Amanhecer - 17/01/2020 - fotografia de Carlos Monteiro |
Carlos Monteiro
Como o
poema de Vinícius de Moraes, “Receita de Mulher” – aquele em que apregoa ser a
‘beleza fundamental’ em detrimento ‘às muito feias’ - e que me perdoe Vininha,
mas isso foi um tanto quanto machista, repito mais uma vez: não existe o feio e
bonito como forma física. Também não existe o lugar comum de “quem ama o feio,
bonito lhe parece”. Afinal o que é a beleza? Basta um sutil sorriso, um olhar
encantador que se torna avassalador, uma palavra, muitas vezes uma única e
relevante palavra doce e inteligente na hora certa – que fique claro; na hora
certa, que não será jamais a ‘hora ‘H’’. A beleza é intrínseca, é sutil, muitas
vezes exótica e quase sempre avassaladora. A beleza está nos olhos, no que
captam os olhos. É o conjunto da obra, ímpar em singularidade, plural em
consequência.
É morena,
cabelos avermelhados soltos ao vento, discretos olhos castanhos amendoados,
quase esverdeados, encantos tamanhos, como são grandes pecados. Verdes ou azuis
de mar, violetas talvez, quase Elizabethanos. Loura, ruiva, grisalha, azuis,
abóboras, negros... a beleza é, simplesmente, beleza, apenas isso, nada além do
que nunca será uma ilusão. Sorriso que explode em alegria. Preta, branca,
vermelha ou amarela, não importa, apenas um olhar para entender, para apaziguar
o coração. E como é bela!
Francisco
Buarque de Hollanda nos dá uma ‘fórmula’ composta em verso e canto, sublime em
sua personificação, assim como se fosse uma poção mágica, com ingredientes
muito especiais, para ‘construção’ da mulher. Não uma receita, mas sutis
detalhes que compõem essa obra-prima que nos deixam à flor da pele, será que
será!
São
Ritas, Carolinas, Genis, Beatrizes, Anas, Joanas, Rosas, Iolandas, Marias e
Marietas, Cecílias, Cristinas, Helenas, Teresas, Bárbaras, e como são bárbaras,
Luísas, Angélicas e tantas outras das índias, do oriente, do ocidente,
francesas, de Amsterdã, de Angola, havanesa, de além-mar amar, do Rio, São
Paulo, acolá, cidade submersa, estranhas civilizações.
São
fortes, são frágeis, mas, acima de tudo, são lindas! Mulheres de Athenas.
Lindas sirenas, morenas, que se perfumam, se banham com leite, se arrumam em
suas melenas. Mulheres! Querem ver o astronauta descer na televisão. Moças
decididas sempre a se supermodernizar.
Roubam
sentidos, violam ouvidos com tantos segredos lindos e indecentes. Lindas,
absolutamente lindas! Musas obtusas, musas do fado, mães gentis por todo ano,
não só por um abril. Que nos deixam, no fundo, sentimentais e com uma boa
dosagem de lirismo em rendas do Alentejo. Tanto mar amar com cheirinho de
alecrim. Que fazem o coração fechar os olhos e sinceramente choram e redimem,
são mais, muito mais, são poços de bondade de açúcar e afeto.
Outro
ingrediente fundamental da mulher de Chico é o seu amor e um jeito manso que é
só delas. Somos testemunhas oculares do bem que elas nos fazem, ali, sempre
embevecidos, enaltecendo os predicados e predicativos da perfeição sublime,
dizem, saídas de nossas costelas. Ó bem-amadas costelas, ó bem-amados ventres
que nos aquecem por nove longos meses, nos protegem e nos abrigam. Ó amados
acalentos que nos ninam e embalam nossos sonos e sonhos, que alardeiam que ali
está bem mais que uma simples criança, que nos ensinam a andar sem os pés no
chão.
Mulheres,
que ao conhecer, sonhamos, fazemos tantos desvarios, rompemos com o mundo,
queimamos nossos navios em travessuras de noites eternas, que damos nossos
olhos para tomarem conta e, num profundo despertar, explodimos em alegria dum “eu
te amo!” sem termos a mínima noção da hora, querendo, absolutamente, que o
mundo pare naquele instante para que se torne a eternidade, pois, para sempre é
sempre por um triz e quem dera ‘amarrar’ esse amor por quase um mês. De paletós
que enlaçam vestidos, de seios que repousam suavemente sob nossas mãos.
