Pesquisadores do mundo inteiro estão trabalhando na tentativa de identificar e utilizar impulsos cerebrais para controlar dispositivos, o que pode significar avanços surpreendentes para a reintegração de pessoas com deficiências físicas. Ao mesmo tempo, a indústria de entretenimento também tem desenvolvido sensores simplificados, no mesmo princípio dos utilizados nos eletro-encefalógrafos, capazes de identificar algumas ondas cerebrais, para uso em jogos e controle de televisões, e alguns já se encontram disponíveis no mercado.
Uma equipe chinesa da Universidade de Zhejiang desenvolveu um sistema que usa um sensor destes acoplado a um laptop para controlar um modelo de helicóptero (um "quadricóptero") vendido no mercado de aeromodelismo. O sensor manda os sinais gerados pelas ondas cerebrais para o laptop, que traduz estes sinais nos comandos para o helicóptero e os envia por Wi-Fi.
Por enquanto conseguiram alguns poucos comandos simples, como: o piloto pensa "direita" e o helicóptero voa para a frente; pensa "esquerda" e ele gira no sentido dos ponteiros do relógio, pensa "empurre" e ele sobe, e assim por diante. Com estes comandos um piloto consegue controlar o aeromodelo, filmar vídeos com a câmara que ele tem embutida e tirar fotografias.
A universidade publicou no YouTube um vídeo sobre a experiência. Depois de uma introdução de aproximadamente um minuto, explicando o sistema, eles mostram dois aeromodelos iguais, um controlado por um piloto com os
joysticks normais do radiocontrole, outro controlado por um piloto numa
cadeira de rodas usando o sensor de ondas cerebrais, realizando as mesmas manobras:
Vídeo - Universidade de Zhejiang
Como todos os componentes utilizados no sistema já são encontrados normalmente no mercado, e a preços bastante razoáveis, é fácil prever que teremos uma grande quantidade de equipes trabalhando em projetos deste tipo, o que promete avanços bastante interessantes.
O link para a reportagem original, do site de aviação AVWeb, é:
http://www.avweb.com/eletter/archives/avflash/2316-full.html#207322
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.