-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02/07/2017

Um alerta preocupante

imagem NASA/GSFC/Reto Stöckli, Nazmi El Saleous, and Marit Jentoft-Nilsen

Francisco Bendl
Li recentemente uma notícia onde o físico Stephen Hawking alerta que a raça humana poderá ser extinta em trinta anos!
Diz o artigo:
“A humanidade está em perigo devido às mudanças climáticas e ao excesso de pessoas, afirmou o físico Stephen Hawking durante palestra no festival de ciência Starmus, em Trondheim, na Noruega. Questões como a elevação da temperatura e o excesso de população podem contribuir para que a raça humana comece a ser extinta em 30 anos, segundo o professor.
Hawking acredita que o ideal seria os seres humanos criarem colônias na Lua e em Marte, para garantir a sobrevivência da humanidade, já que com a falta de espaço, os únicos lugares possíveis são outros mundos.
– A Terra está se tornando muito pequena para nós. Nossos recursos físicos estão acabando de forma alarmante – afirmou.
Hawking disse que tudo isso não se trata de ficção científica e, sim, da lei da probabilidade. Por isso, segundo ele, se nos espalharmos pelo mundo, podemos mudar completamente o futuro dos seres humanos.
Stephen Hawking é um físico e cosmólogo que ajudou a entender a origem do universo, o papel dos buracos negros e escreveu o livro Uma Breve História do Tempo, enquanto multiplicava sua estimativa de vida muitas vezes. Diagnosticado aos 21 anos com esclerose lateral amiotrófica (ELA), tinha a expectativa de viver no máximo três anos e, em janeiro deste ano, comemorou seu 75º aniversário.”
Conforme a notícia acima, publicada recentemente, o pessoal que defende a Natureza e até com uma certa intolerância tem plena razão!
O ser humano está liquidando com as reservas do planeta, seus recursos hídricos, climáticos, sua proteção natural dos raios solares, exaurindo a terra com defensivos agrícolas, e pulverizando a sua crosta com bombas, agentes químicos e desfolhantes.
De fato, de nada nos adiantará a educação aprimorada, a cultura aperfeiçoada, os conhecimentos mais aprofundados, as pesquisas interplanetárias, se o nosso hospedeiro nos despejar, se o locatário não mais renovar o contrato que temos para residir na sua casa!
As emissões de gases, a poluição, os rios tomados por lixo, mares com suas águas escondendo plásticos e destroços que os prejudicam, extinções de animais, peixes, a flora e fauna sendo devastadas, minérios de tanto serem explorados não mais existindo, a vida humana – ou melhor -, qualquer tipo de vida está ameaçada pela destruição da Terra, exigindo que nos debrucemos em elaborar meios de preservar esta nave que somos seus passageiros.
Muito antes de criticarmos as nações mais poluentes, China, Estados Unidos, Rússia, França, Itália, Alemanha... tratemos de deixar nossos quintais limpos, nossa casa limpa, colaborando com a separação do lixo em orgânicos e inorgânicos, e dar a nossa parcela de contribuição para que não sejamos extintos em trinta anos, pois o processo indiscutivelmente está em andamento, e do jeito que se encontra é inexorável que a vida no planeta seja mesmo exterminada por nossa culpa e total irresponsabilidade quanto aos cuidados que deveríamos ter na sua preservação, pois a Terra é destrutível e a sua existência limitada!


14 comentários:

  1. 1) Gostei muito do artigo do Bendl, atualíssimo !

    2) Lembrei então de uma teoria espírita que, nós habitantes do planeta Terra, fomos expulsos do planeta Capela (a Ciência confirma a existência da estrela Capela na Constelação do Cocheiro).

    3)E agora, nossa espécie humana corre o risco de ser expulsa da Terra e ir para um outro planeta e recomeçar tudo, a partir da Idade das cavernas.

    4)Somos predadores de nós mesmos. Depois da esculhambação geral, que o artigo do Chicão fala, uns chamam de Apocalipse (já está acontecendo) só uns pouquíssimos ficarão por aqui e o resto, a sobra vai para outro planeta.Vai em espírito, para reencarnar lá nesse outro astro sideral.

    5)A Terra vai virar um Paraíso, para os que ficarem... e os reprovados... nômades siderais... vão literalmente "baixar" em outros terreiros, tipo um download cósmico...

    6)O livro chama-se "Os Exilados de Capela", de Edgard Armond, edição de 1949. Espiritualistas acreditam, eu budista tb.

    7) Bom domingo, boa semana para todos (as)... e a vida continua pós planeta Terra... pois ela é infinita, reencarnando-se através dos planetas.

