ô menino, pare de comer tanto açúcar, isso faz mal à saúde! Tudo que é exagerado prejudica.
O jovem agradeceu, disse que faria o esforço porque ele considerava Gandhi um mestre. A mãe, estupefata, perguntou ao libertador de seu país:
- E por que o senhor não falou isso quinze dias atrás?
- É porque naquela época eu também comia açúcar demais e já estava me preparando para abandonar o vício, assim, a chegada de vocês me ajudou bastante.
- No fundo o senhor está certo, é a “força da verdade” que o mestre tanto fala.
- Exatamente, senhora, agora eu e seu filho, conscientes de nossa dificuldade nessa glutonice, vamos ter mais energia para evitar o tal açúcar.
- o0o – o0o – o0o -
Quem quiser saber mais sobre a vida deste singular homem, que era um excelente democrata pluralista recomendo o livro “Mahatma Gandhi – o Apóstolo da Não-Violência”, do filósofo e teólogo jesuíta gaúcho Huberto Rohden. Existem edições antigas, que podem ser encontradas em sebo, e publicação moderna.
Sobre Gandhi, disse o famoso cientista Albert Einstein: “Futuras gerações dificilmente acreditarão que tenha passado sobre a face da terra, em carne e osso, um homem como Gandhi”.


10 comentários:

  1. Moacir Pimentel22/07/2017, 11:26

    Antonio,
    Pense em um bom ditado: "Não faça o que eu digo, mas o que faço". Do alto de seus três anos e meio os nossos netos já o seguem direitinho principalmente em matéria de palavrão (rsrs) Garotos espertos!
    Quanto ao ji eu tive um professor de cítara em Varanasi do qual só me lembro pelo nome acoplado ao ji - Raviji - porque era assim que os alunos o chamavam. Mas podemos sim, tranquilamente, chamar a Donana de Anaji. Se usa o ji da mesma forma para homens e mulheres porque se trata de uma expressão de respeito e amizade. Em livre tradução seria como dizer "respeitada Ana". Na verdade tem todo um manual de etiqueta para o uso do ji que confesso desconhecer mas como viajante naquelas paragens eu usava e abusava dele, querendo ser simpático. Por exemplo, quando queria negociar o preço da hospedagem ou de uma refeição, primeiro perguntava o nome do dono da hospedaria ou da dona do restaurante para, em seguida, passar a chamá-los + o ji. Ou chamava todos os mais velhos simplesmente de tio/tia e pronto. Outra coisa, cansei de ouvir o ji somado não só aos nomes próprios mas também a palavras como pai, mãe, avô, avô e por aí vai. Mas penso que a recíproca não é verdadeira : os mais velhos não tratam os mais novos sem noção do mesmo jeito. Ou então eu nunca mereci a deferência (rsrs)
    Abraço e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Flávio José Bortolotto22/07/2017, 14:14

    Prezado Prof. ANTONIO ROCHA,

    Acredito que neste caso, o grande Sr. MAHATMA GANDHI, conhecedor profundo da Alma Humana, tenha usado de um estratagema com o Menino que comia açúcar demais e que tanto o admirava como Pessoa Humana.
    O Menino, ao saber que o grande Mestre também tinha problema semelhante, mas que a partir dos 15 dias, também iria lutar com sua Vontade para se corrigir, POTENCIALIZOU a Vontade do Menino.
    O grande Sr. MAHATMA GANDHI, Pioneiro na grande luta pela independência da milenar Índia, do Império Britânico, representava o Soft Power do Poder Moral, que dava sustentação e alicerce ao Hard Power do Partido do Congresso e outros Partidos "Zelotes", com suas greves, bombas, atentados, etc. No final, foram as Centenas de Batalhões Indianos que lutaram sob a Bandeira Inglesa na Segunda Guerra Mundial, que decidiram a parada.
    É bem provável que nos primeiros 50 anos da Independência, os Indianos administraram o País pior do que os bons Administradores Ingleses, mas todo POVO INDEPENDENTE paga um grande Preço para ser Dono do seu Destino, e os Indianos pagaram o Preço, aprenderam a Administrar, criaram suas Armas Nucleares, e hoje tem PLENA SOBERANIA.
    Admiro o grande Viajante, nosso Colega Sr. MOACIR PIMENTEL que tão bem conheceu a Índia e morou lá, e alguma coisa já nos escreveu sobre isso.
    Nós Brasileiros, ainda temos que pagar uma boa parte do Preço, para também chegarmos lá.
    Mas chegaremos lá, tenho certeza.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Prezado Bortolotto é uma satisfação ler os seus comentários.Aprendo muito com eles.

      2)Abalizados e equilibrados vejo-os como Luzes esclarecendo nossa realidade brasileira.

      3) Grande abraço e, respeitosamente, por favor, me entenda qdo só escrevo Bortolotto.

      4)Bom fim de semana.

      Excluir
  3. 1) Valeu Moacirji...

    2) Vivendo e aprendendo com suas viagens e vivências !

    3) Bom final de semana !

    ResponderExcluir
  4. Flávio José Bortolotto22/07/2017, 21:34

    Prezado Prof. ANTONIO ROCHA,

    Muito Obrigado pelas palavras tão amáveis, embora EXAGERADAS.
    Neste recanto de boas conversas, "Conversas do MANO", de tão agradáveis Leituras, a meu ver, Cada Um(a) deve tratar o Outro (a), como se sentir mais confortável. Eu sou mais formal por me sentir mais confortável assim. Só isso.

    Sei que nosso ilustre Colega Sr. MOACIR PIMENTEL já pensou assim: "Bortolotto, deixe de frescura e nos trate pelo Primeiro Nome", mas sou um dos mais novos no pedaço, e ainda prefiro assim.

    Relendo o comentário meu acima, vi que esqueci de me despedir, e o faço agora.
    Muito Obrigado e um Abração.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Bendl23/07/2017, 16:57

    Mahatma Gandhi ou grande alma, indiscutivelmente foi um dos maiores personagens do século XX!

    Li e reli o livro Esta Noite a Liberdade, de Larri Collins e Dominique Lapierre, versando sobre a independência da Índia e vida de Gandhi, inclusive com a sua relação estreita com o último Vice-Rei das Índias, Lorde Mountbatten, mais tarde morto pelo IRA.

    Gosto muito de uma frase de sua autoria, que diz:
    "Quem alega que religião e política não se misturam, não conhece nem uma coisa e nem outra."

    Bela lembrança, Rocha, sobre o "apóstolo da paz", apesar de propagar o atraso econômico ao seu país, quando comentava que cada pessoa teria de ter a sua roca para tecer a sua roupa e um tipo de vida monástica, sem desenvolvimento tecnológico, que não invalida de forma alguma a sua importância no contexto mundial, de harmonia, tolerância e paz.

    Um forte abraço, Rocha.
    Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Salve Bendl, concordo com vc plenamente.

      2) Grande abraço para vc e seus familiares.

      Excluir
  6. Olá Antonio,
    Muito interessante o seu texto e os comentários que ele suscitou. Acho que todos agora gostariam de te chamar de Antonioji. Eu me segurei bastante para não faze-lo.
    E de ji em ji, quando teremos mais Heloisa por você?
    Uma boa semana para voces. Está de férias?
    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. 1) Oi Anaji, estou no que eles chamam de recesso, mas esta já é a última semana, foram só 15 dias.

    2) Eu tenho que me re-inspirar novamente para escrever algo sobre os trabalhos da Heloisa, mas adiante fá-lo-ei...

    3)Boa semana para vc e demais familiaresji...

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.