-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

23/09/2017

Os retratos de Modi

Modigliani - The Boy (Wikimedia Commons - Google Art Project)

Moacir Pimentel
Modigliani foi um pintor profundamente italiano e claramente interessado na linguagem do corpo, a língua da arte italiana. A pintura que inaugura o post torna uma coisa óbvia: o interesse do pintor retratista não era apenas pelo retrato em si, mas pelas as formas criadas dentro da composição.
Nessa tela o ângulo reto da mesa sobre a qual o menino descansa o braço é contrabalançado pelo ombro inclinado e pelo braço esticado do outro lado. As perspectivas servem para empurrar a figura para a frente, reivindicando a atenção do observador.
Parece fácil, mas não é.
Um dos personagens definitivos da Escola de Paris, Modigliani modernizou dois dos temas mais ancestrais da história da arte: o nu e o retrato. E os seus retratos se caracterizam por uma sensação de melancolia, proporções alongadas e rostos que mais parecem máscaras. São retratos altamente estilizados, que revelam sim a vida interior dos modelos mas, ao mesmo tempo, são totalmente - como direi? - modiglianizados.
Como já vimos Modigliani fez nus modernos de franca sensualidade, desprovidos da modéstia e do subtexto mitológico presente em muitas representações anteriores da nudez . Mas, entre as mais de duzentas e cinquenta telas do artista, apenas vinte e seis abordaram a figura feminina despida. Todas as demais foram retratos.
O trabalho do escultor romeno Constantin Brancusi foi talvez a influência mais importante na arte de Modigliani. Graças a Brancusi, Modi ficou fascinado pela escultura primitiva, em particular a africana. E, embora Modigliani seja mais conhecido como pintor, dedicou-se à escultura cedo em sua carreira e pode sim ser considerado um verdadeiro escultor.
As vinte e cinco esculturas de Modigliani - criadas entre 1909 e 1914 - tiveram grande influência em seu trabalho como pintor, ajudando-o a chegar ao vocabulário abstraído e linear de sua pintura, essa combinação única de especificidade e generalização.
O DNA estilístico de Modigliani é óbvio: primeiro, o trabalho de Brancusi - o amigo escultor que aconselhava-o técnica e moralmente - em seguida, os elementos da arte exótica e arcaica e negra e por fim o traço renascentista.
Embora fosse pobre demais para comprar mármore ou mesmo pedra calcária - às vezes ele usava blocos das demolições de Paris - ele esculpiu com graça, sem imitar ninguém, de uma maneira precocemente sua. Embora o pó da pedra talhada enfraquecesse seus frágeis pulmões, Modigliani esculpiu uma série de grandes cabeças altamente estilizadas. Com seus narizes impossivelmente longos e minúsculas bocas franzidas, as obras maciças combinavam a serenidade da escultura tumular do Renascimento com o exotismo dos monólitos da Ilha de Páscoa.
Ele também desenhou muitas cariátides - figuras arquitetônicas que transportam carga - quase obsessivamente. Talvez a aguda consciência que Modigliani tinha de si mesmo como um judeu e portanto um estranho o tenham voltado para a riqueza da arte não-ocidental, para essa influência da arte tribal que a gente percebe em suas esculturas.
Na sua arte tridimensional também moram reminiscências dos deuses Khmer e da arte da Grécia arcaica e bizantina e do antigo Egito e de Roma. Infelizmente, as cabeças esculpidas de Modigliani, que ele usava como suporte para velas, como candelabros nos estúdios caindo aos pedaços que alugava para dormir e trabalhar, eram simplesmente muito estranhas para atrair compradores. Mas o artista realmente se jogou inteiro na escultura e ela o ajudou a simplificar as formas, o ensinou a mostrar a essência de algo usando a forma e o meio mais simples possíveis.
Digo mais: talvez a escultura de Modigliani seja a área mais inspirada de sua obra. São realmente fora de série a imponente austeridade e o distanciamento que as esculturas sugerem, como se fossem oriundas de remotas eras e de ignotas culturas.
Modigliani - Cabeça (coleção privada, imagem www.sothebys.com))

