-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

28/10/2017

Humor

Nigel Bruce (Watson) e Basil Rathbone (Sherlock) - Wikipedia



Francisco Bendl
O que vem a ser “senso de humor”?
Rir ou fazer rir?
Ou ambos?!
O humor inglês é famoso para nós, os latinos, porque sem graça, sem a devida dose de tempero nas anedotas.
No entanto, pertence aos britânicos aquela que foi eleita a melhor piada do mundo dois, três anos atrás!
Holmes e Watson, a dupla imortalizada dos contos de Arthur Conan Doyle, resolveram acampar.
Watson, com a sua costumeira lógica interpelou o seu parceiro:
- Holmes, como vamos acampar se não temos nada para esta atividade?
- Não te preocupes, Watson, iremos ao Harrods e compraremos o que necessitamos, respondeu Holmes.
Dito e feito.
Na loja compraram barraca, fogão campeiro, panelas, lanternas, pilhas, sacos de dormir, produtos anti-insetos, alimentos, um rádio a pilha, livros, carvão... e na sexta-feira à noite rumaram para os campos do condado de Devon.
Prepararam o jantar, alimentaram-se bem, arrumaram a barraca que dava para os dois porque ampla e bem fechada, arejada também pois com janelas laterais e tecido que impedia a entrada de insetos, e foram deitar.
Lá pelas tantas, Holmes pergunta para o seu colega:
- Watson, estás dormindo?
- Não.
- O que estás vendo, questiona o detetive?
- Olha, estou muito alegre em ver a grandiosidade do firmamento, responde Watson.
- E que mais, quer saber Holmes?
- Pois vejo as estrelas, bilhões delas, infindáveis, maravilhosas, brilhantes como diamantes...
- Sim, sim, mas o que te deixou impressionado? pergunta ansioso Holmes?
- Bom, é que cheguei à conclusão que a minha pequenez é perfeita para se poder avaliar o Universo, seus mistérios, o seu equilíbrio, que impede estrelas, planetas e satélites se chocarem, e que deve ter havido a mão de um ser superior porque do nada não se origina nada... mas por que me perguntas tanto, Holmes, e qual é o teu pensamento sobre o que eu estou vendo?!
- Elementar meu caro Watson, ROUBARAM A NOSSA BARRACA!!!
Não sei se o humor está na conclusão do detetive ou na forma como o seu auxiliar via a Natureza sem se dar conta que a barraca não mais os protegia, mas a piada é verdadeiramente fantástica.
E sem palavrão, apelos à pornografia, chavões, mas tão somente a imaginação.
O humor seria ingênuo?
Ou sorrir é manifestação de músculos que, dependendo de quem, seja ou mais fácil ou mais difícil?
Convenhamos que uma gargalhada é muito bom, alivia, desopila o fígado, e nos deixa mais animados, a meu ver, claro.
E me vem à mente a lembrança do meu tempo de milico, servindo o Exército, onde as situações hilárias eram correntes, divertidas, e que nos tiravam gargalhadas sem fim.
Um soldado, que não queria servir, o Armando – na minha época éramos convocados, e somente era dispensado aquele que tivesse problemas físicos, pois o mental era muito difícil avaliar no alistamento –, diariamente nos aborrecia de que iria dar um jeito de pular fora do serviço militar.
Um belo dia começou a catar papel pelo chão do quartel. A cada pedaço, lia e jogava fora, exclamando:
- Não é isso.
E assim foi dias a fio.
A cada papel encontrado, ele o recolhia, lia e jogava fora dizendo:
- Não é isso.
O comandante da unidade vendo aquele recruta com um comportamento que não era habitual, pediu que ele fizesse um teste psicológico.
O psicólogo concluiu que ele estava desequilibrado, e expediu uma notificação ao comandante pedindo que o soldado fosse dispensado do Exército.
O Armando pegou a nota e leu:
- É isso!
Boas risadas a todos e diárias, escancaradas, mesmo que exageradas!


