-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

05/04/2020

Coronaversos

(imagem Wikiwand)



Antonio Rocha

Bom dia Gohouzen*
Boa tarde Gohonzon**
Boa noite todos os mestres
Representados neste OM***

E no som
Deste sino
Eu me defino
Aluno do
Budismo Primordial
Darma* Fundamental.

Quando eu morrer
Lá do outro lado
Me ajudem a
Continuar a ser

Estudante deste
Caminho Luminoso
Bondoso, Formoso,
Harmonioso, Frondoso,
Esplendoroso.

E outros bons
Sinônimos mais
Bodhisatvas* demais
Sigamos leais
A estas
Estrofes finais.


Explicando:

- Desculpem leitores, estou bem de saúde, mas tentei fazer poesia, respeitosamente, com aqueles que estão partindo. E me coloquei no lugar deles, a partir do falecimento de um antigo amigo de 92 anos. Como seria se eu estivesse indo embora e a sensação que tive veio nos versos acima.

(*) Gohouzen é o altar da linhagem Budismo Primordial, da qual leu faço parte, e fui iniciado como “Gakutô” que em japonês se chama “Auxiliar Sacerdotal”. Recebi até um nome “Hakuan” e quer dizer “Tranqüilidade”, talvez por isso eu tente ser tranqüilo, mas reconheço que nem sempre é fácil, se eu já falei isso aqui, desculpem, estou ficando velho...

(**) Gohonzon é um quadro, ou uma mandala com caracteres escritos em japonês e lembra um pequeno oratório, para fazermos as nossas práticas diárias.

(***) Om é um mantra, palavra sagrada que vem da Índia, da língua sânscrita, que simboliza tudo o que é elevado.

- Na segunda estrofe, (*) Darma é a Doutrina budista, os ensinamentos.

- Na última estrofe, (*) Bodhisatva, termo em sânscrito, equivale a “anjo”, ser espiritual muito evoluído, com muitas luzes.

- Estrofes finais, só nesta poesia, outras ainda virão, não é a derradeira.

- Acreditamos que os grandes mestres da humanidade estão “presentes” tanto no Gohouzen quanto no Gohonzon  e ao adotarmos o hábito de cumprimenta-los isso vai criando vínculos com aqueles “professores invisíveis” com quem temos afinidades, pelos mais diversos motivos.

No mais, que este momento atípico que o Planeta Terra está vivendo, seja logo resolvido e possamos retomar nossas atividades diárias.

Buda nos ensinou: “Todos estamos interligados, todas as espécies da Natureza”, fazemos parte do Ecossistema.

Gratidão a todos (as).


4 comentários:

  1. Desculpe Antonio, Hakuan de novo nome,pelo atraso.
    Estou perdida de medo nesse nosso mundinho desgovernado.
    Só mesmo na poesia para deixar um pouco da nossa tristeza e encontrar um pouco de tranquilidade. Parabéns pela sua! E que bom que veio com bula, as palavras são nossas desconhecidas.
    Estamos todos ligados como disse, Ecossistema. E se uma folha pisada ou uma borboleta morta pode mudar todo o futuro, o que será dele depois de tantas mortes e sofrimento? Nada será como antes. E não acredito que seja melhor.
    Muita saúde, cuide da sua asma. Que a Heloisa faça muitas gravuras para aliviar os pensamentos, e que as netinhas estejam sempre protegidas pelo Bodhisatva.
    Até muitos mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Obrigado Ana, não tenha medo. O medo é uma energia negativa que atrai outras negatividades.

      2)Respeitosamente e budisticamente temos de estar desapegados neste momento, sabendo que cumprimos nossa missão, criamos nossos filhos e netos. E do outro lado, creio eu, continuaremos cuidando deles. Esta é a beleza da Vida Infinita. Neste sentido, estou otimista ! Qundo chegar a hora, vou estar do outro lado com os meus pais e parentes ajudando a administrar o clã.

      3) A Heloisa agora está bordando muito e fazendo panos de tamanhos diversos em belos bordados (sou suspeito para falar).

      4) Saúdes e proteções para todos nós. Feliz Fim de Semana Santa.

      Excluir
  2. Mestre Antonio,
    em meio a esse mundo velho, quase esquecido,
    que agora se repete novo
    para nos lembrar de quanto somos pequenos,
    que Aquele que tem muitos nomes nos ajude
    a continuar pelo Caminho do Meio
    quer partamos ou fiquemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Verdade Wilson, eis aí mais um ciclo de renovação deste nosso mundo.

      2)Agradeço ao Criador (que tem muitos nomes) por estarmos vivendo neste momento de virada planetária. De certa maneira, vejo como uma honra para todos nós assistirmos estas transformações.

      3)É difícil, não resta dúvida, mas... o que é fácil nesta vida?

      4)Um forte abraço amigo !

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.