-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

11/05/2012

Salvar a Gandarela é salvar o futuro

Uma briga desigual está sendo travada entre uma grande empresa de mineração e um punhado de gente consciente e corajosa. Neste sábado agora, 12 de maio, às 14 horas, no auditório da Escola de Medicina da UFMG, na avenida Alfredo Balena 190, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, o Instituto Chico Mendes vai realizar uma consulta pública para a criação do Parque Nacional das Águas da Gandarela.
Para quem não ainda não conhece, a Serra da Gandarela, situada entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade na Área de Proteção Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte, é uma das últimas áreas de Mata Atlântica e Campos Rupestres sobre Cangas ainda preservadas na região, e fonte dos mananciais que alimentam com água de alta qualidade as bacias do Rio das Velhas, São Francisco, Piracicaba e Doce. Só a captação parcial de sua água feita hoje pela COPASA fornece mais de 60% da água consumida em Belo Horizonte.

                                                       (foto do site www.aguasdogandarela.org)
Pois é essa região de serras, que abriga uma biodiversidade riquíssima e localizada, que está sendo degradada e ameaçada de ser destruída pela expansão irregular da atividade de mineração.
As cangas ferruginosas são uma capa rochosa, normalmente situadas sobre as jazidas de minério de ferro, que por sua erosão peculiar causada pela ação de milhões de anos de chuvas formam um sistema de fissuras que drena e filtra a água acumulando-a purificada sobre as jazidas. Mas a mesma associação das cangas com as jazidas de minério que produz esse efeito benéfico sobre as águas faz com que elas se transformem num alvo de destruição pela cobiça das mineradoras. 
 A criação do Parque Nacional das Águas da Gandarela é um passo importantíssimo para que se possa evitar esta expansão desordenada que troca a qualidade de vida dos nossos filhos pela ilusão de uma melhora econômica fugaz e que deixa atrás de si a sua própria destruição, e preservar essa riqueza insubstituível para as gerações futuras.
Saiba mais sobre a Serra da Gandarela e a criação do Parque no site www.aguasdogandarela.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.