-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

23/04/2020

Eu, budista, conversando com o Coronavírus

Buda e Mara (imagem Wikimedia Commons)


Antonio Rocha
- Fala meu irmão, como é que vai?
- Mas eu não sou seu irmão, você é um ser humano e eu sou um vírus.
- Ora amigão, São Francisco de Assis chamava os lobos perigosos da floresta de “Irmão Lobo”. Buda afirmava que todos somos filhos de Deus, filhos de Buda, então, penso que é tudo muito parecido, estamos irmanados no mesmo universo.
- Se é assim, tudo bem, o que é que você quer comigo?
- Eu quero te convidar Covid-19 para você deixar de fazer maldades por aí e converter-se ao Bem, à Fraternidade, à Amizade.
- É difícil pois eu tenho uma tarefa a cumprir.
- Tudo bem, mas nós podemos transformar esta tarefa em uma missão positiva.
- Como assim?
- Ora, muito simples, ao longo da história do Budismo, quase três mil anos, nós vimos que muitos inimigos, muitos adversários do Buda, se transmutaram em amigos, em defensores do Darma que é a Doutrina Budista e dos praticantes do Caminho, e por extensão, protetores da vida, independente da Fé religiosa ou Filosófica de cada ser vivo.
- Mas a minha natureza é virótica do mal, eu não sei ser bondoso.
- Bobagem cara, através da sua conversão Covid-19, você vai perceber logo que em vez de só ter dezenove características, você vai ganhar uma progressão geométrica maravilhosa só de alegrias construtivas.
- A proposta é tentadora. E caso eu não aceite esta mudança.
- Não acredito, você é um ser vivo inteligente e caso não concorde com as evidências que estou lhe propondo você vai continuar, não apenas ganhando carma negativo, mas vai aos poucos desaparecendo com uma simples ensaboada de água com sabão e a bendita vacina que esperamos descubram logo.
- Mas se a vida é eterna eu também sou eterno.
- Tudo bem, então prefira a eternidade do amor ao próximo que falava Cristo, e a eternidade da compaixão que ensinava o Buda, garanto, você logo ajudará a humanidade a adquirir anticorpos ao seu lado negativo e só vai curtir o lado elegante.
- Você consegue ver beleza em mim.
- Claro, tem um monge budista vietnamita que mora há décadas na França, escritor Thich Nhat Hahn que ele recomenda abraçarmos os problemas, tornar os obstáculos nossos amigos.
- Você está quase me convencendo.
- Maravilha, pense nisso, mais adiante conversaremos de novo.
- Valeu!


8 comentários:

  1. 1) Bela ilustração, obrigado Mano.

    2)Mara é o Demônio na Budologia (Teologis budista).

    3) Mas ele pode se transformar para o Bem.

    ResponderExcluir
  2. Wilson Baptista Junior28/04/2020, 19:36

    Mestre Antonio, só posso dizer que se um vírus de fato for um ser vivo, eu ficaria muito feliz se ele ouvisse sua conversa. Como Mara ouviu a do Buda. Quem sabe?
    Um abraço do Mano

    ResponderExcluir
  3. 1) Pois é amigo, eu parto do princípio que ele é um ser vivo e que mude logo para melhor.

    2)O problema é que ele está se transmutando em várias frentes de atuação e dificulta uma possível vacina.

    3) Mas eu sou otimista e vou continuar enviando boas vibrações para eles: corona e outros e assim, vou semeando...

    ResponderExcluir
  4. Olá Antonio,
    Sinto muito não ter comentado antes. Estou árida. Nem plantinha rasteira nasce em mim deserto. Nem erva daninha. Só tenho imagens tristes e cruéis.
    Obrigada pelo texto.
    Obrigada pela sua generosidade.
    Obrigada por ficar conosco.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Caríssima Ana, aprendi com o meu professor Buda a ver um sentido em tudo.

      2) Por favor tire estas "imagens tristes e cruéis" tudo o que está acontecendo faz parte da Natureza, do Ecossistema e nós somos, apenas, um tantinho, neste infinito Cosmos.

      3) Abraços fortes ainda que à distância !

      Excluir
  5. Flávio José Bortolotto29/04/2020, 11:35

    Prezado Autor Prof. Dr. ANTONIO ROCHA,

    Faz muito sentido externar seu desejo que o Vírus Covid-19, que é uma mutação dos Vírus H1N1, ( Gripes) etc, Vírus SARS, Vírus MERS, só que bem mais contagiosos que esses, se transmute para algo "neutro" para nossa Saúde.

    Prezadíssima Sra. ANA NUNES, grande Escritora e Artista Plástica.

    É verdade que uma Pandemia como essa do Covid-19 nos traz preocupação e medo. Imagens tristes e cruéis.
    Pensei: Que devo escrever para "animar" o coração de Sra. ANA NUNES e Todos Nós?
    Lembrei-me dos Ensinamentos de nossos Padres e Sábios.

    Primeiro: Praticar tudo o que a Ciência Médica nos ensina.
    Segundo: Evitar envolver nosso EMOCIONAL na Crise Covid-19. Nossa Alma é protegida por 3 camadas: Pensamentos, Palavras e Ação.
    Assim, NÃO devemos Pensar em qualquer Coisa que nos Cause Medo, muito menos Verbalizar sobre a Coisa, e assim evitarmos Ações frutos do Medo que nunca resultam em Coisa boa.
    O fundamental nos ensinam nossos Padres, é "Não pensar em Covid-19", e manter a MENTE (porta do Emocional) fechada. Pensar em Coisas Boas. Ouso dizer que a Senhora tão boa Escritora, deve ESCREVER e PINTAR o máximo, confiando sempre que o "Anjo do Senhor" nos protege.
    As Pessoas sensíveis e que fazem o BEM como a Senhora, com Cuidados extremos de Carinho com sua Família, com seus Trabalhos Sociais, Aulas de Arte nos Bairros Pobres, etc, adquirem como uma "armadura de proteção" contra todo o Mal.

    Nossas Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Prezadíssimo Dr. Bortolotto, meu Mestre na área de Economia.

      2)Concordo com tudo o que nobre comentarista falou e escrever.

      Excluir
    2. Olá Flávio,
      Você é realmente nosso cavalheiro e a imagem que você me traz (imagem antiga de alguma estória da minha infância ) é a do cavalheiro que estende a capa numa poça d'água para a dama passar. Verdade!
      Tenho trabalhado com aquarela em cima de uns trabalhos feitos há tempos, figuras humanas um pouco amarguradas, (chamadas Meamargos, peguei emprestado do Guimarães Rosa). Nelas desenho flores o mais naturalmente que consigo tirando de livros de paisagismo. São catléias, cimbídios, russélias, dedaleiras, petúnias, pervincas, muitas.
      Fiz esse trabalho antes como brindes para um congresso de Engenharia de Solos quando da tragédia da região serrana de Petrópolis. Tenho um post antigo que fala
      deles. É um renascer da vida sobre a terra que cobre os nossos mortos. O nascer de uma plantinha,uma folhinha que seja . Retomei o trabalho, já fiz umas quarenta, para sair um pouco do noticiário, não pirar o cabeção.
      E encontro suas belas palavras desamarguradas, junto ao comentário para o Antônio, outro que só fala de coisas boas, para trazer um pouco de paz. Pensamento, palavra e ação.
      Que como anjos nos protejam a todos.
      Gratidão.

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.