-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

08/04/2017

Meu Encontro com o Cristo

fotografia Heloisa Pires Ferreira

Antonio Rocha
A proximidade da Semana Santa me fez lembrar deste fato ocorrido há mais de trinta anos.
Todo sábado pela manhã eu fazia uma caminhada de Santa Teresa, até o Mirante Dona Marta, no Caminho do Corcovado; seis quilômetros ida e volta, vista belíssima, ambiente idem.
Quando chegava no local conhecido como “Portão das Caboclas”, começa a ladeira. Uma subida ótima. Tinha uma Esaf – Escola de Administração Fazendária. Digo tinha pois não me parece que só existem as casas, construções de alvenarias. Por motivos de segurança o local foi ficando muito deserto e anos depois deixei de ir lá.
Andava-se mais um pouco e chegava-se na Estrada Velha do Corcovado. Fechada a carros. Alguns metros adiante a Capela de São Silvestre, pequenina, os fiéis ficam do lado de fora e só o padre na entrada da Capelinha. As missas continuam só uma vez por ano, no dia 31 de dezembro, pela manhã, Dia de São Silvestre.
Esta região chama-se Silvestre e é uma espécie de mini-bairro, dentro do bairro de Santa Teresa.
Poucos metros adiante desce o Rio Carioca, antigamente era o local da tribo dos índios cariocas que desapareceram. O rio foi canalizado e deságua na Praia do Flamengo. Tem uma placa turística lá na foz. E agora, por aqui inventaram uma Cerveja Rio Carioca, artesanal.
Quando solteiro a caminhada ia até à estátua do Cristo Redentor, por essa estrada velha, até que chegava nos trilhos da Estação de Ferro do Corcovado e... tudo a pé. Hoje está proibido.
Continuando a caminhada chega-se a um balão onde para a direita subimos até o Monte do Corcovado. À esquerda vamos até o Mirante Dona Marta.
Descortina-se visão maravilhosa da cidade do Rio de Janeiro, e a vista alcança as praias oceânicas de Niterói.
Na descida pelo ladeirão que dá acesso ao Mirante contempla-se altaneira e só ela dominando a paisagem a estátua do Cristo Redentor.
Aqui entra a minha história: todo sábado então eu cumprimentava na descida o Cristo à minha frente. Reverenciava budisticamente e pronto.
Até que um dia tive a intuição de que a imagem queria conversar comigo:
- Bom dia, o senhor sabe – disse eu para Jesus – tenho o maior respeito pelos seus ensinamentos, pela sua vida, pelo que o senhor representa, pelos seus seguidores. Mas, me desculpe, desde a infância eu tenho dificuldade em reverenciar o crucifixo, o senhor pregado em uma cruz sofrendo muito.
- Mas aqui eu não estou pregado em uma cruz – respondeu-me Jesus – acredite se quiser.
- É, mas está parecido com os braços abertos...
- Você disse muito bem amigo. Eu estou com os braços abertos para abraça-lo.
- Mas eu não sou cristão, eu sou budista, o senhor sabe.
- Claro que sei e é por isso que eu quero abraça-lo fraternalmente.
Então eu fiz o gesto do abraço. Como se eu estivesse, e de fato estava, abraçando o próprio Cristo. Foi algo deveras agradável, uma experiência interessante.
Desde então nos tornamos amigos. Cada um na sua Fé. Tenho imenso respeito e reverência por Ele e por seus discípulos, praticantes de todos os matizes do Cristianismo, mas continuo budista. E aproveito para desejar a todos (as) Feliz Páscoa !
O termo em hebraico antigo significa “pessach = travessia” e sinto que fiz uma travessia espiritual neste encontro daquele sábado com o Cristo.
Legenda:
A foto que ilustra a matéria de hoje foi tirada esta semana pela Heloisa, de nossa janela. Considero um momento ímpar, pois na hora apareceram três aves perto da Estátua.
Interpretei como sendo um sinal da Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo.
De início pensei que poderiam ser três urubus, mas estão muito altos. Não sei se urubus voam tão alto. Se for, nada contra, pois admiro muito estas aves, que aprendi são os garis da natureza e eles avisam aos outros onde tem comida para os demais de sua espécie.
História:
Tudo isso fica encravado no Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Uma vez me disseram que foi D. João VI quando veio parar no Rio de Janeiro que mandou plantar os morros que já estavam desmatados pela busca de madeira e plantação de café. Outros me disseram que foi D. Pedro II.
Na verdade, não sei, mas o fato é que esta belíssima Mata Atlântica foi plantada manualmente pelos escravos. Muitas mudas não são mais originárias, vieram da Índia e adaptaram-se por aqui.
Nossa gratidão aos escravos. Graças ao suor, ao trabalho e ao esforço deles hoje contemplamos um local lindíssimo.
Três vezes vimos a queima de fogos no dia 31 de dezembro no Mirante Dona Marta. Indescritível a beleza !



11 comentários:

  1. 1)Obrigadíssimo Mano, eu e Heloisa ficamos muito felizes com esta postagem.

    2)Ela disse que as três aves também representam: "a Fé, a Esperança e a Caridade".

    3) E continuou: "também representam o Amor, a Saúde e a Paz"

    4) Estamos contentes e agradecidos por este presente pascal que o Mano nos proporcionou.

