-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

27/04/2017

ROLANTE NÃO É PARIS!

Igreja Matriz de Rolante - foto Prefeitura Municipal de Rolante

Francisco Bendl
Rolante, a cidade que pertence ao RS e onde resido não é Paris.
Apesar de ser a terra onde nasceu um dos artistas e cantores mais famosos do Brasil, o gaúcho Teixeirinha, Rolante não é Paris.
Rolante não tem metrô, bistrô, museus, rio navegável que possibilita a navegação de barcos lotados de turistas, catedrais, parques, arco do triunfo, bairros de artistas, teatros, cinemas... Rolante não é Paris.
Rolante não tem pintores notáveis, escultores magníficos, atores e atrizes de renome internacional, estádios de futebol, cabarés famosos, não teve qualquer revolução... Rolante não é Paris.
Rolante tem uma iluminação razoável, sequer lembra muito de longe a Cidade Luz, igualmente não tem trens que andam a grandes velocidades, os TGV, não teve imperadores e reis, não tem guilhotina, não foi invadida por estrangeiros nas guerras, jamais assinou tratados de rendição... Rolante não é Paris.
Rolante é uma cidade minúscula, onde a quantidade de veículos que possui caberia na Avenue George V, muito menos tem casas de moda, boutiques, da mesma forma não tem vários jornais conhecidos pelo mundo, apenas um informativo mensal e de graça, e se perguntarem para algum morador da cidade o que é uma gare, ela não saberia responder, pois Rolante não é Paris.
Rolante não tem refugiados políticos, também não tem perseguidos políticos. Não tem terrorismo, atentados, caminhões jogados em cima da população e atiradores suicidas, que matam seus semelhantes em face do ódio e preconceitos ideológico e religioso porque Rolante não é Paris.
Rolante não tem uma torre como a Eiffel, muito menos uma edificação parecida. Temos poucos prédios, e os mais altos não passam de cinco andares, a ponto que apenas um deles tem elevador! E não existe na cidade escada rolante, desconhecemos Shopping Center, então Rolante não é Paris.
Rolante é aquela localidade dos sonhos de paz, de calma...
Rolante é uma cidade bucólica, situada entre três rios pequenos, cercada de montes e árvores por toda a cidade, que tem um povo humilde e trabalhador, que ganha pouco, mas sabe se divertir nos fins de semanas quando a maioria das casas faz o tradicional churrasco de domingo, e as famílias se reúnem em torno da mesa e brinda e festeja a vida!
Rolante tem pouco asfalto, as ruas são calçadas com paralelepípedos, alguns até mesmo irregulares, onde a velocidade dos carros são limitadas porque muitas avenidas têm lombadas, impedindo que afoitos possam causar algum acidente e machucar as pessoas, os nossos moradores.
Rolante tem o Rolantchê, um largo e grande espaço de terras onde anualmente oferecemos para os adeptos desse esporte um reconhecido rodeio, festival de corridas de cavalo, laço, danças gaúchas, campeonatos, música e torneios diversos.
Rolante tem a Festa da Cuca, um local específico para esta festividade que atrai milhares de pessoas também a cada ano, com apresentações de artistas nacionais e regionais, oferecendo esta tradicional iguaria alemã em sabores os mais diversos, laranja, uva, pêssego, marmelada, recheios de chocolate, goiabada, uma delícia.
Rolante é famosa pelos festivais de Orquídeas e uma das cidades mais reconhecidas na oferta de Bonsai, que também atrais milhares de turistas que se encantam com essas belezas naturais.
Somos famosos pelas cascatas existentes em Riozinho, um município ao lado, pacato, destinado à lavoura e produtos hortifrutigranjeiros, com cinco mil habitantes. 
fotografia Prefeitura Municipal de Rolante

