-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

21/04/2021

O chinelo com GPS

Imagem The Mirror UK

 

Francisco Bendl

Sabemos que as mulheres têm qualidades intrínsecas, próprias, exclusivas.

Apaixonamo-nos por elas também por essas condições que lhes são inatas, principalmente a respeito da capacidade de perdão que elas possuem, elevando a mulher a patamares em níveis de santidade!

Em consequência, o homem abusa de sua paciência, provoca, atiça, cutuca a onça com vara curta, às vezes usando um pequeno graveto.

Pois, então, a fera se mostra no seu esplendor, e o que tiver ao seu alcance joga no imprudente, ou seja, no marido, namorado, noivo, amante, companheiro, quem estiver ao seu lado ou próximo de sua pontaria infalível!

Certamente os programas existentes em armas de longo alcance, de modo que acertem o alvo necessário, as mulheres foram as suas inventoras. Os homens plagiaram a invenção, e ficaram quietos.

Uma relação entre homem e mulher é caracterizada de várias formas:

Arrulhos, juras de amor, apelidos os mais divertidos – quiquinha, preta, moio, ximbica, bombom, minha flor, adorada, minha velha, tesouro, céu da minha vida, minha estrela, minha isso e minha aquilo ...

No entanto, assim como as doces palavras são pronunciadas, as mulheres utilizam outro expediente para nos avisar que estão insatisfeitas ou não gostaram ou foram ofendidas ou maltratadas ou desvalorizadas ou se sentiram traídas:

O que tiverem nas mãos atiram no pobre coitado!

Tenho cinquenta anos de casado.

A minha mulher possui várias maneiras de me punir quando escorrego, ultrapassei algum limite, neguei-me a fazer o que me pediu, deixei de colaborar com ela em qualquer situação:

A sua primeira medida é me deixar sem almoço.

Não que ela deixe de cozinhar, mas não me serve a refeição;

A outra é ficar me atazanando sem parar, conversando sobre o episódio que a desgostou. O pior é que ela traz assuntos de trinta, quarenta anos passados, para darem mais ênfase e razão ao que está afirmando a meu respeito, e aumentando as suas lamentações e queixas por horas a fio.

Mas, o tempo que estamos juntos que, além de nos unir para sempre e com muito amor “ainda”, também tem sido o responsável pela minha esposa ter desenvolvido meios mais práticos e contundentes para me ferir fisicamente ou demonstrar o seu descontentamento imediato por algo que não fiz ou disse sem maiores cuidados.

A Marli inventou o chinelo com GPS!

Isso mesmo, aquele que ela joga em mim e não erra a pontaria jamais!

Na primeira vez que ela me acertou, a distância era de cinco a seis metros, um espaço largo e que me pegou no ombro, levei na brincadeira porque achei que ela teve sorte.

Dias depois, eu ainda pensando se ele teria a mesma pontaria, testei se o petardo anterior fora mesmo ocasional.

Cometi, deliberadamente, uma das maiores ofensas que um homem pode fazer às mulheres:

- Tu não gostarias de ir a um salão de be ...

Não tive tempo de proferir o resto da frase.

O chinelo me acertou em cheio, deixando a marca estampada na minha testa ... “ianas”.

E confirmei que a sua pontaria era mesmo especial quando, imediatamente, após a chinelada que levei no quengo, gritei:

- Tu precisas ir ao salão ...

Mesmo eu tendo me esquivado do projétil em forma de chinelo, ele fez uma pequena curva e me acertou com força no peito!

Sabem aquela falta que o jogador de futebol acerta o gol porque a bola foi em curva?

Apesar de o chinelo não ter a propriedade aerodinâmica de uma esfera, o que a Marli tem foi instalado um GPS que ela programa mentalmente e, ainda por cima, me acerta onde eu estiver!

Na segunda-feira passada, eu já esquecido desse detalhe de o chinelo fazer curvas, parábolas e corrigir o rumo em voo, cometi um deslize meio involuntário.

O Mano me pergunta via whatsapp  como estavam meus dois filhos. O primeiro porque fizera uma cirurgia cardíaca, colocando três pontes de safena e uma mamária, e o segundo contaminado pelo Covid19.

