-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11/01/2018

Esperança

Qual matutina stelle esce de l'onde / rugiadosa e stillante, o come fuore / spuntò nascendo già da le feconde / spume de l'ocean la dea d'amore / tal apparve costei, tal le sue bionde / chiome stillavan cristalino umore (Tasso - Gerusalemme liberata - estátua de Venus de Giambologna)


Domingos Ferreira
Alvíssaras
Ao fim de uma linda tarde do dia 1/1/2018, fui caminhar no calçadão lotado, passei pela estátua do Drummond, cercada de gente, e me sentei no banco seguinte, a uns cem metros adiante.
Uma Lua espetacular, nascendo do mar a Leste, dominava o cenário irreal. Em seguida, varri com o olhar mais para o Sul, sobre a ponta do Forte, e tive a grata surpresa de redescobrir Vênus, a meia altura. Ela se esforçava, com um brilho forte, para chamar minha atenção. Orgulhosa e ciumenta, nada tinha a ver com a cafonice da Lua.
Havia meses que eu ia para aquela posição na praia, tentando restabelecer nossos encontros, rotineiros nos muitos mares, desde Tenente, e que, na Reserva, continuavam nas caminhadas atuais.
Passamos uma boa meia hora, como velhos e apaixonados enamorados, botando o assunto em dia.
Voltei para casa feliz.
Viva 2018!!!


12 comentários:

  1. Francisco Bendl11/01/2018, 11:10

    VIVA 2.018!

    ResponderExcluir
  2. Moacir Pimentel11/01/2018, 19:59

    Prezado Domingos,
    Bota "Alvíssaras" nisso! Poder ver no primeiro dia do ano, a cem metros do Drummond além daquela super Lua também a sua Estrela da Manhã deve ter sido poesia na veia! E poesia, desde os tempos de eu menino, me ensinaram que se deve responder com outra. Dessa vez deixo-lhe algo de que andamos muito necessitados, nas pretinhas do gaúcho Quintana.
    Esperança
    Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
    Vive uma louca chamada Esperança
    E ela pensa que quando todas as sirenas
    Todas as buzinas
    Todos os reco-recos tocarem
    Atira-se
    E
    — ó delicioso vôo!
    Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
    Outra vez criança...
    E em torno dela indagará o povo:
    — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
    E ela lhes dirá
    (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
    Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
    — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

    Um grande abraço e um Ano Bom para você e os seus!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Moacir
      Eu sabia que você iria responder com uma poesia. E apareceu com "uma louca chamada Esperança" do Quintana.
      Sim! É um "delicioso vôo" com uma "meninazinha de olhos verdes"!
      Vamos mergulhar de cabeça!
      Um forte abraço.
      Domingos

      Excluir
  3. Olá Domingos,
    Romântico como não poderia deixar de ser em um texto encantador.
    Mas a lua não é brega. Isso é ciúme da sua Vênus.
    A lua encanta amantes, navegantes, coiotes e dingos, vampiros e lobisomens. Consola dores e ilumina nossos cantos escuros. E bruxas com vassouras (você nunca viu uma recortada na lua?) e magos com caldeirões borbulhantes.
    Um ano muito bom para você.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Ana
      Concordo plenamente! A LUA NÃO É BREGA!!!
      Com sensibilidade feminina, você identificou que esse insulto partiu da minha amada e enciumada Vênus, com quem eu não queria discutir após tantos meses sem nos vermos.
      Paciência...
      Tudo de bom para você também.
      Domingos

      Excluir
  4. Wilson Baptista Junior12/01/2018, 22:12

    Estrela Vésper ou Estrela Dalva,
    Namorada dos mares ou deusa dos amores,
    No céu ou no coração ou na memória,
    que ela sempre te acompanhe nos anos que virão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Mano
      Estou muito feliz por ter provocado sua veia poética. Obrigado pelos votos de Vênus sempre me acompanhar.
      Acrescento, também, o impacto da belíssima figura de Vênus que você escolheu para ilustrar o texto. Eu não conhecia Giambologna e sua extraordinária obra. Passei um bom tempo admirando seu trabalho na internet.
      Um grande abraço.
      Domingos.

      Excluir
  5. Heraldo Palmeira13/01/2018, 20:28

    Meu caro amigo,
    A única lua brega é aquela dos astronautas, pois não é romântica. No mais, viva sua paixão. Apaixonadamente, como sempre foi. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo de fé Heraldo
      Já me expliquei todo com a Ana sobre a breguice da Lua. Coisas femininas, para as quais temos de ter muito cuidado nessa era de empoderamento das nossas caras- metades.
      Sou também apaixonado pela Lua.É sempre um dilema.
      Continuo sorvendo seu belo livro.
      Um grande abraço.
      Domingos

      Excluir
  6. 1) Salve DF = Domingos Ferreira, quando saiu publicado o seu texto eu estava na capital federal, minha Brasília querida e amada, e por extensão todo o DF, sua bela crônica me fez lembrar...

    2) Aos 16 anos, lá no Gama, uma cidade satélite, decidi ser aprendiz de escritor. Estou até hoje estagiando... então eu perguntava ao meu pai:"Me diga um tema para eu escrever hoje a noite?" Ele olhava para o azul do céu noturno e respondia:
    "Fale sobre o firmamento, tem tantas estrelas, tantas fontes de inspiração".

    3)Assim, aos poucos, fui aprendendo a dialogar com a Via Láctea. Minha irmã mais velha, cética, quanto a minha arte sugeria...

    4) Toma "Farinha Láctea" da Nestlé, pelo menos alimenta. Então fui trabalhar com gráficas e publicidade.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Antonio
    Eu também me atrasei nas respostas ao amigos do nosso blog, devido à correria de fim de ano.
    De qualquer maneira, agradeço muito suas observações.
    Quanto a conselho de irmã mais velha , durante muito tempo, fui obrigado a tomar um terrível "xarope" de óleo de fígado de bacalhau, cujo nome esqueci, graças a Deus.
    Abraço fraterno
    Domingos

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.