Rolante tem um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), onde a maioria das festas que necessita de um ambiente maior e com estrutura para receber um bom número de convidados, encontra neste local exatamente o que procura e necessita.
Rolante é uma cidade onde seus habitantes acordam pela manhã e vão trabalhar. Param para almoçar, retornam às 14h, encerram seus expedientes às 18:30h e voltam para casa para jantar e descansar para o dia seguinte. Não temos vida noturna.
Rolante possibilita a seus moradores que suas casas podem ficar abertas, diante da inexistência dos “amigos do alheio”!
Rolante não tem assassinatos, a violência das grandes cidades, os assaltos, a intranquilidade, o medo de sair às ruas e de frequentar algum restaurante ou pizzaria ou bar ou cinema.
Rolante tem apenas um pobre, que tem casa própria! Sem renda, humilde, uma pessoa de idade, com um pequeno distúrbio mental, para quem ele vê pede um real. Não adianta dar cinco, dez reais. O pedido é de um real, e mais nada.
Rolante enaltece o ser humano. Não as grandes construções, os prédios históricos, o parques, os bairros, as ruas, as igrejas, os museus, Rolante trata bem seus habitantes.
Os alimentos em Rolante custam menos que na capital, proporcionando que quem pode e gosta, a carne é de primeira qualidade e barata, assim como ovos, leite, queijo, frutas e legumes, verduras e cereais.
O povo é saudável, forte, e longevo.
As mulheres de Rolante carregam consigo a beleza da mulher gaúcha e, se loiras ou morenas, negras ou pardas, elas são lindas, belas, atraentes, dedicadas a seus maridos, namorados, companheiros, e mães extremadas no cuidado de seus filhos.
As suas casas, se imponentes ou simples, grandes ou pequenas, recebem dessas mesmas mulheres atenções especiais quanto aos seus jardins, suas áreas, seus pátios limpos e ajeitados e, no Natal, elas se enfeitam com luzes as árvores cobertas de enfeites adequados ao evento, e Papai Noel em trenós adornam sacadas e janelas das casas de pobres e ricos.
Rolante tem um povo tão bom e honesto, que armazéns e supermercados – três - mantém com seus clientes o famoso caderno, onde são anotadas as compras dos fregueses para pagamento a cada final de mês! E é praxe esta conduta, que significa confiança mútua, respeito e fidelidade entre consumidor e fornecedor, em uma relação hoje em dia absolutamente em desuso nas cidades maiores.
Rolante é tão pequena que não temos concessionárias de veículos!
Nenhuma. Tanto para automóveis quanto camionetes e caminhões.
Mas, Rolante tem uma rua coberta, onde apresentações de colégios e da localidade possam estar protegidos da chuva quando a data coincidir com mau tempo. 
fotografia Paulo R. S. Menezes, Wikimedia Commons

Rolante é maravilhosa porque humana, uma cidade onde as pessoas se conhecem, se cumprimentam, se ajudam. A nossa vizinha nos oferece volta e meia ovos, um pernil de porco, laranjas, um bolo que fez, uma torta...
Da nossa parte, lhe presenteamos com um pudim de leite condensado, alguns bifes à milanesa, que a Marli é uma especialista, uma toalha de mesa, panos de prato, essas delicadezas trocadas entre as mulheres que se dão bem, que são amigas.
Entre mim e o marido desta vizinha, assim como outros amigos que tenho e não conhecem Porto Alegre como eu a domino, eu os levo no meu carro quando precisam ir à capital, uma forma de retribuir as gentilezas entre vizinhos e conhecidos, tanto por eu ter uma larga experiência como motorista como por conhecer a estrada muito bem, gerando segurança e a certeza de que vamos e voltamos em segurança.
Quando acordo aos domingos, embalado pelo tocar do sino da Igreja às 6h, agradeço a Deus morar em Rolante, pertencer a esta comunidade pacífica, trabalhadora, ordeira, educada e respeitadora.
Rolante não é Paris, Rolante é diferente, Rolante é melhor que Paris!



14 comentários:

  1. Moacir Pimentel27/04/2017, 09:20

    Chicão,
    Viva a mente "obtusa" capaz de escrever essa maravilha de post! E você está certíssimo: Rolante é melhor que Paris! A nossa casa - esteja ela onde estiver - é o melhor lugar do mundo e não somos só nós a pensar assim...

