-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

27/03/2017

De Roncos e Libertações

József Rippl-Rónai - O Ronco Mais Alto é Agora - 1918 (imagem wikimedia commons)

Antonio Rocha
Vou lhes contar hoje algumas presepadas soníferas e ronquíferas ao longo destes 64 anos:
Minha filha sempre reclamou que eu roncava e ronco demais, mesmo dormindo em outro quarto.
Uma vez me disseram que era a forma dela se libertar do tal Complexo de Electra, segundo Freud.
Consciente ou inconscientemente, ela casou em 2004 e foi morar bem longe; em Lille, norte da França. Hoje estão na Espanha. Literalmente casou e mudou.
Minha sorte é que a Heloisa não ouve nada e, ao meu lado, dorme feito uma anja.
Certa feita, acordei de madrugada com a vizinha do andar de cima, uma senhora idosa, batendo na minha janela, com um cabo de vassoura comprido. Deduzi que era para eu parar de roncar.
De outra feita fui fazer um retiro espiritual em um fim de semana em Arujá, SP, uma belíssima fazenda onde fica o “Seiti = Terra Sagrada” da PL – instituição Religiosa Perfect Liberty. Um local lindíssimo. Homens para um lado, mulheres para o outro. Quartos grandes, em cada um dez homens.
Na manhã seguinte, os outros nove disseram que dormiam e acordavam com o meu ronco. E só não me deram uma sacudidelas devido à Compaixão que fazia parte do treinamento no retiro. Desculpei-me, mas...
Então, depois dos quarenta anos para ver se melhorava a asma fui fazer yoga, ou será ioga? Só que, no final da aula, tinha o momento do relaxamento e mal eu fechava os olhos caía no sono e... roncava alto profundamente.
A professora reclamou, o meu ronco estava atrapalhando o relaxamento dos demais alunos. Expliquei que, talvez, em função do meu constante Estado de Meditação eu vivo descansado, dormindo. Se eu fechar os olhos, em qualquer lugar e em qualquer hora eu durmo, e se dormir eu ronco.
Ela respondeu que talvez fosse uma doença, este excesso de sono. Que eu procurasse um médico. De fato procurei e a resposta da doutora é que eu devia parar com as aulas de yoga, pois em algumas posturas eu ficava com tonteira.
Conclusão: abandonei as aulas de ioga. Nem todo mundo pode praticar aquelas posições. E a médica ainda falou que eu deveria ter apnéia do sono e que isso mata, a pessoa pode morrer dormindo... precisava então fazer uma série de exames, dormir com um aparelho no braço. Mas, claro que não fiz... fiz sim, umas orações ao Senhor Yama, o deus budista da morte para que ainda não me levasse e, graças ao Bom Buda, estou por aqui... dormindo bastante.
Fui então fazer um retiro de Meditação Vipássana (uma linhagem budista leiga) perguntei ao professor se eu podia fazer meditação com os olhos abertos, como eu tinha aprendido no Zen-Budismo, olhos semi-fechados. Ele disse que não, que na interpretação Vipássana, o certo são os olhos completamente fechados.
Fazia esforço para não dormir, mas uma bela tarde após o almoço, sentado na clássica postura de lótus, caí em profundo sono e ronquei tão alto, atrapalhando os oitenta meditantes (quarenta mulheres, quarenta homens) que o gerente da parte masculina veio me acordar e perguntou se eu estava passando bem. Desculpei-me e pensei: “Eu bem que avisei!”
Para completar, se bem que eu ainda tenho outras peripécias na área, mas vou ficando por aqui; às vezes contento-me explicando para mim mesmo que é bem possível que a minha iniciação no Budismo talvez favoreça a tanto sono.
Recebi o nome budista de “Hakuan”, que em japonês significa “Serenidade/Tranqüilidade”. A última sílaba “an” vem de Antonio. E as duas primeiras identificam o meu mestre (de fato, ele tem mestrado em Língua e Literatura no Japão e doutorado em Budologia) e a linhagem que vem do próprio Buda.
Falando nisso, vou já dormir, boa noite!



10 comentários:

  1. Antonio, agora toda vez em que eu passar perto ou ler a respeito da Serra do Roncador vou ter que a chamar de Serra do Amigo Antonio :)
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. 1) Pois é amigo Wilson...

    2) Outro dia, após a sessão de acupuntura fiquei um pouco deitado e relaxando. Dormi uma hora e meia e ronquei.

    3)Quando acordei, automaticamente pedi desculpas aos demais pacientes e o acupunturista exclamou: "Não foi um ronco, vc conversou longamente com uma onça...".

    4)Como se diz por aí ... fazer o que ?

