-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

22/10/2016

A Vida é uma Correnteza

Rio Oirase - imagem TANAKA Juuyoh (Creative Commons)




Antonio Rocha

Quando aquele ator global faleceu na correnteza do Rio São Francisco, eu me lembrei das lições que as correntezas da vida me passaram.

A primeira lição eu tinha uns quatro anos, ainda estava no Recife, às margens de um caudaloso rio, não sei se Beberibe ou Capibaribe. Contemplei o impressionante volume de águas e desde então passei a respeitar a força das águas. Então ouvi: “Respeite a Correnteza”. Certamente um anjo me soprou o recado nos ouvidos. Pode ter sido gente, mas eu não lembro de ninguém perto... só eu e o Rio. Aliás, hoje, budisticamente falando, vejo que o Rio também é um Ser Vivo, é uma “pessoa” aquática...

A segunda lição já foi no RJ, em Realengo onde eu morava, perto de nossa casa havia um pequeno rio e nas chuvaradas de verão ele transbordava e muitos iam nadar. Novamente eu contemplava a Energia das águas, algo marcante.

A terceira lição já foi na cidade satélite do Gama, DF, perto de nossa casa, no Setor Leste havia um córrego. Se tinha nome eu não sei, todo mundo chamava de córrego. Eu acho esta palavra com uma sonoridade linda... córrego... de correr, de passar, a vida correndo, passando e nós devemos acompanha-la.

Foi nesse córrego que aprendi a nadar. Adolescente nós víamos as mulheres lavando roupa na beira desse riacho, batendo as peças de roupa nas pedras, após ensaboadas deixando-as quarar ao sol e por fim o enxágue.

Novamente me disseram: respeite a correnteza, em tempo de chuvarada não mergulhe, pode ter pedaços de madeira encobertos ou mesmo pedras.

Belo dia fui participar de uma Colônia de Férias na Área Alfa, que era uma localidade próxima ao Gama, residências da Marinha e um Clube Campestre, local lindíssimo. Eu não sei se era o mesmo córrego do Gama, mas o riacho que passava na Área Alfa, com uma correnteza bem mais forte fizeram uma bonita piscina de água corrente e claro, lá aprimorei os meus primeiros passos, ou melhor, as minhas primeiras braçadas em uma piscina de respeito com água corrente.

A Colônia de Férias era orientada pelos Jesuítas e o coordenador era o padre espanhol Gabriel Galache, anos depois encontrei ele como diretor das Edições Loyola, em SP. Fomos treinados para fazer um trabalho social em uma região carente chamada Vila São João onde estava acontecendo um surto de poliomielite e nós, da Colônia de Férias, íamos de casa em casa, vacinando as crianças.

Mas o destaque é que, uma vez fiquei entusiasmado com a piscina citada e na hora do almoço não acompanhei o grupo que já estava no refeitório. Nadando só na piscina, me aventurei na correnteza, na borda só havia uma beldade em minúsculo biquíni da época e um rapaz perto, os dois pegando sol.

Não sei como, esqueci todas as lições e comecei a me afogar na correnteza, sentia sendo puxado pela estranha força, gritei “socorro”, mas a mulher ao sol nem ligou para a minha aflição. Só depois de beber bastante água e ser um pouco arrastado pela correnteza é que o rapaz pulou na água e me puxou pelos cabelos, ainda bem que era a moda dos cabelos grandes na época da “jovem guarda”.

Aprendi outra lição, para salvar alguém de afogamento, puxe pelos cabelos, pois a tendência do afogado é abraçar o salvador e aí os dois podem, no desespero, morrer.

Quando saí da piscina, tossindo e vomitando água, a mulher exclamou:

- Então era verdade? Eu pensei que você estava fazendo graça para eu te olhar...

- Dona, o cara quando está morrendo afogado não vai pensar em paquerar ninguém – disse o rapaz que me salvou.

Agradeci e fui almoçar.

Por fim, nas minhas experiências com as correntezas foi quando a turma do Gama resolveu fazer uma pescaria em Goiás, no Rio Santo Antonio do Descoberto, que é um grande rio e um município.

Os outros pescaram, eu não pesquei nada, limitei-me a contemplar a magnífica correnteza. Também não me atrevi a nadar. Observei que nem os experientes pescadores que estavam comigo banharam-se no rio. Os outros conseguiram pescar. E na volta ganhei um único peixe, como prêmio de consolação, que entreguei para minha mãe preparar. Era um peixe de uns cinquenta centímetros, bem encorpado.

Quanto ao ator global, na ocasião, fiz as minhas preces budistas para ele, que já estava em outra dimensão da vida, e os familiares e amigos que ficaram.




12 comentários:

  1. Dulce Regina22/10/2016, 10:41

    Olá Antônio. Concordo com você a natureza deve ser muito respeitada e às vezes até temida. Lembro das palavras de minha avó ( ouço ainda perfeitamente a voz dela ), na ocasião em que fizeram o aterro do Flamengo : " Ficam mexendo com natureza...um dia ELA cobra ". Intuição dos mais velhos, naquela época nem se pensava em ecologia ou aquecimento global. Bom fim de semana ! Abraços, Dulce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Obrigado Dulce, sua avó estava certa.

      2)Eu tb acredito que, vez por outra, a Natureza cobra os deslizes que cometemos contra o Ecossistema.

      3) A cobrança não é vingança, mas uma questão de Equilíbrio do ambiente natural.

      4)Amplexos !

