-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

07/10/2016

Despedida

Publicamos hoje, contra a minha vontade, contra todos os meus sentimentos, mas porque não posso negar isso ao meu amigo Chico, cuja decisão devo respeitar, sua despedida do nosso blog, que espero devotamente que seja temporária.





Francisco Bendl

Já dizia o filósofo:

“Mente sã em corpo são”.

Não sei se daria certo ao contrário, mente sã em corpo doente ou corpo são em mente doente, acho que não.

Ambos, corpo e mente, devem estar bem, então a dificuldade de se manter paralelos quando a idade avança e surgem as doenças, em consequência.

O corpo não acompanha a mente, que ainda fervilha, cria, imagina, sonha, planeja, mas interrompe seus devaneios quando percebe – a própria mente se dá conta - que seu aliado renunciou à função, desistiu, pois o físico frágil e alquebrado não pode mais conduzir a mente para onde determina, restando limitações e resignações.

Creio que jamais a minha mente esteve tão lúcida, tão produtiva, de acordo com os meus parâmetros, evidente, nada comparável às demais inteligências dos que frequentam e escrevem para este blog extraordinário, que me tornaram um admirador confesso dos textos postados com tanto requinte e sofisticação literárias, e narrativas de viagens inesquecíveis!

Diferente do meu caso, dos meus rabiscos, das minhas mal traçadas, que apenas me ajudam a suportar o dia, tornando-o mais rápido e menos doloroso.

Hoje, pela manhã, fui ao nefrologista.

Os meus rins estão em colapso.

Disse o especialista que, em trinta dias, se eu não melhorar, o meu destino é a Hemodiálise.
Uma tortura. A cada dois dias, com chuva, sol, neblina, frio, calor, inverno, outono, verão, primavera, domingos, feriados, carnaval, Páscoa, Natal, Dia da Criança, das Mães, dos Pais, dos Avós, Proclamação da República, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Corpus Christi, Dia da Árvore, do Índio, feriados regionais, municipais... durante seis horas ligado por tubos que filtram o sangue, vínculos com a máquina sabe-se lá por quanto tempo.

Divorciados, o corpo da mente e, de forma litigiosa, tento descobrir uma maneira de conviverem em paz, sem maiores problemas, elaborando planos que a mente aceite a decisão corpórea, e o físico não dificulte mais ainda a inteligência encontrar meios para auxiliar essa dependência de um elemento estranho a ambos, a máquina cheia de tubos!

Quem irá tratá-la melhor, com mais carinho, a mente ou o corpo?
Ou quem irá se rebelar primeiro, o corpo ou a mente?

Não sei, mas pressinto uma certa rejeição inicial à prisão com intervalo de dois dias, uma revolta comigo mesmo por ter sido negligente com os “ronhão”, como os chamava uma tia minha, que me levaram para este estágio de ser humano meio homem, meio aparelho, que vai consumir o que resta do corpo e deteriorar o que ainda tenho de mente!

Nessas alturas, penso até que ponto a máquina ajuda, se terei mais problemas ocasionados pela intrusa que soluções, salvo um sangue limpo, porém com a cabeça e o corpo contaminados pela poluição de pensamentos pessimistas, ideias negativas, que me deixarão preocupado com o resto dos dias que terei e, se eu os tiver, por quanto tempo ainda.

Não é uma propriedade do ser humano a vida infinita, mas um de seus sofrimentos é saber que um dia desaparecerá e como se dará esta despedida!

Quando a vida é interrompida de surpresa não há o padecimento, porém ao saber da forma como poderá ter a sua existência interrompida porque gradativamente, aos poucos, então a tristeza, a cabeça baixa, a introspecção.

Este é o meu último artigo para este blog extraordinário, Conversas do Mano, pertencente ao meu amigo Wilson.

Agradeço, emocionado, a oportunidade que me concedeu ao publicar alguns registros que eu fizera quando motorista de táxi, e que me levou a conhecer e admirar o blog Conversas do Mano, e ter uma satisfação imensa ao ler as crônicas tão bem escritas ao longo desses meses por amigos e amigas talentosos.

Mas eu não tenho mais ânimo ou disposição para escrever, confesso.

A minha mente entrou em conflito com o corpo, que se nega a obedecê-lo no que ainda tenho de disposição, bloqueando raciocínios e temas que poderiam ser desenvolvidos.

Assim, só me resta encerrar o “expediente”, desejando a todos, indistintamente, muita saúde, exageradamente muita saúde, e vida longa!

Um forte abraço.

Muito Obrigado.



13 comentários:

  1. 1)Chicão, respeitosamente te digo, não fique revoltado porque a mente está lúcida e o corpo não corresponde. Ao contrário, agradeça a Deus, ao Poder Superior (o nome que vc quiser)desculpe, estou falando como budista.

    2)A vida é infinita, não acaba,a vida se transforma em outras dimensões. Quando falo para vc "aceitar" é para não brigar com a Natureza, nem consigo mesmo. Aceitar não significa concordar.

    3) Aceitar é não reclamar, não revoltar-se, isso piora mais ainda ... me perdoe estar falando/escrevendo assim.

    4)Abração amigo, escreva sobre os equipamentos médicos, sobre as dores, sobre as alegrias de uma família bonita.

    5) Ontem mesmo fui parar no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio: o meu dedão do pé direito ao sair do ônibus pisou mal, teve uma contusão, inchaço, doía que não era brincadeira ... depois farei um artigo sobre o acontecido ...

    6) Já falei aqui da minha Asma, que a Ana Nunes, sabiamente disse para eu largar a doença e assumir a querida Heloisa (minha esposa) que mora comigo há 40 anos... Essa é uma das belezas da Arte, transformar a Dor em algo Bonito. Veja as esculturas do Aleijadinho e outros mais ... (o Moacir pode escrever bem melhor do que eu sobre isto).

