-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

18/09/2016

Vidas Impressas

Llibreria Sant Jordi - vista do interior (imagem llibreriasantjordi.com)


Heraldo Palmeira

Era uma vez um homem que trabalhava na indústria automobilística e perdeu o emprego numa das crises do setor.

Era uma vez um mundo metido a besta tentando ser moderno, que decretou o fim do livro impresso e a revolução dos e-books – repetindo a ilusão do fim do rádio, do cinema, da televisão, do vinil...

No início dos anos 80, a crise econômica e os ares de Barcelona deram um sopro de vida para a família do fotógrafo amador Jose Morales, que usou a indenização trabalhista para abrir uma livraria na região central e histórica da capital da Catalunha.

O homem que sempre foi grande amante da fotografia e das artes em geral criou a livraria Sant Jordi, especializada em livros de arte, fotografia, pintura, impossíveis de “traduzir” para os e-books, mais uma dessas bugigangas digitais inventadas para mentes acomodadas – nem todo mundo gosta de caminhar, entrar numa livraria, conversar com livreiros e com outros “antigos”, tomar um café, sentir o cheiro da tinta impressa no papel, ler fazendo anotações ao redor do texto.

Enfeitada por belos e raros móveis do final do século 19, a livraria é administrada por gente que entende profundamente de arte e de literatura, mantém atendimento personalizado e conservação histórica cada vez mais rara mesmo para os padrões europeus.

Na última crise econômica internacional, a história do patriarca se repetiu com os três filhos, que perderam seus empregos e terminaram atrás dos balcões da livraria ajudando a tocar o negócio da família.

Como crise parece estar definitivamente atrelada à história da Sant Jordi, a livraria enfrenta agora a questão do aumento do aluguel, pois houve grande valorização imobiliária do bairro Gótico – centro histórico de Barcelona – onde está instalada desde sua fundação. E essa matemática parece de difícil administração, já que os livros têm preços controlados na Espanha.

O que tem ocorrido no bairro é a mudança ou o simples fechamento de várias livrarias e lojas tradicionais, para dar lugar a redes comerciais internacionais, e praticamente já não existem livrarias na região.

Diante da séria ameaça à continuidade da empresa, eis que os moradores das cercanias iniciaram um grande movimento para a livraria não fechar suas portas, inclusive fazendo pressão sobre o proprietário do imóvel para que mantenha o valor do aluguel.

Uma sociedade com alto nível educacional compreende plenamente a importância de uma livraria como ambiente de troca de ideias, de intercâmbio cultural, de transmissão de conhecimento, e o papel fundamental do livreiro na formação intelectual dos cidadãos.

Ao se mobilizar para salvar uma livraria, a população se contrapõe à perda do patrimônio cultural, material e intangível que se observa em Barcelona nos últimos tempos, e entende que essa descaracterização histórica apenas serve para diminuir os atrativos particulares da cidade que, exatamente por serem particulares, formam o cabedal exclusivo que atrai e conquista gente de todo o mundo.

As livrarias fazem parte de um segmento de negócio sempre envolto em ligação emocional com as comunidades onde se instalam. Quase todas terminam impressas nas vidas das pessoas. Por isso, dói tanto quando sucumbem às modernidades e ao valor do dinheiro, porque a orfandade que sobra termina vitimando todos, sejam modernos, sejam senhores da economia. Ou mesmo os apenas amantes das artes.

9 comentários:

  1. 1) Ótimo e importante artigo.

    2)Os dois tipos vão conviver: o livro impresso e o e-book.

    3) Como a evolução é dinâmica, mais adiante vão "descobrir" o livro astral que a pessoa pode ler através da intuição, de forma hoje "sobrenatural", mas num amanhã bem depois será algo corriqueiro.

    4)Os membros da Teosofia, dizem que sua fundadora, Helena Petróvna Blavatsky escrevia assim, de forma astral, os "seus" livros, captando do Éter Cósmico as obras. Acredite se quiser.

    5) Abraços de bom domingo para todos e todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heraldo Palmeira18/09/2016, 22:34

      Prezado Antonio,

      Agradeço seu comentário. Livros impressos e digitais já convivem há muito tempo. Quanto ao que virá no futuro, não faço previsões. Afinal, criar novas fronteiras passa, antes, por muita tentativa e erro.

      Quanto a "livro astral" e "Éter Cósmico", passo ainda mais longe porque mistura filosofia, doutrinas religiosas e misticismo, assuntos que não domino e que dependem muito da cabeça de cada um. Abraço.

      Excluir
  2. Marco Spinella18/09/2016, 15:33

    Sem dúvida, um ótimo artigo que nos leva a refletir sobre até onde, a evolução é saudável.
    Acredito que, até onde não destrua a memória daquilo tudo que um dia, foi evolução.
    grande abraço e parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Moacir Pimentel18/09/2016, 18:57

    Mestre Heraldo, penso de forma muito parecida sobre o tema dessa sua crônica de hoje, que é tão bem apanhada e acabada que a ela nada se tem a acrescentar e/ou comentar. Passo por aqui apenas para aplaudir de pé e deixar-lhe um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Dulce Liporace18/09/2016, 19:49

    Olá Heraldo . Assisti uma reportagem nessa semana sobre o fim dessa Livraria Sant Jordi em Barcelona. Fiquei curiosa e fui buscar informações e vi que na Catalunha, o dia Internacional do Livro é comemorado em 23 de abril- Dia de S. Jorge, Sant Jordi - E os moradores fazem uma grande festa por lá. As ruas de Barcelona Sao dominadas por barracas de livros e rosas, e uma multidão de pessoas aproveitam para renovar seu acervo literário pessoal. Além do apoio da prefeitura e dos moradores, esta festa faz com que o livro e a leitura sejam valorizados. É muito bom que possamos ter um povo com cultura , que com certeza darão o maior incentivo para que essa tradicional livraria não cerre suas portas. Um Viva ao Mundo dos Livros ! Abraços

    ResponderExcluir
  5. parabéns amigo, mais um bom e importante texto.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto, preciso e oportuno.

    ResponderExcluir
  7. Wagner Monteiro20/09/2016, 09:33

    Mestre HP,
    Parabéns pelo texto. Pode-se observar que a cultura também é atacada no primeiro mundo. O motivo quase sempre é o mesmo: a ignorância. Tivemos tempos sombrios por aqui nos últimos treze anos e vimos muitas livrarias serem fechadas como também outros segmentos culturais. Definitivamente, a ignorância não é privilégio do terceiro mundo.

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.