-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

28/06/2019

Laboratório do Pensamento Positivo



Antonio Rocha
Mais ou menos em 1979, uma tia e madrinha, falecida, que eu gostava muito e continuo gostando sempre agradecidamente, me presenteou com o livro “O Poder do Subconsciente”, do escritor irlandês Joseph Murphy (1898-1996), PhD em Teologia e Filosofia pela Andhra University, Estado de Andhra Pradesh, Índia. Radicado nos EUA, escreveu mais de vinte livros, tinha programas em emissoras de rádio e vendia milhões de livros em diversas línguas. Só na língua portuguesa, o citado livro vendeu mais de um milhão de exemplares.
Nessa época eu era universitário, comecei a ler meio desconfiado, pensando tratar-se de uma bobagem. Na verdade, preconceito bobo de muitos acadêmicos. Quanto mais eu lia, mais gostava e fazia a checagem com os ensinamentos do Budismo.
O autor faz uma interessante leitura da Bíblia a partir do Pensamento Positivo. Uma interpretação construtiva.
Li, estudei e pesquisei todos os livros dele e decidi colocar em prática. Nessa mesma época comecei a me inteirar dos ensinamentos da corrente japonesa Seicho-No-Ie que aproxima Budismo/Xintoísmo/Cristianismo. O fundador, professor Masaharu Taniguchi (1893-1985) entre os seus muitos livros tem uma leitura do “Evangelho de João” que é muito parecida com as propostas do também professor Murphy.
Eu e Heloisa chegamos a fazer um retiro de carnaval, lá em Ibiúna, SP, onde tem a Academia de Treinamento Espiritual da América do Sul da Seicho-no-Ie. Acordávamos um pouco antes das cinco horas da manhã, acho que às 04:45 para às cinco em ponto estarmos todos no grande salão. Detalhe, alojamentos separados, homens de um lado, mulheres de outro.
Quase mil pessoas, isso mesmo, de vários estados do Brasil e de alguns países da América do Sul.
Então me identifiquei muito com o Pensamento Positivo e vivo assim até hoje. Quando escrevi aqui, algumas vezes, no blog Conversas do Mano, que sou felicíssimo aprendi com estas leituras e práticas.
Eu e Heloisa também fizemos uma Jornada do Poder da Mente, aqui no Rio, com o Padre Lauro Trevisan, do RS, autor com mais de vinte livros, e seguindo a mesma área do Pensamento Construtivo.
Ora, Sidartha Gautama, o Buda, recomendou em seus preceitos o Caminho Óctuplo: Pensamento Correto, Palavra Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Esforço Correto, Meditação Correta, Concentração Correta e Compreensão Correta. Então vi que Pensamento Correto e Pensamento Positivo são sinônimos; continuei e continuo até hoje assim praticando e vivenciando.
Em 1980 nasceu nossa filha e resolvemos educá-la via Pensamento Positivo. Por exemplo, uma vez ela estava com dificuldades em matemática, Lembrei da Seicho-No-Ie e conversei com ela, que dizia não gostar da professora de matemática e daí para não gostar da matéria foi um pulo.
- Vamos descobrir – eu disse – algum ponto positivo nessa professora.
- Ela não tem, é chata.
- Vamos ver – respondi – deve ser uma boa mãe, deve pagar as contas em dia, de repente pode estar passando por um momento difícil e torna as aulas chatas. Ou então, quem sabe, ela é bonita, tem roupas atraentes, um carro confortável, mora em uma bela casa, ou belo prédio etc.
Minha filha não me falou qual o ponto positivo, nem eu perguntei, mas foi bem aprovada em matemática e nunca mais teve problemas com nenhuma outra disciplina. Ensinei também a procurar gostar de matemática e todas as matérias. Ser agradecida aos professores por eles  estarem transmitindo conhecimentos etc.
Funcionou, deu certo!
Passamos então os três: eu, Heloisa e a filha a praticarmos o Pensamento Positivo/Correto em tudo, absolutamente tudo e somos hoje muito felizes.
O Pensamento Positivo/Construtivo/Correto nem sempre acontece rápido, quando mentalizamos. Às vezes demora. Por exemplo, já houve casos em que eu pedi à Vida/Natureza/Mente determinadas coisas que demoraram dez anos para chegar, mas não esmoreci, continuei visualizando os pedidos e deu certo, funcionou. E quando aconteceu fiquei gratíssimo!
Ou seja, fazemos/fizemos da existência um Laboratório do Pensamento Positivo, e os resultados tem sido muito aproveitáveis. É uma coisa prática, objetiva, pragmática.
Claro que existem técnicas, que nós aprendemos e praticamos a partir dos livros referidos; também existem outros autores e obras importantes no setor que os livreiros chamam de Auto Ajuda.
E saber que tudo começou com o Buda, quando no século VI antes de Cristo declarou: “tudo é mente”.