    O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
    Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
    Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia,
    O Tejo tem grandes navios
    E navega nele ainda,
    Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
    A memória das naus.
    O Tejo desce de Espanha
    E o Tejo entra no mar em Portugal.
    Toda a gente sabe isso.
    Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
    E para onde ele vai
    E donde ele vem.
    E por isso, porque pertence a menos gente,
    É mais livre e maior o rio da minha aldeia.
    Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
    Para além do Tejo há a América
    E a fortuna daqueles que a encontram.
    Ninguém nunca pensou no que há para além
    Do rio da minha aldeia.
    O rio da minha aldeia não faz pensar em nada
    Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

    (O Guardador de Rebanhos. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa)

    Parabéns e um abraço do seu tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl27/04/2017, 12:14

      Pimentel, meu caro,

      Se tu não fosses um amigo e pessoa educada, de alto nível, de qualidades indiscutíveis e reconhecidas, poderias dizer que este escrevinhador e seu texto serviriam como uma renovação de A Raposa e as Uvas, de Esopo.

      O Chicão não conhece Paris, lê artigos constantes sobre esta cidade magnífica, então resolveu comentar dizendo que a sua localidade é melhor que a capital francesa!

      Mas não registraste este pensamento, e não o tiveste tampouco porque justamente esta tua experiência de viajante e internacional e mente prodigiosa, entendeu perfeitamente o meu recado!

      E desde o início, por óbvio, não comparei Rolante com Paris, o que seria ridículo, mas as suas vantagens e peculiaridades, cuja conclusão ao final é até surpreendente, mas é a minha convicção.

      Dito isso, muito obrigado pelo comentário e poesia estupenda, que corrobora o meu pensamento sobre Rolante e seus benefícios para mim e minha família.

      Um forte abraço.
      Saúde e paz.





      Excluir
  2. Barbaridade, tchê!
    Se eu soubesse que ia surtir tanto e imediato efeito teria pedido antes!
    Você só se esqueceu, quando fala que em Rolante não tem refugiados ou perseguidos politicos, ou terroristas suicidas, que tem uma fera mantida em baixas temperaturas para acalmar seus ânimos acalorados, sua fúria ensandecida contra as injustiças do país.
    Salve, amigo dissidente! Você mora no paraíso!
    Saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl27/04/2017, 12:35

      Minha colega dissidente Aninha,

      Na condição de um rebelde inato, ler constantemente os elogios que merecidamente Pimentel recebe ao publicar seus artigos irrepreensíveis sobre Paris, e se constatar a beleza daquela cidade, decidi mostrar Rolante para o mundo, com o auxílio prestimoso do Wilson e este blog extraordinário.

      E claro, para ser lido por algumas pessoas, eu não poderia comparar ambas as cidades, mas enaltecer as características de Rolante, justamente aquelas que diferem da Cidade Luz, como por exemplo a insegurança que atualmente Paris tem se notabilizado, lamentavelmente.

      E também, confesso, para provocar um pouco o nosso amigo Pimentel, que conhece o mundo, mas jamais visitou esta pequena, humilde e pacata cidade!

      Quando Pimentel nos der a honra de nos visitar, no dia seguinte ele me deixará feliz porque publicará com seu talento e vocação, um grande e justo artigo sobre Rolante!

      Agora, Aninha, tenho feito desta minha cidade o meu bunker na defesa deste povo injustiçado, exatamente porque a maioria absoluta de brasileiros não reside em locais como este onde moro, mas nas grandes cidades e seus problemas naturais, então sofre, padece, e fico extremamente pesaroso com esta condição que subjugaram o cidadão, mas essa é outra história.

      Quanto o frio, acordei sob a temperatura de 6º Celsius, que me deixa mais feliz que pinto no lixo ou mais alegre que lambari na sanga!

      Apreciador do inverno, a minha estação se aproxima e forte, consequentemente a vontade de oferecer os meus préstimos ao povo cada vez mais à mercê de uma violência que teve a sua origem na maneira como vem sendo tratado pelos governante nos últimos sessenta anos, culminando nesta situação atual.

      Muito obrigado pelo teu comentário.

      Muito obrigado pelo incentivo e ânimo que tu e teu marido - um cidadão que muito admiro e lhe tenho apreço - encontraram para impulsionar pessoas a escrever, a contarem suas passagens pela vida que mais as impressionaram, suas observações sobre viagens feitas, suas experiências na profissão, falarem de si mesmos!

      Assim, que me permita o Mano, Aninha, um grande e afetuoso abraço.
      Saúde e paz, e vida longa a esta esposa que tanto faz o Wilson feliz e seus amigos animados e reconhecidos por atrelá-los a uma relação de amizade inquebrantável, sólida, verdadeira.

