-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

29/09/2017

O Monge e o Espírito Tarado

Suzuki Harunobu - Mau Comportamento - xilogravura - 1770 (imagem Wikipedia)

Antonio Rocha
Estou recontando uma história que faz parte da quase três vezes milenar literatura budista:
Em um pequeno povoado, assim um pouco afastado da cidadezinha, havia um monge idoso que morava sozinho em uma cabana. Então os moradores da cidade combinaram que cada dia uma família iria se encarregar do almoço e, quando terminasse a última casa, a “roda retornaria a rodar” que é uma expressão tipicamente budista para representar a eternidade do tempo sempre girando impermanentemente, infinitamente.
Cada dia, na hora do almoço, uma pessoa levaria o que hoje nós chamamos de “kentinha”. Antigamente era um recipiente de barro, com os alimentos e um pano de prato envolvendo e protegendo a comida.
Quando eu era criança, vi muitas vezes, vizinhos levando a comida desse jeito para os trabalhadores nas obras, bem antes do advento das “quentinhas”.
Voltemos ao texto; belo dia então foi escolhida a menina Fulana, adolescente, filha de uma devota família. A mãe preparou com todo esmero e carinho o prato. De acordo com a multimilenar tradição, quando você, de livre e espontânea vontade oferece alimentos a um monge que vive retirado do mundo, só rezando, meditando, isso traz muitas bênçãos para a família.
- Fulana, hoje é a sua vez de levar o almoço do monge! – chamou e mãe.
E prontamente a menina apareceu, toda feliz para cumprir sua tarefa religiosa.
Lá se foi contente pelo caminho rumo à floresta onde o religioso morava.
Mas... o que não estava no roteiro é que a jovem sempre demorava um pouco, conversava com o monge enquanto ele almoçava e depois trazia a tigela vazia para lavar.
Então, ela voltou rapidamente, toda assustada, cansada com o coração batendo apressado e com uma cara estranha. Claro que a mãe perguntou:
- O que foi que houve menina, você entregou o prato ao monge?
- Entreguei sim mãe, mas...
- Mas o quê? Fala logo...
- Mãe é que o monge tentou me agarrar...
- Ah! meu Senhor Buddha, que história mais esquisita, e logo na minha família... aconteceu, de fato, o que, Fulana?
- Na verdade mãe, não aconteceu nada... mas ele quis me agarrar, eu deixei a comida lá e saí correndo...
- Era só o que faltava, será que não é fantasia sua, dessa cabeça oca sua, nessa idade as pessoas imaginam muitas coisas desse tipo, viajam fora da realidade.
- Não é mãe, eu não falo mentira, eu tenho certeza...
- Então vamos fazer o seguinte... temos que pegar o prato de volta. Você vai voltar lá e vai contar ao monge tudo o que você me disse, vamos ver qual vai ser a reação dele.
A contragosto a menina voltou e quando avistou o monge ele já havia almoçado devolvendo o prato de barro.
- Ô menina, que cara esquisita é essa? Algum bicho te mordeu no caminho?
- Monge, desculpe, mas é que eu contei a minha mãe que o senhor quis me agarrar, perdão mestre...
O religioso começou a rir com uma gargalhada alta e disse:
- Ô Fulana, diz para sua mãe que naquela hora, estava perto de mim um Espírito tarado e ele me influenciou, atuou em mim, mas agora já passou, ele já foi embora...
- O senhor vai ficar chateado comigo?
- Claro que não, você falou a verdade e eu também estou falando a verdade. Pode voltar e muito obrigado pelo almoço que estava ótimo!
Enquanto o religioso devolvia o prato vazio, recitou um mantra de agradecimento pela refeição. Abençoou a menina, sem tocá-la e ela voltou satisfeita e sorridente.
Moral da História: O Budismo tem uma outra abordagem para o sexo, diferente do Ocidente. Hoje, numa linguagem corrente no Brasil, diríamos que o monge assediou a adolescente. Mas a Literatura budista e a espiritualista também confirma isso, muitas vezes, não é só a pessoa, só a carne querendo o sexo, às vezes, também é um Espírito de outra dimensão, um ser invisível, que por uma série de fatores, que não vem ao caso agora, para não tornar o artigo longo, pode atuar no médium e, às vezes, ocorre o enlace...
Alguns dizem também que, essa história de Espírito, é uma desculpa esfarrapada...
Cada um tire as suas conclusões...


10 comentários:

  1. Francisco Bendl29/09/2017, 09:29

    Rocha,

    Essa tua história me lembra o demônio para os cristãos, onde as atitudes incorretas são atribuídas ao pobre do diabo, nessas alturas se sentindo como Lula, um perseguido!

