-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19/11/2017

A Lei do Qarma e a Justiça Divina

Katsushika Hokusai - O demônio do tufão

Antonio Rocha
Geralmente se escreve em sânscrito Karma, ou em português Carma, o termo já está dicionarizado. Também já vi e li, em textos budistas de línguas asiáticas Qarma. Significa “ação e reação”, considerando uma Lei da Física: “toda ação corresponde a uma reação”. E o nosso editor, por ser engenheiro, tem condições para explicar melhor a parte científica da citada Lei. Uns chamam de Lei do Retorno, alguns exemplificam como um bumerangue dos indígenas australianos que vai e volta. Enfim, são vários sinônimos.
Por que vai e volta? Budisticamente costumo explicar que é uma variante da Lei da Gravidade, que rege o Cosmo. Nós temos em nosso interior, partículas do elemento Terra e assim, tudo que sai desta Terra, volta a esta Terra por força da Lei da Gravidade.
Alguns ponderam:
“Não sou budista, portanto não estou sujeito a esta Lei.”
 Ou então:
“Minha religião é outra e eu tenho o perdão do meu Deus”.
Teologicamente, você será sempre perdoado, mas precisará, matematicamente, pagar o que deve. Claro, existem possibilidades de ir aos poucos sanando esta dívida, uma delas é a generosidade, caridade desinteressada e afins.
Respeito todas as religiões, filosofias e ausência delas. A Lei em questão é parte da Ciência e como tal deve ser abordada. Tipo, se estou aqui neste mundo, preciso seguir, respeitar e mesmo que discorde, aceitar algumas Leis, caso contrário vou me prejudicar.
A história que se segue é verdadeira. Estou resumindo a partir do ótimo livro que citei aqui outro dia: “A Arte da Empatia – A Consideração ao Próximo”, do escritor budista japonês Koichi Kimura.
Ao estudarmos Geografia ficamos sabendo que o Mar do Japão é sujeito a frequentes maremotos, tufões, ciclones, tsunamis e assemelhados.
Em 16 de setembro de 1890 uma fragata turca naufragou sob um “tufão próximo à Ilha de Oshima, ondas colossais” lançaram ao mar “cerca de seiscentos tripulantes”. Apenas sessenta e nove conseguiram chegar à praia, onde havia um Farol. O humilde faroleiro não falava língua estrangeira, nem os sobreviventes, mas o japonês tratou de avisar na pequenina aldeia e os moradores abrigaram os turcos em suas casas, deram-lhes roupas, comida e aquecimento para salvar os corpos gelados.
Oshima era um lugarejo muito pequeno, uma ilha isolada no arquipélago japonês, pouco mais de cem casas, cem famílias. E todos fizeram o que podiam para salvar os turcos, um não falava a língua do outro, mas o instinto de amizade, compaixão e humanidade ajudou muito. 
Os aldeões avisaram à cidade mais próxima, Kobe, que tinha um bom hospital. Quatro dias depois chegou um navio que levou os sobreviventes para o Hospital de Kobe, deram-lhes toda assistência necessária, não cobraram um centavo. E quando todos estavam já com saúde e completamente recuperados do trauma, foram devolvidos à Turquia.
Essa história marcou profundamente a sociedade turca. Nos livros de História e Geografia daquele país, até hoje, as crianças aprendem sobre a atitude generosa dos japoneses, a compaixão desinteressada etc.
O tempo corre...
Em 17 de março de 1985, durante a Guerra Irã-Iraque, o ditador Saddam Hussein (1937-2006) do Iraque resolveu bombardear a capital iraniana Teerã. O conflito teve início em 1980, quando Saddam invadiu o país vizinho e terminou em 1988.
Hussein decretou, na data acima, que todos os estrangeiros deixassem o Irâ em quarenta e oito horas, pois a partir daí seriam considerados inimigos e o espaço aéreo de Teerã seria fechado, qualquer avião que tentasse levantar voo ou sobrevoasse a cidade seria derrubado.
Na ocasião, quinhentos japoneses trabalhavam no Irã ou estavam passeando, visitando, fazendo turismo. A metade conseguiu urgente vagas em voos internacionais. A outra metade ficou encurralada no Aeroporto de Teerã.
Nenhum avião estrangeiro podia chegar ao Irã, só sair, só levantar vôo. O governo japonês não tinha como ajudar os seus compatriotas.
Então, algo inexplicável aconteceu. Faltando poucas horas para encerrar o prazo “uma aeronave turca cortou os céus do Irã e resgatou os perplexos japoneses”.
O governo turco entrou em contato com as autoridades do Iraque e conseguiu libertar os desesperados nipônicos, todos chegaram são e salvos a Tóquio.
Isso é um exemplo de bom Qarma. Isso é Empatia.
Quase um século depois, mais precisamente noventa e cinco anos após o naufrágio do Ertugrul, o nome do navio turco; o Japão recebeu de volta, feliz, os seus filhos que muitos já haviam dado como possíveis mortos na citada guerra.


8 comentários:

  1. Francisco Bendl19/11/2017, 10:28

    Caríssimo Rocha,

    Que belo relato!

    De fato, colhe o bem quem planta o bem, e este exemplo que postaste é apropriado.

    Agora, uma dúvida me assalta a mente, pois limitada, sabes disso:
    De que forma, ao morrermos, nossas partículas voltarão a este planeta para dar uma nova vida àquela que se foi?!

    O espírito ao que me consta não deixa resíduo algum, logo, nossos restos mortais deixados neste planeta nele permanecerão.

