-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

27/02/2017

Maritacas & Canários da Terra

Antiga Estação Ferroviária de Morro Azul da Serra do Tinguá

Antonio Rocha
Chegamos na sexta feira, 17/02/17, a tarde. Eu, Heloisa e uma irmã que veio de Brasília. Talvez pela numerologia da data um grupo de maritacas verdes começou a grasnar, assim que abrimos a janela do nosso quarto que dava para os fundos, para o verde. O quarto da minha irmã era para a frente, da única pracinha de Morro Azul, uma localidade do município de Engenheiro Paulo de Frontin, no sul fluminense.
Os canários da terra também conviviam com as maritacas, meio verdes, meio amarelados e também com uma cor de terra.
Observei que as maritacas cantaram na sexta, nos dando as boas vindas, no sábado e domingo pela manhã e à tarde. Mas na segunda-feira não cantaram, imagino que saíram cedo para o trabalho...
Em frente a pracinha, que ainda tem coreto, a estação do trem tem a placa de 1917, as composições pararam de funcionar em 1970. Do outro lado, uma bonita Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, toda azul, fazendo jus ao Morro Azul, na missa de domingo pela manhã estava lotada. No último censo, marcou nove mil habitantes, um único self-service, duas pizzarias e uma sanduicheria que está na moda com os jovens.
Curiosamente o posto da PM estava fechado na sexta a tarde, coincide com a reportagem aí abaixo. Mas ouvi um morador na praça dizer que estas matérias que estão publicando sobre a região não são boas, pois podem atrair ladrões e afins.
Interessante que éramos os únicos hóspedes e mais cinco funcionários. Um garçom para o café da manhã, o morador vigia, tipo caseiro com a família, dois balconistas e uma jovem para a limpeza geral.
Então ficamos sabendo: o Hotel foi inaugurado em 1948 e era um cassino clandestino onde os Barões do Café hospedavam-se com suas acompanhantes... Uns vinte e cinco quartos, piscina, bom pedaço de terra misturado com floresta em uma encosta.
Disseram que no carnaval sempre tem mais gente hospedada. E às vezes, grupos de japoneses lotam um ônibus de São Paulo, ou Paraná e vão descansar naquelas águas de fonte pura, silêncio maravilhoso.
A região abrange as cidades de Barra do Piraí, Mendes, Paty do Alferes, Valença, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Sacra Família (pertence a Paulo de Frontin, como Morro azul), Vassouras. O folheto turístico informa que na década de 1850 era a região maior produtora de café do mundo. Dizem que é o “terceiro melhor clima do Brasil”, não sei quem mediu e quem são os dois primeiros lugares.
O nome certo: “Morro Azul da Serra do Tinguá”. Parece que o Imperador Pedro II também andava e gostava do local. Tinguá, um nome indígena.
O hotel vazio favorece imaginações para se escrever um romance de mistérios ou de terror com muitos fantasmas. Barões do Café, acompanhantes, escravos, um filmaço!
No sábado soubemos que a dona era uma senhora que estava fazendo aniversário, completando noventa anos. Os herdeiros não estão interessados e ela está querendo vender... mas quem comprar deve investir, a meu ver, um milhão de reais. Talvez um grande grupo hoteleiro internacional.
Região de fazendas históricas, Valença tem faculdades de Medicina, Odontologia, HU – Hospital Universitário, Letras, Direito etc...
Bem perto de Morro Azul tem o Centro de Meditação Vipássana (linhagem Goenka), uma variante budista leiga, onde os professores não são monges. Trabalham e tem suas famílias. A sede está na Índia, mas tem sucursais em diversos países. Os retiros e cursos costumam reunir cem pessoas e o detalhe importante: não se cobra um centavo. A colaboração é voluntária.




10 comentários:

  1. Antonio, tenho um parente que se formou em Valença, uma 'família' postiça e amigas de Valença, um ex-namorado de Barra do Piraí. Ah: e uma cabeleireira de Mendes, que já não vejo faz muito tempo.

    Não conheço nadinha dessas bandas.

    Achei a estação de trem muito bonitinha, bem conservada. É comum em cidades do interior.

    Não sei se eu descansaria. Quando a paz é muita, costuma me dar efeito rebote, e eu fico aflita pra ir embora, com ou sem maritacas e sabiás para embalar os dias.

    Espero que você tenha descansado e aproveitado a paz para regenerar seus neurônios. Estamos sempre precisando, se bem que você é de tanta paz que acho que não funciona com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Sempre funciona Ofélia e eu gosto de silêncio, tranquilidade e afins.

      2) Regenero neurônios, células, ossos, músculos etc.