Ele pintou a mulher Jeanne de perfil, muito parecida com tais esculturas no rosto estreito, estilizado e simplificado, nos olhos em branco e alargados, no semblante sereno como o de uma deidade.
Os retratos de Modigliani estão entre as imagens mais memoráveis e icônicas do início do século passado. Gostemos deles ou não, apreciemos ou não a estilização e o uso de seus motivos recorrentes como as cabeças inclinadas e ovais, os pescoços longos e curvos, os olhos amendoados e sem visão - que quando tinham cílios pareciam ter sido costurados nas telas (rsrs) - as faces planas e alongadas, as bocas amuadas de lábios pequenos e franzidos e os narizes compridos, essas imagens conferem aos retratos uma uniformidade que agora é percebida como o estilo e a assinatura do artista.
O certo é que os retratos de Modigliani possuem uma qualidade arquetípica, que os diferencia da arte de seus contemporâneos e que, como os nus do artista, dão testemunho do fascínio que Modigliani tinha pelas forma e fisionomia humanas. O que caracteriza um retrato de Modigliani é sua capacidade de conservar a personalidade essencial de seus modelos enquanto a expressa dentro do seu próprio vocabulário limitado de formas.
Eles se baseiam na tradição enquanto que, ao mesmo tempo, a contestam. Embora aceitando a premissa de que um retrato deve se assemelhar ao tema, ele se apropriava dos modelos em conformidade com uma rígida linguagem pessoal, de modo que a pintura é reconhecível à primeira vista não como fulano ou sicrana mas como um Modigliani.
E o aspecto mais surpreendente de um Modigliani, seja ele um retrato ou um nu, o que o torna imediatamente identificável, é a estilização. Um Modigliani não precisa morar no rosto ou no corpo de seus temas: é instantaneamente reconhecido.
Muita gente boa jura de pés juntos que ao retratar Modigliani trata os rostos de seus modelos como meras máscaras sem nada por trás, comunicando principalmente uma impressão de monotonia, de rostos uniformemente pintados e resignados no mesmo estado de espírito e humor. Eu discordo, embora as diferenças sejam mesmo insignificantes entre alguns dos retratos porque o artista não se preocupava apenas em reconhecer o caráter e menos ainda em analisar o ser vivo que se sentava diante dele.
É como se ele se importasse menos com a personalidade individual e mais com a imposição do seu esquema pictórico. De certa forma e na sua maioria, os retratos se parecem uns com os outros pelo mesmo motivo que as banhistas de Renoir são quase todas iguais: cada modelo se parece com a seguinte porque todas se conectam a um estereótipo interno de seu criador.
O problema é que a máscara pode ser repetida indefinidamente, mas não se torna um bom retrato e acontece que a maior parte da produção de Modigliani foi de retratos. É isso o que faz com que os seus menos inspirados e mais exaltados retratos pareçam repetitivos e chatos. Mas não podemos generalizar.
Os retratos do artista além de terem muito valor em si também servem como um registro histórico dos primórdios do século XX, compreendendo uma fila de figuras proeminentes do círculo das artes em Paris. Mas é um grave equívoco entender os retratos de Modigliani como meras caricaturas ou afirmar que ele foi um pintor de tipos: as mulheres da vida dele e os amigos de copo e de tintas, os marchands e colecionadores de arte de Paris todos bem vestidos e sentados implacáveis, de mãos cruzadas.
Nada disso!
Se compreendemos que o objetivo principal do artista jamais foi exaltar os seus modelos nem muito menos registrá-los para a posteridade, mas sim capturar a imagem de um indivíduo não em um momento específico na vida dele, mas da carreira do próprio artista Modigliani, percebemos que alguns dos seus retratos são fora de série.
Por exemplo, o único retrato de corpo inteiro feito durante a temporada que Modigliani passou no sul da França feliz ao lado da mulher amada, tem uma quietude e uma presença inesperada A terna representação de uma menina sem nome vestida de azul tem a dignidade dos melhores Cézannes.
Modigliani - Menina em Azul (wikiart.org)