    7) Ainda não apareceu neste Planeta alguém 100% saudável... nem Buda, nem Jesus... nem ... ninugém ...

    8)Gratidão Amigo !

    ResponderExcluir
  2. Olá, Francisco Bendl. O Antônio disse tudo. Fale do seu mundo , suas dores , dos aparelhos e do amor da sua guria de 55 quilos e olhos verdes. Deixe - nos aproveitar de você! Não pare! Até mais(mesmo).

    ResponderExcluir
  3. Pensa bem, meu amigo. Só você sabe o que quer fazer, quando e como.
    Eu espero você aqui. É o que gostaria que acontecesse.
    Abração, Bendl
    SAÚDE e PAZ
    Ofelia

    ResponderExcluir
  4. Heraldo Palmeira07/10/2016, 19:34

    Francisco,

    Cada um de nós tem seus próprios espinhos. Mas, faça-nos um grande favor: quando for possível, mele a ponta de um deles em tinta e escreva para nós. Ganharemos todos. Abraço apertado deste seu companheiro de rascunhos.

    ResponderExcluir
  5. Bendl, vooooolta!

    Estamos sentindo sua falta, Bendl.
    Abraço de SAÚDE, muita SAÚDE. E também de PAZ
    Ofelia

    ResponderExcluir
  6. Moacir Pimentel07/10/2016, 20:17

    Eu respeito as suas decisões: a vida e o teclado são seus, Chicão. Mas estaria mentindo se dissesse que entendo e concordo com elas. Sem palavras, deixo-lhe as de um outro gaúcho sobre um passarim que voou. Estaremos todos por aqui se e quando você quiser pousar de novo.

    "E a luz da manhã? O dia queimou
    Cadê o dia? Envelheceu
    E a tarde caiu e o sol morreu
    E de repente escureceu
    E a lua, então, brilhou
    Depois sumiu no breu
    E FICOU TÃO FRIO QUE AMANHECEU"

    Saúde e paz para você, amigo.

    ResponderExcluir
  7. Wilson Baptista Junior08/10/2016, 00:19

    Heraldo, Ofélia e Moacir, estive fora de casa até agora, então,só pude publicar os seus comentários por volta da meia noite. Chico, você sabe que o blog estará sempre aberto para você. E siga o bom conselho do Heraldo.
    Um abraço do
    Mano

    ResponderExcluir
  8. Vim logo aqui agora cedo. Por que será, Bendl?
    Abração de bom dia com muita Saúde e Paz.
    B O M D I A B O M D I A B O M D I A B O M D I A

    Ofelia, sua amiga que espera por você aqui, quando você quiser nos ver.
    Pode ser hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo recado matinal, Ofélia! Um beijo para voce.

      Excluir
  9. Dulce Regina08/10/2016, 10:56

    Bom dia Francisco. Cheguei atrasada, mas endosso todos os comentários acima. Cuide-se e enquanto isso, escreva. Bom fim de semana. Abraços, Dulce

    ResponderExcluir
  10. Francisco Bendl08/10/2016, 15:52

    Caríssimas amigas e amigos,

    Desde ontem eu me encontrava em Porto Alegre para exames.

    Voltei agora, depois do almoço, e li uma série de comentários sobre eu continuar escrevendo.

    Em princípio, muito obrigado pela solidariedade, pelo apoio moral, no entanto, as minhas ausências serão maiores, além de eu precisar seguir orientações médicas no sentido de ficar o mínimo em frente do computador, me mover mais.

    Diante desta dificuldade e desconforto de dores que sinto, eu me despedi do blog, assim como dos demais, em face da dificuldade para escrever, e tratamento que me obrigará a viajar à capital e permanecer dias fora de casa.

    Evidente que, assim que eu melhorar, espero que em trinta dias ou um pouco mais, retorno para Conversas do Mano com muita alegria e satisfação, por ter amigos neste blog extraordinário e me sentir muito bem participando de seu espaço cultural.

    Por enquanto, peço compreensão, pois preciso estar livre para combater meus problemas de saúde, apesar da minha tristeza em deixá-los mesmo que por alguma semanas, mas se faz necessária esta ausência.

    Muito obrigado pelos comentários.

    Obrigado pela compreensão.
    Muita saúde a todos, exageradamente muita saúde.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Tudo bem, Bendl, concedemos a você licença remunerada de amorosa amizade e compreensão. Por 30 dias, hem?
    Faça tudo o que precisar fazer. Estamos no aguardo da sua volta. Seu lugar está guardado pelo Mano e por nós.
    Abraço
    Saúde, Saúde, Paz, Paz
    Ofelia

    ResponderExcluir
  12. Bendl, há palavras que me atraem, como Saudades, Lembranças, Fascinação, Despedidas.Amo dois textos de Despedidas - de Artur da Távola e Rubem Braga, mas o eu é diferente dos autores mencionados, porque sua Despedida é provisória, é como se fosse uma licença que a gente tira, quando trabalha, para tratamento de saúde, para cuidar de interesse particular - que até pode ser uma viagem. Justo, agora que descobri este blog gratificante, vou ficar aguardando sua presença. aqui. Acho eu, que pode até fazer bem e ajudar no restabelecimento de sua saúde. Minha mãe contava sobre um conhecido dela que andava doente e cansado de ir ao médico, resolveu viajar, conhecer o mundo. Aproveitou bem, e quando voltou, também voltou ao médico que emocionado lhe disse que estava com a saúde ótima. Que ele pensasse agora em sua saúde - que anda boa e na sua familia. Abs

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.