-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16/07/2012

Porque é pior anular o seu voto

Aproximam-se as eleições, e o descontentamento de muitas pessoas com a nossa atual situação política faz com que elas resolvam anular os seus votos como uma forma de protesto. E algumas mais ingênuas repassam pela internet mensagens que dizem que devemos anular os nossos votos porque se forem anulados mais de 50% dos votos a eleição também será anulada, e isso seria uma forma de fazer um protesto ainda mais forte.
Só que não funciona assim. Anular o voto como forma de protesto é uma maneira de aumentar as probabilidades de que ganhem as eleições justamente aqueles candidatos que a gente não quer que sejam eleitos, e a história da anulação das eleições não é verdade.
Anulando nosso voto, a gente abre mão da única arma que tem para conseguir mudar esta desgraça que está aí. É como se num duelo de morte você jogasse fora a sua espada pensando que fazendo isto o seu adversário iria parar de brigar. Infelizmente, estes adversários de que estamos falando são covardes e nem um pouco cavalheiros, e vão adorar nos golpear sem o risco de serem golpeados de volta.
Marcelo Soares, em seu blog "Afinal de Contas", explica bem porque é pior anular o voto; por isso hoje passo a palavra para ele. Leiam o blog dele aqui:
http://afinaldecontas.blogfolha.uol.com.br/2012/07/15/a-lenda-do-voto-nulo/
E se quiserem ver uma explicação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio de Mello sobre porque a história de anular as eleições votando nulo é bobagem, podem ler aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u82610.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.