-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09/05/2012

Cuidado com a picaretagem na internet

19/04.2012

Acabo de ver um anúncio, publicado no site de um jornal conceituado de Belo Horizonte, de um seguro de vida com valor de até 390 mil reais, sem exigir declaração pessoal de saúde e sem nenhuma restrição conforme a profissão do segurado.
Parece muito tentador. Afinal, os seguros de vida que conheço consideram o estado de saúde do candidato e suas doenças existentes antes da contratação para fixar os prêmios, e não valem, ou então custam mais caro, para profissões de risco, o que aliás faz muito sentido se você pensar no que é um seguro de vida, que é uma aposta que a seguradora faz, com o dinheiro do prêmio que você paga, sobre a probabilidade de você morrer ou não durante o prazo de vigência do seguro.
O anúncio diz "Faça agora uma simulação!". Curioso, entrei no link. Aí vi que o site pede, além da minha idade, meu nome, endereço, telefone, endereço de email e nome do banco em que eu tinha conta para fazer a simulação. Não deveria precisar de nada além da minha data de nascimento, e o sexo (que não pede) porque as estatísticas de morte variam entre homens e mulheres da mesma idade. Não vou sair por aí dando estes dados sem saber para que, então informei todos os dados... fictícios. E o site aceitou. Pediu ainda para escolher um valor mensal para investir. Escolhi.
Em baixo do formulário, abaixo do botão "Próximo",  para continuar a simulação, havia um lugar para confirmar que eu tinha lido e concordado com os termos da política de privacidade. O link sublinhado para ler a política não funcionou, nem no Firefox nem no Internet Explorer. Eu clicava nele e ele apenas preenchia o quadradinho (que eu não tinha clicado) dizendo que tinha lidoe concordado com a política...
Bom, aí cliquei no "Próximo" para ver o que acontecia. Aí apareceu um valor de seguro e a informação de que alguém entraria em contato comigo para conversar sobre o seguro.
Aí voltei para a página do seguro, e lá em baixo, na última linha, numa letrinha tão pequena que quase não dava para ver, estava escrito (com um quadradinho já ticado): "Aceito a política de proteção de dados e que o meu contacto seja utilizado para futuras campanhas ***** (omiti aqui o nome da companhia) e eventualmente comunicado a outras entidades para efeitos de marketing direto". O que quer dizer que eu tinha dado autorização, sem saber que estava dando, para que os dados que eu tinha informado fossem distribuídos para quem eles quisessem para usarem como quisessem, isso com a justificativa de uma "política de proteção de dados" que não me tinha sido mostrada e que não está disponível em nenhum lugar do anúncio para ser vista.
Isso, meus amigos, está completamente errado. É uma armadilha para coletar dados pessoais que além de serem usados para tentarem vender a você o tal seguro de vida depois serão distribuídos, e provavelmente vendidos, para terceiros que você não sabe quem são nem para que vão usá-los, com a desculpa de "marketing direto".
Não estou culpando o jornal, que é um jornal sério e provavelmente não sabe como funciona o anúncio que o usaram para divulgar. E nem a seguradora, porque é uma seguradora antiga e conceituada no mercado, e o seguro que está anunciado deve existir e funcionar. A enganação está no método que o anúncio está usando para pescar dados pessoais dos incautos.
É por essas e outras que é importante participarmos da discussão do "Marco Civil da Internet". Esse tipo de coisa é um dos que tem que ser disciplinado por ele. Quando alguém pede seus dados pessoais  deve ter a obrigação de dizer muito claramente para que os está pedindo, como vai (ou não) protegê-los, para quem vai ou não repassá-los, e dar a você uma opção muito clara de aceitar ou recusar as condições desse pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.