-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

15/12/2019

UERJ – CCS – Proeper – 1º Lar – Literatura – Arte – Religiosidade

Devotos celebram dia de Iemanjá no Rio (imagem Agência Brasil / Wikimedia Commons)

Antonio Rocha
No dia 26/11/19, estive na parte da manhã, participando como  palestrante no Encontro acima citado.  UERJ é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro; CCS é o Centro de Ciências Sociais e Proeper é o Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões. Fui representando o Budismo e havia representantes de outras religiões ecumênicas, aquelas que aceitam o pluralismo dos Caminhos que levam ao Sagrado.
Os organizadores foram muito felizes. Considerando a data 20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra e a proximidade do Natal. De uma forma ou de outra, sendo ou não cristãos, todos os que moramos e nascemos nesta Terra Brasilis somos influenciados pelo Cristianismo em suas mais variadas vertentes.
Na abertura houve exposição de esculturas afro-brasileiras, panos, vestidos, tecidos afins. Recitação/Declamação de Poesias com motivações Indígenas. Livros, folhetos e livretos. Dança Cigana, Dança do Ventre, Capoeira etc.
Um dos itens abordados era “Devoção” e preparando os meus mementos, não confundir com os modernos memes, consultei o Dicionário de Etimologia da Língua Portuguesa, do Mestre Antonio Geraldo da Cunha, editora Nova Fronteira, 1986.
O vocábulo “devoção” entrou em nossa Língua no século XVI, oriundo do Latim. É o verbo devotar, oferecer em voto, consagrar (veja, com – sagrar; tornar Sagrado), tributar, desejar.
Budisticamente faz sentido, devoção é um desejo, de ficarmos próximos aos assuntos do Criador, que tem vários nomes e formas.
Mas a devoção não é só religiosa, pode ser a um time de futebol, no recente caso do Flamengo que se tornou Campeão de futebol da América do Sul. Devoção pode ser a uma ideologia política. Nestas duas interfaces futebol/política o sentido “religioso”, “ritualístico” torna-se quase um cerimonial transcendental.
Certa feita, conheci um sambista que dizia: “Carnaval é minha religião”, ora, ele ficava o ano todo preparando-se, bem como sua escola, para o desfile apoteótico no período momesco. Então, partindo desse gancho, pensei a palavra “Diversão” que é distração, recreio, recrear-se e o termo vem do século XVII., alegrar-se.
Lembrando que de acordo com o Professor Buda, “alegria é um dos fatores da iluminação”, da santidade ou se quiserem, da elevação espiritual.
Assim, devoção e diversão tem muito a nos dizer e cada um tem as suas experiências e vivências com os termos citados.
No campo da Literatura e das Artes, a Literatura sempre esteve presente e são muitas as antologias de contos natalinos, peças teatrais e poemas de fim de ano. No âmbito das Artes, idem, podemos considerar os presépios como manifestações artísticas englobando esculturas, pinturas, decoração etc.
Aí estão os quatro domingos do Advento, que anunciam o nascimento/renascimento do menino Deus em nós., Cristo Jesus. Respeitosamente almejo a todos o melhor dos Natais e Venturoso Ano Novo. E para quem não é religioso (a), sem problemas, aproveite a Ceia de Natal, os amigos, os parentes e a proposta desse época é tornarmos a nossa vida e a dos demais melhor.
Abração !


10 comentários:

  1. Flávio José Bortolotto15/12/2019, 21:27

    Prezado Autor Prof. Dr. ANTONIO ROCHA,

    Parabéns pela sua participação como Representante Budista no 1º LIAR ( Literatura - Arte- Religiosidade) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões. Seu Tema "Devoção e Diversão" segundo a Perspectiva Budista foi muito bem escolhida.

    Nós Brasileiros, originalmente fundados por Pais Portugueses (Cristãos), Índios ( Animistas ) e Africanos ( Candomblé, Umbanda, etc), mas Todas as três Espiritualistas ( Não Materialistas), depois recebemos o grande Influxo de Imigrantes do Ocidente e do Oriente, e portanto o Brasil tem uma Matriz Religiosa complexa, FASCINANTE e relativamente TOLERANTE.

    Disso tudo resultou Literatura Sacra, Arte Sacra e Religiosidade de muito Sincretismo que a Universidade estuda.

    O Ser Humano, desde que criou consciência de Si, se pergunta?
    Quem criou o Universo? Para que? Quem me criou? Para que? Somos só Matéria ou Matéria, Alma e Espírito? Como devo proceder para ter uma Vida Correta?
    E quem tenta responder essas grandes Perguntas são as Religiões/Filosofias.

    Abração.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Salve Mestre Bortolotto, obrigado por suas reflexões.

      2)Isso mesmo, na qualidade de professor de Literatura pesquiso as religiões e suas filosofias como manifestações literárias.deste modo o Cristianismo muito influenciou e ainda influencia o Ocidente, basicamente. E o Budismo, a Ásia.

