-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10/05/2012

Pode respirar: o mundo não vai mais acabar em 2012

Vocês certamente se lembram da onda de notícias que circulou pelo mundo de que o calendário astronômico dos Maias terminava ainda este ano, e que isso era uma indicação indiscutível de que o mundo ia acabar no mesmo dia do calendário.
Os  Maias tinham diversos tipos de calendários, uns cíclicos de curta duração e outro, conhecido como o calendário longo, que não se repetia e começava na data que a mitologia Maia considerava como a da criação do mundo (11 de agosto de 3.114 B.C. no nosso calendário gregoriano). Este é o que termina no dia 21 de dezembro de 2012.
                                                   Inscrição - parte do calendário longo Maia (foto Wikipédia)
 Apesar dos argumentos dos arqueólogos de que nada na mitologia Maia dizia que o fim do mundo deveria coincidir com o do calendário longo, e que esta data simplesmente marcava o final de um ciclo e o começo de outro, a desinformação se espalhou rapidamente e muita gente ainda acredita que o mundo realmente está a poucos meses de acabar.
Bem, podem respirar fundo e ficar tranquilos. Arqueólogos trabalhando na cidade maia de Xultun, na Guatemala, descobriram uma casa que aparentemente tinha sido enchida de terra e selada pelos próprios ocupantes maias da época, uns oitocentos anos antes de Cristo, ainda não se sabe porque, e por esse motivo tinha conservado suas paredes internas em excelente estado. As paredes estavam cobertas de pinturas muito bem preservadas, os mais antigos murais Maias descobertos até hoje, Um estudo mais aprofundado revelou que dois destes murais eram calendários astronômicos, de uma extensão inédita, um contendo um ciclo de 4.787 dias das fases lunares, que podia ser repetido indefinidamente, e outro baseado nos percursos celestes aparentes de Marte e de Vênus,  compreendendo um período de aproximadamente sete mil anos. O prédio aparentemente era o local de trabalho de astrônomos encarregados de registrar os ciclos dos planetas para fazer os calendários.

A reportagem original é do The Washington Post, e pode ser lida aqui:
http://www.washingtonpost.com/national/health-science/mayan-prophecy-the-world-wont-end-as-a-newfound-calendar-goes-on-and-on-and-on/2012/05/10/gIQA03s3FU_story.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.