11 comentários:

  1. 1) Parabéns Bendl, eu gosto muito de rir e procuro levar a vida na Esportiva, como se dizia antigamente.

    2) Respeitosamente, perdão, mas eu discordo de vc, no primeiro parágrafo, quando afirma que "os latinos, porque sem graça". Respeito o seu posicionamento, mas o riso é universal...

    3) Até os animais sorriem quando alegres abanam a cauda para os donos...no caso do cães...

    4)Estou equiparando Humor e Riso, pois o Freud escreveu um livro sobre o "Chiste", falando da função social e terapêutica do Riso...

    5)No âmbito acadêmico existe um livro clássico chamado "O Riso", que é excelente, publicado em 1900, pelo filósofo Henri Bergson.

    6)Uma vez fiz um retiro espiritual na linhagem japonesa Seicho-no-Ie que toda manhã, incluía o "Treinamento do Riso", vez por outra faço-o até hoje...

    7)Bom fim de semana a todos com muita alegria, que Buda afirmava ser um dos fatores da iluminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl29/10/2017, 09:31

      Caro Rocha,

      Obrigado pelo comentário.

      Lembro que na frase que discordaste de mim, eu fazia menção aos ingleses, cujo humor não é tão escrachado quanto o nosso, então sem graça, pois não é apimentado, e dei o exemplo, onde uma anedota de origem britânica vencera um concurso como a melhor do mundo, e que dificilmente obteria esta premiação no Brasil, por exemplo.

      Evidente que o humor é universal porque os humanos sorriem. Uns mais e outros menos, mas é uma característica nossa, sem dúvida.

      E que bom haver treinamento do riso entre algumas seitas, pois é necessário rir.

      Aliás, quem tem a minha idade para mais, e foi leitor da Seleções, lembrará que havia uma seção intitulada "Rir é o melhor Remédio".

      Um forte abraço.
      Saúde e paz, Rocha.

      Excluir
  2. Olá Francisco Bendl, dissidente,
    Adorei seu post. Muito bem escrito. E muito bem exemplificado, ri sózinha num divertido começo de sábado.
    Até muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl29/10/2017, 09:49

      Aninha,

      Volta e meia precisamos aliviar o conteúdo que enviamos para nossas mentes, sempre atribuladas, preocupadas, atarefadas, algumas ansiosas, outras nervosas, muitas intranquilas e poucas absolutamente calmas.

      Um blog como o Conversas do Mano, especializado em cultura, artes, abordando a pintura, escultura, literatura, música, narrativas, crônicas, contos, indiscutivelmente nos eleva o pensamento e conhecimentos.

      Pois o humor deve estar entre nós como cultura, também, como algo a ser preservado, protegido e lembrado permanentemente.

      Tenho tido esta função, sem que me pedissem de, lá pelas tantas, eu apresentar um artigo calcado em situações hilárias, divertidas, amenizando a seriedade com que devemos ler os artigos referentes à arte, magistralmente apresentados pelos meus colegas, e por ti, Ana, cujas postagens são enternecedoras, sensíveis, com detalhes e pormenores que abrilhantam o teu trabalho sobremaneira.

      Obrigado pelo comentário, então, que me deixa alegre.

      Um grande e forte abraço, respeitoso, respeitoso (vou parar de escrever "respeitoso" como num ato de dissidência de possíveis mal entendidos, pois eu e tu sabemos que esta manifestação é de somente admiração e reconhecimento da minha parte pelo teu talento, e de seres a esposa de um grande amigo "desconhecido", haja vista que não nos conhecemos pessoalmente ainda)!
      Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

      Excluir
    2. Amigo, concordo plenamente com o humor e com a dissidência!
      Até.

