-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

28/09/2012

A música das esferas - bem, quase...

Um astrônomo do observatório de Harvard, Alex Parker, querendo tornar mais interessantes as suas palestras sobre astronomia, começou a fazer animações sobre dados de observações astronômicas, e produziu os dois vídeos que mostro abaixo.
Um, intitulado "Supernova Sonata - Music of the (exploding) Spheres", contém imagens de supernovas ao som de uma música composta a partir de algumas das propriedades destas supernovas - a distância delas determina o volume do som, a velocidade do aumento e diminuição da luminosidade da explosão determina o tom, e a massa da galáxia onde ocorreu a supernova define o instrumento, variando de um contrabaixo a um piano de concerto.
O outro, intitulado "Kepler 11 - A Six Planet Sonata", segue os movimentos dos seis planetas da estrela Kepler-11, da constelação do Cisne, com o som baseado nas propriedades de suas órbitas e de seus trânsitos pela frente da estrela. Os vídeos foram licenciados pelo seu criador pelo sistema Creative Commons.
Parker não faz apenas animações; a primeira notícia que vi sobre ele foi no blog da professora Fátima Conti, "Um Pouquim da Net", que mostra um mosaico que ele montou a partir de fotografias do telescópio Hubble, formando a imagem do quadro de Van Gogh "Céu Estrelado".





O endereço do post de que falei do blog "Um Pouquim da Net", mostrando o mosaico, é: http://faconti.tumblr.com/post/32102431806

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.