-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10/05/2020

Minha querida Nhá Chica

Nhá Chica (acervo Antonio Rocha)


Antonio Rocha
Todo dia 26 eu comemoro e reverencio a Bem Aventurada Nhá Chica (Francisca de Paula de Jesus), foi em 26 de abril de 1810 que ela foi batizada. Ninguém sabe a data precisa de seu nascimento. Só sabemos que nasceu no distrito de Santo Antonio do Rio das Mortes em São João Del Rey, MG e depois foi para Baependi, MG, onde ficou até o final de seus dias fazendo milagres, caridade, orientando as pessoas, aconselhando aqueles que lhe procuravam.
Guardo esta imagem acima como uma relíquia, vejo-a diariamente nos meus pertences. Era filha e neta de escravos, andava sempre com um lenço branco na cabeça e um guarda chuva, pois no verão, serve de para-sol.
Devota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ela pedia a Maria que ajudasse as pessoas e, coincidência ou não, o Espírito Iluminado de Nossa Senhora ajudava sempre.
Uma das coisas que me chamou a atenção nela é que algumas divindades budistas, também aparecem com um guarda-chuva, aberto ou fechado. E eu percebi que Nhá Chica é uma grande Bodhisattva (espécie de anjo do budismo), com todo o respeito aos católicos. Torço para o Vaticano reconhece-la como santa, atualmente é Beata, mas eu já recebi inúmeras Graças e sou cada vez mais admirador devoto dela.
Na cidade de Baependi, bem antes do Vaticano decretar a beatitude de Nhá Chica visitei sua antiga casa humilde que virou museu, a igrejinha que ela mandou construir e seu túmulo onde contemplamos o local onde o seu abençoado corpo descansa.
Ali, tive uma experiência espiritual marcante, para o resto da minha vida. Gratidão é pouco, mas eu não tenho outras palavras para agradecer ao tanto que ela me ajuda.
Por isso, pessoalmente, reverencio-a todo dia 26 de cada mês. O Vaticano marcou sua data litúrgica em 14 de junho, um dia após Santo Antonio de Lisboa, meu amigão e xará.
Vamos então pedir e desde já agradecer o apoio e a ajuda destes três: Nhá Chica, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Santo Antonio de Lisboa as devidas proteções nestes tempos de coronavírus.
E, vamos nos lembrar e agradecer, de sua abençoada vida em prol dos seres humanos.
Outra data que os devotos de Nhá Chica também comemoram é o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Nhá Chica com frequência dizia: “As coisas acontecem porque eu rezo com fé”.


6 comentários:

  1. Flávio José Bortolotto12/05/2020, 10:18

    Prezado Autor Prof. Dr. ANTONIO ROCHA,

    Muito Obrigado por nos lembrar que Minas Gerais é terra de uma Cristã de muitos Méritos de Fé,Esperança e Caridade, NHÁ CHICA, como é popularmente conhecida, de Abençoada Lembrança.

    Os Cristãos sempre reconheceram que além dos Mártires, alguns dentre os Batizados se destacam pela perfeição no cumprimento dos "10 Mandamentos", e pela "FÉ com que rezam" como a Beata, ( um degrau abaixo de se Santa ), NHÁ CHICA.

    Estas Pessoas como NHÁ CHICA, que atingiram um grau tão elevado de ESPIRITUALIDADE, atuam até no Plano Para-Normal.

    Muito Obrigado e um Abração.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Abração Mestre Bortolotto.

      2)Nhá Chica e outros santos católicos e de outra religiões e filosofias me ensinaram a pesquisar a Santologia.

      3) O termo não existe em português, mas em espanhol sim.

      4) É a Ciência que estuda a vida e a obra destes seres.
      elevados.

      5)Em nosso idioma tem o termo Hagiografia, que eu chamo de HagioLiteratura.

      6)Proteja-se amigo !

      Excluir
  2. Olá Antonio,
    Você é um privilegiado que reza com fé e tem seus pedidos alcançados, sua graças recebidas.
    Seu texto me foi muito bom, cheio de novos conhecimentos, e lembranças.
    Minha mãe querida era devota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Nessa data, que ē feriado municipal em BH, meu irmão fez sua primeira comunhão.
    Saudade, saudade, saudade. Lembranças boas e melancólicas que vieram com seu post.
    Gratidão.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Obrigado Ana, sou imensamente grato a Nhá Chica e também à Nossa senhora da Imaculada Conceição.

      2)Na verdade, eu vejo assim: Maria Mãe de Jesus é uma só, mas o seu Espírito, a sua Energia é tão grande que se manifesta de várias formas, mediante a nossa fé, isto é, a nossa confiança.

      3) Saúdes para as nossas famílias !

      Excluir
  3. Mestre Antonio, é muito interessante a conexão entre o guarda-chuva para os budistas, que representa, creio, a sabedoria e força espiritual protegidas pela sabedoria dos ensinamentos de Buda (por favor me corrija se eu estiver errado), e a nossa beata Nhá Chica, de tantas boas ações, que muito provavelmente nunca soube disso. Me faz mais ainda acreditar que essa força espiritual suprema, que chamamos de Deus por muitos nomes, é a mesma para todos os povos e todas as crenças, ainda que muitos de nós não o percebamos. E creio que ela vai nos fortalecer por dentro nestes tempos turbulentos. Um abraço do Mano.

    ResponderExcluir
  4. 1)Concordo plenamente Wilson.

    2) O Sagrado, que tem vários nomes, tem aspectos insondáveis, mas nós, sempre temos a vontade de investigar.

    3) Quem sabe um belo dia, daqui a séculos, em próximas vidas, que eu acredito.

    4)Com certeza, Nhá Chica cuida de nós.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.