Comentei que a recuperação do primogênito está lenta, que eu o achava meio desanimado, que, a meu ver, ele estava precisando do colo da mãe.

Mas, de modo a explicar que a Marli fosse visitá-lo, escrevi que a minha mulher, mãe dele, ir... o chinelo me acerta o nariz passando entre mim e o computador com precisão cirúrgica.

- Chico, que história é essa que sou a mãe “dele”! Por acaso tens outras mulheres que são mães de mais filhos teus?!

Não tive tempo sequer de esboçar um sorriso, quanto mais explicar a minha “explicação” ao Mano, pois o segundo chinelo me acerta as costas!

Faz dois dias que tento um diálogo com a cônjuge, pelo menos, porém ela se mostra irredutível.

Hoje, sabe-se lá se não queria me testar, ela se dirige a mim e exclama:

- Chico, me leva até o centro, preciso comprar uns novelos de lã.

- Pega um táxi, tô com preguiça de sair de ca...

Foi tardia a minha lembrança ainda dolorida do chinelo eletrônico. Tentei ainda me esquivar, me abaixando para o tiro passar por cima, em vão.

O maldito chinelo me acertou na orelha, e me trazendo o seguinte aviso:

- Chicão, olha, se eu fosse tu eu a levava porque ela inventou o chinelo com GPS e, agora, com BUMERANGUE.

Acenei com a fronha branca do travesseiro que eu queria paz, apesar da ameaça que outro chinelo “smart” estaria a caminho.

Na volta das compras que fizera no centro, eu dirigindo o carro com ela ao meu lado contente porque fui “convencido” devidamente a levá-la, olhei de soslaio que a Marli fazia cálculos e mais cálculos numa folha de papel de embrulho.

Escrevia, apagava, escrevia, corrigia, escrevia mais ora menos ...

- Marli, que rabiscos são esses?

- Tu não vais querer saber!

- Por que não?

- Quero desenvolver o mesmo sistema em algumas panelas que tenho.

Convidei-a para jantar, prometi flores, refiz as minhas juras de amor eterno, que eu amava, e que ela não precisava se incomodar em criar essa panela e, se ela quisesse, eu contrataria uma cozinheira!

Percebi um sorriso discreto no canto da sua boca.

Não sei se era de satisfação pelo prometido ou pela cena sensacional que imaginou, acertando a panela em mim.

Pensando nessa possibilidade real, meio que tastaviei, ou seja, quase que perdi o rumo de casa andando sem direção por uns minutos, querendo eu calcular o que me aconteceria se a panela estivesse com alimento dentro, e me acertasse alguma parte do corpo.

Portanto, deixo um recado aos homens:

Evitem de todas as maneiras que elas comprem chinelos, diante da facilidade de se adicionar GPS, e suas habilidades incomparáveis na pontaria, razão pela qual as mulheres não vão às guerras como combatentes, já notaram?

Elas são enfermeiras, burocratas, secretárias, telefonistas, médicas, cozinheiras, motoristas... mas soldadas não.

A resposta é simples:

Como sabem que são exímias em acertar o alvo não haveria vencidos ou vencedores.

Era a guerra ser declarada e encerrada no mesmo dia.

A cena da trégua:

Uma mulher mostrando o chinelo para outra, e esta fazendo o mesmo para aquela ou ambas acenando com panelas numa das mãos e chinelo na outra, mostrando que estão muito bem armadas e preparadas!

7 comentários:

  1. 1) Boa crônica Chicão.

    2)Melhoras para os seus dois filhos.

    3)No antigo Ginásio do Gama, DF tive uma professora de Português chamada Marli. Muito me influenciou a estudar Literatura e também tornar-me professor.Uma grande alma !

    4) Respeitosamente vejo em Dona Marli Bendl uma grande alma !

    ResponderExcluir
  2. Francisco Bendl22/04/2021, 10:50

    Rocha, meu amigo e professor,

    A Marli tanto é uma grande alma - Mahatma -, como tem uma alma grande, parceiro.

    Não é sopa estar casada comigo há 50 anos, apesar de eu saber a minha importância na sua vida, claro.
    Por exemplo:
    eu a purifiquei do que havia de falhas dela em encarnações pregressas.
    Ela, agora, alcançará o Nirvana!