      Excluir
  2. Antonio, não sei bem como dizê-lo "budisticamente", mas parece que naquele dia o biquíni fez você esquecer a concentração no aqui e agora :)
    A vida é cheia de correntezas, difícil é saber, em cada uma, para que lado nadar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Oi Wilson, concordo plenamente. Depois que escrevi o texto entendi que contemplei demais a beldade e esqueci as lições de natação...

      2)Outra lição que aprendi e não citei no artigo, na hora do almoço eu deveria ter ido com todo o grupo, fiquei isolado com a visão da sereia e quase fui ao fundo...

      3) O Aqui e o Agora, budisticamente falando era o almoço que me esperava.

      Excluir
  3. Moacir Pimentel22/10/2016, 11:52

    Antônio, dizem que "quem quer peixe molha o rabo" mas nem um pouco "budisticamente" e quase literalmente a gente conclui que:
    " Não se vai ao Rubicão para pescar "
    Bom final de semana para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Vizinho Moacir, vc tem toda razão, por pouco não fui visitar os inebriantes aposentos no Palácio da Sereia de Biquini, lá nas profundezas...

      2) Bom final de semana !

      Excluir
  4. Oi Antonio,
    bom dia.

    Você sabe, deve saber, eu acho, que a Ofélia, do Hamlet, morre afogada.
    Quando eu soube, ainda menina, aquilo chegou até a mim como uma ameaça.Toda e qualquer água sempre me assustava.

    Se íamos a Niterói visitar as irmãs do meu pai e o tempo não estava muito bom para botar o carro na barcaça (que jogava mais que a barca de passageiros), meu pai me dava de presente a viagem longa por Magé, circundando a baía. Não havia ainda a Ponte Rio-Niterói.

    No dia em que a ponte foi inaugurada, meu pai botou minha mãe e os quatro netos no carro e foi desbravar o trajeto. Pegou um senhor engarrafamento, A criançada queria água, queria tudo, mas na ponte não tinha.

    Foi uma satisfação a ponte concluída. Ir a Niterói tornou-se fácil. Bom, quando não ventava muito. O vento, na ponte, é um grande problema.

    Ah, minha amiga Renilde, baiana, contava que quase se afogou no rio com outra Ofélia lá na Bahia. Disse ela, que nada muito bem, que viu Ofélia se afogando, foi tentar salvá-la. Ofélia se agarrou nela e as duas começaram a descer o rio, a cada momento uma subia pra respirar e a outra descia. Até que Marinalva, irmã da Renilde, mais adulta, salvou as duas.

    E por falar em rio: O tio do meu pai, Benjamin como o bisa, gostava de alertar para a largura do rio. Chamou meu irmão, rapazinho, e perguntou se ele conseguia jogar a pedra na outra margem. O jovem meu irmão disse 'claro que sim'. "Então joga", falou seo Benjamin, entregando uma pedra ao meu irmão. Meu irmão mirou, botou toda a força na jogada e, para sua decepção/incredulidade, a pedra não alcançou sequer a metade do rio.

    A largura do rio é outra enganação.

    Gostei de ler sua história de aperto, Antonio. Com essa coisa de água e possível afogamento, ou afogamento mesmo, conheço algumas.

    Quanto ao Montagner, também rezei por ele. Fiquei mexida, aflita.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Ofélia, obrigado pela participação e comentário.

      2) VC escreveu palavras ótimas.

      3)No campo da Astrologia, que não entendo nada, sou virginiano,signo de Terra, por isso, respeito muito as Águas.

      4) Tem um filme lindo antigo "Odisséia" que já no final da película, completamente perdido no Oceano, Ulisses, único sobrevivente de sua frota grita para o Deus dos Mares: "Posseidon, o que vc quer de mim?"

      4) E o Oceano belamente responde: "Ulisses, é para que vc saiba, que sem os deuses, o homem não é nada"...

      5)E é por isso que eu, budisticamente, reverencio Amithaba, o Buda das Águas, considerado por muitos como um dos criadores do universo.

      6)No Budismo é uma equipe de divindades criadoras, cada uma com uma função.

      7)Gratidão Ofélia. Conte-nos suas histórias !

      Excluir
  5. Olá Antônio,
    Desculpe o atraso. Estava às voltas com castração mineira de gato carioca.
    Muito perigosas as sua correntezas, principalmente as de biquini! Já disse gente importante que " a experiência chega quando a gente não precisa mais delas". Expero muito que não seja o seu caso!
    Bom domingo para voce e a gravadora de pássaros fantásticos!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)Oi Ana, lembrei que duas cadelinhas vira-latas que nós tínhamos tb castramos. Coisas da vida.

      2)Hoje tenho plena certeza de que as sereias habitam as águas e se esquecermos das lições, elas nos levam para os palácios ...

      3)Qdo criança sempre gostei de pássaros, adulto e casado com Heloisa continuando gostando dos pássaros, de fato, fantásticos...

      Excluir
  6. André dos Anjos24/10/2016, 10:07

    Bom dia, Antônio
    Já tomei alguns sustos com água, mas nenhum tão grande quanto o seu. Por via das dúvidas, como amo as piscinas das serras, e vou a elas sempre que posso, nado o ano todo no clube para estar com os braços em forma quando necessário...
    Afinal, seguro morreu de velho!
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Você tem razão André, "seguro morreu de velho" e é por isso que hoje estou aqui.

      2) Uma vez estava na praia de Itacuruçá,em Itaguaí, RJ, nadando, de repente uma perna minha ficou dormente, esticada, não flexionava.

      3) Mas foi tranquilo, chamei um amigo que estava perto e pronto.

      4)Aventuras sozinho nas águas ... nunca mais ...

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.