-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

04/12/2016

A Vida é uma Tragédia!

Alfred Gilbert - Comedy and Tragedy (1891)
  
Francisco Bendl

Um poeta disse certa vez que a vida é uma metáfora.

Resgatando da minha lembrança os acontecimentos trágicos que me deixaram impressionado, portanto, se deixei outros de fora não me levem a mal porque foi esquecimento, quero comprovar que a existência é marcada por tragédias, em consequência, a afirmação acima eu a modificaria como sendo a vida uma tragédia, indiscutivelmente:

1950 – Queda do Constellation da Panair do Brasil, em Porto Alegre, causou uma comoção no RS, matando 51 pessoas;
1954 – O suicídio de Vargas foi impressionante porque parou o Brasil;
1961 – Incêndio do Grand Circo Norte-Americano, em Niterói, RJ, com mais de quinhentos mortos, o maior incêndio no Brasil!
1972 – Incêndio no edifício Andraus, SP;
1974 – Incêndio no edifício Joelma, SP;
1976 – Incêndio nas Lojas Renner, em Porto Alegre, RS, 41 mortos;
1977 – O maior acidente aéreo, em Tenerife, com o choque de duas aeronaves, PanAm e KLM, com mais de quinhentos e cinquenta mortos!
1985 – A queda do Jumbo no Japão, matando mais de quinhentas pessoas, com apenas uma menina como sobrevivente!
1996 - Queda do Fokker da TAM em SP, aeroporto de Congonhas logo após decolar, 99 mortos;
2000 – Choque de três ônibus no Vale do Itajaí, dois argentinos em um brasileiro, mata 40 pessoas;
2001 – As torres gêmeas nos Estados Unidos;
2002 – A morte de Tim Lopes, um dos crimes mais hediondos da história brasileira!
2004 – O atentado  a um trem na Espanha, com quase 200 mortos;
2006 – Queda do Boeing da Gol após chocar-se com outro avião, Legacy, 154 mortos;
2007 – Choque do Airbus da TAM no prédio da empresa, em SP, aeroporto de Congonhas porque a turbina não teve o retrocesso,  199 mortos
2007 – A morte violenta de um menino que foi arrastado pelo carro da mãe que fora roubado, no Rio de Janeiro, um crime bestial!
2011 – O atentado à escola em Realengo, RJ, onde 13 crianças foram chacinadas por um insano!
2013 – Incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, RS, 242 mortos, uma das maiores atrocidades cometidas pela negligência e descaso da prefeitura de uma cidade no mundo!
2016 – Queda do avião da Chapecoense, sobrevivendo três jogadores, que não deverão mais jogar futebol, após a aeronave ter ficado sem combustível, em terrível erro do piloto!

Evidente que faltaram outros acontecimentos, mas esses foram os que me lembrei no ato, sem consulta, pois não era esta a intenção.

O objetivo era simplesmente comprovar que a vida é uma tragédia, indiscutivelmente, e com bases em episódios muito semelhantes ao que ceifou a vida do time da Chapecoense, jornalistas e dirigentes do clube catarinense.
Portanto, em sinal de respeito pela dor dos familiares das vítimas, resgatei alguns acidentes, obrigando-nos para que nos cuidemos mais, sejamos mais atentos, e para os meus amigos que viajam muito, atenção com as empresas aéreas pequenas!



12 comentários:

  1. 1)Parabéns Chicão, importante artigo.

    2) Vejo a impermanência da vida ...

    3)Ainda ontem fui ao Cemitério, no sepultamento da esposa de um colega professor. Casal jovem: ele na casa dos 40 anos, ela, tb professora, com 36 e grávida de dois meses.

    4)O Criador (de muitos nomes) nos abençoe com sua Misericórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl04/12/2016, 12:14

      Rocha, meu caro,

      Tenho escrito que não sabemos se existe vida após a morte, então nos entregamos a crenças as mais variadas que ou prometem a "salvação", mediante uma vida monástica ou apresentam a reencarnação como método de nos aperfeiçoarmos a cada vinda para este plano e correção pelo que de errado fizemos em existências anteriores.

      Vejo com muitas reservas a vida exercida com base em escapar do castigo eterno, assim sacrificante e penosa, como o retorno infinito de vezes para compensar as carências e deficiências pregressas, que se somam aos defeitos daquela vida que se repete.

      Ambas me dão plena razão e com mais profundidade porque espiritual agora, nesta minha ideia de a vida ser uma tragédia, razão pela qual disfarçamos o sofrimento através de uma alegria efêmera, e apenas gotas de uma felicidade que jamais iremos desfrutar na sua integralidade e espaço de tempo pertinente, mas lances fugazes, ocasionais, rápidos.