    ResponderExcluir
  3. Moacir Pimentel27/03/2017, 17:52

    Vizinho Antônio,
    Com certeza os prezados médicos - eu os chamo cruelmente de máfia de branco ! - quando procuram acham mas o ronco e a sonolência diurna são os principais sintomas da apneia do sono , que pode ser controlada através de providências simples como perda de peso , adeus aos cigarros ou elevar um pouco a cabeceira da cama. Pense nisso enquanto segue pelo caminho do meio!
    De resto eu também sou bom de cama : cinco segundos depois de botar a cabeça no travesseiro já estou dormindo que nem uma pedra (rsrs) Mas acho dormir uma grande perda de tempo. Durmo no máximo 6 horas/dia, acordo tão fresco quanto um pé de alface na horta e novamente em cinco segundos já estou ligado e pronto! Pulo da cama. Quando essa rotina se altera pode apostar que estou doente.
    Quanto à meditação já tentei algumas vezes mas devo confessar que o meu cérebro primitivo é incapaz de se esvaziar. Fazer o quê?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Vc tem toda razão Moacir,

      2) De uns tempos para cá tenho dormido de lado, a posição que o Buda dormia, e assim, o ronco diminui bastante...

      3)No mais é adotar o travesseiro alto...

      4)Torço para perder pesos e não reencontrá-los....

      5)Gosto de dormir porque viajo astralmente por aí...

      Excluir
  4. Tem muita coisa pra ser feita, Antonio.
    Vá a um laboratório de sono, eles vão botar uma porção de eletrodos nos seus cabelos, você dorme e eles mapeiam a função do seu sono, respiração, tudo.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Tem toda razão Ofélia, mas... e a disciplina para fazer tudo isso.

      2) Confesso que, nem sempre a tenho ...

      3)Acabo inventando outras prioridades ...

      Excluir
  5. Francisco Bendl27/03/2017, 19:30

    Rocha, meu caro "lenhador",

    Vai roncar assim ... hehehehehehehehehehehe!

    Olha, acho que tu e meu irmão seriam uma parada dura. O Paulo, meu mano, é uma atração circense, pois ele não ronca, berra!

    Tu és um garoto, mas quem lembra dos aviões a hélice, e do barulho que faziam, inclusive os antigos Viscount - a Vasp e a Paraense eram as empresas que os tinham na aviação! -, o ronco do Paulo é maior!!!

    Parece que da boca ao estômago o cano é reto, e quando ele puxa o ar vem com tudo, sonho, a digestão, a vontade de viver, as lembranças, o que ainda tem de vida pela frente, os filhos, a mulher que já fez promessas as mais estranhas e exóticas para ele deixá-la dormir um dia que seja, o carro que quer trocar, a casa que imagina morar ... quando ele puxa o tal do ar lá do dedão do pé sai da casa dele se quiseres dormir!!!

    Pois eu cometi esta falha imperdoável - a Marli chegou a pedir a separação -, ao convidar o meu irmão para passar um fim de semana comigo, dormindo na minha casa sexta-feira e sábado, retornando para sua casa no domingo.

    Lá pela meia-noite fomos nos recolher. O Paulo e a esposa dormiriam no quarto do meio, a minha sobrinha no sofá, na sala.

    Meia hora depois levantei da cama porque percebi que algo havia acontecido, e grave!

    A minha mulher deu um pulo, e gritou:
    - Chico, um carro entrou em casa, alguém quebrou a parede!

    Era o Paulo roncando, com a cara mais calma e tranquila que se pode imaginar.

    Fizemos uma reunião onde ele estava dormindo, ao lado da cama. Nada, e dê-lhe ronco. Não dormimos.

    Pela manhã, os três zumbis decidiram que o roncador teria de ir embora, para a felicidade e paz da cidade!!!

    Portanto, Rocha, fazer o quê?!

    Táca-le pau nesta surdina aberta, meu, e azar de quem estiver ao teu lado!!!

    Um abraço.
    Saúde (bota saúde nisso) e paz.

    ResponderExcluir
  6. Olá Antônio,
    Ainda bem que você desistiu do carro...perigosíssimo!
    Mas todos estão com razão, deveria ver um especialista.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)É verdade Ana, ainda bem que, em 2010 parei de dirigir...

      2) Uma vez vi na web o vídeo de um motorista dormindo profundamente no sinal, estava parado,mas...

      3)Mais adiante programarei um especialista...

      4)Obrigado a todos(as) !

      Excluir
  7. 1) Valeu amigão, obrigado pelo apoio !

    2)Uma vez um motorista de ônibus após eu acordar com tanto ronco meu ele disse: "quem ronca assim relaxa bastante"

    3)De fato, tenho boas amizades com Morfeu, o Deus do Sono.

    4)Abraços Chicão !

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.