-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09/05/2012

Ladrões conectados

09/05/2012

Um grupo de ladrões no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, em dois anos roubou mais de duzentas bicicletas de alta categoria, de ciclistas de competição, triatletas e simples aficionados, num valor estimado de mais de  duzentos e cinquenta mil dólares.
Um quadro de bicicleta de ponta de alguma das marcas mais famosas custa alguns milhares de dólares, e o resto das peças também podem ser muito caras. Só um conjunto de acionadores elétricos de câmbio Dura Ace, da Shimano, custa mais de três mil dólares.
Os ladrões ficavam sabendo dos donos das bicicletas pelas fotografias das bicicletas ou dos passeios que estes postavam no Facebook, e pelos anúncios de venda e troca de bicicletas e acessórios que colocavam no Craigslist, um site internacional de anúncios classificados. Quando ficavam sabendo o nome do dono de alguma bicicleta cara, entravam no Facebook para conseguir seu endereço ou mais informações. Também entravam nos grupos e comunidades on-line de ciclistas, com nomes falsos, e conversavam com os inegrantes para saberem mais detalhes sobre as bicicletas e onde os donos costumavam pedalar. O dono de uma oficina de bicicletas de Los Angeles era o receptador, que comprava as bicicletas roubadas por algumas centenas de dólares, desmontava os seus componentes e revendia o material.
Fica o alerta para os nossos usuários das redes sociais, porque a mesma coisa já pode estar acontecendo por aqui.
A reportagem original é do Los Angeles Times e pode ser lida em http://www.latimes.com/news/local/la-me-expensive-bikes-20120509,0,1579820.story

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.