-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10/03/2017

Retalhos Coloridos

Patchwork (tapetes no Afeganistão - foto aérea de Andrew Smith, em "Afghanistan Matters"- wikimedia commons)


Heraldo Palmeira
Nos reunimos sem motivo definido, apenas pelo prazer de estarmos juntos naquela noite pós-Carnaval. A sala ampla, arejada e acolhedora cumpria o seu melhor e costumeiro papel: abrigar uma boa roda de conversas para cada um relembrar momentos marcantes. Ao redor de comida e bebida das boas, parecíamos alfaiates juntando retalhos da vida para vestir nossas almas.
Vivemos a juventude em outra época, todos livres e viciados em traquinagens e afetos – deve ser por isso que nossa geração tem como característica manter tantos amigos pela vida inteira.
Os mais jovens da sala, nossos filhos e sobrinhos, estavam incrédulos diante dos relatos das reprimendas pesadas que nossos pais aplicavam – os mesmos velhinhos fofinhos que eles convivem hoje no chamego de netos e avós. Palmadas, castigos e surras eram parte do cotidiano, na medida exata das molecagens que produzíamos. Mas sobrevivemos sem traumas e nos descobrimos agradecidos e apaixonados por aquelas figuras aparentemente severas demais, que nos ensinaram a ser quem somos.
Alguém lembrou a história de uma tia que, com a paciência esgotada pela arenga interminável – que começou na hora do almoço – entre um casal de filhos, deu uma surra em ambos, obrigou-os a ficar abraçados de rostos colados, e amarrou-os (abraçados) com uma corda de sisal pela tarde inteira “para recuperarem a amizade de irmãos”. Os irmãos, hoje cinquentões, lembram daquela tarde com carinho e riem juntos com a mãe noventona, tratada como rainha por todos nós da família.
Outro lembrou do dia em que subiu no telhado, destelhou boa parte da casa e foi para a escola. A mãe, depois de providenciar o reparo, foi dormir o sagrado sono da tarde, mas deixou recomendado que fosse acordada assim que o traquinas pisasse em casa. Dito e feito, aplicou-lhe uma surra memorável e voltou tranquilamente ao quarto para completar a sesta interrompida. Filho cinquentão e mãe setentona vivem grudados desde sempre, num amor interminável. O velho pai, também famoso pelo rigor de outrora, acompanha tudo com o sorriso escancarado e o ar de quem acertou nas doses.
Outra falou de Mariquita, a escova de lustrar sapatos, madeira de um lado e cerdas do outro, que seus pais ampliaram o uso para palmatória. Quando havia traquinagem pendente, o filho a ser punido recebia a missão de ir buscar a danada para a expiação da falta cometida.
Uma das jovens ficou curiosa: “E se você se recusasse a ir buscar?”. A narradora foi didática: “A quantidade de palmadas aumentaria! Para que piorar o que já estava ruim?”. Hoje, ela cinquentona e os pais oitentões, ao lado dos outros filhos (quarentões em diante) que foram acarinhados por Mariquita seguem firmes rindo de suas ótimas histórias e as reuniões familiares são esplendorosas.
Os meninos e meninas da sala pareciam perceber que nós nos divertíamos bem mais quando passamos pela idade deles. Não tínhamos tecnologia nenhuma, dessas de hoje que entregam tudo pronto, mas éramos imbatíveis para imaginar e executar traquinagens e desvendar grandes segredos da vida.
A estrutura social da época se montava com laços entre famílias que, mesmo sem parentesco, iam se aparentando a partir das amizades entre pais e pais, filhos e filhos. Eram tempos bem diferentes, com poucas facilidades modernas, onde os vínculos afetivos moldavam nossas vidas.
A maioria da população vivia em pobreza digna, o que gerava uma espécie de linguagem comum para todos seguirem avançando porque as lutas eram muito similares. Vivíamos cercados de histórias extraordinárias e comoventes de superação. O anfitrião daquela noite memorável lembrou de uma delas, vivenciada por um velho amigo.
Certa noite, o rapaz foi com a mãe ao teatro assistir a um show de um cantor famoso que ela gostava muito. Casa cheia, show transcorrendo, o filho foi ao banheiro.
Quando voltou, já fazia parte de uma cena inesquecível: Benito di Paula resolveu descer à plateia e sentou na única poltrona vazia, ao lado da velha senhora. A mágica se fez quando delicadamente cantaram em dueto.
A plateia emocionada cantou junto cada palavra de Retalhos de cetim, com o facho de luz transferindo para aquelas duas poltronas um pedacinho do céu da história daquela mulher.
Na cabeça do filho paralisado pela emoção, passou cada segundo da história da sua vida e a saudade do pai falecido, que, homem de luta, construiu a casa da família tijolo a tijolo nos finais de tarde depois do trabalho diário, e nos finais de semana.
O filho também lembrou do momento de decisão familiar: ou continuavam a pagar o aluguel de onde viviam e paralisavam a construção, ou mudavam para a obra em andamento. A velha senhora de agora, que ali flutuava nas nuvens da música cantando com seu ídolo, bancou o sonho do marido.
Nos primeiros tempos, ainda inacabada, a casa não tinha portas, apenas retalhos para garantir um mínimo de privacidade aos moradores. À noite, o gigante amoroso vestido de chefe de família dormia seu sono aos pedaços, do lado de fora, para velar o sono tranquilo daquela senhora e dos seus filhos, espalhados em colchões pelo chão.
As lágrimas desceram sem contenção lavando a saudade do pai, que pegava sempre o violão e repetia apaixonado aquela mesma Retalhos de cetim como hino oficial do amor de vida inteira que viveu com a esposa. Por certo a mágica do destino preparou aquele dueto acompanhado com plateia enorme, deixando no ar a suspeita de que o céu também mexeu alguns pauzinhos.
Ouvimos o relato do anfitrião com os olhos marejados na sala ampla, arejada e acolhedora. Éramos alfaiates juntando retalhos coloridos das nossas vidas, para vestir nossas almas e morrer de saudade no desfile do tempo.
Cada um de nós naquela sala, navegantes do tempo, gastou tudo em fantasia. Era tudo o que a gente queria e a vida jurou desfilar. E desfilou. 
Curta aqui uma bela versão de Retalhos de cetim:
https://www.youtube.com/watch?v=M2oJRbXLOHg


