-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30/10/2019

Conversando com St. Antonius, em Antuérpia

Santo Antonio de Pádua, na igreja de Saint Antonius van Padua, em Antuérpia (foto Opencurches.eu)


Antonio Rocha
Os quatro mosqueteiros (eu, Heloisa esposa e minhas duas irmãs) e mais o trio (filha, genro e netinha) estávamos passeando na próspera e bela cidade portuária de Antuérpia.
Lá pelas tantas encontramos uma Igreja, entramos, não apenas para fazer as nossas orações, mas também para descansar das caminhadas. Nisso minha irmã mais nova chega perto e me diz:
- Teu amigo está ali te esperando.
- Quem ? – perguntei.
- Ora quem ? o Santo Antonio !
Me levantei e fui até o local indicado, onde havia uma imagem de St. Antonius van Padua. Guardei um folheto com uma oração em holandês. O que me chamou a atenção foi a forma de escrever  “Antonius”. E começamos a conversa:
Primeiramente agradeci por tudo o que ele representa em minha vida. Agradecidíssimo aos meus pais que concordaram em herdar o nome do meu pai Antonio.
Belo dia, lembrei, uma amiga freira e colega de faculdade me disse:
- “Você tem nome de Santo, não apenas é protegido, mas faça por onde, pois estes nomes estão rareando atualmente”.
Mas, voltemos à Antuérpia: Fiquei ali de pé orando, rezando, meditando, agradecendo inclusive o fato de ser budista e Santo Antonius me aceitar, me acolher, ele respondeu via intuição:
- Eu sou ecumênico, não ligo para esses rótulos terrenos. Inclusive, como você bem sabe, em uma de minhas encarnações eu fui Ananda (Anantuo, em mandarim), primo e discípulo do Mestre Buda.
Foi uma revelação espiritual, canalização mediúnica, intuitiva, que recebi quando estava em Madrid, em 2011.
Voltarei a esta conversa, mas posso lhes garantir que tudo, absolutamente tudo o que eu pedi Santo Antonius me ajudou. Umas coisas demoraram dez anos para chegar, mas continuo sempre grato.
No Brasil, nas cidadezinhas do interior, chamam o Santo de Toinho, Tonhão, Tonho, Tonico, Tunico, acrescento agora Antonius.


12 comentários:

  1. Olá Antonio, sua fé é invejável.Sente isso quem já a perdeu. A solidão é grande. Cuide da sua como a uma plantinha preciosa e delicada. Mesmo assim, com fé tão grande, não acha muito tempo esperar por dez anos a realização de um pedido? Será que não foi obra do seu próprio caminhar na vida? Entretanto, gratidão nunca é demais. Gratidão a você pelo texto. Como sua netinha o chama, Vovô Tonho? Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Flávio José Bortolotto31/10/2019, 15:31

    Prezado Autor Prof. Dr. ANTONIO ROCHA,

    E Santo ANTONIO de PÁDUA é Português de Lisboa. Formou-se em Portugal e depois Trabalhou/Lecionou muito na Itália e França.
    Googlei e me impressionou muito que tendo se formado com os Agostinianos logo ingressou na nascente Ordem Franciscana e ainda em Lisboa assistiu a partida de um Grupo Franciscano que desembarcou no Marrocos para converter os Muçulmanos em Espírito de simplicidade e discussão Filosófica. Naturalmente foram trucidados e Santo ANTONIO assistiu a chegada em Lisboa dos Padres mortos pela Fé em N.S.JESUS CRISTO, Mártires.
    Imediatamente se voluntariou com um segundo Grupo e retornaram ao Marrocos, mas lá chegando caiu em profunda doença e depois de muito tempo teve que retornar a Lisboa para se recuperar.

    Era um Erudito da Bíblia, dos Escritos dos antigos Padres da Igreja e dominava o Latim o Grego e o Hebraico. Seus "Sermões" atestam o seu profundo conhecimento de TEOLOGIA e das Ciências Naturais.

    Faleceu relativamente jovem em Pádua aos 40 anos. Foi Santificado um ano depois.

    Parabéns por ser homônimo de um Cristão tão corajoso e sábio como Santo ANTÔNIO DE PÁDUA.

    Abração.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Salve Mestre Bortolotto, Santo Antonio é um dos doutores da Igreja.E em homenagem a ele, fiz ao longo da vida um esforço hercúleo para terminar o mestrado e doutorado e assim ficar um pouco aluno Dele.