    5) Gratidão !

    ResponderExcluir
  2. Wilson Baptista Junior08/04/2017, 10:24

    Antonio, com seu perdão para falar de um assunto menor dentro da bela descrição do seu encontro, o pássaro que está acima dos três na fotografia não é um urubu, pelo desenho das asas (diferente dos outros dois) parece ser uma gaivota ou uma fragata (tesourão). Mas os urubus podem voar alto, sim, bem alto. Quando você vê um subindo em círculos, sem bater as asas, é porque ele encontrou uma bolha de ar quente que sobe levando-o com ela, e em geral os outros que estão por perto se juntam a ele. Os pilotos de planador gostam de observar os urubus para perseguirem também estas correntes ascendentes, que chamam de térmicas ou termais, e que permitem que eles ganhem altura sem motor.

    ResponderExcluir
  3. 1) Maravilha Mano, sua contribuição não é menor, é grandiosa, enriquece o texto e a foto.

    2) Gratíssimo !

    ResponderExcluir
  4. Olá Antônio,
    Privilégio é ter essa bela vista da sua janela. E conforto na alma é rer tido essa conversa!
    Interpretações felizes das aves pela Heloisa.
    Também respeito todas as religiões mas sempre tenho lá no fundo a impressão, ou medo, de que sejam lavagens cerebrais. Desculpe comentar assim num texto tão bonito, mas fazer oque...Gostaria de pensar diferente.
    Bom final de semana para você e a Heloisa.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Olá Antônio,
    Privilégio é ter essa bela vista da sua janela. E conforto na alma é rer tido essa conversa!
    Interpretações felizes das aves pela Heloisa.
    Também respeito todas as religiões mas sempre tenho lá no fundo a impressão, ou medo, de que sejam lavagens cerebrais. Desculpe comentar assim num texto tão bonito, mas fazer oque...Gostaria de pensar diferente.
    Bom final de semana para você e a Heloisa.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá Antônio,
    Privilégio é ter essa bela vista da sua janela. E conforto na alma é rer tido essa conversa!
    Interpretações felizes das aves pela Heloisa.
    Também respeito todas as religiões mas sempre tenho lá no fundo a impressão, ou medo, de que sejam lavagens cerebrais. Desculpe comentar assim num texto tão bonito, mas fazer oque...Gostaria de pensar diferente.
    Bom final de semana para você e a Heloisa.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. 1) Oi Ana, vc tem toda razão.

    2)Contra lavagens cerebrais religiosas/políticas/consumistas/partidárias só mesmo utilizando a Razão, o Raciocínio, a Sabedoria.

    3)Penso que, quem lê bastante, estuda e pratica Artes, Filosofias não se deixa levar pelas lavagens cerebrais.

    4) Observo que os fanatismos estão entre os iletrados, os mais humildes, subletrados, analfabetos funcionais que mal sabem assinar os nomes.

    5)E se tem alguns com graus universitários que descambam para
    as lavagens (quaisquer que sejam elas) são por interesses materiais, políticos, poderes.

    6)Bom sábado !

    ResponderExcluir
  8. Francisco Bendl08/04/2017, 19:16

    Rocha, meu caro,

    Impressiona-me a tua singeleza neste conto, a tua humildade e o reconhecimento que estavas diante de uma figura que transcende a compreensão humana!

    Afinal das contas, dialogavas nada mais nada menos com o Filho de Deus, e apesar do diálogo imaginável, conversaste com Jesus, trocaste ideias, ele estava disposto até em te dar um abraço.

    Perfeito!

    Quem dera que todos tivessem esta tua decisão de falar com Cristo sem receios, sem desconfianças, mas com sinceridade, honestidade, e despojamento.

    Um grande abraço.
    Saúde e paz, meu caro.

    ResponderExcluir
  9. 1) Salve Chicão,

    2)Digamos, estou sempre aprendendo.

    3)E há tanto o que aprender ...

    4)Abração !

    ResponderExcluir
  10. Moacir Pimentel09/04/2017, 10:08

    Vizinho Antônio,
    Um belo post e você por favor desculpe-me por chegar tão atrasado aos comentários: é que desde ontem estamos correndo atrás de um terrorista de três anos e sucede que neto é uma coisa viciante (rsrs)
    Que bom que você tem essa visão do Cristo tanto da sua janela quanto na alma funda. Ouvir a voz dele não é tarefa fácil tantos foram os evangelhos banidos e devido ao muito que os que sobreviveram foram editados e "traduzidos". Também tenho pelos ensinamentos de Jesus Cristo imenso respeito.
    Quanto ao Mirante Dona Marta com certeza nos oferece a vista mais espetacular e abrangente do Rio. Já lá não vamos há valentes anos devido aos frequentes assaltos. Mas ficaram as mais belas fotos que temos da cidade e muitos bytes de memória inclusive das nossas "conversas" com os micos e macacos para quem costumávamos levar bananas.
    Valeu e um bom domingo!
    Abração

    ResponderExcluir
  11. 1) Salve Moacir, obrigado pelo apoio.

    2) Neto de três anos é pura maravilha e eu te parabenizo !

    3)Vc não está atrasado, fique tranquilo.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.