    A menos que viemos de outras plagas, salientado na célebre oração Salve Rainha, ao exclamar lá pelas tantas, ... A vós bradamos degredados filhos de Eva ...”
    Onde estávamos, de modo que fôssemos degredados para este planeta?!

    Por que assim se manifestou o autor desta poderosa oração, um monge beneditino alemão, no ano de 1050?
    O que ele teria imaginado a respeito?

    Bom, a caridade ou a empatia ainda conseguem manter a besta humana dentro da jaula. Às vexes ela escapa, e causa os grandes males à humanidade, tais como recentemente, Hitler, Stálin, Pol Pot, Mao ...

    Aliás, meu caro Rocha, se o nosso amigo Mano me permitir, eu gostaria de te fazer um pedido:
    Escreve algo a respeito dessas tragédias que abalaram em demasia a humanidade, as duas Guerras Mundiais, por exemplo, pois os próprios humanos foram seus responsáveis.
    E, se puderes, faz uma analogia sobre as tragédias que ceifaram milhões de vidas, a Peste Negra e a Gripe Espanhola, ocasionadas se não pela mão do homem por quem e por quê?!
    Mais:
    Nesse apanhado, que estou vivamente interessado nesta tua publicação, os porquês dos dois grandes tsunamis, que mataram milhares de pessoas em 2004, na Indonésia, onde foi o centro do terremoto e, no Japão, em 2011, matando ambos 300.000 seres humanos, aproximadamente.

    Interesso-me em demasia pela interpretação budista com relação a essas mortes por atacado, que estarian obedecendo a quem e por quê, se lá pelas tantas ainda temos algo a pagar pelo simples fato de termos nascido!!!!

    Um grande abraço.
    Saúde e paz, meu caro.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Chicão, obrigado pelas sugestões, vou anotar e aos poucos responder.

      2)Obrigadíssimo pela citação da Oração Salve Rainha, sou um estudioso, pesquisador das orações escritas, pois constituem-se em textos Literários. Excelente percepção a sua !

      3)Nós viemos de um planeta chamado Capela, ele existe, é fato. É uma teoria Espírita e eu concordo com ela. Fomos expulsos de Capela porque boa coisa não éramos, isto é, a grande maioria dos terráqueos. Muitos bilhares agora correm o risco de serem expulsos da Terra, quando daqui a algum tempo ela melhorar na Evolução.

      4) Somos Energia, somos luzes, como se fôssemos, e realmente somos, Energia Elétrica. Partículas de pó voltam ao pó, viram adubo, nós acabamos...

      5)O Espírito que é Energia continua, continua porque é Luz e a Luz não se acaba, a Energia transforma-se mas não se acaba.

      6) No mais, abraços infinitos, nós não morremos, nosso corpo decompõe-se, a Luz fica eternamente sempre em Evolução.

      7) Mas temos de ter muito cuidado para não ficarmos reprovados nessa Evolução, se não continuamos reencarnando e sofrendo, aqui neste planeta passageiro. Podemos ir para outros...

      Excluir
  2. Wilson Baptista Junior19/11/2017, 12:37

    Mestre Antonio, seu relato nos mostra que é universal a aplicação daquele corolário da Regra de Ouro, que reza: "Assim como fizeres aos outros, assim te será feito".
    Se todos seguissem aquela regra tão simples, "Não faças aos outros o que não queres que te façam", o mundo seria tão melhor e tão mais descomplicado...
    Um abraço do Mano

    ResponderExcluir
  3. 1)Obrigado Mano, de fato, a Regra de Ouro é universal, eu até arrisco, é cósmica, serve para outros planetas. E isso é válido tanto no campo pessoal, familiar, profissional, coletivo em termos de Nação.

    2)Abraços de boa semana !

    ResponderExcluir
  4. Moacir Pimentel19/11/2017, 17:48

    Antonioji,
    Um belo post e uma lição de vida. Todos os jornais e blogs deveriam ser obrigados por lei - e multa! – a publicar, em manchete, todos os dias, apenas uma notícia real inspiradora em meio aos rios de sangue e os anúncios do Apocalipse. Fariam muito bem ao mundo. O jeito é pedir ajuda à Netflix, onde acabo de verificar se já estava disponível o seu ótimo relato transformado em filme, cujo título em inglês é Ertugrul 1890 -125 Years Memory. Mas não dei sorte e vou ter que continuar procurando. Obrigado!
    Um abraço e uma boa semana de trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Oi Moacir, excelente proposta da possível Lei. E a ideia do filme muito interessante.

      2)O secular jornal dos EUA "The Christian Science Monitor", ligado à Igreja Ciência Cristã, que faz uma interpretação original da Bíblia, a partir do Pensamento Positivo certa feita disse parecido com vc. Iriam sempre destacar uma bela notícia em que pese a barra pesada das notícias diárias.

      3) Hoje, o citado jornal só existe on line ...

      4)Gratidão pelo comentário.

      Excluir
  5. Olá Antonio,
    Devemos ser sempre gratos ao outro e à natureza, por um sorriso, uma fruta, uma chuva ou o que seja de bom. Às vezes até de ruim. Muitas coisas que achamos ruins agora no futuro podem se mostrar construtivas. Já aconteceu comigo.
    Mas a "gratidão" é necessária porque com ela aprendemos a ser generosos.
    Como dizia minha avó Frau Maria aqui se faz e aqui se paga. Não tenho visto muitos pagamentos. Mais não posso dizer para não ser censurada.
    "Gratidão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Obrigadíssimo Ana, grato pelo comentário.

      2) Concordo, mas só um porém: às vezes, os pagamentos demoram porque vão para próximas vidas.

      3) Abraços de boa semana.

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.