Um blog de conversas sobre assuntos variados. Mano é o apelido de infância de Wilson Baptista Júnior.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
27/07/2012
O Crime dos Caminhoneiros
Em greve por melhor remuneração, contra o aumento do diesel e contra algumas determinações do governo que, com boas intenções mas talvez sem um estudo tão aprofundado quanto seria preciso, impõem certas condições de limitação ao seu tempo de trabalho ininterrupto e obrigam a pausas para descanso ao longo das viagens, os caminhoneiros bloquearam por estes dias vários trechos de diversas rodovias Brasil afora.
Se tivessem bloqueado apenas a passagem de caminhões que não tivessem aderido ao movimento, seria uma ação ilegal porém compreensível dentro do espírito da greve. Mas em diversos trechos eles bloquearam a passagem de todos os outros veículos, provocando engarrafamentos de muitos quilômetros e fazendo com que viajantes passassem às vezes dez ou mais horas parados nas estradas.
Imagine o que é ficar preso por tanto tempo num engarrafamento destes, onde você não tem como movimentar o carro nem para tentar alcançar um posto ou algum ponto de socorro, sem maneira sequer do seu carro ser alcançado por algum veículo de socorro se alguém passar mal dentro dele, porque o engarrafamento se estende por quilômetros à sua frente e atrás de você, sem água para beber, sem uma instalação sanitária ao alcance, e imagine ainda que você tenha crianças pequenas dentro do carro, ou pessoas de mais idade, ou pessoas com problemas de saúde.
Pois isso foi o que aconteceu a dezenas de milhares de pessoas nas nossas estradas, anteontem, ontem, hoje pela manhã. Milhares de pessoas que não são as que fixam os preços do diesel, que não são as que decidem a remuneração dos caminhoneiros, que não são as que criam as normas de segurança nas viagens dos caminhoneiros. Pior ainda, que são aquelas que, por falta do cumprimento destas normas, são as atingidas quando um caminhão dirigido por um motorista cansado, tresnoitado, acordado à base de rebite, erra uma curva, perde os freios ou faz uma ultrapassagem proibida e esmaga um ônibus ou um carro de passageiros.
Isso que os caminhoneiros fizeram foi um crime. Nada, por mais justas que pudessem ser suas reivindicações (e nem todas são), justifica a prepotência, a inconsciência e o abuso de força com que agiram ao extrapolar o bloqueio para os veículos que não eram de carga.
E o que fez o governo? Não falo de atender ou não reivindicações, de negociar ou não com os caminhoneiros. Falo de garantir aos cidadãos o seu direito de livre trânsito. E, mais ainda, de libertar os que estavam numa situação - de fato - de sequestro nas estradas. O que?
Pergunto, vai ficar por isso mesmo? Tentem me convencer de que, se eles tivessem bloqueado da mesma maneira o acesso aos prédios do Congresso, à Esplanada dos Ministérios, ao Palácio do Planalto ou aos tribunais, dentro de pouco tempo a polícia e as forças armadas não teriam conseguido acabar com o bloqueio ao menos dos veículos que não fossem de carga. Ou tentem me convencer de que qualquer categoria profissional tem direito a cometer um abuso destes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nao entendo o porque da policia rodoviaria (ou o exercito se for o caso) nao agir com firmeza nessas horas...ora, ninguem pode cercear o direito de ir e de vir. So por esse fato ja nao se discute mais. Mas o pior e' que o nosso governo nao faz nada, (seria por medo de perder votos da classe camioneira ?). Ora, se isso acontecesse aqui nos EUA todos os camioneiros ja estariam presos e fichados. Votos e direitos nao sao negociaveis.
ResponderExcluirQuanto ao fato de que os camioneiros deveriam ter limites nas suas horas de trabalho isso nao tem duvida. Nos EUA todos os camioneiros de estradas tem um diario controlado por um disco que acusa suas horas trabalhadas. Sao constantemente parados e checados. Coitado de quem tentar extrapolar suas horas...
Imaginem quantas vidas inocentes seriam salvas se essa lei vigorasse ? imaginem quantas milhoes de pessoas morreram por irresponsabilidade desses camioneiros malucos que chegam a dirigir por ate varios dias, dirigindo na base de rebites. Vida nao Brasil nao importa, nada acontece, e os responsaveis ficam geralmente impunes.
O artigo está muito bom. Obrigado e parabéns. No mais, só uma observação lateral:
ResponderExcluir"Why nations fail", de Robinson e Acemoglu, já foi bastante comentado e a versão em português está prometida para breve. Os autores vinculam o sucesso de um país à existência de instituições políticas inclusivas.
Infelizmente a cara de pau de muitos políticos e autoridades do governo os leva a desrespeitar as instituições e os valores que elas defendem. Lula que o diga ... Isto desestimula e afasta os cidadãos da politica, que acaba ficando nas mãos das raposas. Sem falar no péssimo exemplo para a turma jovem! Resumo da ópera: apesar do berço esplêndido o Brasil continua longe do sucesso porque as instituições políticas são excludentes.