-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

30/06/2018

Confesso, sou um palhaço!

Carequinha, o palhaço que encantou o Brasil (fotógrafo desconhecido)


Antonio Rocha
Quando terminei o doutorado eu queria dar um tempo nos estudos filosóficos, literários e afins...
Fiz uma reflexão desde que nasci e cheguei à conclusão que sou um palhaço em potencial. Sempre gostei dos programas humorísticos que ouvia no rádio quando criança e depois na TV. A meu ver (até rimou), é algo formidável, você escrever um texto, a outra pessoa filmar e outros rirem. O riso é terapêutico, alivia, é um bom tratamento.
E o Senhor Buddha, que sabia das coisas, afirmou certa feita que a alegria é um dos fatores da Iluminação, ou seja, para você chegar a um grau sublime de santidade/sanidade é preciso umas boas gargalhadas. Inclusive rir de si mesmo, das nossas bobeiras.
Decidido a assumir minha face palhaça lembrei da irmã do meu genro que é atriz e fez curso de teatro na França. Eu sabia que ela havia feito curso de palhaça, certa feita me disse que foi a matéria que ela mais gostou. Há situações graves em nossa vida que só mesmo uma boa palhaçada para desopilar o fígado. Vejam a sabedoria popular em seu famoso adágio, informa que rir faz bem ao fígado.
Entre outras ela me ensinou que a primeira lição para ser um palhaço de verdade é não ter medo, nem vergonha do ridículo. Digamos, é ser sem vergonha no sentido criativo, artístico, palhaçal...
Às vezes o palhaço é chato, incomoda, mas é preciso budisticamente verificar o tal Caminho do Meio, para não ser mal interpretado. O cinema, a literatura, a televisão já explorou e muito o lado doloroso do palhaço, que sofre e tal.
Mas eu não estou falando desse palhaço. Estou falando do palhaço positivo, construtivo, de bem com a vida, alegre, contente, podem até me chamar de ingênuo, mas, por exemplo, vejo no grupo “Doutores da Alegria” um trabalho sério, importantíssimo através de bobagens, de palhaçadas, de afeto, de carinho com os que estão internados nos hospitais, asilos, casas de saúde, orfanatos...
O famoso Sigmund Freud, médico e pai da psiquiatria, psicanálise e afins tem um livro sobre o “Chiste” que estuda a questão do humor. Um outro livro muito ótimo é “O Riso” do filósofo Bérgson, sem contar os muitos exemplares nas prateleiras das livrarias que falam de piadas, charges etc.
Tem o humor saudável, de boas vibrações, esse é o meu. Tem o humor destrutivo, esse não gosto.
O tema é tão antigo quanto a humanidade. Rir é contagiante, certa feita, vi no YouTube uma experiência que fizeram onde um ator entra em um vagão do metrô, simula ver algo no celular e começa a rir, gargalhar e daqui a pouco todo o vagão está rindo a “bandeiras despregadas” como se falava no português arcaico, acho que é quando a pessoa perde a compostura de tanto rir.
No volume clássico de Lin Yutang “A Sabedoria da Índia e da China”, quinhentas e oitenta páginas, publicada em 1943 por Irmãos Pongetti, há um capítulo sobre o Humor Indiano e apresenta mais de vinte textos da antiguidade védica que foram reunidos, pela primeira vez no século II (dois) antes de Cristo. Mais adiante falarei dessas artes literárias humorísticas...
No Budismo temos o Buda Gordo e Sorridente, outro dia li que se representasse Cristo sorrindo, aqui e acolá tenho visto desenhos de Jesus sorrindo, mas não é muito bem aceito, em função do pesadelo da Cruz  (escrevo isso com todo respeito).
Contudo, algumas vezes, escrevi ou fiz palhaçada e não entenderam, disseram que eu estava ironizando, debochando... Não era, mas nem todo mundo está preparado para uma inusitada brincadeira no meio da rua.
Por exemplo, outro dia vi na cidade um amigo que não encontrava há bastante tempo ele estava com a mochila nas costas... brincando... inadvertidamente, puxei por trás a mochila dele, quando saía do metrô. Ele teve um susto deu um salto para o lado e já me encarou em pose de briga, iria me socar...
De forma Zen falei sorrindo:
- Calma fulano, sou eu, fazendo palhaçada...
Meio sem graça ele me abraçou sorrindo e respondeu:
- Ainda bem que eu não estava armado!
Confirmei outra lição do Curso de Palhaço: “Cuidado ao fazer palhaçada na rua com estranhos”.
E a antiga sabedoria popular já me dizia quando criança:
“Brincadeira tem hora!”
Não seja irresponsável com as suas palhaçadas...