      2)Não o vejo, apenas, como um santo da Igreja católica, mas um Ser Espiritualmente muito Elevado e patrimônio de toda a humanidade.

      3)Em termos de parapsicologia podemos dizer que ele tinha muitos poderes paranormais.Os espíritualistas afirmam que ele era um Espírito de Luz.

      Excluir
  3. 1) Eu fico felicíssimo vendo essa foto que o Wilson postou e atesta a minha fé e amizade a este grande ser Antonius de Antuérpia, de Lisboa, de Pádua e de onde, em qualquer lugar, gostem dele.

    2) Obrigado Ana pelos seu comentário. De fato, não é vaidade, mas a minha fé é do tamanho do Infinito e eu fico grato aos seres que assim me aceitam. Talvez por causa desta fé eu nunca me senti sozinho, solitário, em solidão;não é fuga, não é alienação é uma forma de ser e estar no mundo.

    3)Não acho que dez anos seja um tempo muito demorado, pois enquanto isso eu estava amadurecendo. Não tinha ansiedade e quando ela aparecia eu passava logo para as mãos do Santo Antonius. Não sou valente nem um pouco e tenho consciência das minhas fragilidades e assim compartilho com ele as alegrias e tristezas.

    4) Por exemplo, um pé de abacate demora quatro anos para florescer a primeira vez e dar frutos, logo se o meu pedido amadureceu em 10 anos, quando chegou foi bem chegado. A demora pode também ter sido por alguma inaptidão minha.

    5)Até hoje, pelo que observei, minha netinha só me chama de "Vô", mas vou prestar mais atenção. E agora permitam-me compartilhar com vcs uma novidade: soube ontem... uma segunda netinha está a caminho e claro, estamos todos muito felizes... primeiro uma espanholinha e no ano que vem uma belguinha.

    6) Bom fim de semana a todos (as).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Antonio, por mais este serzinho na sua vida. Muita luz para a família. Muita alegria para você e a Heloisa.

      Excluir
  4. Moacir Pimentel02/11/2019, 07:34

    Antoniusji,
    Chego atrasado e peço-lhe desculpas mas é que desde quinta à noite que estou às voltas com um mal estar daqueles que, na falta de melhor palavra, a máfia de branco chama de "virose". Porém gostaria de lhe dar os meus parabéns pela chegada da segunda netinha!
    Abração

    ResponderExcluir
  5. 1) Gostei do Antoniusji.

    2)Obrigado Pimentelji, esclareço que vc não está atrasado. A vida é infinita e até lá o Mano estará editando o blog.

    3) A segunda netinha é motivo de muita alegria para todos nós e eu que os chamava de Trio, agora foram promovidos a Quarteto.

    4)Melhoras, muita saúde.

    ResponderExcluir
  6. Francisco Bendl02/11/2019, 12:49

    Meu caro amigo e professor, Rocha,

    Reverencio, admiro e te respeito, pela forma educada, tolerante e elegante, como te portas diante de religiões.

    Quem dera que tivéssemos este teu conhecimento e mente ampla neste particular, pois haveria um mundo muito melhor fora de nossas casas.

    Um forte e fraterno abraço.
    Saúde,muita saúde.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Bendl02/11/2019, 12:52

    Pimentel, meu caro,

    Sabes que sou um provocador nato, incorrigível!
    E, se lá pelas tantas, a "máfia de branco", que diagnosticou que tens uma virose, te receitou medicamentos que resolverão esta tua doença ocasional??!!

    Como que irias chamá-la:
    Anjos de branco?!

    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Wilson Baptista Junior02/11/2019, 16:07

    Mestre Antonio, esperamos sua prometida volta a essa conversa com o xará, que tenho certeza vai ser interessante. E meus parabéns pela netinha belga, mais uma para iluminar a vida dos avós e escutar seus conselhos sempre sábios. Que a música do Quarteto seja sempre harmoniosa. Um abraço do Mano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Salve Mano, obrigado sempre pelo espaço, pelas ilustrações e pelo estímulo a escrever mais e sempre.

      2)Breve envio outro diálogo com o xará.

      3) Ele foi um grande ecologista, quando as pessoas não queriam ouvir suas pregações, ele ia conversar com os peixes, e estes gostavam muito.

      Excluir
  9. 1) Obrigado Chicão.

    2) Sou um aprendiz dos mestres do Oriente e do Ocidente !

    3) Abraços !

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.