Essa garotinha de oito a dez anos é mostrada quase em tamanho natural. O vestido e a parede nos oferecem um estudo sutil em azul que é iluminado pelos olhos e a grande gola branca. Embora a cena seja toda doçura e inocência, não há nada de raso nela. A composição do canto combina-se com a sombra e a cerâmica escura do piso para adicionar uma sensação de profundidade, enquanto a conversa das botas e dos cabelos negros da figura transmite um ritmo sublinhado pela fita vermelha que domestica-lhe os cachos.
Dizem que essa criança de aspecto desconfortável e vulnerável que remexe suas mãos nervosamente, de fato acabara de ser repreendida pelo artista que a mandara trazer-lhe uma garrafa de vinho e, em vez, recebera dela uma limonada (rsrs)
Talvez o desconforto da menina também refletisse o de Modigliani, o peso da sua própria pobreza. Ele foi despejado de uma série de quartos em Montmartre e Montparnasse e chegou mesmo a dormir em estações de trem e edifícios abandonados. Às vezes, diante dos retratos do artista, dos seus temas melancólicos, se tem a impressão que neles mora algo de muito frágil do próprio artista, pois são como crianças feridas, como se o mundo fosse para Modigliani um enorme jardim de infância administrado por adultos muito desagradáveis (rsrs)
A verdade é que Modi foi sempre mais generoso com as senhoras. O retrato duplo de Jacques Lipchitz e sua esposa, Berthe, exemplifica o talento de Modigliani para provocar a vida interior de seus modelos. Embora ambas as figuras tenham as tais “faces-máscaras”, Berthe tem um rosto aberto e uma espécie de bondade, transmitida pelo brilho da pintura e pelos olhos inclinados para baixo enquanto que Jacques, com seus traços pequenos e comprimidos, parece calculista e suspeito.
Porém Jacques era um bom sujeito pois havia acertado com o amigo Modigliani pagar-lhe pelo quadro por semana. Querendo ajudar o pintor e pagar-lhe tanto quanto possível pelo seu trabalho, Jacques Lipchitz exigiu tantas mudanças na pintura que ela demorou quase três semanas semanas para ser concluída e o artista comeu decentemente pelos três meses seguintes (rsrs)
Modigliani - Lipchitz )imagem china.fineart-china.com)