      Excluir
  2. É uma região muito bonita, Antonio.
    Não conheço Morro Azul, mas no meu primeiro ano de escola de engenharia passei um mês morando em Piraí (então uma cidadezinha de uns quatro mil habitantes) fazendo estágio numa pequena construtora que estava trabalhando na duplicação da antiga Via Dutra na Serra das Araras. Pude passear um pouco por aqueles lados. Tinha também uma tia muito querida que morava na cidade de Vassouras, numa casa com um terreno grande, cheio de árvores, pássaros, plantas e flores. Saudades dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Mano, Piraí é bonita, assim eu vejo.

      2) Vassouras idem, o nome da cidade, aprendi, é porque tem um arbusto que se faz as vassouras de piaçava.

      3)Serra das Araras, o nome já diz tudo.

      4) Excelente a ilustração que vc escolheu.

      Excluir
  3. Francisco Bendl27/02/2017, 14:49

    Caro Rocha,

    A Ofélia foi feliz em dizer - e eu concordo - que és um sujeito calmo, pacato, um budista, então não precisas recarregar as baterias desta forma tão plácida, tão suave.

    Mas imagino a paz da localidade, e esta calmaria me encanta, me seduz, me atrai.

    O local onde está o meu computador, livros, a TV, que denomino de Oficina do Pensamento, em face de eu permanentemente ter de refazer ou reformar conceitos, ideias e convicções, também é calmo, pois fecho a porta, ligo o ar e me delicio com a temperatura glacial que estabeleço, além de o ventilador de teto espalhar a brisa fria pelo ambiente.

    Nessas condições, o meu cérebro limitado consegue responder aos comentários, relatar sobre uma que outra peripécia do passado, e criar um que outro artigo mas, preciso, sim, de temperaturas baixas para a maioria dos brasileiros, tanto porque sou calorento em demasia quanto o frio me possibilita a pensar, e não reclamar ou me incomodar com o calor, consequentemente, este gaúcho se trava nas patas de trás!

    Agora, 14;42h, o ar está na sua temperatura menor, 16 graus, o turbo ligado e DOIS ventiladores, o de teto e um portátil, nas minhas costas, que estão sem camisa!

    A temperatura marca insuportáveis 33 graus Celsius, e estou na minha casamata me protegendo deste clima que detesto, com o devido respeito e inveja daqueles que amam o verão porque entre mim e esta estação do ano existe um abismo intransponível!

    Desta forma, Rocha, te parabenizo pela escolha deste local paradisíaco, te desejando um bom descanso e que retornes com os teus relatos sobre o Budismo, que tanto aprecio e aprendo com o Mestre.

    Um abraço.
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Cidade pequena, adoro ! Chicão amigo.

      2) Clima ameno, idem !

      3) Um amigo meu, nascido em Manaus, descendente dos índios manauaras com francês... afirma que se se a pessoa comer jaca não vai sentir tanto calor...

      4)Com frequência eu como jaca, mas ainda sinto o calorão ...

      Excluir
  4. Olá Antônio,
    Um passeio bem gostoso, verde, pássaros e calmaria!
    E nesse centro de meditação, voces passam o dia ou ficam hospedados?
    Atualmente não sei se faria meditação, sou muito agitada. Gosto de ficar na calmaria da minha casa com a muvuca à volta, ao meu dispor,
    Mas invejo quem consegue. Pelo jeito vocês aproveitaram basttante!
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. 1)Oi Ana, eu gostei muito.

    2) Nesses dias, não li nenhum livro, não tive acesso a rádio, nem computador. A TV do hotel é só aberta e assim aproveitei:

    3) Para contemplar as plantas, passear pelas cidadezinhas citadas.Ad-mirar as aves !

    4) O retiro vou descrever em outra oportunidade. Mas desta vez não fiz retiro.

    ResponderExcluir
  6. Moacir Pimentel28/02/2017, 09:29

    Bom dia, Antônio
    Ontem eu saí do caminho do meio e literalmente meti o pé na jaca. Após dormir 12 horas e um café na medida a sua Serra das Araras, as bucólicas maritacas e os canários da terra afinados, o silêncio da floresta , o verde das encostas enfim , todas essas coisas tão boas, quase que conseguiram recuperar os meus neurônios. Eu disse quase. Acho melhor voltar para cama (rsrs)
    Abração

    ResponderExcluir
  7. 1)Concordo plenamente, dormir é uma Arte.

    2)Falando nisso, altamente reconfortante é dormir na rede,a antiga, pois as redes tecnológicas tiram o sono.

    3)Bons descansos !

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.