    O monge foi esperto, ladino, e quis se sair bem da situação. Inexplicável e inaceitável que um "espírito" tenha sido o culpado pelos desejos do sacerdote, que tentou agarrar a menina.

    Ora, como que os espíritos teriam influência sobre os vivos, se não podemos como fazer com eles o que fazem conosco?!

    Se, no Budismo, o equilíbrio é fator preponderante em qualquer circunstância, decididamente o "além" se intrometendo em nosso meio causará fortes desequilíbrios, como este, por exemplo, de uma pessoa confiável, onde todos na aldeia gostavam dele e o respeitavam, um monge, ter tido esta vontade de obrigar a menina a fazer sexo.

    E logo um monge, cujo espírito deveria ser superior?!

    Não sei, Rocha, meu amigo, se eu devo retornar ao plano terreno ainda até o fim dos tempos, mas respeitosamente não acredito em certas passagens tanto budistas quanto cristãs, pois as considero extremamente ingênuas, inacreditáveis, sem qualquer fundo de verdade, de lógica, de fundamento.

    Essa questão de afastar as nossas irresponsabilidades e comportamentos inadequados culpando espíritos do mal ou ao demônio é inconcebível, qualquer coisa como o poder fora desta vida ser mais poderoso que o Criador ou ao próprio Buda, ou seja, uma clara desobediência a Deus ou ao Mestre de uma turma que já foi embora, porém faz questão de importunar quem ainda existe.

    O texto é legal, mas inverossímil, e se estou opinando desta forma, trata-se da liberdade que deste para cada um de nós tirarmos as nossas próprias conclusões e, a minha é esta, que o monge foi malandro, esperto, quando atribuiu ao "espírito tarado" a sua atitude condenável relatada pela menina!

    Aliás, tomara que esta moda não vingue, pois não teríamos mais como condenar pedófilos, estupradores, os que assediam as mulheres em ônibus, nas ruas, em qualquer ambiente ... haja vista que este comportamento condenável foi em decorrência de espíritos tarados ou de demônios com a libido em excesso!

    Um abraço, meu caro Rocha, forte e caloroso.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  2. Moacir Pimentel29/09/2017, 10:51

    Antonioji,
    Chamou a minha atenção ao abrir o link do seu post a sua ilustração, uma inteligente gravura Shunga de nome Mau Comportamento, compartilhado inclusive pelo casal de bichanos no peitoril da janela, em primeiro plano. Devo confessar que prefiro as coisas do Hokusai (rsrs) mas deixo registrados os parabéns à pericia e bom humor do Senhor Ilustrador que com o desenho resumiu o artigo.
    Em seguida penso que, se somos animais que possuem o nervo emergente da mente e isso que, na falta de melhor palavra, chamamos de "alma ou espírito" , deveríamos trilhar o pleno caminho do meio, buscando o equilíbrio de todas as nossas partes. Portanto a leitura que faço é que toda essa castidade do seu protagonista não devia estar fazendo nada bem ao "espírito" dele. Finalmente, e pelo menos nessa minha presente existência, estou com o Millôr e não abro: De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência".
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Pimentel, vc tem toda razão. Millor Fernandes é grande !

      2)Só esclarecendo, no Budismo existem ordens celibatárias e não celibatárias, fica a critério de cada um...

      3) No caso da história acima parecia um monge celibatário que pisou na bola... sendo pretensamente... celibatário ... não sabemos se depois desse manina ele continuou celibatário ou não...

      4) A história fica em aberto, a critério de cada um ...

      Excluir
  3. 1) Amigão Bendl, por um lado vc tem toda razão... temos que ter responsabilidade pelos nossos atos... assumir aquilo que fazemos...

    2) Por outro lado, Chicão, existe sim a influência do outro lado. Espíritas também sabem disso. Um médium desequilibrado apronta, às vezes, influenciado pelos maus espíritos que os cristãos chamam genericamente de Diabo...

    3)Também é verdade que a pessoa de carne e osso pode "influenciar" espíritos, para o bem e para o mal.

    4) E vou mais além... há casos de seres humanos que fazem sexo com espíritos e vice-versa...

    5)A ciência acadêmica (universitária maaterialista) ainda vai demorar a aceitar, mas como tudo é plural, alguns setores das ciências religiosas (universitárias espiritualistas)confirmam...

    6)Digamos... as influências são mútuas, para o bem ou para o mal...

    7)Abraços !

    ResponderExcluir
  4. 1)Parabéns Mano,

    2) A beleza da ilustração, além de ser um quadro antigo, tem o detalhe do casal de gatinhos... gatinhando ...

    3)E andamos lendo e comentando textos e gatos por aqui ...