      3) Vivemos em tempos pós-modernos, interdisciplinares e assim, essas duas religiões/filosofias citadas tem contribuições maravilhosas para o Conhecimento humano.

      4)Abraços !

      Excluir
  2. Moacir Pimentel16/12/2019, 10:12

    Antonioji,
    Parabéns ao palestrante. Concordo com o senhor Buda: “ a alegria é um dos fatores da iluminação”. E com você: viva o pluralismo nos nossos caminhos! Há muitas placas de sinalização e sinais diversos na estrada da espiritualidade humana que teve início , diz Dona Arqueologia, há trezentos mil anos atrás. Nela não importa por qual trilha seguimos desde que seja para o alto e em busca de evolução.
    FELIZES Natal e Ano Novo para todos nós
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Namastê Pimentelji, obrigado !

      2) Como eu acredito em reencarnação/renascimento/ressurreição, deduzo que esta nossa caminhada tem uns 300 mil anos...

      3)E lá estávamos nós, "escrevendo" no Blog do Mano, em rudimentares pedras, paredes e afins...

      4) E viva a Alegria !

      Excluir
  3. Devoção é uma palavra bonita que me fala do apreço por alguma coisa fora de nós. E se houve realmente um Criador, como muitos de nós acreditamos, eu particularmente acredito que ele nos criou a todos e gosta igualmente de todos os seus filhos, não importa em qual das versões que os homens cá em baixo criaram para tentar imaginá-lo alguém acredite, ou não.
    E se não houve, com mais razão ainda não importam as diferenças entre as nossas crenças a respeito d'Ele.
    Por isso, que todas as datas que escolhemos para festejá-Lo sejam de união e alegria para todos nós que vivemos cá em baixo.
    Um abraço do Mano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Certíssimo Wilson, seu comentário é bem ecumênco, amplo, plural.

      2) O Criador ou Criadores? o Budismo fala em um Céu, plano espiritual onde muitos Espíritos Elevados dedicam-se à Criação, que está acontecendo até hoje, não para. Me parece uma equipe bem coesa.Nós sintetizamos para o Singular Criador, mas pode ser plural.

      3)A Bíblia diz assim:Genesis 1:26 = "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem..." Está no plural "façamos". Quem estava com Deus naquele momento ?

      4)Costumo pensar que pode ser a Esposa Dele, ou a equipe a que me referi acima...

      5)Escrevo com todo o respeito e me perdoem os que por ventura não gostaram do meu questionamento.

      Excluir
  4. Francisco Bendl17/12/2019, 08:44

    Meu amigo e professor Rocha,

    Tenho reiterado a minha admiração pela forma como segues os ensinamentos de Buda.
    A tua fé, teus princípios filosóficos, a tua maneira de entenderes a vida, esta tua paz interior que invejo, claro que no bem sentido.

    Portanto, a tua atividade na divulgação das palavras de Buda, e o modo como o indiano ensina a entender o mundo, as pessoas, a nossa relação com o Universo, e sempre considerando a maneira de ser de cada um, considero o budista fiel, como tens sido, Rocha, um dos suportes à compreensão de onde viemos, o que fazemos neste planeta, e para onde vamos.

    O meu abraço e admiração pela tua filosofia de vida, Rocha, onde se aprende a meditar, contemplar, pensar, refletir, dentro das limitações de se ser uma pessoa, abrangendo seus erros, defeitos, qualidades, desvios de caráter, bondade, generosidade, ódio, inveja, enfim, nossos altos e baixos.

    Obrigado por compartilhares conosco o Budismo, e de ampliares nossos conhecimentos mesmo que superficiais sobre esta corrente tão poderosa que está se tornando o Budismo.

    Um forte abraço.
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo, extensivo aos teus amados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Salve Chicão, obrigado por suas palavras...

      2)É um aprendizado, treinamento de vida, meio século de existência estudando praticando. Gosto assim.

      3)Muita saúde para vc e os seus nas Festas de fim de ano e ao longo de 2020.

      Excluir
  5. Olá Antonio,
    Espero que a sua palestra tenha sido um sucesso.
    Gostei bem do seu post passo a passo: consciência negra,Natal, Cristianismo, devoção religiosa e devoção profana, distração, alegria. E fechando um grande ensinamento budista: "Alegria é um dos fatores da iluminação".
    Está tudo junto, sem distinção de credo, de cor e de gênero. Só a alegria de viver. O que já conta muito de doação, solidariedade, generosidade.
    Alegria para todos nós. Nesse Natal e nos outros que nos restam. E se não for pedir demais, no ano que chega, assim meio que cinzento.
    Um abraço para você e a Heloisa.Muita gravura e cor para ela.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Oi Ana, uma das minhas alegrias é poder compartilhar com este Blog do Mano, artigos que tocam a minha alma, as minhas lembranças e etc.

      2)E tem os comentários, tb aprendo com eles e as respostas que faço,tudo com Gratidão ao meio milhão de leitores/as e mais.

      3)Alegres alegrias para todos nós. Alegres alegrias... um antigo ditado popular afirmava: "A repetição é a mãe do saber".

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.