      Grato pelo comentário, meu amigo Rocha.
      Um forte e fraterno abraço.
      Saúde e Paz!

      Excluir
  2. Chico, a vida não é uma tragédia, mas na vida há tragédias o tempo todo, umas marcam mais as pessoas, como as que você citou, outras, muito maiores, passam despercebidas à maioria de nós, porque não conhecemos as vítimas, mal prestamos atenção aos casos e não nos sentimos chocados com elas.
    Só os parentes, as pessoas próximas, sofrem o choque e a tristeza dessas mortes silenciosas.

    Entre os duzentos e pouco milhões de habitantes do nosso Brasil, morrem por ano quase sessenta mil em acidentes de tráfego.
    E como se caísse um avião como o do Chapecoense de dez em dez horas. Ou como se ocorresse um massacre como o atentado das duas torres - a cada três semanas.
    Outro tanto (equivalendo a mais outro avião de dez em dez horas) são assassinados aqui a cada ano.

    Claro que a morte de um time de futebol, garotos novos, ídolos em sua cidade, indo para a final de um campeonato sulamericano, vira notícia internacional e comove os corações do mundo.
    Como o meu também, claro, se comoveu.
    Mas as piores tragédias, para mim, são as tragédias silenciosas, as tragédias tão habituais que vão se tornando para nós como se fossem coisas normais e acabamos não ligando para elas
    Que é, exatamente, a razão pela qual elas continuam a acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Francisco Bendl04/12/2016, 12:05

    Caríssimo Wilson,

    Se existem as tragédia noticiadas e aquelas que fizemos parte, e tu ainda acrescentas as "não habituais, as silenciosas, decididamente a vida se não é uma tragédia é sinônimo!

    Olha só as tragédias quando pais enterram seus filhos, independente da forma como morreram;
    Quando pais falecem cedo e deixam filhos entregues a parentes;
    As tragédias de vida sem futuro porque sem condições de sustento;
    As crianças sem escola;
    O analfabetismo, a fome, as doenças.

    O fato de nascermos desencadeará uma sequência de tragédias - não sabemos no que nos transformaremos, que pode ser um humanitário como um assassino em série, um bombeiro ou alguém cuja profissão exercida irresponsavelmente tira a via de várias pessoas ou um bom mandatário de uma nação ou mesmo um déspota sanguinário!

    Sabe, meu amigo, a vida é trágica, sim, tanto ao nascermos quanto ao morrermos e, neste espaço de vida, a maioria de nós tem mais conta a prestar que créditos a reivindicar.

    Obrigado pelo comentário, meu caro amigo Wilson.
    Um abraço forte e fraterno.
    Saúde e Paz!



    ResponderExcluir
  4. Dulce Regina04/12/2016, 12:26

    Olá Francisco. " A Tristeza é uma telha quebrada casa da nossa vida, mas a Esperança é um cobertor que nos protege " ( Padre Fábio de Melo ) - " A Vida sem Esperança , já è um tipo de morte antecipada " . ( Paulo Araújo ) - " Não importa o quanto a Vida pode ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar. Enquanto há vida, há esperança " ( Stephen Hawking ) . Estes são alguns ensinamentos de pessoas que acreditam e têm Fé num Deus Maior. Estamos aqui de passagem e devemos estar sempre atentos e alertas, pois não sabemos Como, Quando e Quando será feita nossa passagem. Vivamos com alegria e de bem com a vida, esse é o grande segredo. Em relação aos vôos, eles são mil vezes mais seguros que as estradas e se fizermos uma lista de coisas maravilhosas acontecendo, ela será maior que as tragédias. Já presenciei muitas passagens bonitas, tranqüilas de pessoas de bem com a vida. Tenho certeza que esse MENINOS estão junto à Deus, seus ultimos vídeos foram de agradecimento sempre e de muita humildade. " Deus colhe para Si, os Frutos que julga Maduros " . Abraços de Esperança , Confiança e muita Fé. Dulce

    ResponderExcluir
  5. Francisco Bendl04/12/2016, 15:35

    Minha querida Dulce,

    Muito obrigado pelo comentário.

    Na verdade não descreio da esperança, acredito que precisamos encontrar ânimo para seguir em frente após tantas tragédias cercando as nossas vidas diariamente, pois sempre estaremos na iminência de participarmos de uma delas eventualmente.

    No entanto, me refiro também às tragédias pessoais, familiares, as que nos deixam fora do ar por muito tempo, que são inevitáveis e fortuitas.