    ResponderExcluir
  5. Olá Antonio (é muito melhor escrever seu nome sem acento!),
    Você tem razão, tá todo mundo gatinhando, uns com casos, outros com fotos, mas você foi o mais ousado. Também, escrevendo sobre esse folgado monge tarado...(rsrs). E falando de sexo com espíritos...Hum, será tipo Barabarella? Só que não acredito.
    Você provocou comentários interessantes. Concordo com todos. E acho que os padres deveriam se casar logo e se livrarem dessa "estranha abstinência".
    Até mais outros monges folgados!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Barbarella, viu?
    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Bendl29/09/2017, 12:33

    Aninha,

    Barbarella, com a estonteante Jane Fonda em seus áureos tempos foi um dos filmes mais sensuais e provocantes já visto, e sem sexo explícito!

    A filha de Henry Fonda foi uma das mais lindas mulheres do cinema em todos os tempos, muito mais que a Brigitte Bardot, outra musa fantástica e inesquecível, claro, a meu ver.

    Brigitte tinha o ar de menina, mas La Fonda era a feminilidade e a sensualidade plenas, a mulher em seu apogeu físico, idealizada e imaginada pelos homens desde os primórdios da humanidade!

    Gostei desta tua lembrança deste filme. Aliás, o francês Roger Vadin, que a dirigiu nesta filmagem foi um dos homens mais invejados do mundo, pois casou-se com Bardot, Fonda e outra mulher belíssima, Catherine Deneuve, simplesmente maravilhosa.

    Houve um tempo, na minha mocidade, que pensei em ser diretor de cinema, porém com a minha dificuldade de dirigir a mim mesmo, declinei desta tentação.

    Outro abraço, Ana.
    Mais saúde e paz.

    ResponderExcluir
  8. 1) Oi Ana, eu tb acho que os "padres católicos" deviam se casar e acabava-se toda esta problemática milenar...

    2)Frisei padres católicos porque tenho alguns amigos que são "padres anglicanos" e eles são casados.E os fiéis aceitam com a maior naturalidade.

    3)No caso budista, o Buda era casado, tinha um filho e nunca teve problemas com esta parte; historicamente, após a morte de Buda surgiu uma corrente celibatária, mas eu sou mais simpatizante aos sacerdotes casados do Budismo Japonês e outros que tais... bem melhor...

    4) Sem problemas por não acreditar na "gatinhação" dos invisíveis espíritos e seres humanos visíveis e palpáveis...

    5)Bom fim de semana !

    6)Sempre que eu leio o nome Barbarela eu lembro de uma música de Gilberto Gil: "Bárbara bela tela de TV" está em "Meus retiros espirituais", se não me falha a memória.

    ResponderExcluir
  9. Francisco Bendl30/09/2017, 10:30

    A questão que dificulta o casamento dos padres é a morte desse religioso com relação à pensão à viúva e filhos, além de uma possível herança.
    Como fica esta situação?

    A Igreja Apostólica Romana chegou até o séc XXI ainda forte e influente, justamente em razão do sistema celibatário imposto, onde todos os bens de seus representantes, padre, monsenhor, bispo, arcebispo, cardeal, pertencem à Igreja.
    O religioso morre sem nada, apenas com a roupa que vai ser enterrado!

    O outro lado do celibato é simplesmente o homem ou a mulher (no caso das freiras), irem de encontro à natureza humana.

    Não há fé que impeça o apelo do corpo por outro corpo!
    Não há religião, seita, filosofia, que evite o funcionamento dos hormônios e a sua determinação antropológica à procriação!

    Desta forma, evidente que sou favorável ao casamento de quem quer que seja, no entanto, a Igreja tem os seus regulamentos inarredáveis, inegociáveis, justamente para que continue sólida como tem se mantido ao longo de mais de 1.300 anos!

    Evidente que não estou culpando a mulher como possível causa de a Igreja implodir, pois o mesmo acontece com as freiras, o celibato, mas a organização é poderosa porque não existem os conflitos familiares, as separações, as pensões, as heranças, as moradias particulares, cuidado com filhos, com as esposas, a visita de parentes, a influência dos avós ... que demandariam exigências e movimentos os mais diversos neste sentido, afastando a Igreja da sua função milenar e precípua, a evangelização.

    Mais a mais, apesar da tendência histórica de que Cristo era casado com Maria Madalena, a verdade é que não existe nada escrito neste sentido, sendo Jesus o exemplo deste celibato, logo a Igreja o adotou esta medida para facilitar a viagem dos pregadores, dos que levariam o Evangelho para o mundo.

    Aliás, eis um tema interessante para ser postado no Conversas do Mano, o celibato, e gerar um bom debate, imagino.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.