12 comentários:

  1. 1)Obrigadíssimo ao Mano pela postagem.

    2) Correção:no antepenúltimo parágrafo, segunda linha, tem um "s" solto, acrescente-se "sido").

    3)Bom final de semana a todos (as).

    ResponderExcluir
  2. 1) Correção certa:

    2)No antepenúltimo parágrafo, segunda linha o "s" solto, leia-se "resultados";

    3) Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bendl29/06/2019, 09:58

    As postagens do meu amigo e professor, Rocha, trazem consigo um otimismo para se viver importantíssimo.
    Se, a filosofia nos faz pensar e, muitas vezes, nos entristece pelas conclusões que se obtém, o modo de entender a existência através da crença que possui o meu amigo, caracteriza-se pela alegria, perseverança, e que as dificuldades do momento serão vencidas se não de imediato, pelo menos ali adiante.

    Essa ideia da vida, que não é somente tristezas e derrotas, porém de esperança e fé, torna-se fundamental para nos abastecer de resistências e capacidade para enfrentarmos o cotidiano, as circunstâncias nada favoráveis às nossas intenções, o quanto somos limitados, e o quanto que precisamos desse alimento espiritual, desse ânimo, desse incentivo e otimismo a respeito de se estar vivo, uma dádiva divina!

    Se não tenho essas qualidades que são explícitas no meu amigo, também não me deixo vencer pelo pessimismo.
    No entanto, reconheço que sou demasiadamente exigido, pois sem esse auxílio imprescindível para se seguir adiante, o caminho se torna irregular, pedregoso, altos e baixos, com muita lama e poeira.

    Lamento não ter conhecido o Rocha há mais tempo.
    Agora, no ocaso da minha vida, esperando ser levado por anjos que tocarão as suas trombetas quando me levarem para o céu (um pouco de pretensão e água benta não fazem mal a ninguém) não cabe mais no que me resta de vida neste planeta, a fórmula adequada divulgada pelo professor.
    Porém, a minha alma inquieta se pacifica, se acalma, antevendo não só esta glória(?!) que terei ao desaparecer deste mundo, na razão direta que o professor, meu amigo, me traz mensagens positivas, então me animo de novo!

    Brilhante, Rocha, mais esta tua postagem.
    Necessária, adequada, pontual ao momento que vivemos, de confusões, inseguranças e descréditos.

    O teu registro é uma lufada de ar puro, diante de tanta poluição pessoal emanada pelo ser humano, conforme suas atitudes e comportamentos avessos ao convívio social, à falta respeito, e quase nada de consideração pelo próximo!

    Um forte abraço.
    Saúde e vida longa, meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Grato Chicão, vamos combinar, do outro lado, nós continuamos a amizade e os dipálogos,

      2)Vc escreveu bem, é isso aí, como se dizia antigamente !

      3)Abraços positivos/construtivos para todos nós e nossas famílias.

      Excluir
  4. Flávio José Bortolotto30/06/2019, 18:32

    Prezado Autor Prof. Dr. ANTONIO ROCHA,

    Como muito bem destacou nosso Colega Sr. FRANCISCO BENDL, é muito bom e útil seu Artigo "Laboratório do Pensamento Positivo".

    Nós como Cristãos Católicos, fomos instruídos de que o Senhor D'US criou os Céus e a Terra. Através de sua Providência Ele provê para Todos que trabalham para completar a Obra.
    Logo, a primeira atitude é obedecer os Dez Mandamentos, entrar em sintonia o mais completa possível com D'US,e conseguir a sua Benção. Quem tem a Benção de D'US desenvolve Fé geradora de Esperança " de que tudo vai pelo melhor, e terminará BEM."

    Parabėns pelo belo Assunto e um Abração.

    ResponderExcluir
  5. 1) Concordo plenamente mestre Bortolotto !

    2)O Zen Budismo fala em Mente Única que nós aceitamos como D´us, o Criador, gosto de usar o termo El Shaddai,em hebraico.

    3)O Padre Lauro Trevisan tem uma oração diária, onde um trecho diz assim: "Acredito firmemente, no poder da minha Mente, pois é Deus no meu subconsciente".

    4)Abraços de boa semana !