      Excluir
    3. De novo,
      Vocês me escrevem coisas tão lindas que tenho vontades de mandar beijocas para todos, respeitosas como você diz. Mas tenho medo de parecer uma velhinha devassa, não por mim, que na minha idade é até um conceito interessante. (kkk) Mas por causa do senhor Redator, que é um homem muito sério, de princípios!
      Até mais.

      Excluir
    4. Francisco Bendl29/10/2017, 13:45

      Ora ora ora, Aninha, o Wilson não deixará de ser sério e de princípios se mandares os beijos para nós, claro que não!

      Agora, se fosse ele a mandar beijinhos, bom ...

      Mas eu te entendo, então mando eu um beijo na tua face - mais do que nunca este gesto, sim, respeitoso, porém de ternura e amizade!
      E, para o Mano, um abraço de urso, NÃO DE AMIGO URSO, mas enorme, forte, que envolve o seu corpo pelo meu tamanho, pois igualmente amistoso e fraterno.

      Excluir
  3. Wilson Baptista Junior28/10/2017, 17:57

    Chicão, gostei muito do teu post. Como disse teu amigo, "É isso!"
    Um abraço do
    Mano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl29/10/2017, 09:53

      Wilson,

      É isso, a gente ter um fim de semana alegre, leve, risonho, sabendo que se ainda achamos graças de piadas é porque estamos bem, ainda temos ânimo, disposição e humor.

      Obrigado pelo comentário, e um maravilhoso fim de semana que, espero, todos possam tê-lo na mesma medida de satisfação e prazeres.

      Um forte abraço, meu caro.
      Saúde e paz.

      Excluir
  4. Moacir Pimentel29/10/2017, 19:49

    Bendl,
    Parabéns pelo bem humorado post. Mas – so sorry ! - peço licença para discordar quando afirma que “o humor é universal porque os humanos sorriem”. O senso de humor é universal porque os humanos pensam. Para sorrir é preciso antes captar a mensagem da anedota, certo? Logo, não dá para entender o humor inglês pensando brasileiro nem o nosso humor pensando inglês. Aliás você foi muito feliz na escolha das duas piadas muito reveladoras tanto do “jeitinho” brasileiro de ser e de resolver as coisas quanto do sarcasmo autodepreciativo britânico e da capacidade que o "inglês" tem de rir de si mesmo, porque percebe-se como alguém falível, imperfeito, alguém que faz escolhas erradas, que paga micos, que nunca conseguirá agradar a todo mundo, como alguém que é risível e que por isso mesmo não se leva tão a sério.
    Só pode alterar a vida quem aprende, quem muda sua atitude mental ou seja passarinho não canta porque é feliz mas é feliz quando canta.
    O riso talvez seja tão importante para a vida quanto o sal, na medida certa, é para a comida. Como o sal, ele bem que arde quando é esfregado em nossas próprias feridas, mas sentir esse incomodo é estar vivo e à mesa! Penso que o bom senso e o senso de humor são irmãos de pai e mãe que se movem em velocidades diversas.
    Feliz de quem aprende rindo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Francisco Bendl30/10/2017, 07:58

    Pimentel,

    Muito obrigado pelo comentário.

    Mas, faz-se necessário uma correção em minha defesa.

    A frase "o humor é universal porque os humanos sorriem", que dela discordaste não é minha.

    Quem a escreveu comentando sobre este simplório artigo foi o nosso amigo Rocha, ao expor as suas razões sobre o riso.

    Sobre o que disseste, Pimental, e muito bem escrito, tens plena razão quanto à importância do sorriso e, mais ainda, de quem aprende sorrindo, indiscutivelmente.

    Lá pelas tantas, justamente pelas gargalhadas e passagens hilárias de nossas vidas, episódios divertidos, que a escola e o Exército ou Marinha ou Aeronáutica nos causam tanta satisfação em relembrá-los, justamente porque nos possibilitaram momentos muito engraçados, inesquecíveis, que nos fizeram rir muito e à toa!

    Um grande abraço.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.