-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10/05/2012

O Escocês Voador está de volta!

Quem gosta de ciclismo conhece, e muita gente mais deve ter visto o filme de 1996, "O Escocês Voador", que contou a história de Graeme Obree, um escocês pobre, dono de uma oficina de bicicletas, que por duas vezes bateu o recorde do mundo da hora em bicicleta, com a "Old Faithful", uma bicicleta feita em casa com pedaços de sucata e peças de uma velha máquina de lavar, competindo contra os maiores corredores e os maiores fabricantes de bicicletas de corrida da  epoca.
                                                Graeme Obree na "Old Faithful" - foto Wikipedia
A Federação Internacional de Ciclismo fez todo o possível para dificultar a vida de Obree, e no final mudou as regras para proibir definitivamente a posição de pedalar do escocês. Obree, que sofria de distúrbio bipolar, ficou tão desgostoso que tentou o suicídio, e só sobreviveu porque a corda com que tentou se enforcar arrebentou.
Pois agora, aos quarenta e seis anos de idade,  Obree está de volta, desta vez decidido a superar o recorde mundial de velocidade para veículos de propulsão humana. Esta prova não é controlada pela Federação de Ciclismo, e a única regra que tem é que o veículo deve usar exclusivamente a força humana como propulsão. O recorde atual é de  82,8 milhas por hora, pouco menos de 134 quilômetros por hora, estabelecido em 2009 pelo canadense Sam Whittingham usando a bicicleta Varna Diablo III. É uma bicicleta de alta tecnologia, com estrutura de fibra de carbono, onde o ciclista vai deitado de barriga para cima (o que se chama de "recumbente"). Alguns detalhes da Varna podem ser vistos aqui:
   http://www.wisil.recumbents.com/wisil/whpsc2001/varna_detail.htm
 Pois Obree, para não perder o costume, pretende quebrar o recorde com uma bicicleta que está construindo na cozinha de seu apartamento, ajudado apenas por seu filho, e utilizando estrutura de aço e peças de bicicletas existentes e outras feitas por ele mesmo. Ele vai pedalar na posição inversa da de Whittingham, deitado de barriga para baixo com o rosto sobre a roda dianteira,  uma posição extremamente perigosa mas que, segundo ele, possibilita um rendimento muscular maior. E não faz por menos, quer atingir cem milhas por hora.
Se fosse qualquer outro que não ele eu iria rir e acreditaria que era Dom Quixote reincarnado, investindo contra os moinhos de vento dos grandes fabricantes. Mas depois do que ele já fez, estou torcendo por ele, como muita gente mais também está.  Quem sabe?
Uma entrevista com Obree, em texto e vídeo, está em
http://road.cc/content/news/54778-interview-video-graeme-obree-his-human-powered-speed-record-attempt
Vale e pena ler a reportagem, ou ver o vídeo, para saber o que ele diz sobre a tentativa e sua motivação.
Esta reportagem do jornal inglês The Telegraph traz uma foto da bicicleta, ainda em construção e sem a fuselagem:
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/9248769/The-100mph-bike-designed-in-the-bath-and-made-from-an-old-saucepan.html#disqus_thread



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.