É fato que nas telas do artista as mulheres geralmente são muito mais lisonjeadas do que os homens que muito frequentemente são quase caricaturados ou satirizados, como é o caso de Jean Cocteau e Juan Gris. Porém aqueles modelos mais próximos a ele, como por exemplo Max Jacob e o pintor Chaim Soutine, foram interpretados com simpatia.
Dizem as más línguas que Modigliani detestava Jean Cocteau, o poeta, romancista, cineasta, designer, dramaturgo e ator francês por ele pintado em 1916, no auge do sucesso. Seu retrato – a primeira tela em sentido horário na montagem abaixo – é um conjunto nervoso e elegante de triângulos interligados, a cabeça equilibrada sobre a haste de um pescoço, no qual cada elemento da gravata-borboleta até os dedos longos e trêmulos indicam um imenso fastio.
O fato é que em 1959, uns quarenta anos depois dos dois terem se conhecido e se estranhado nos cafés de Montparnasse, o poeta Cocteau descreveu Modigliani como “o gênio mais simples e mais nobre de uma época heroica.”
 O segundo retrato na montagem é o do pintor Chaim Soutine, um expatriado judeu cuja arte excêntrica muito interessava a Modigliani. Soutine alça-se da composição como uma pilastra desajeitada. O nariz tem uma largura abrutalhada, os olhos são assimétricos e os cabelos uma bagunça desgrenhada.
O pathos do jovem artista, ainda não reconhecido como tal, é enfatizado pela expressão do olhar, a rebeldia da cabeleira e os traços pesados e avermelhados. O contraste entre os tons dominantes e tristes do fundo intensificam a aflição do modelo. Aqui vê-se tristeza mas determinação: os lábios estão firmemente cerrados.
Toda essa aspereza é contrabalançada pelos pulsos e mãos esguias, pela impressão que temos de um sujeito ansioso por uma pátria para chamar de sua e, na ausência dela, disposto a formar uma aliança inquebrantável com si mesmo. As afinidades entre os dois homens são claras neste retrato.
Já o retrato do poeta judeu Max Jacob - a quem Modigliani respeitava - também é expressivo com seu grande nariz e olhos curiosamente diferentes - um olhando para fora e o outro aparentemente olhando para dentro - elaborado como uma reverente homenagem ao Deus dos retratistas na opinião de Modigliani : o grande Cézanne.
Como os trabalhos italianos do renascimento que ele admirava tanto, os retratos de Modigliani têm o tipo de efeito de distanciamento que convida o observador a penetrar além da superfície da imagem a fim descobrir seus segredos. Mas raramente Modigliani aproveita-se da tradição de séculos e incorpora pistas sobre a identidade do seu tema. Nada no último quadro da montagem nos indica que se trata do pintor Juan Gris.
Os modelos raramente eram nomeados e esta prática é uma indicação adicional de que o artista ao retratar estava principalmente preocupado com a figura e a variedade da forma humana como tal, e não com as especificidades de um determinado modelo.
Mesmo assim e dentro do contexto, e apesar de cada retrato mais parecer uma tentativa de fornecer o mínimo de informação que leve à identificação do modelo, alguns dos retratos são reconhecíveis - a misteriosa Hélène Joséphine Bernier Povolozky, a magnífica modelo polonesa Anna Zborowska, o ríspido escultor russo Oscar Miestchaninoff, o arrogante marchand Paul Guillaume.
Modigliani - Retratos (imagens wikimedia, www.secretmodigliani.com e www.musee-orangerie.fr)


Os retratos que Modigliani fez de Paul Guillaume, o seu primeiro marchand verdadeiramente profissional, são muito reveladores. Nesse à direita inferior da montagem acima, Guillaume aparece elegante e confiante, com o bigode agitado e a mão enluvada segurando um cigarro. Note que no canto inferior esquerdo o artista escreveu as palavras “Novo Pilota” como se vislumbrasse no comerciante de arte alguém experiente que iria alavancar sua carreira. Mas também é visível na composição uma ponta de desconfiança sentida desse cosmopolita metido a besta na forma como ele enfatizou a inclinação da cabeça, o terno extravagante, o cigarro, quase como se Guillaume fosse um proxeneta que vendesse o trabalho dos heroicos artistas.
Outra das anedotas famosas sobre o Modi escrita pelo pintor Maurice de Vlaminck fala de como certa vez Modigliani mostrava em seu estúdio alguns desenhos para um interessado negociante de arte, que caiu na besteira de pedir-lhe um desconto. Em seguida o artista, sem dizer uma palavra, pegou a pilha de papéis e os endireitou com cuidado, fez um buraco bem no centro e através da pilha inteira, enfiou um barbante no lote e pendurou-o no banheiro.
Impulsivo e argumentativo, Modigliani não tinha a menor inclinação ou paciência para “o comércio” das próprias obras nem as habilidades sociais necessárias para ser um retratista de encomendas. Diz Dona Lenda que ao pintar uma nobre francesa vestida a rigor para a caça às raposas, ele mudou o tradicional casaco de caça da senhora de escarlate para amarelo canário e que a baronesa, é claro, se recusou a pagar pela pintura.
Embora Modigliani estivesse evidentemente mais interessado na fisionomia per se do que na psicologia ou na análise de caráter, ele insinua seus próprios sentimentos em relação a seus temas pela maneira como ele usa as expressões faciais ou a posição das mãos para capturar algo da personalidade. Apesar das sutis alusões à localização - uma lareira, cadeira, porta - os fundos geralmente consistem em áreas de cor pura, abstrata, reminiscente das pinturas de Matisse.
Em contraste com a energia nervosa característica dos retratos do início do século XX, alguns trabalhos de Modigliani irradiam intensidade emocional controlada, são "visões da humanidade", com o artista os explicava, cheias de melancolia e de uma calma que contrasta com a vida pessoal caótica do artista, da qual ainda conversaremos na próxima conversa.


