-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09/05/2012

Os usuários do Mac já precisam se cuidar

11/04/2012

Os computadores Macintosh da Apple tiveram por muito tempo a reputação de serem praticamente invulneráveis a ataques de vírus, e a grande maioria dos usuários não utiliza programas antivírus nem nenhum sistema de proteção além do próprio sistema operacional da Apple. Mas esta aparente invulnerabilidade na verdade era consequência da pequena fatia de mercado que eles ocupavam, que aliada ao fato do seu sistema operacional, baseado no Unix, ser muito diferente do líder de mercado não animava os desenvolvedores de vírus e malware em geral a gastarem tempo e esforço desenvolvendo ataques para os Macs.
Isto está mudando; em março um trojano que ficou conhecido como "Flashback" e que explora uma falha no Java atingiu quase 600.000 Macs, e a Apple só distribuiu uma atualização do seu sistema operacional para corrigir o problema em 3 de abril; embora este número possa parecer pequeno, já representa perto de 1% do número de usuários de Macs, estimados pela Apple, em julho de 2011, em 54 milhões no mundo inteiro.  O  "Flashback" se instala nos computadores sem que o usuário perceba e sem que ele faça nada além de visitar os sites infectados que servem de armadilhas. Uma vez instalado, ele serve de ponte para descarregar e executar programas hospedados nos servidores remotos dos criminosos.
Não é o primeiro ataque ocorrido contra os Macs, já houve outros de menos intensidade. E a tendência é que ataques deste tipo se repitam e aumentem de sofisticação.
O panorama dos ataques contra computadores pessoais tem mudado muito, porque hoje o crime organizado, no mundo inteiro, já descobriu o filão representado pelos programas capazes de atacar um computador e permitir o roubo de dinheiro das contas bancárias e cartões de crédito dos usuários, e o que começou como uma brincadeira de jovens que gostavam de mostrar que conseguiam penetrar nas barreiras dos sistemas operacionais agora é um negócio criminoso de grande volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.