    8) Disse Jesus: "Há muitas moradas na casa de meu Pai"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl03/07/2017, 09:48

      Meu caro Rocha,

      Muito obrigado pelo comentário.
      Interessante o modo como o budismo interpreta esta questão a respeito dos "nômades siderais".
      Um grande abraço.
      Saúde e paz.

      Excluir
  2. Flávio José Bortolotto02/07/2017, 18:07

    Muito interessante o Artigo do Sr. FRANCISCO BENDL sobre o alerta do grande Físico e Cosmólogo Inglês Dr. STEPHEN HAWKING (75), de que, dentro de 30 anos ( a partir do Ano 2047 - arredondemos para 2050), a Raça Humana começará a "ser extinta", ( se bem que não disse quando seria a extinção total), e portanto deveríamos ser prudentes e começarmos os preparativos para estabelecermos Colônias permanentes fora da Terra, a começar pela Lua e Marte, para quando a Terra não fornecer mais sustentabilidade de Vida Humana, termos lugar para Emigrar.

    Seguramente deve estar faltando Verbas na Inglaterra (UK) para as Pesquisas de Cosmologia, para que o grande Físico e Cosmólogo Dr. STEPHEN HAWKING se saísse com essa.

    Uma coisa é cuidarmos zelosamente dos Recursos Naturais e da POLUIÇÃO de nossa Espaçonave Terra, outra coisa é propor a instalação de Colônias Permanentes no Espaço, a começar pela Lua e Marte, como solução para a extinção da Vida Humana na Terra.
    Que efeito teria a Força de Gravidade Lunar de 1/6 da Gravidade Terrena, e a de Marte +- 1/2 da Gravidade Terrena, a longo Prazo, e a vida toda, sobre nossos Corpos? e quanto seria o Custo para criar nos Desertos Lunares e Marcianos uma Estrutura Fechada pressurizada a 01 Atmosfera e com Temperatura de +- 25 Graus Celsius e condições de produzir Água/Oxigênio/Alimentos para Todos?

    Não, muito mais lógico é cuidar de nossa Espaçonave Terra, Administrar o crescimento/decrescimento de nossa População Total, e rezarmos para que o Egoísmo Humano não desencadeie uma Hecatombe Nuclear que pode começar até por acidente.

    E não adianta pensar muito a longo Prazo, porque a longo Prazo, nosso SOL que está queimando Hidrogênio a uma Taxa razoável, terá queimado todo o combustível, e Nós em vez de "Aquecimento Solar", teremos a gelificante Temperatura de ZERO Graus KELVIM ou - 273,15 Graus Celsius, quando então TODOS viraremos GELO.

    Fico Feliz em ler os Artigos do Sr. FRANCISCO BENDL, porque ele esteve se recuperando recentemente "no Estaleiro", e graças a D´US" já está de volta.
    Abração.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl03/07/2017, 09:54

      Caro mestre Bortolotto,

      Grato pela tua participação, sempre bem-vinda.

      Aplaudo os cálculos sobre a comparação entre preservarmos o planeta ou nos aventurarmos em construir colônias na Lua e Marte.

      Se precisamos de todos os recursos disponíveis na Terra à nossa sobrevivência, imagino com a transferência de bilhões de dólares à construção dessas colônias e viagens de muitos meses a Marte!

      Certamente que nós mesmos nos exterminaríamos antes de acabarmos com os recursos terráqueos, indiscutivelmente!

      Um forte abraço.
      Saúde e paz.

      Excluir
  3. Wilson Baptista Junior02/07/2017, 21:47

    Chico, além das razões apontadas pelo Hawking (e que, como bem apontou o Bortolotto, seriam mais bem atendidas pelo cuidado e manutenção para com o nosso planeta) existe uma razão forte para trabalharmos na expansão da humanidade para fora da Terra. Quem viu o estrago que a trombada do cometa Shoemaker-Levy fez em Júpiter em 1994 viu que se em vez disso ele tivesse batido na Terra teria liquidado com a vida no nosso planeta - e o mundo acordou para uma ameaça que, embora difícil de quantificar, é real e presente.
    É preciso e urgente, sim, cuidar do planeta que nós temos, e que por enquanto é o único, para evitar que a vida seja destruída por nossas próprias ações irresponsáveis. Mas é preciso também criar uma escapatória para uma ameaça que não depende de nós. E essa, por mais difícil que seja, está lá fora. O mundo já perdeu muito tempo, desde a época da corrida espacial que levou os americanos à Lua em 1969, que poderia ter trazido muito mais avanços à nossa capacidade de sair da Terra. Vamos ver se agora não perdemos novamente o rumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl03/07/2017, 10:03

      Caríssimo Mano,

      Lembro-me muito bem deste episódio, que foi filmado, do choque do cometa em Júpiter, algo descomunal pelo ocorrido e mostrado ao mundo o impacto de um bólido sobre o planeta com o seu poder de devastação!

