-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09/05/2012

Um novo personagem para o "Pequeno Príncipe"

04/05.2012

Duas folhas desconhecidas do rascunho original de "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint Éxupéry foram descobertas por um colecionador, e serão levadas a leilão pela casa francesa "Artcurial".
O livro de Saint Éxupéry tem uma fama totalmente imerecida entre nós por causa dos antigos concursos de miss, onde era citado pela maioria das candidatas como seu livro de cabeceira, o que o deixou aqui com a reputação de ser ou apenas um livro para crianças ou um livrinho "água com açúcar" que não merecia ser levado a sério. Nada mais longe da verdade.
Escrito em 1941, quando Saint-Éx estava em Nova Iorque no intervalo entre ter lutado na força aérea francesa, antes da rendição em Vichy, e sua volta à ativa como piloto num esquadrão de reconhecimento dos Franceses Livres baseado na África do Norte na luta pela libertação da Europa, voando pelo qual desapareceu no mar durante uma missão em julho de 1944, o livro pode ser lido como uma apologia da paz e declaração contra a guerra ou, como particularmente acho mais provável, uma magnífica carta de amor e pedido de reconciliação dirigido a sua mulher Consuelo, que seria a rosa do Pequeno Príncipe. Tem algo de autobiográfico e seu motivo central é baseado no acidente em que Saint-Éx caiu com seu mecânico no deserto do Sahara em 1935, quando tentava quebrar o recorde de velocidade entre Paris e Saigon pilotando um avião de corrida Caudron Simoun.
Na segunda das duas páginas, nenhuma das quais foi aproveitada no manuscrito final, o pequeno Príncipe encontra um homem, que para ele pode ser um embaixador do espírito humano, mas que infelizmente, como todos os outros do livro, está muito ocupado para lhe dar atenção; o homem faz palavras cruzadas, e procura há três dias uma palavra de seis letras que significa "gargarisme", (em francês quer dizer "gargarejo" ou "líquido para fazer gargarejo").  O rascunho termina aí, sem dizer mais sobre o personagem e deixando o pequeno príncipe curioso sem saber a palavra procurada.
Se Saint-Ex optou por não incluir este personagem no texto final do livro, ele que escrevia e reescrevia suas páginas dezenas de vezes até atingir o ponto em que, como disse um crítico, nenhuma palavra mais podia ser incluída, excluída ou modificada sem alterar o significado preciso que ele queria exprimir, nem por isso deixamos de ficar curiosos sobre o que o personagem estaria querendo dizer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.