-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02/02/2019

Mais algumas receitas do Sri Lanka


Papadam - Sri Lanka - fotografia de Ji Elle (Creative Commons)


Antonio Rocha
Continuando com o assunto de nosso último artigo, vamos ver hoje  mais algumas receitas do Sri Lanka:
Pó de Curry:
4 colheres (sopa) de coentro; 2 colheres  (chá) de cominho pequeno; 2 colheres (chá) de cominho grande,  anis.
Bater bem ou passar pelo liquidificador, peneirar e guardar em vidros hermeticamente fechados.
Pimenta “chilli” em pó e cúrcuma devem ser guardados separadamente.
Utilize-o torrado ou não, conforme especificado nas receitas.
Leite de coco:
Parta o coco – do coco ralado seco. Deixe ¼ de xícara de coco ralado seco de molho ou 1 e ½ xícaras de água ou leite fervente e depois coe;ou então passe pelo liquidificador2 colheres de sopa do coco rolado com ¾ de xícara de leite quente ou água.
Planejando o cardápio:
O arroz é a base e é usado com uma variedade de curries – um curry de carne ou peixe ou ambos, um ou dois legumes, um “sambol” (à base de coco ralado) ou “mallum” (uma espécie de mexido de vegetais), “chutney” (conserva  condimentada de frutas, pimentas etc). “Papadams” (folhas finas de massa, cortada em pedaços, fritos ou assados e temperados com especiarias), cebolas pequenas cortadas em rodelas, pimentões picantes em rodelas e tomates picados com molho de leite de coco grosso e limão.
Quantidade:
Calcule um total de 225 gramas de legumes por pessoa, isto é, se está planejando 3 curries de legumes, calcule 75 gramas de cada ou se forem apenas 2 curries, calcule 115 gramas de cada.
“Dhal” ou lentilhas - para 8 pessoas, utilize ¾ a 1 xícara inteira. Carne - para 8 pessoas – 90 a 100g. por pessoa. Peixe - para 8 pessoas – 45g. por pessoa.
Como cozinhar o arroz:
 O preparo do arroz depende muito da variedade que está sendo empregado. Há vários tipos de arroz empacotados que devem ser cozidos de acordo com as instruções no pacote. Se não houver nenhuma indicação. Adicione duas xícaras de água para cada xícara de arroz. Junte também uma colher rasa de sal.
Leve o arroz ao fogo para ferver, e quando o arroz e a água tiverem chegado ao mesmo nível, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que a água seja absorvida e o arroz fique bem seco e solto.
Arroz com Legumes:
450g de arroz, 225g de alho poró bem picadinho (só a parte branca), 225g de cebola picada, 225g de cenoura ralada, 225g de vagens cortadas bem fininhas, 225g de manteiga, 2 colheres (sopa)  de molho de tomate.
Doure as cebolas na manteiga, junte todos os legumes e o molho de tomate e mexa bem. Adicione o arroz bem laado e a água suficiente para cozinha-lo. Adicione sal a gosto. Cozinha em fogo lento até o arroz  ficar cozido ou asse no forno a temperatura de 300º até o arroz ficar macio. Sirva quente.
Arroz Amarelo (8 porções):
450g de arroz, 30g de manteiga, 1 molho de folhas de curry, 1 colher (chá) de sal, ¾ de colher (chá) de  cúrcuma, 2 cebolas grandes ou 60g cebola roxa cortadas em rodelas, 1 raminho de capim limão, 1 pedaço de canela (1 polegada), 2-3 dentes de alho picado, saquinho de especiarias: 5-6 cardamomos, 3 cravos, 10-12 pimenta em grão.
Esquente o óleo, junte as cebolas, o alho, o capim limão e as folhas de curry. Refogue até as cebolas ficarem douradas. Junte a canela e as especiarias. Junte o arroz e a cúrcuma, o leite de coco em quantidade suficiente para cozinhar o arroz. Acrescente o sal. Leve ao ponto de fervura e deixe cozinhar mais 5 minutos, Abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo lento até que o arroz esteja bem cozido. Retire o saquinho de especiarias, as folhas de curry, a canela e o capim limão. Enfeite com “papadams” fritos, bacon frito, nozes fritas e ovos cozidos partidos em quatro.
Maiores detalhes e esclarecimentos, penso que a pessoa mais indicada para nos ensinar é o Moacir Pimentel que está publicando uma ótima série de artigos sobre os seus passeios, juntamente com a esposa, nessa Ilha Pérola do Índico.


4 comentários:

  1. Olá Antonio,
    Benvindo! Benvindo sempre.
    E viva os Papdams e o padeiro ancestral que vive em nós!
    E o arroz que sem ele não sou ninguém!
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Oi Ana, viva os kitutes da cozinha cingalesa e, naturalmente o arroz.

      2) Meu lado etrusco adora um "arroz à parmegiana".

      3)Sem contar, claro, os pães variados !

      Excluir
  2. Moacir Pimentel03/02/2019, 16:34

    Antonioji,
    Não tenho competência para dar "explicações" culinárias: me viro com as picanhas, um peixinho honesto no sal grosso, nhoque de batata com molhos de tomate e bechamel e pouco mais.
    Na minha praia são as senhoras que dão a volta ao mundo na cozinha: minha mulher é a "minha Google" quando o tema é de forno ou fogão se bem que também sou "orientado" pela nossa caçula que fez Gastronomia por diletantismo e é sushigirl nas horas vagas (rsrs)
    No entanto como muito aprecio a boa mesa e não sou tolo, nas nossas andanças me acostumei a anotar os nomes, clicar os pratos, as vitrines das pastelarias, os mercados etc e acompanho-as pacientemente na hora de comprar livros de culinária, temperos e especiarias e PANELAS: paellera, cataplana, as de barro capixabas, uma tagine marroquina e por aí vai.
    Afinal "obedece - e come gemendo! - quem tem juízo".
    Bom ler você de novo!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. 1) Foi só uma brincadeira Pimentel.

    2)Tudo de bom !

    3) Abraços !

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.