    Abração, Rocha.
    Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

    ResponderExcluir
  3. Querido Chicão,
    Não sei mesmo se te aplaudo ou mando uma porrada de chineladas virtuais. No meio da testa, no costado que deve ser bom de acertar, no peito, nas pernas.
    Eu, nesses cinquenta anos de casada, só mandei uma faca, aquela plainazinha de cortar queijo. Já faz tempão. O Mano era bem mais novo e se esquivou de banda. E a faca voadora aterrissou no chão e separou lâmina e cabo. O certo ē que nunca mais tivemos outra. Agora se corta queijo com faquinha de serra.
    Para levar tanto chinelo teleguiado, mais a ameaça das panelas, você deve provocar muito a santa da Marli, peso e altura adequados, respostas à altura e mira implacável.
    E que engraçadinho você de perguntar se ela não quer ir ao salão.
    Chicão, você não tem jeito... E ainda fala de nirvana!
    Que o amor sempre vença no final. Também a cordialidade e o bom entendimento.
    Se não o chinelo vai cantar!
    Abraço.
    Atē mais.

    ResponderExcluir
  4. Francisco Bendl24/04/2021, 11:00

    Meu Deus, quanta agressão!!
    "Porrada de chineladas virtuais". Se a Marli lê este teu comentários tô frito!
    Pior ainda será se adotar a tua prática, de jogar FACAS no maridão!!!

    Não provoco a santa Marli.
    Gosto de atazanar a mulher, volta e meia, para minha diversão.
    Ela que não entende esse meu método de laser, e perde as estribeiras em seguida, usando o seu chinelo smart!

    Agora, o meu humor é tão delicado e refinado quanto um elefante numa loja de cristais, literalmente.
    A Marli, com seu peso perfeito, corpo sarado, casou-se com 52 kg, depois de 50 anos de casada, três filhos, e pesa 53!!! - é que percorre galerias, shoppings, lojas, com desenvoltura e elegância, enquanto eu quando me viro destruo gôndolas, as prateleiras caem, balcões são derrubados, e o pessoal de serviço tenta me tirar desses ambientes. E é quando me divirto.

    Por outro lado, começo a perceber que tenho sido a sua diversão, de me fazer como alvo e treinar a sua pontaria.
    Grande, largo, alto, me acertar é tão comum quanto os pardais nos fios elétricos das ruas.
    E, me esquivar, até eu dobrar o corpanzil, a Marli me acertou várias vezes.

    Brincadeirinhas de "amor", hehehehehehehehehehe.

    Obrigado, Aninha, pelo comentário.

    Um forte abraço.
    Saúde e paz, extensivo aos teus amados e, principalmente, deves jogar rosas e não facas no Mano, ENTENDESTE, mulher???!!!
    Nessas alturas, bendito chinelo eletrônico da Marli, que um rústico objeto cortante e ... MORTAL!!!

    Por isso que o Mano é assim, quieto, caldo, discreto ... também ...

    ResponderExcluir
  5. Léa Mello Silva25/04/2021, 09:14

    Brincadeiras a parte vc brinca com a Marli com seu humor ácido
    Coitada !
    E vamos rindo com seus textos azucrinando a Marli
    Santa mulher !!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Francisco Bendl27/04/2021, 09:29

    Prezada Léa,

    Obrigado pelo comentário.
    A Marli tem o seu lado humorístico muito divertido. Ela é uma mulher que não se pode dizer que é sisuda, que ri pouco, pelo contrário.

    Então eu aproveito mais esse dotes, e brinco com eles.
    Em consequência, a vida de 50 anos de casados que temos não é sem diversão, sem emoções, mas alegre, jovial, amena, e de muitas risadas durante o dia.

    Abração, Léa.
    Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

    ResponderExcluir
  7. Heraldo Palmeira27/04/2021, 10:54

    Bendl,
    Eu teria enorme prazer em fazer o roteiro de um comercial da Havaianas a partir do seu texto. Viva dona Marli, antes de tudo. E viva você, sempre pronto a nos divertir com seus escritos deliciosos, comédias da vida privada no melhor estilo do seu conterrâneo Veríssimo. Abração.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.