      De fato, se tivesse sido com a Terra não mais existiríamos e, se estamos vivos, devemos agradecer ao gigante Júpiter, que nos protegeu desse impacto.

      E concordo contigo quanto a atraso que se verifica sobre às possibilidades de preservação da espécie humana, na eventualidade de um choque com um meteoro. Caso seja dentro de alguns anos e seremos liquidados porque não temos para onde ir.

      Se a construção de colônias implica muito dinheiro, pelo menos que alguns sobreviventes tenham a chance de dar continuidade aos humanos, e não abandonemos este Universo da maneira mais cruel e desnecessária.

      Um grande abraço, Wilson.
      Saúde e paz.

      Excluir
  4. Moacir Pimentel03/07/2017, 07:13

    Bendl,
    Que bom saber que você está recuperado e de volta ao teclado repercutindo esse importante alerta do físico Stephen Hawking que foi publicado pelo Telegraph e republicado por O Globo. É realmente uma grande idiotia da nossa espécie abusar dos recursos finitos do planeta azul como se não houvesse amanhã se ainda não sabe como sair dele e muito menos como colonizar outras paragens siderais.
    De resto creio que os demais comentaristas já disseram tudo. O único reparo que faço não é ao seu texto mas ao tom apocalíptico dos tais trinta anos, que eu sinceramente não entendo porque não seriam vinte cinco ou quarenta e que conflitam com outras declarações do professor, mais conservadoras, feitas em 2016 nas quais afirmava que os seres humanos não poderiam sobreviver mais de mil anos na Terra, para depois mudar o enredo para quinhentos anos e, pelo menos para o jornal Daily Mail, em 20 de junho de 2017, falar em duzentos:

    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4623610/Stephen-Hawking-warns-200-years-escape-Earth.html

    É claro que os jornalões podem ter "sensacionalizado" as declarações do brilhante físico e que o Trump pode ter ajudado a diminuir essa conta, mas ao fim e ao cabo, números tão conflitantes não ajudam a tornar crível o alerta de um perigo que real e que deveria motivar a todos seriamente a, como você tão bem coloca, cuidar melhor da nossa casa para não sermos despejados e a procurar um novo destino.
    Um grande abraço e muita "saúde e paz"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl03/07/2017, 10:13

      Caro Pimentel,

      Concordo que o alerta do brilhante físico seja um tanto exagerado, mas não deixa de ser uma advertência importante, ainda mais para os países industrializados que não obedecem a qualquer convenção ou tratado na diminuição de poluentes, causas do aquecimento global.

      Se choque de um cometa conosco ou com qualquer outro planeta que nos dirigirmos é inexorável, pelo menos tratemos de cuidar do nosso, evidentemente.

      Agora, existem várias formas de a vida na Terra ser extinta, até mesmo por um vírus, tipo a Gripe Espanhola.

      Ou a explosão de um super vulcão; um impacto de raios gama, a Terra sair da sua órbita; a aproximação com o sol ...

      Na verdade este sistema solar tem um fim decretado, pois até mesmo o astro rei tem a sua data de desaparecimento, e com ele a Terra e demais planetas, pois a sua gravidade expandindo com o seu esfriamento nos atrairá como imã, e fim de história ou, até mesmo, surgir um buraco negro na nossa galáxia, Via Láctea, e nos sugar facilmente para dentro de si!

      Os perigos são muitos, razão pela qual não precisamos ser nós mesmos mais um risco para esta planeta tão belo!

      Um grande e forte abraço, Pimentel.
      Saúde e paz.

      Excluir
  5. Andre dos Anjos03/07/2017, 09:18

    Além da separação do lixo para reciclagem existem outras pequenas atitudes interessantes e importantes. Temos no apartamento um minhocário, que consome cascas de frutas, restos de salada, folhas secas e algumas coisas mais, produzindo húmus para nossas plantas e para ser dado de presente, e chorume, que diluído adequadamente é um fertilizante de primeira. Com isto o volume do lixo diminui muito, e muito do que seria lixo se transforma em recurso.

    ResponderExcluir
  6. Francisco Bendl03/07/2017, 13:01

    Prezado André,

    Grato pela tua participação e ideia de como podemos colaborar com a nossa casa, dos terráqueos.

    A sugestão do minhocário é excelente, ainda mais para quem reside em grandes cidades e apartamentos, pois as minhocas seriam uma espécie de transformação do lixo em adubo natural, melhorando hortas, jardins e pomares.

