-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

25/09/2016

Himorogui na varanda

Dama da Noite (imagem Gilberto Santa Rosa / Creative Commons)


Antonio Rocha

Himorogui é uma planta sagrada da PL – Instituição Religiosa Perfect Liberty. A pronúncia que aprendi em japonês é Rimorôgui. É um arbusto e não sei o nome científico. Himorogui significa “Morada de Deus”. No Seiti “Terra Sagrada” do Japão existe um local específico onde está plantada a referida árvore (este maravilhoso blog do Mano, já reproduziu uma foto da colina onde está o Himorogui original)

No Brasil, em Arujá, SP, também há uma “Terra Sagrada” e lá, numa pequena colina, plantaram uma muda da Himorogui que veio do Japão. É ponto de peregrinação e devoção. As três vezes que fui ao Seiti brasileiro vi pessoas acordando às quatro horas da manhã para ir rezar, meditar e fazer preces no referido local.

O fundador, Mestre Kanáda (1863-1919) durante anos orava diariamente ao pé desta árvore, pela manhã, não importava o tempo: chuva, sol ou neve. Antes de morrer, ele pediu ao sucessor que continuasse com a prática.

Kanáda era devoto do Grande Patriarca do Budismo Esotérico Kobo Daishi (774-835), considerado santo e que fazia milagres. E o citado sucessor, Tokuharu Miki (1871-1938), era monge budista da corrente Zen Obáku. Que continuou ao longo de cinco anos a prática diária de Himorogui, quando foi agraciado com percepções/intuições/iluminações, e continuou até os seus últimos dias com a reverêcia ao Himorogui.

A prática me faz lembrar da árvore Bodhi (Ficus Religiosa), sob a qual o Buda Sidarta Gautama atingiu a iluminação.

Bem, toda essa introdução é para contar que, como não tenho muda do tal arbusto e na minha varanda tem uma bonita planta “Dama da Noite”, resolvi, há alguns anos que ela seria a minha Himorogui. Percebi que todo o reino vegetal é sagrado e podemos escolher uma planta ou mais de uma para o nosso altar.

Diariamente, pela manhã e à noite, faço minhas orações na varanda e reverencio a Himorogui Dama da Noite. Posso lhes garantir que cada vez mais ela produz flores belíssimas e perfumadas e as demais plantas que são tratadas como Himoroguis também ficam felicíssimas e floridas. Acredite quem quiser, mas qualquer ser humano pode desenvolver fórmulas de conversar com as plantas. Um ótimo treinamento espiritual. Se conversamos com o reino animal e eles nos entendem e respondem, recomendo conversar com as plantas e árvores.

A oração/meditação/prece que mestre Kanáda fazia é assim: “Mioyaookami (Deus) que se aloja nesta árvore, conceda o caminho para o bem da humanidade. Por favor conceda essa graça... (faz-se o pedido para si ou para outros).

Sugiro - quem quiser claro – eleger uma ou mais de uma planta de sua preferência como Himorogui e diariamente, pela manhã e à noite, fazer as preces... e sejam felizes! Claro, cada um faz a prece de sua predileção, na Fé que professa.

As plantas entendem. Buda informava que muitos espíritos moram no reino vegetal. Portanto, se você precisar podar uma árvore ou planta, a recomendação budista é pedir permissão aos Espíritos que moram ali para a poda.

Se é necessário cortar, peça, por favor, para que os espíritos se mudem para outras árvores, pois é importante o corte da citada árvore. E a Lei agora no Brasil é plantar outras árvores, em outro local, para compensar a que foi cortada.

E aqui uma história interessante: moramos vinte anos em uma casa que tinha um bom terreno, já falei desse belo quintal aqui no blog. Com o falecimento dos meus sogros os cunhados resolveram vender o imóvel.

Foi comprado por uma jornalista holandesa. Mas antes de entrar na casa, ela pediu que eu e minha esposa transferíssemos as muitas árvores para ela. Em momentos diferentes cada um fez a sua transferência. A explicação era que as árvores, com as cerimônias, não iriam sentir saudades nossas e iriam aceitar bem a nova dona do terreno.

Foi uma experiência ecológica espiritual marcante.


9 comentários:

  1. Antonio,linda flor,linda história, especialmente o último parágrafo, em que a holandesa pede para fazerem a transferência das árvores para ela e, assim, impedir que elas sentissem saudades.
    PS: Estou na terceira virtual pra Nhá Chica.
    Abraço, bom dia
    Ofelia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos Rocha25/09/2016, 12:24

      1) Maravilha, Ofélia, as velas para Nhá Chica. Saúde e ótimas coisas para vc. e os seus.

      2) Pois é, eu aprendi que as árvores (e o reino vegetal como um todo) também sentem saudade, afinal são seres vivos.

      3) Abraço de bom domingo!