    Desta forma, somando as que acontecem com outras pessoas e aquelas onde somos candidatos involuntários às suas participações, a vida é uma tragédia, a meu ver, pelo sofrimento, dores que teremos de suportar durante a existência, afora uma quantidade de dramas que nos abalam mesmo não sendo conosco.

    Não que levar a vida adiante e com momentos de alegria e felicidades não seja possível, claro que sim - evidentemente considerando situações de normalidade -, mas o plano existencial terreno mais parece um largo período de expiação não tenho dúvidas.

    Em outras palavras ou conforme ditado popular:
    O inferno é aqui mesmo!

    Um forte e fraterno abraço.
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  6. Como brilha esse bronze!
    Coisa linda.
    Abraço, Bendl.
    Ofelia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl05/12/2016, 07:30

      Ofélia,

      Em nenhum momento não dei valor à vida, muito pelo contrário!

      Na medida que a defini como trágica, eu quis dar a entender justamente a sua importância em consonância aos fatos que transformam a existência como um padecimento, sofrimentos intermináveis ou inconsoláveis.

      Ora, qualquer familiar de um dos que morreram tragicamente na Colômbia, certamente iria concordar comigo, assim como uma pessoa que esteja em condições normais emocionalmente iria concordar contigo, Ofélia.

      Mais a mais não fiz uma crônica a respeito da tragédia em si, mas resgatei alguns episódios dolorosos que não podemos esquecer, por melhor que estejamos vivendo neste momento.

      Até porque se esta vida como diz o Budismo (alô, Rocha) é para resgatarmos nossos carmas, aperfeiçoarmo-nos e não reencarnarmos mais, esta existência não seria verdadeira, a legítima, mas uma vida transitória para não considerarmos os fatos trágicos que nos cercam diariamente e seus significados pessoais e coletivos!

      Tenho escrito que as minhas limitações levam as pessoas a não me entenderem, lamento, mas ao postar essas informações sobre acontecimentos funestos que comoveram os brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, pelo menos caracterizam a vida como algo difícil de ser conduzida, pois o preço que ela nos custa muitas vezes ultrapassa o que temos no bolso, e ficamos sem condições de sustento por um bom tempo.

      Em outras palavras:
      Querendo ou não as tragédias nos envolvem, e quando acontecem com os nossos círculos familiares e pessoais levamos um bom tempo para nos restabelecermos, deslustrando, por mais que queiramos evitar, o brilho da vida, a sua esfuziante alegria, o sentido que ela mesma tenta nos dar de valer a pena viver!

      Por favor, aceita o meu abraço aquecido pela vida que tenho, e que serve como sinônimo de felicidade, razão pela qual não posso deixar de atribuir às tragédias como causas de vidas que jamais vão entendê-la e senti-la como eu agora, então as lembranças de episódios que podem, sim, Ofélia, acarretar sobre algumas existências indescritíveis sofrimentos, que as transforma em trágicas e extremamente difíceis de serem carregadas, e que corroboram a minha definição de a vida ser uma tragédia, tanto pela possibilidade de estarmos neste plano pagando por erros de vidas pregressas como não levando e conta que, se de fato a vida se expande em definitivo após a morte, devemos compreender a existência não só como construída por alegrias, realizações e felicidades, como também por tristezas, dores e sofrimentos!
      Muita saúde e muita paz, minha querida Ofélia.


      Excluir
  7. Dulce Regina04/12/2016, 17:58

    Ofelia. Maravilhosa ! Em poucas palavras e com uma observação espetacular fez com que percebecemos nesse texto, a beleza da VIDA. Sensacional sua sensibilidade. Parabéns, menina ! Dulce

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Francisco Bendl,
    Impermanência da vida como diz o Antônio e momentos de alegria e felicidade como você diz.
    Saúde e paz, se posso te repetir.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl05/12/2016, 07:39

      Aninha,

      Grato pelo comentário.

      A vida também nos apresenta algumas incógnitas, que se não as deciframos dificilmente iremos entender as suas razões quando somos dela separados violentamente!

      Desta forma, assim como enaltecemos a existência, devemos também nos lembrar que muitos estão sofrendo porque envolvidos tragicamente em acontecimentos ocasionais, acidentes ou irresponsabilidades.

      Eu apenas quis deixar um recado simples, que a vida é uma tragédia, haja vista as perdas que temos de entes queridos que se foram, as vidas que são ceifadas injustamente, e aquelas que nascem para que sejamos testados quanto ao amor que sentimos pelo próximo e pela própria existência.

      Um abraço, Ana, forte e fraterno.
      Saúde e Paz!

      Excluir
  9. Monica Silva07/12/2016, 14:41

    Lamentosa retrospectiva...
    O melhor é viver com todas suas conquistas, não as compradas, melhor as que levamos no coração... :O(

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.