    ResponderExcluir
  6. Moacir Pimentel01/07/2019, 19:03

    Antonioji,
    Sim, somos nossas mentes. E concordo com você, o Buda e o poeta John Milton: “A mente é um lugar em si mesma e pode fazer do inferno um paraíso ou do paraíso um inferno".
    Mas o problema é que nenhuma brilhante mente de profeta, santo, filósofo, cientista ou poeta foi capaz de explicar exatamente o que é mente e, muito menos, o que é a tal da consciência. O que se sabe é que o cérebro, a mente e a consciência estão intimamente ligados e que são capazes de provocar em nós essa sensação estranha de estarmos dentro de nossas próprias cabeças, olhando para fora ou - usando pretinhas capazes de provocar aneurismas múltiplos nos neuro sabichões - de termos ALMAS.
    Como a mente humana continua incapaz de compreender a si mesma, mantenho a minha ocupada e arejada mas confesso não quero colocá-la em piloto automático "positivo", não me atrevo a consertar meus pensamentos negativos nem tenho vontade de reprimir minhas antipatias. No meu entender seria como retirar de uma rodovia as placas de sinalização que nos avisam para prestar atenção e reduzir a velocidade porque tem uma baita curva fechada adiante. Perigo! Estou rodado demais para investir tempo e energia tentando expiar à força os meus legítimos pensamentos e sentimentos tristonhos. Vale a pena refletir que vivemos em tempos tão doidos que, independentemente dos motivos, estar triste virou depressão e estar feliz virou alienação. Complicado!
    Há que pensar se o esforço constante para eliminar e/ou camuflar tudo o que é negativo na vida não poderia ser empobrecedor e resultar em incapacidade de lidar com ela, em insegurança, ansiedade, desatenção ao que está acontecendo, ausência de senso crítico e mesmo corações anestesiados. Tento apenas seguir ligado pelo caminho do meio sem ideias nem ressentimentos fixos.
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Pimentelji, obrigado pelas reflexões:o Budismo afirma que o cérebro não é só a mente, a mente também é o dedinho do pé, os fios dos cabelos etc... a mente é o todo em tudo, miniaturizado em um grão de areia.

      2)E o Zen diz que a Mente Única é o Todo, e eu entendo como o Criador, popularmente conhecido como Deus.

      3)No mais, vc está certíssimo.

      Excluir
  7. Wilson Baptista Junior02/07/2019, 15:43

    Mestre Antonio,
    nesse mundo moderno é preciso certo cuidado ao falar de "Pensamento Positivo", o termo anda um pouco desvirtuado, porque como você sabe melhor do que nós o Caminho do Meio não leva necessariamente aos nossos desejos a menos que saibamos compreender quais devam ser esses desejos. Em termos budistas (perdoe-me a ousadia) , o Pensamento Correto não pode prescindir da Compreensão Correta. Você deu um bom exemplo disso ao contar a conversa com sua filha, porque o seu conselho na verdade foi procurar compreender a professora antes de formar opinião sobre o seu ensino da matemática. Infelizmente o nosso mundo consumista de hoje impele as pessoas a priorizarem a satisfação de seus desejos sobre o conhecimento de si próprias e dos outros, e muita gente vende a idéia do Pensamento Positivo como a de uma ferramenta para se conseguir gratificação sem pensar em merecimento.
    Um abraço do Mano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Vc está certo Wilson, abordou aspectos importantes neste mundo consumista. A questão do merecimento é fundamental. Ela esbarra na fronteira do carma, é tema para outras conversas.

      2)Não respondi antes, pois, desde domingo estava sem computadora (como dizem os espanhóis).

      3)Aos poucos irei atualizar.

      Excluir
  8. Desculpe o atraso. É que estive perambulando por aí, nesta sua bela cidade. Um programa de meninas, quatro mulheres em idades únicas celebrando a vida!
    E o caminho do meio sempre bem sinalizado!
    Ainda bem que desse caminho saem atalhos e acostamentos porque há derrapagens. E, como ariana meio selvagem, sou mestra nisso.
    Conheci essa filosofia de vida há uns quarenta anos através de uma amiga da minha mãe. Mas certamente não era para mim.
    Você é tranquilo e feliz nessa pequena família criada com tanto cuidado e carinho.
    E certamente pessoa melhor vivendo nesse equilíbrio. Isso não é para todos. Só para privilegiados.
    Parabéns.
    Obrigada pelo texto.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  9. 1) Salve Ana, vc é uma poeta da vida e os dois primeiros parágrafos do seu comentário são poéticos e filosóficos.

    2)Acertou tb qdo afirmou que sou tranquilo e minha pequena família é maravilhosa.

    3)Bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.