    Um forte abraço, e parabéns pela forma como preservas este planeta, nossa residência, pelo menos por enquanto.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  7. Que felicidade te saber por aqui amigo dissidente!
    Ficou bastante bom? O suficiente para ir tocando o bonde?
    Você me apavorou com os tais trinta anos. Fiquei pensando nos meus lindos e apaixonantes netos. Que verei daqui a pouco, por sinal. Eles chegaram a BH sábado com os outros avós que foram para o aniversário de sete anos do menor. Vai ser muito bom.
    Os comentários me tranquilizaram um pouco, mas minhocário, com chorume e tudo no apartamento, nunca!
    Até mais.

    ResponderExcluir
  8. Francisco Bendl03/07/2017, 16:56

    Minha querida Aninha e colega dissidente, esposa do meu amigo Wilson, nosso oponente político,

    Muito obrigado pelo comentário.

    Ainda me encontro em restabelecimento - eu, do alto dos meus 68, levo mais tempo que os jovens para pôr a carcaça em andamento de novo.

    Nada que agora me impeça de tecer algum texto ou comentário, a menos que a preguiça seja mais determinante, e vença a vontade hoje mais frágil que recentemente, confesso.

    A pneumonia me deixou bem mais pobre em termos de inspiração, e para quem já a tinha em raras ocasiões, atualmente as ideias vêm no sentido de trocar o filme da Netflix ou o seriado.

    Acho que, aos poucos, voltará a gana de escrever e registrar meus pensamentos sobre um que outro assunto ou relatos que me venham à mente e que eu os julgue passíveis de ser contados neste blog extraordinário, neste oásis cultural.

    Quanto à nossa extinção, observa, Ana, que somos mais uma vez inocentes nesta evasão de condições terrenas e, mesmo assim, pagaremos o pato com as nossas vidas se não tomarmos medidas que protejam e mantenham este planeta habitável.

    Qualquer semelhança com a forma como somos tratados no Brasil não é mera coincidência, pois da mesma forma somos eliminados pela falta de saúde, segurança, apesar de nos cobrarem a mais alta carga tributária do planeta, e com um retorno quase zero da arrecadação bilionária obtida, verba praticamente dirigida ao pagamento de salários milionários para parlamentares e magistrados!

    Pois igualmente nos cobram e caro pela poluição atual, justamente do povo que, se por um lado produz montanhas de lixo, do outro, a sujeira é facilmente descartável e biodegradável, muito diferente da toxicidade dos dejetos produzidos pelos produtos industriais, e cujos capitães de indústria vivem impunes, assim como os governantes que não se importam com a espaçonave Terra, prestes a acabar o seu combustível!

    Mas, até lá, viveremos plenamente dias maravilhosos com os netos, filhos, noras, maridos e esposas, afora um desses pequenos hoje em dia inventar a salvação do planeta, sabe-se lá!?

    Um forte e grande abraço, Ana, respeitoso, claro.
    Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

    ResponderExcluir
  9. Heraldo Palmeira05/07/2017, 00:42

    Bendl,
    Tudo já foi dito aí acima. O que ainda me surpreende é como somos estúpidos e competentes na destruição. Penso que pelo fato de sermos finitos, e nossa existência individual ser um grão de areia na contagem do tempo, assumimos a postura de que a desgraça virá depois de mim e, portanto, não tenho que me preocupar. Taí o resultado brilhante! Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Francisco Bendl06/07/2017, 09:33

    Prezado Heraldo,

    Muito obrigado pelo comentário, e honra minha de eu ter um texto teu dirigindo-se a mim diretamente!

    Como achei interessante este alerta dado por um dos homens mais brilhantes do século passado, um cientista renomado, de reconhecida e brilhante inteligência e capacidade, decidi enviá-la para o Mano que, se quisesse publicá-la, a meu ver seria algo útil.

    E quanto mais comentamos a respeito, constatamos que precisamos levar adiante um processo de manutenção desta espaçonave, que passeia conosco ao redor do sol e que nos recebe para podermos desfrutar da sua beleza e acomodações.

    Pensando em somente lucrar e ganhar dinheiro, o homem tanto desconsidera seus semelhantes quanto a si mesmo, quanto mais com o planeta!

    Ora, conforme aviso do cientista inglês, o início da nossa extinção pode mesmo ser dentro de trinta anos, caso não nos preocuparmos devidamente com a Terra, e passarmos a tratá-la melhor, com mais consideração e respeito.

    Um forte abraço.
    Saúde e paz, Heraldo.


    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.