      Excluir
  2. Moacir Pimentel25/09/2016, 11:13

    Caro vizinho Antônio,
    Devo confessar que meu diálogo com os membros do reino vegetal é precário . Limita-se a não me cansar de olhar para eles. Gosto de terra , de mata, de trilhas , de pomares e jardins. São sempre locais de muita beleza e paz.
    Já tivemos muitas plantas no apartamento e teve uma delas -alta e linda! - que murchou da noite para o dia , dizem que nos defendendo valentemente contra o mal olhado(rsrs) Mas nos últimos anos estamos limitados a uma plantação de ervas na varanda , onde se destacam alguns potes de hortelã graúdo , cujas folhas são indispensáveis para a feitura de um caldo de galinha de respeito. Sucede que minha mulher cuida delas com muito carinho e muita "conversa". Quando se ausentava a trabalho, me pedia para dar-lhes de beber à noite e para falar com as plantinhas. Ora, os primeiros dias de solteirice eram uma maravilha: eu passava a comer carne vermelha todo dia, deixava sapatos e meias na sala, camisa na mesa e cueca na maçaneta do banheiro. Delícia! Com o passar dos dias eu ia me sentindo culpado pelas bagunça e dieta, encarava um peixinho honesto à mesa e ia recolhendo os meus pertences e então olhava para os tais potes e tinha certeza que os nossos himoroguis estavam amarelando de saudade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. 1)Nobilíssimo vizinho Moacir, eu tb sou assim meio bagunceiro qdo estou só em casa.

    2)Eu acredito, a tal planta que murchou, absorveu as negatividades para proteger vcs.

    3) Himoroguis pode ser ervas medicinais, hortas e afins: Reino Vegetal na varanda...

    4) Abraço de Bom Domingo !

    ResponderExcluir
  4. Antônio, acho que comentário é, antes de falar de si, é falar do outro. Mas preciso te dizer. Um dia, descri de tudo, de tudo mesmo. Até de homeopatia. Mas meu coraçāo vibra de alegria quando alguma das minhas pobres plantinhas viceja, dá um botāo, promessa de flor. Seja a violeta na janela,a flor de maio (teimosa, só floresce em julho ou agosto) no teto do banheiro, os pequenos lírios brancos na janela do quarto. Pequenas orações de uma atéia!

    ResponderExcluir
  5. Dulce Regina25/09/2016, 12:29

    Olá, Antônio. No nosso aconchego em Teresópolis, tinha bastante plantas na varanda. Com a venda do imóvel transferi parte delas para amigos, escolhidos pela sensibilidade e respeito, sabendo que as mesmas iriam ser tratadas com carinho. E não é que deu certo ? Cada espécime foi direcionada especificamente à determinada pessoa, hoje quando vou a Terê e visito esses amigos, lá estão minhas " meninas " lindas e viçosas. Passo por elas admiro-as e dou um " olá, estava com saudade. Vocês estão bonitas aí ". Dentre essas plantas tem um pé de manacá muito especial, não falarei dele hoje pois pretendo fazer um texto falando só dele. Mas você sabe ? Quando acordo abro a janela da minha área de serviço e vejo-me diante do Pico do Papagaio- uma pedra enorme - muito destacada aqui no Grajaú. Ela é meu " santuário "... diante dela faço minhas orações. Tenho também um diálogo espiritual com a lua cheia , que tb será destaque em uma das minhas conversas adiante. A Natureza é cheia de mistérios e influenciam muito na nossa aura ( nosso campo energético ). Bom domingo ! Abraços, Dulce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Oi Dulce, é isso aí, o Pico do Papagaio, belíssimo santuário. Um amigo monge que mora no Japão, me contou uma vez que há um templo Zen lá, muito famoso, que não tem imagem nenhuma, nem do Buda; no altar apenas uma pedra. Pedra é Natureza, é vida.

      2) Outros vários templos só tem vasos de flores, de plantas, mais nada.

      3) Escreva sim, será uma alegria ler os seus diálogos com o reino vegetal.

      4)Parabéns pela intuição, ao presentear os amigos de Terê, com plantas que ainda se lembram de vc. Elas tem memórias.

      5) Bom domingo !

      6) Antonio.

      Excluir
  6. 1)Oi Ana, tenho o maior respeito pelos ateus, céticos, agnósticos e afins.

    2) Concordo plenamente: orações não precisam ser palavras dirigidas a um ser transcendente. Podem ser pensamentos, silêncios interagindo com o reino vegetal e outros reinos.

    3)Orações, preces podem ser um olhar, um sorriso, um ombro amigo sem falar nada, uma atitude construtiva etc.

    4)Que belo título para um livro, sua última frase: "Orações de uma Atéia", então escreva seus diálogos com as plantinhas.

    5)Reverências Dominicais !

    ResponderExcluir
  7. Meu caro amigo Rocha,

    Serei breve:

    Concordo que o reino vegetal tem algo de sagrado!

    Haveria o ser humano sem a vegetação?

    Haveria como sobreviver sem a caça, se não fossem os frutos e plantas?!

    Testes mostram que algumas plantas se dão muito bem quando se fala com elas, quando escutam música!

    Ora, esse tipo de vida deve ser respeitado, claro, e enaltecido pela sua importância à humanidade, além de embelezar este mundo e dar-he graça e harmonia.

    Um abraço, meu caro.
    Saúde e Paz!

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.