-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

01/06/2012

Uma notícia má e duas boas

Passado o susto causado pela interpretação errada do calendário maia, que fez muita gente acreditar que o mundo ia acabar ainda este ano, agora temos uma nova data sendo anunciada para um evento de enormes proporções envolvendo a Terra.
A notícia má é que essa de agora é uma previsão científica bastante respeitável; uma colisão entre nossa galáxia, a Via Láctea, e a galáxia de Andrômeda; as notícias boas são que isso só deve acontecer daqui a bastante tempo, e que ainda que pareça incrível há uma boa probabilidade da Terra sobreviver ao evento.
Há quase um século os cientistas já sabiam que Andrômeda e a Via Láctea, que são duas galáxias de formato quase idêntico, vinham se aproximando uma da outra, atraídas pela força da gravidade que atua sobre as suas massas e sobre a invisível matéria escura do espaço entre elas. Mesmo depois que as medições de Edwin Hubble demonstraram a expansão do universo, com as galáxias se afastando cada vez mais umas das outras, estas duas, por sua proximidade, continuaram destinadas a se encontrarem um dia. Só não se sabia exatamente como nem quando seria este encontro, se uma passaria pela outra, se raspariam uma na outra ou se colidiriam frontalmente. Isso dependia da amplitude do movimento tangencial de Andrômeda, que visto da Terra deveria aparecer como um movimento para o lado. Só que até recentemente não tínhamos telescópios suficientemente poderosos para mostrar este movimento, e muito menos para medi-lo com precisão.
Agora, de acordo com os astrônomos da NASA,  as medições mais recentes feitas através das imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble (que tem este nome em homenagem a Edwin Hubble)  durante um período de sete anos confirmam que as duas galáxias, que estão se aproximando a uma velocidade atual de mais de 400.000 quilômetros por hora, vão colidir frontalmente daqui a aproximadamente quatro bilhões de anos.
Esta colisão vai fazer com que as duas galáxias, e mais uma galáxia bem menor, a Triângulo (M33) que acompanha o movimento de Andrômeda, se misturem e as duas maiores formem eventualmente uma só galáxia elíptica, em vez do formato espiral espiral que elas têm atualmente.
As distâncias envolvidas são tão grandes que a colisão e reformação das galáxias deve demorar mais uns dois bilhões de anos...

                                                                                                                        (Vídeo: NASA)
 No vídeo acima (que pode demorar um pouco a carregar) vocês podem ver uma simulação da colisão, com o tempo decorrido mostrado no lado direito da tela.
Os astrônomos calculam que, como as distâncias entre as estrelas individuais são muito grandes, provavelmente o nosso sistema solar será preservado, embora seja jogado bem mais para a borda da galáxia do que sua posição atual na Via Láctea.
De qualquer modo, daqui a cinco bilhões de anos o Sol, tendo consumido todo o seu hidrogênio e se tornado quente o bastante para começar a queimar o hélio, já deverá ter se transformado numa estrela gigante vermelha e incinerado a Terra. Eu de minha parte espero sinceramente que por essa altura a raça humana já tenha há muito tempo dominado as viagens interestelares e se espalhado pelo universo afora.

O link para a notícia da NASA está aqui: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2012/31may_andromeda/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.