-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02/07/2012

Estudantes americanos conseguem tomar o controle de um UAV

Uma equipe de estudantes da Universidade de Austin, no Texas, foi desafiada pelo Department of Homeland Security dos Estados Unidos a penetrar no sistema de controle de um avião sem piloto semelhante aos UAV (Unmanned Attack Vehicle), utilizados pelas forças armadas americanas na vigilância e ataque a organizações terroristas no Oriente Médio.
Os estudantes, liderados pelo professor Todd Humphreys, do Laboratório de Radionavegação da universidade, usaram pouco mais de mil dólares de equipamento GPS para conseguir interferir com o sistema de navegação do avião, fazendo com que este passasse a seguir o novo rumo determinado por eles. A técnica utilizada, chamada "spoofing", consiste em enganar o sistema do avião de modo que ele aceite os sinais falsos emitidos pelo equipamento dos hackers como se fossem os verdadeiros.

                                                                      Predator UAV (foto U.S. Air Force)

O que mais preocupou o pessoal do Department of Homeland Security foi que eles próprios já estão utilizando UAVs para vigilância interna e de fronteiras nos Estados Unidos, existindo planos de aviões sem piloto desarmados passarem a ser utilizados também por entidades civis, tão logo a F.A.A. (a agência federal de aviação americana) autorize seu uso, com uma previsão de vários milhares deles em operação por volta de 2020. A relativa facilidade com que os estudantes conseguiram tomar o controle da aeronave colocou em pauta o risco de que terroristas possam tomar o controle de aviões sem piloto e utilizá-los para ataques da mesma maneira que empregaram aviões de passageiros nos ataques de 11 de setembro.
Em agosto do ano passado o governo iraniano mostrou fotos e vídeo de um UAV americano muito avançado de reconhecimento, um RQ-170 Stealth, que segundo eles teria sido abatido pelas forças armadas do Irã ao invadir o espaço aéreo do país, caindo mais de duzentos quilômetros para dentro da fronteira. O vídeo, porém, que mostra a aeronave em estado aparentemente perfeito, sem nenhum estrago visível, levantou suspeitas de que o UAV teria aterrissado em vez de cair, o que só seria possível por um defeito pouco provável no seu sistema de navegação, ou por uma interferência deliberada.
O governo americano, na época, preferiu a hipótese de um defeito no sistema, já que ficaria mal assumir publicamente uma invasão do espaço aéreo iraniano, e pior ainda que os iranianos tivessem sido capazes de tomar o controle de um equipamento tão avançado. Mas a demonstração dos estudantes faz a gente pensar...

                                
                          O RQ-170 capturado pelo Irã (vídeo TV iraniana)

Links para as noticias: 
https://rt.com/usa/news/texas-1000-us-government-906/
http://www.popsci.com/technology/article/2011-12/video-iran-puts-its-captured-rq-170-drone-display

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.