(*) Dedicado às encantadoras histórias de vida que acontecem todos os dias.


20 comentários:

  1. Olá Heraldo,
    "Éramos alfaiates juntando retalhos coloridos da nossa vida para vestir nossas almas".
    Lindo! Você faz poesia só em prosa ou também em versos?
    Seu texto me faz lembrar com saudade de muitos encontros da minha casa. Como certamente vai fazer com os outros leitores. Saudade mais saudade mais melancolia mais felicidade de ter vivido tanta coisa boa!
    Sabe o que é quase mais lindo nos seus textos? Os títulos!
    Obrigada,
    Até mais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heraldo Palmeira10/03/2017, 10:45

      Ana,
      Obrigado pelo comentário sempre generoso.
      A poesia é muito nobre para mim, sou apenas um letrista de música ocasional. Algumas gravadas ao longo do tempo por artistas independentes. Quanto aos títulos, os textos ficam mandando recados. Até mais.

      Excluir
    2. E continua poetando como"letrista de música ocasional"!

      Excluir
  2. 1) Lindo vídeo; belíssima canção. Grande Benito de Paula !

    2)Ilustração ótima do Mano !

    3)Parabéns Palmeira (eu sou torcedor do Palmeiras)um artigo importantíssimo que nos fala sobre a Educação muito boa de antigamente. Valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heraldo Palmeira10/03/2017, 10:47

      Antonio,
      Obrigado. Sim, você está certo: uma educação que hoje seria vítima dessa baboseira do politicamente correto gerou gente como nós. Por certo, não eram nossos pais que estavam errados.

      Excluir
  3. Dulce Regina10/03/2017, 10:46

    Caro Heraldo confesso que chorei ao ler sua narrativa ...quanta saudade !!! Costumamos fazer também essas reuniões de amigos,e aqui em casa, quando a família está reunida , normalmente sentados à mesa , meus filhos relembram suas traquinagens. Meus netos ao ouví-los, retrucam : " Vocês tiveram infância ! " . Um " xero " para você e seus queridos amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Dulce Regina, te ver por aqui!
      Até mais mesmo! Sentimos saudades!

      Excluir
    2. Heraldo Palmeira10/03/2017, 12:12

      Dulce,
      Obrigado. Sua emoção é a de qualquer pessoa que, como nós - e bem dizem seus netos - tivemos infância. E o "xêro" que usamos por aqui, escrito assim, parece ter o condão de manter o elo com esse pedaço humano que carregamos e por vezes esquecemos de valorizar. Que a saudade seja sempre porta-voz de momentos felizes assim.

      Excluir
  4. Wilson Baptista Junior10/03/2017, 12:14

    Bem que eu disse que esse também ia despertar lembranças...
    Você tem o segredo de saber buscar nos casos de cada um as emoções de nós todos. É sempre um prazer ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heraldo Palmeira10/03/2017, 12:36

      Sim, senhor, você cantou a pedra. Estou feliz porque as histórias estão todas aí e tenho a sorte de juntar um pouquinho delas.

      Excluir
  5. Olá Moacir num comentário extra texto,
    Na primeira vez em que aqui entrei foi para falar que não tinha jeito, jå estava amiga de vocês. E hoje descubro muitas coisas inesperadas de vocês, homens, graças aos comentários, principalmente seus e do Heraldo e dos amigos..Por exemplo, que vocês são amorosos entre si (surpresa!) e que foram muito mais levados que as meninas ( amadurecimento nosso ou peraltices de gênero?).
    De qualquer maneira é muito divertido e curioso. Por favor, continuem me surpreendendo.Nós, mulheres, achamos que sabemos tudo de vocês, ilusão pura. Pare, não fique cheio de si!
    Descubro muito com a dissidência carinhosa do Voz de Trovão, e a calma( não sei se benevolência) do Antônio. E por aí vai.
    Até mais diabruras, para focar na geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl10/03/2017, 15:07

      Aninha,
      Apesar da minha inata rebeldia e permanente dissidência, Voz de Trovão também diminui o som da sua fala quando diante de pessoas que tanto estima e admira, que deseja tanta alegria e felicidades, e consegue murmurar em tons serenos, Muito Obrigado!