13 comentários:

  1. 1) Obrigado Mano, pela ilustração, qdo criança eu cantava essa música do Carequinha que ouvia no rádio:

    2)O Bom Menino
    Carequinha

    O bom menino não faz pipi na cama
    O bom menino não faz malcriação
    O bom menino vai sempre à escola
    E na escola aprende sempre a lição

    O bom menino respeita os mais velhos
    O bom menino não bate na irmãzinha
    Papai do céu protege o bom menino
    Que obedece sempre, sempre a mamãezinha

    Por isso eu peço a todas as crianças
    Muita atenção para o conselho que eu vou dar

    (falado)
    Olha aqui.
    Carequinha não é amigo de criança que passa de noite da sua cama pra cama da mamãe
    E também não é amigo de criança que rói unha, e chupa chupeta.
    Tá certo ou não tá?
    Táaaaaaa

    Eu obedeço sempre a mamãezinha
    Então aceite os parabéns do Carequinha.

    O bom menino...

    (falado)
    Olha aqui.
    Carequinha só gosta de criança que respeita mamãe, papai, titia e vovó
    E seja amigo dos seus amiguinhos
    E também que coma na hora certa, e durma na hora que a mamãe mandar.
    Tá certo ou não tá?
    Táaaaaaa

    Eu obedeço sempre a mamãezinha
    Então aceite os parabéns do Carequinha.
    -Viva o bom menino
    Vivaaa

    3)https://www.letras.mus.br/carequinha/379156/

    ResponderExcluir
  2. 1) Outra música sobre o palhaço, da minha infância, anos 1960, com Teixeirinha.

    2) O estribilho fala "o palhaço o que é? é ladrão de mulher". Só que eu nunca roubei nenhuma mulher, em todos os sentidos..

    3)Ele também fala do lado triste do palhaço, mas não é o meu caso.

    4)Contudo, a música marcou época.

    ResponderExcluir
  3. 1)https://www.letras.mus.br/teixeirinha-musicas/1624754/

    2)Completando.

    ResponderExcluir
  4. 1) Eis o vídeo:

    2)https://www.youtube.com/watch?v=PbCMhqhtCps

    ResponderExcluir
  5. Olá Antonio,
    O título já me fez rir e ficar curiosa de porque palhaço. Me diverti e também fiquei cheia de lembranças e pensamentos. O trabalho do palhaço é sério. Tanto mais sério quanto mais palhaço. Sejam Doutores da Alegria ou de circo, ou os fantasiados de normais em encontros e festinhas. Esses, que conheço mais de perto, no cotidiano são tristes, infelizes até. Frequentemente se separam e acabam sós. Por que?
    Quando jovem frequentava a turma de trabalho do Mano. Todos mais ou menos da mesma idade, princípio de casamento e reprodução. E nas festas da criançada era comum convidar um palhaço para fazê-las alegres. E então, num desses lampejos de lucidez, descobri que ele divertia as crianças e eu divertia os adultos. Fiquei furiosa e prometi nunca mais ir. E não fui. Radical? Talvez. Talvez coisas da juventude. Talvez com o cachê eu até continuasse...
    Agora sou palhaço de familia! E de mim mesma.(rsrs) Acredite! E me divirto à bessa!
    Continue sempre feliz, com humor saudável e atento ao Caminho do meio.
    Obrigada pelo texto que me fez pensar.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Obrigado Ana pelos dois comentários.

      2)Lembrei tb do patriarca dos palhaços, a meu ver, o conterrâneo Abelardo Chacrinha Barbosa.

      3)Eu tb sou palhaço de mim mesmo. É divertido...

      4)Boa semana e boas alegrias !

      Excluir
  6. Oi de novo,
    Esqueci que nas lembranças veio o disco do Carequinha, aqueles pequenos com buraco grande no meio, e que a gente tinha que trocar o pino do toca disco. E meus meninos e eu cantávamos juntos essa música.
    Um transporte no tempo.
    Obrigada de novo.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Bendl01/07/2018, 13:26

    Rocha, meu amigo e professor,

    Brilhante artigo sobre o humor!

    E tenho sido teu discípulo, pois as minhas últimas crônicas postadas pelo nosso amigo Mano foram com ênfase às palhaçadas, as brincadeiras, ao riso.

