-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10/07/2012

Saiba quem são, quanto custam e quanto produzem (ou não) os nossos parlamentares

Uma iniciativa muito interessante da organização Transparência Brasil é o site "Excelências", onde podemos encontrar para cada integrante atual do Senado Federal, da Câmara Federal, das Assembléias Legislativas estaduais e das Câmaras Municipais das capitais brasileiras uma série de informações, incluindo um breve currículo, seus dados de presença e ausência no plenário e nas comissões de que faz parte, as proposições que apresentou em seus diversos mandatos, seus bens declarados à Justiça Eleitoral, os processos em que está implicado, um apanhado das notícias em que seu nome foi citado relativas a corrupção e integridade do Estado, o seu uso das verbas indenizatórias e, no caso dos integrantes da Câmara Federal, como votou em cada proposição que foi apreciada pela casa.
Além disso o site traz informações sobre o orçamento das casas legislativas, onde podemos ter uma ideia de quanto cada parlamentar de cada casa custa (diretamente) a cada cidadão brasileiro. Nesta análise, obviamente, escandaliza o leitor o custo de cada senador brasileiro, superior a quarenta milhões (isso mesmo, QUARENTA MILHÕES) de reais por ano. Este custo é aproximadamente duas vezes e meia o que custa cada senador dos Estados Unidos (um país com uma população bem maior e que em 2011 teve um PIB mais de seis vezes maior do que o nosso) (1).
O site faz também uma comparação de quanto custa todo o legislativo brasileiro (federal, estadual e municipal) comparado aos legislativos de alguns outros países, como porcentagem do PIB per capita.
Se compararmos o custo total dos legislativos em termos do PIB per capita, de acordo com os dados do site para sustentar o nosso cada cidadão brasileiro paga por ano quase SEIS VEZES MAIS do que cada cidadão americano para sustentar o deles.  Esta medida não leva em conta as diferenças de distribuição de renda nos dois países, se considerássemos isso veríamos que o impacto deste custo sobre o cidadão brasileiro médio é maior ainda.
Agora, se o leitor comparar estes custos com a produtividade dos nossos legisladores (que também pode ser aferida pelos dados do site), terá uma idéia ainda mais assustadora de quanto custa a ele escolher mal os seus representantes...
O endereço do "Excelências" é  www.excelencias.org.br
Vale a pena passear um pouco por ele antes de votar nas próximas eleições.


(1) https://realitybloger.wordpress.com/2011/04/04/the-senate-how-much-does-it-cost/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.