16 comentários:

  1. Trocaram os quadros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel23/09/2017, 09:48

      Bom dia,Tita. Por favor, que quadros exatamente lhe parecem ter sido trocados? É que acabo de checar as imagens postadas e confrontá-las com o texto e não fui capaz de localizar a falha que gostaria de poder sanar. Obrigado.

      Excluir
  2. Mônica Silva23/09/2017, 09:05

    Eu queria por na minha sala o quadro da linda menininha vestida de azul com olhos normais em vez de buracos ‘que quando tinham cílios pareciam ter sido costurados nas telas’ kkk Acho que dispensava os outros mesmo tão bem embrulhados neste seu ótimo artigo. Não entendo por que ele fazia retratos se só queria pintar o que tinha na cabeça. Não seria melhor pintar paisagens? Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel23/09/2017, 09:55

      Mônica,
      Olha que eu escolhi os retratos a dedo para não ilustar o post com caras de paisagem (rsrs) Pois da paleta do pintor alguns retratos saíram , sim, bem inexpressivos.
      Acho que Modigliani, em vez de quebrar as suas figuras como fizeram os cubistas, tentou apenas “repaginar”, como diz a juventude, o retrato clássico que estudara desde os quatorze anos nas melhores escolas da sua Itália natal.
      A sua pergunta é interessante porque, embora as possa ter pintado, eu não conheço nenhuma paisagem ou natureza morta assinada por Modigliani. O engraçado é que um dos ídolos do Modi foi Cézanne, para ele o mestre dos retratistas modernos, que muito influenciou , inclusive, a sua obra. No entanto e diferentemente do seu fã, Cézanne também pintou paisagens e naturezas mortas absolutamente modernas e capazes de expressar bem demais o que o pintor tinha n'alma e “na cabeça”
      Abração

      Excluir
  3. Francisco Bendl23/09/2017, 09:13

    Após eu ler com muita atenção os excelentes artigos de Pimentel sobre pintores e escultores ou pintor e também escultor, pergunto-me se havia entre eles algum artista cuja vida seria feliz, alegre, sem maiores problemas!?

    Os gênios nesses dois tipos de arte são um poço de situações pessoais dramáticas, confusas, de amores impossíveis ou difíceis, de confusões mentais intensas, razão pela qual transformaram suas existências em exemplos de pessoas complicadas, a ponto de muitos terem se suicidado, como nesta postagem de Modigliani, onde anteriormente o Pimentel relatou a forma como este artista morreu – doente e alcoólatra -, levando consigo a sua esposa, que se suicidou no dia seguinte à morte do pintor/escultor!

    Não discuto a arte desses notáveis pintores e escultores, verdadeiramente maravilhosa, apesar de ser para um público restrito e refinado em seus gostos neste particular, mas a carga emotiva que cada peça reúne em si mesma, a maneira até mesmo doentia com que foi criada, acarretando as angústias, frustrações, decepções, anseios e desapontamentos do autor.

    Teriam sido por esses infortúnios que depois as obras valorizaram tanto?

    Estaria o sofrimento do autor, de acordo com a sua intensidade, cotado para que suas obras valessem mais ou menos posteriormente?!

    Parabéns, Pimentel, por nos trazeres os teus profundos conhecimentos sobre pinturas e esculturas, e seus criadores, lógico, seus artistas renomados internacionalmente, para que conheçamos os talentos humanos em seus apogeus, ao mesmo tempo que devemos anexar a essas qualidades artísticas o sofrimento indescritível de seus autores, que me leva a concluir – e admito opiniões em contrário – que, a arte está ligada diretamente à dor, uma espécie de “incentivo” à criação, à concentração, à imaginação.