A beleza
que dança no sétimo céu, estrelas, divinas, atrizes, como somos felizes de
estar em suas vidas, ah, se pudéssemos entrar em suas vidas, em um canto, ali,
guardadinho junto ao peito, mais para a esquerda, onde pulsa a sensibilidade. A
formosura dos poetas mais delirantes, que não têm tamanho nas juras dos
profetas embriagados, porque todos os sinos irão repicar tanta harmonia que há
de aplacar pobres corações inebriados de amor.
Menina,
bonita na casa de espelhos, reflexo caetaneado de Narciso, encantadora beleza,
espalhando rostos, na contraluz, quem és ó musa do meu cantar? Cantastes à
meia-voz e à meia-luz, ano dourado, parece um bolero de Manzanero, sonhos
extraviados de princesa argonauta, escafandrista, onde as quimeras serão reais,
por ali reina a beleza com seus risos, seus ais, sua tez em quintais de noites
infinitas, tão lindas de se admirar, que andam nuas pelo país.
Elas, que
escutam o que dizem as ondas do mar, ao som de uma canção, uma fantasia
dedilhada ao violão, mar de rosas, as rosas gueixas, que coisas mais amorosas,
que ouvem o que dizem as pedras do cais deixando juntar, de uma só vez, amores
num porto, transbordando a baía com todas as forças navais e, às vezes, deixam
mudos os violões. Que cantam e como cantam, muitas vezes se dizendo ’como é
cruel cantar assim num instante de ilusão’, cantam tão lindo assim como uma
sabiá a anunciar o dia. ‘Ils ont les tropiques dans leur sang et leur peau’,
‘la mer, la marée, le bateau ils sentent qui ensorcelent’.
Queremos
ficar em seus corpos feito tatuagem, que nos dá coragem, para seguir nossas
viagens, quando a noite insiste em chegar caindo do páramo, poema à beira-mar.
Ciganas que revelam nossa sorte e nos perpetuam eternos meninos vadios, porque
da noite para o dia não crescemos sem nossas fantasias. Envoltos em seus
cabelos e abraços, perdidos em seus braços, fracos, tolos, ausentes nas noites
varadas no escuro a buscar, com marcas que ganhamos nas lutas contra um rei
imaginário no país da utopia, contramão que atrapalha o tráfego.
Olhar,
acalentar, sublimar mi’nha pequena, pois não vale a pena despertar atrás da
aurora mais serena. Não se afobe, não que nada é ‘pra’ já, milênios, milênios
no ar, levita em sonhos de crepom, Lua, brisa, paz, cartaz, estrelas salpicadas
nas canções. Canção, não, é mais que mais uma canção, é uma declaração de amor,
que abres no peito quando nos acumulas. Ah, se me soubesses nem olhavas a
Lagoa, não ias mais à praia, de noite não gingavas a saia pela praia até o
Leblon, não dormias nua.
E assim
se faz magia na fórmula imutável, alquimia flameliana, pedra angular filosofal,
Farbegé. Calhas das rodas nas voltas dos nossos corações enfeitiçados,
roda-viva, roda-mundo, roda-gigante em que se leva esse amor com tal zelo, zelo
de quem de quem leva o andor, primavera que não se pode perder. Consta nos
astros, nos signos, nos búzios, está lá no Evangelho, garantem os orixás:
mulher, serás o meu amor, serás a minha paz.
Que eu
seja o terceiro a chegar sem nada levar, sem nada dizer, apenas te chamando de
mulher... e agora que cheguei, eu quero a recompensa, eu quero a prenda imensa
dos carinhos teus!
E o dia
nasceu em paz!
1) Concordo plenamente inspirado cronista Carlos Monteiro.
ResponderExcluir2)Deus qdo fez a mulher estava em um ótimo momento da Criação.Teve muito bom gosto !
Caríssimo Antonio Carlos,
ExcluirChico nos brindou com este diamante que parafraseio como resposta em alma feminina: "...Se você crê em Deus/Erga as mão para os céus/E agradeça/Quando me cobiçou/Sem querer acertou/Na cabeça/Eu sou sua alma gêmea/Sou sua fêmea/Seu par...".
"Sob Medida" foi composta por ele, em 1979, para o filme "República dos Assassinos", dirigido por Miguel Faria Jr.
Forte abraço,
Carlos Monteiro
Texto maravilhoso! ❤
ResponderExcluirMuito obrigado Celina!
ExcluirQuerido Carlos,
ResponderExcluirAs mulheres do Chico são ainda mais lindas nas suas palavras-poema!
Lindo texto. Para ler e reler.
Gratíssima.
Ana querida,
ExcluirEu quem agradeço pelas gentis e atenciosas palavras.
Chico, como jamais ninguém ousou, entende perfeitamente a alma feminina em toda sua grandeza.
Muito obrigado mais uma vez