    Na revista Seleções, da minha época, década de cinquenta, havia uma seção denominada "Rir é o melhor remédio", onde eram registradas piadas sensacionais.

    Pois bem, concordo plenamente que o riso, a alegria, as anedotas, indiscutivelmente melhoram a vida, a mente, e tornam a vida mais leve.

    Ah, antes que eu esqueça, o Carequinha é da minha época!!!
    Jamais vou esquecer quando ao vivo, na TV (não me lembro o canal que transmitia seus programas), o notável artista pulou sobre um fusca - ele era célebre nessa acrobacia!!

    E tinha as suas músicas, como:
    "O bom menino não faz pipi na cama ..."

    Quanto a eventualmente agirmos como palhaços, ótimo!

    Tanto nos divertimos internamente - desopila o fígado -, quanto alegramos quem está ao nosso redor, além de deixarmos uma imagem muito melhor do que aquela taciturna, séria, mal humorada, a famosa carranca!

    Parabéns pela crônica.
    Aplaudo fortemente as tuas palavras.

    Abração.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  8. 1) Obrigado Chicão, lembrei de vc qdo fiz um comentário acima e citei o link do Teixeirinha, que, se não me falha a memória era do RS.

    2) Realmente, rir é um santo remédio !

    3) Obrigado e boa semana !

    ResponderExcluir
  9. Moacir Pimentel02/07/2018, 07:32

    Antonioji,
    Ótimo esse seu post sorridente Parabéns! Penso que a figura do palhaço, através do tempos, tem tido um duplo e importante papel: nos fazer rir mesmo nos lembrando do quanto podemos ser irracionais e mesquinhos. A literatura nos mostra definitivos , nas suas tramas, muitos “bobos das cortes” lembrando a todos que não são tão espertos quanto pensam que são. Outro palhaço que, embora às vezes apareça bem triste, é inesquecível pelas imensas risadas que nos faz dar, nos foi presenteado pelo cinema:
    https://www.youtube.com/watch?v=1lU7WgMLwKM
    Porém o foco do seu texto sorridente é mesmo o riso que Dona Ciência já provou ser capaz de reduzir a pressão arterial e aumentar a circulação de anticorpos na corrente sanguínea, aqueles que nos tornam mais resistentes às infecções. Há um link entre a baixa imunidade e a depressão e há quem pense que a melancolia enlouquece as células. Mas aquela gargalhada que não acaba mais é boa também para essa coisa funda que chamamos de alma.
    O fato é que gostamos de rir e de quem nos faz rir e que rir junto é bom demais. Note como anotamos mentalmente as coisas engraçadas que ouvimos, vimos e/ou lemos para contar aos nossos e rir de novo e melhor. O riso é também um sinal de compartilhamento, pertencimento e afeto. É complicado conviver, por exemplo, quando não se consegue mais,juntos, lidar com situações complicadas sem senso de humor. Dizem que o melhor amigo é aquele que chora conosco. Não é verdade. É aquele que quando as coisas ficam realmente muito ruins é capaz de nos fazer rir. Alguém já definiu o riso como sendo a menor distância entre duas pessoas, Então... se o riso nos aproxima uns dos outros, se ele é capaz de unir as pessoas em momentos de graça, se consegue o milagre de impedir que a gente dê a nós mesmos e às nossas opiniões importância demais, então há sim alguma santidade no ato de rir e é hora de levarmos o nosso riso mais a sério (rsrs)
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Salve Pimentel, concordo plenamente.

      2)Vc escreveu um pequeno belo tratado sobre o riso, sugiro aumentar as linhas e postar mais um dos seus belos posts.

      3) Boa semana, com o Brasil caminhando na Copa e nos brindando com ótimos sorrisos.

      Excluir
  10. Prezado Prof. Dr. ANTONIO C. ROCHA

    Que bom um Artigo sobre Humor. E as lembranças do querido Palhaço Carequinha.
    Parabéns pela maneira alegre com que o senhor encara a Vida.
    E esses abnegados Humoristas que levam alegrias aos Hospitais, Orfanatos, etc merecem até Estátuas em Praças Públicas.

    Abração.

    ResponderExcluir
  11. Wilson Baptista Junior03/07/2018, 13:32

    Mestre Antônio,
    Uma vez li um provérbio, diziam que japonês, que dizia: "O tempo que você gasta rindo é um tempo gasto com os deuses".
    Com esse provérbio, e com o seu artigo, não posso senão concordar.
    Um abraço do Mano

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.