    Logo, a felicidade seria um empecilho poderoso para termos um artista com qualidades reconhecidas e admiradas?!

    Um forte abraço.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel24/09/2017, 17:40

      Bendl,
      Penso que a felicidade é algo relativo, pessoal e muito frequentemente interrompido. É que tem dia que é de noite e tem noite que é cumprida, mas tudo passa. Só são felizes ou infelizes “em seguidinho” ou para sempre, os mocinhos e os bandidos nos finais dos contos de fada (rsrs)
      Porém, admito, esse Modigliani tuberculoso, alcóolatra e viciado em drogas, ou um van Gogh suicida, ou um Munch alucinado gritando a angústia do homem moderno à beira do fiorde de Oslo, podem sim nos fazer pensar que os artistas são todos uns pobres miseráveis muito estranhos. E estranhos eles são sim, não pelas infelicidades comuns a todos os mortais, mas pela inconformidade, a vontade de desafiar as convenções, de nadar contra a correnteza, a eterna insatisfação com seus trabalhos.
      Tudo bem que todo criador pensa, que pensar dói e que arte de primeira foi muitas vezes feita por pessoas com vidas profundamente insatisfatórias, mas é impossível afirmar que a tristeza é uma condição necessária à arte. Longe disso.
      Vejo todos esses gênios não como infelizes mas como homens apaixonados por suas ideias e visões. Criar uma obra-prima exige além de talento, trabalho duro. Para deprimidos e infelizes tal façanha me parece improvável pois a depressão é aquela coisa que nos diz : fique na cama, nada que você faça dará certo, você está se iludindo, você não tem talento, você não tem nada a dizer, o seu esforço é inútil. Os grandes artistas são aqueles que encontram uma maneira de driblar a tristeza, de empurrar para longe o desespero, de acreditar que suas obras podem ser vistas, escutadas, sentidas, que tocarão as vidas dos outros, que farão a diferença. Se alguém tem um talento, me parece que usá-lo seja uma felicidade.
      A energia e a visão necessárias para criar, seja lá o que for, não vem do desespero, mas dessa alegria, de uma aproximação do mundo com os olhos e o coração abertos. Penso que a arte brota da vida, nasce nas bordas cruas da experiência humana e que, tanto quanto a infelicidade, a alegria, o amor, a paixão, ou mesmo o medo levam a esses extremos criativos. Um artista é aquele que responde ao mistério da existência com fascínio, não com desespero. É o cara que reconhece suas próprias deficiências e sente a dor dos próprios limites e a do mundo mas que, apesar de tudo, continua trabalhando neles e apostando em si mesmo até que, eventualmente, inventa a magia. Com a palavra o Ludwig que, aliás, é apenas mais um na lista por ordem alfabética dos famosos artistas deprimidos da Wikipedia com a sua Ode à Alegria que, se é que ele não tinha soube nos dar.
      https://www.youtube.com/watch?v=a23945btJYw
      Abração e muito obrigado pelo interessante comentário

      Excluir
  4. Márcio P. Rocha23/09/2017, 11:56

    Modigliani infelizmente não teve tempo para se livrar da influência clássica nem para desenvolver um trabalho realmente inovador. A verdade é que ele se foi quando estava apenas começando a fazer arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel24/09/2017, 17:46

      Márcio,
      Meu amigo, convenhamos, não é moleza se libertar do traço renascentista (rsrs) Não, ele não teve tempo mas bem que tentou perseguir sua visão artística embora pisando na bola.
      O problema é que diferentemente da obra de Modigliani – que ficou toda à mostra com seus altos e baixos - dos grandes artistas geralmente conhecemos apenas os produtos acabados, abotoados, polidos e não os fracassos, as esculturas feitas em pedaços por pura frustração, as várias mediocridades abortadas, os cadáveres que alimentaram o solo do qual brotaram finalmente as derradeiras obra-primas. É uma grande pena que o Modi tenha se despedido com tanto ainda por experimentar e expressar e que nunca saberemos o que ele teria pintado por cima.
      Abraço

