-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20/05/2012

A Apple e o sol para limpar a nuvem

A Apple está construindo um complexo de produção de eletricidade para, até o fim do ano, abastecer inteiramente o seu datacenter de Maiden, na Carolina do Norte, com eletricidade derivada de fontes não poluentes.

                                                                  Datacenter da Apple em Maiden (foto Apple)

O datacenter da Apple consome 20 megawatts de energia, e as duas instalações de captação de energia solar que a Apple está construindo em volta dele deverão produzir 84 milhões de kilowatts/hora por ano, o que segundo a empresa equivale ao consumo de  7.366 residências (isso calculado pelo consumo médio americano de energia, que é um dos mais altos do mundo). Essa produção será complementada por uma instalação de células de combustível alimentadas por biogás, que deverá produzir mais 40 milhões de kilowatts/hora por ano.
A companhia tem sido muito atacada pelos ativistas do Greenpeace pelo  alto consumo de energia de suas instalações (recentemente eles pregaram grandes letras nas janelas do prédio da filial da Apple na Irlanda, formando as palavras "Clean our cloud", ou "limpe a nossa nuvem",  uma alusão ao gasto de energia dos servidores do iCloud, o serviço de armazenagem de dados online da empresa que funciona no datacenter de Maiden). Irônicamente, a instalação da Apple na Irlanda é uma das que já operam totalmente com energia de fontes renováveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.