      Excluir
  3. Chicão,
    Rolante não tem isso, Rolante não tem aquilo, mas Rolante tem Chicão!
    E nós temos os escritos do Chicão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl27/04/2017, 12:43

      Meu caro amigo Wilson,

      Certamente Rolante me trocaria por meio quilo de feijão preto, enquanto que eu e minha esposa não a substituiríamos por ... Paris!

      As razões são muitas, a começar pela nossa idade, adaptação, o idioma, modos e costumes parisienses, a distância dos filhos e amigos.

      Justamente por estas razões que me veio à mente e por solicitação da Ana, tua esposa, escrever sobre Rolante.

      NO entanto, a título de quê?!

      Então pensei nos elogiados artigos de Pimentel sobre a capital francesa, e decidi registrar os encantos da minha localidade e, desde o começo, afirmando que Rolante não é Paris!

      Obrigado por publicar este texto e enaltecê-lo com fotos, meu caro.

      Um forte e fraterno abraço.
      Saúde e paz, extensivo aos teus amados.

      Excluir
  4. Olá Moacir e Francisco Bendl,
    Vocês que me perdoem mas roubei um pouquinho dessa resposta para mim!
    Você, Moacir, já é um poeta só por responder com esta poesia do Fernando Pessoa.
    Perdoada?
    Até e sempre mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl27/04/2017, 12:44

      Aninha,

      Por favor!

      Este blog extraordinário te pertence, nós é que devemos pedir permissão para participar do seu espaço.

      Outro abraço.

      Excluir
    2. Wilson Baptista Junior27/04/2017, 13:36

      Menos, Chicão, menos...
      Não crie uma dissidência doméstica :)

      Excluir
    3. Francisco Bendl28/04/2017, 10:10

      Mano,

      Longe, muito longe de criar uma "dissidência doméstica", preciso muito de uma aliada política!

      Outro abraço.

      Excluir
  5. 1) Parabéns Chicão, belo texto. O comentário do Pimentel me fez lembrar música de Gil: "O melhor lugar do mundo é aqui e agora".

    2)Uma curiosidade mística: quem é o padroeiro ou padroeira de Rolante ?

    3)Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl28/04/2017, 08:28

      Rocha,

      Muito obrigado pelo comentário.

      Quanto à tua pergunta, a padroeira de Rolante é a a Nossa Senhora Imaculada Conceição, que se comemora a cada 8 de dezembro.

      Um forte abraço.
      Saúde e paz.

      Excluir
  6. Flávio José Bortolotto27/04/2017, 19:02

    O Sr.FRANCISCO BENDL nos apresenta sua linda Cidade de Rolante-RS da bela e progressista Região Colonial Alemã de S.Leopoldo-RS, e o faz contrastando com Paris-FR, tão bem descritas nas Memórias de viagens do
    "mágico, porque nos faz viajar junto", Sr. MOACIR PIMENTEL.
    E o Sr.FRANCISCO BENDL inteligentemente contrasta as "maravilhas da Cidade-Luz" com o excelente Padrão de Vida e aquele ambiente Comunal, onde se vive bem e ninguém nunca está sozinho, onde os Vizinhos ainda trocam presentes, e as Crianças brincam na casa de um, na casa de outro. Onde nunca falta "calor Humano".
    A maioria das casas tem belos jardins na frente e pomares nos fundos.
    E com todas essas vantagens, ainda tão perto de uma metrópole como a grande Porto Alegre-RS.









    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco Bendl28/04/2017, 08:35

      Mestre Bortolotto,

      Muito obrigado pelo comentário e participação neste oásis cultural criado pelo nosso amigo Wilson.

      Fizeste um belo apanhado de Rolante, que ainda possibilita aos seus moradores sentarem-se à beira das calçadas à tardinha para sorver o chimarrão e prosear, como se diz.

      De fato, uma cidade que pertence à Grande Porto Alegre, distante 120km, e que mantém a sua cultura e tradição como se localizasse longe da capital, interiorana, onde encontramos esses modos e costumes semelhantes a Rolante.

      Participa mais desse blog, mestre Bortolotto, pois nos possibilita carregarmos as baterias para os debates e enfrentamentos que temos em outro espaço, essencialmente político, porém nos ocasionando naturais desgastes e muitos desnecessários.

      Um forte e fraterno abraço.
      Saúde e paz, meu caro amigo.

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.