      Excluir
  5. Flávia de Barros23/09/2017, 12:42

    Moacir,



    Parabéns pela sensibilidade. Você descreve muito bem estes retratos. Gostando ou não há elegância e originalidade na pintura do artista. As crianças são encantadoras e no retrato do casal você mostrou como o artista conseguia pintar as personalidades diferentes. Modigliani era um menino grande e irresponsável tentando pintar o mundo como via. Destaco : ‘Um enorme jardim de infância administrado por adultos muito desagradáveis’.


    Um abraço para você



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel24/09/2017, 17:55

      Flávia,
      As minhas observações são pura poesia, pois muito pouco se sabe sobre o homem Modigliani, o cara real, tragado que ele foi por seu próprio mito – o Maldito! - e transformado em um dos seus personagem coloridos. O Modi emerge de vários relatos de terceiros como uma espécie de caricatura - orgulhoso, apaixonado, Don Juan, boêmio, maluco, exibicionista, bufão, furioso, um meninão cultivado por uma mãe erudita etc, etc - mas o verdadeiro Modigliani permanece desconhecido e silencioso e a dificuldade resultante é uma sensação de divisão entre o sujeito e a obra. Como se a gente estivesse assistindo um ator cômico tentando representar Macbeth. Faltam peças nesses quebra-cabeça.
      Por fim, você tem toda razão quanto a elegância tão natural em Modigliani. Talvez o pintor simplesmente não tenha sido o selvagem do mito apesar de tanto ter investido nele. Talvez ele tivesse sido mais feliz se tivesse admitido que pertencia a um mundo diferente daquele que escolheu para pintar e morrer. A sua tragédia pode ter sido desperdiçar sua vida na tentativa de viver à altura de um apelido que realmente jamais o descreveu.
      Outro abraço para você

      Excluir
  6. Alexandre Sampaio23/09/2017, 19:19

    Pimentel,
    Um post interessante e bem escrito. A escultura me agrada muito mas é difícil opinar sobre os retratos sem conhecer os retratados. Sobre Modigliani o que mais me intriga é a tranquilidade da obra em contraste com a vida tumultuada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel24/09/2017, 17:59

      Sampaio,
      Concordo com você. As esculturas são estupendas e sim, há algo muito sereno na obra de Modigliani que muitas vezes expressa também uma melancolia discreta, uma ternura requintada, mas nunca nada de mórbido ou turbulento. Um mistério.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. 1) Nossa aula semanal de artes plásticas vai muito bem.

    2)O autor do texto permite que o leitor aprenda por vários ângulos, pois assim é a liberdade da arte.

    3)Claro que me fixei na arte khmer, do antigo Camboja, século 12, uma arte budista.

    4)Que tal nosso bom Pimentel, mais adiante, falar da arte khmer ?

    5)Abraços de bom domingo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel24/09/2017, 18:04

      Antonio.
      Vou escrever sim sobre a bela arte Khmer, só não sei quando, mas aproveito para comentar que só recentemente, com a publicação de uma monografia - que não li ! - reproduzindo centenas de desenhos obras de Modigliani, se soube de uma sua suposta “espiritualidade”. Dizem que ele teria sido atraído pelas coisas budistas, indianas, gregas, etruscas, egípcias, africanas etc porque as desenhou à exaustão além de ter escrito as seguintes palavras:
      “O que estou procurando não é o real nem o irreal, mas o subconsciente. É o mistério do que é instintivo na raça humana”.
      Pronto! Foi o bastante para que, na web, Dona Lenda passasse a jurar de pés juntos que Modigliani procurara por algo profundo e universal, que, é claro, não era apenas uma questão de pintura, mas também de poesia, de literatura, de tudo, do significado filosófico da vida, de deus.O problema é que não há provas dessa busca espiritual a não ser essas cabeças de pedra alongadas de olhos inescrutáveis, uma arte atávica , quase tribal, que Modigliani cometeu com a elegância de sempre.
      O tal primitivismo de Modigliani, por trás das esculturas, dos seus retratos de pessoas transformadas em totens, da esposa pintada de perfil como as deidades, de alguns rostos redondos de olhos orientais, têm sim muito a ver com as estátuas indianas e as esculturas dos templos cambojanos, mas sua sensibilidade visual é completamente ocidental. Modigliani muito deve tanto ao sorriso do Senhor Buda quanto ao da Mona Lisa, aos longos pescoços de Parmigianino e aos daquelas mulheres tailandesas (rsrs)
      "Gratidão" e boa semana de trabalho