      Abraço, forte, caloroso e fraterno, extensivo ao Mano.
      Saúde e paz.

      Excluir
  6. Lindo Heraldo, me fez chorar de emoção.
    Seu texto em prosa é também poesia.
    Abraços

    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  7. Oi Heraldo.
    pai e mãe são para a vida além da morte, lembranças mil.
    Você sabe que meu pai me deu uma única palmada? Mas inflou a minha calcinha, eu só estava de calcinha, era muito menina.

    Ele passava a enceradeira no meu quarto pra minha mãe, que tinha DUAS mineiras pra fazer tudo dentro de casa, Margarida e Geralda. Assim mesmo, ele ajudava de vez em quando.

    Sabe por que levei palmada? A janela estava aberta e eu queria ver o pai da Lúcia passar, porque ele acenava pra mim. Eu não alcançava a janela e ficava pulando pra ver. Quando ameacei botar o pé na enceradeira parada, meu pai avisou pra não 'subir', que eu jogaria a enceradeira no chão. Mas a vontade de ver o rosto roliço do seu Paulo, de óculos, dando adeuzinho pra mim foi mais forte. Botei o pé, a enceradeira caiu e lá veio a palmada. Os dedos dele ficaram impressos na bundinha. Chorei toda a vida. Minha mãe e Margarida sorriam enquanto passavam algo que já não lembro mais o que era no meu traseiro. Gelo? Álcool? Pomada? Sei lá.

    Palmada de amor não dói, ou se dói passa logo. Pouco depois eu estava de pé e sem nenhuma mágoa no coração por aquele homem que me amava mais que tudo.

    Acho, Heraldo, que onde tem música tem alegria, felicidade. Gostei de ver o Benito, o Zeca...

    Não ouço falar do Benito faz tempo. Ele é vivo? Mora no Rio? Toca piano muito bem.

    O que você escreve sempre me traz boas recordações, Heraldo poeta.

    Boa tarde, até mais ver.
    Ofelia

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente FANTÁSTICO!!!! Eu diria "do c.....", mas seria sensurado!!Ahahaha...Como sempre você arrasa e brinca com as palavras numa maestria invejável meu querido!! Parabéns pra tu!! Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Francisco Bendl10/03/2017, 16:30

    Palmeira,

    Belo texto. Nostálgico, bem escrito, irrepreensível.
    Não devo me alongar em elogios porque o artigo não pode ser melhorado desta forma, pois completo, absoluto.

    Um abraço.
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  10. Interessante. Nossos pais eram pais. Nós, filhos, reconheciamos sua autoridade. Em que dobra do tempo perdeu-se essa noção?

    ResponderExcluir
  11. Amigo, suas narrativas são enebriantes!
    A propósito do assunto, lembrei-me que minha filha, na reunião pós batizado de sua filha Pietra, minha quinta Neta, confessou diante do marido e dos sogros que na época de sua adolescente não entendia porque eu era tão severo (confesso que eu mesmo não entendia; apenas seguia meu instinto de Pai) mas que agora, tendo um filho de 5 anos e uma bebê de 4 meses, entende perfeitamente ...

    ResponderExcluir
  12. Moacir Pimentel11/03/2017, 09:20

    Mestre Heraldo e Donana,
    Mais um grande texto dessa BIC inspirada e movida pela exigência de talento e coração verdadeiros.Clap,clap,clap!
    Quanto às diferenças e igualdades e essas coisas ótimas do enredo Me-Tarzan-You-Jane, ainda estou me alfabetizando e ficando esperto na matéria (rsrs)
    Sobre as histórias de ontem e nelas os nossos pais-heróis, acho que o que nos ficou de todas elas, profundamente, foi que ao crescer e perceber que eles não eram todo-poderosos e imortais , nós entendemos o quanto foram homens e mulheres formidáveis.
    De resto a vida continua do jeito que sempre foi e nela os elos inquebrantáveis. Tudo bem que nós soltávamos pipa na rua e nossos filhos brincavam nos plays e nossos netos brincam nas brinquedotecas...Tudo bem nossos avós nos contavam histórias sob à luz de candeeiros e eu hoje as invento disputando com os aplicativos. Mas como nós ontem os netos de hoje ainda dizem: Conta mais , vô!
    Então vamos à lida e à vida sem esquecer que há muito fomos pais e que os modestos heróis tupiniquins dos nossos moleques e dos moleques deles, os amados velhinhos de amanhã , embora ainda "em formação" já somos todos ....NÓS!
    Abração

    ResponderExcluir
  13. Antonio Westenberger11/03/2017, 14:51

    Texto maravilhoso. Para mim, foi como uma viagem no tempo, só que para o passado, onde as palmadas se misturavam com riso tardio a comemorar a fuga do ardor das marcas deixadas pelo cinto de couro.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.