      Excluir
  8. Olá Moacir,
    Você me deixa um pouco desorientada, mais um pouco, porque fico ansiosa para ler sobre a Sagrada Família, a sobremesa, e fico doidinha quando chega um Modigliani. Fazer o que, ler e desfrutar e ansiar.
    Nunca havia visto uma escultura dele e gostei muito. Para mim é como se ele imprimisse suas "digitais" numa peça egípcia ou africana. E, não ria, por favor, mas alguns retratos me lembraram Egon Schiele. Por exemplo no Mãe e Filho, e Par Sentado. Apesar de Schiele ser extremamente expressivo. O que não acontece com Modigliani, mas que mesmo assim consegue se expressar. Que bagunça eu fiz, hem?
    Gosto muito de Modigliani. E continuo vasculhando os fundos das telas, que mesmo quando não sofrem influência de Cèzanne trazem uma materialidade fantástica.
    Assim como seu texto.
    Mais de tudo, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir Pimentel24/09/2017, 18:11

      Caríssima Donana,
      Confesso que os seus comentários me fazem rir, sim senhora, porque gosto muito deles e, – quem sabe? – por compartilhar dessa sua “desorientação” diante de tantos vastos mundos e neles de tanta gente boa fazendo artes melhores ainda. É tanta coisa para ver e perceber e tanta bobice para escrever e tão curto o tempo!
      Quanto ao link que a senhora faz entre Modigliani e Schiele dê uma olhada nos olhos e no ângulo do rosto do Juan Gris (rsrs) Creio que os nus de Modigliani são donos de si enquanto que os de Schiele, embora possuam uma espécie de erotismo descarado, são mais cheios de contradições e ambiguidades combinadas com o olhar infalível dele para as imperfeições físicas e com a sua inquietação agônica. Porém, de vez em quando, nas coisas do Modi – notadamente nas telas que cometeu no Midi em 1918 - eu também identifico uma parecença com algumas figuras austríacas de sensualidade mais melífula. Um exemplo? Essa garota:

      https://uploads8.wikiart.org/images/amedeo-modigliani/girl-in-the-shirt-red-haired-girl-1918.jpg

      Note como os nus reclináveis do Modi produzem uma impressão muito diferente, de abandono sem obstáculos. Essa menina rechonchuda, de tranças ruivas, em vez, é muito mais interessante que as "peladecas". E veja como a figura apesar de moderna e prima em terceiro grau de algumas das Frauen mais recatadas, é descendente direta das antigas beldades mediterrâneas repetindo um gesto clássico nosso velho conhecido, eternizado no mármore pela Vênus dos Médicis e nas tintas por Botticelli no Nascimento de Vênus.

      http://images.zeno.org/Kunstwerke/I/big/1730042a.jpg

      Finalmente, creio que a senhora poderia jogar “na boa” e num só pacote Cézanne, Schiele, Modigliani e Morandi porque embora eles tenham brincado diferentemente – Schiele mais focado nos humores, Morandi na magia do básico, Cézanne na redução geométrica e Modigliani numa figuração suave e fluida e arcaica - todos eles reinventaram a forma em linguagens visuais inovadoras.
      Obrigado pela “conversa” e “até mais”.

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.