-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

02/10/2016

Meus filmes e músicas inesquecíveis




Francisco Bendl

No primeiro texto deixei de lado citar muitos filmes inesquecíveis de Bang Bang, épicos e grandes produções, de modo a não ocupar muito espaço no blog com um artigo apenas.

Sigo, portanto, a sequência de filmes e suas trilhas sonoras que nos ocasionaram momentos de romantismo e sonhos que, lembradas, ainda nos fazem viajar no tempo.

No que diz respeito ao filme, E o Vento Levou, e sua música poderosa, majestosa, grandiosa, Tema de Tara, foram anteriores à minha época, década de trinta!
Claro que depois assisti ao filme, que até então tinha sido o maior sucesso do cinema, e que apesar da idade ainda trazia consigo o esplendor de imagens que retratavam fidedignamente o período da Guerra da Secessão, nos EUA.
O tema é um dos mais eletrizantes da história do cinema em todos os tempos, simplesmente apoteótico!


E nesse enredo de amores impossíveis e grandes produções, em 1965, o mundo assistia maravilhado Doutor Jivago, e sua canção que inexoravelmente acompanhava a entrada dos formandos no 2º Grau e faculdades existentes mundo afora para receberem seus diplomas, o Tema de Lara!
A beleza estonteante de Julie Christie, e um ator recente, de dentes separados na frente, o egípcio Omar Sharif, estiveram nas mentes dos românticos por muitos anos, diante da notável obra de David Lean, baseado no romance homônimo de Bóris Pasternak.


Outro clássico do cinema e dirigido pelo mesmo competentíssimo David Lean foi Lawrence da Arábia, considerado como o épico de todos os épicos!
A canção fazia jus ao sucesso do filme:


Nessa ciranda de filmes românticos e suas trilhas sonoras estupendas, eu não poderia esquecer um dos mais interessantes e belos já produzidos, de paixões irresistíveis, que foi Em Algum Lugar no Passado!
Páginas musicais esplendorosas, estrelado pela ótima e bela Jane Seymour, com o falecido e excelente ator Christopher Reeves, a história do sujeito que tenta voltar ao passado para reencontrar o amor perdido é enternecedora, pungente.
A composição de Rachmaninoff, que faz parte do filme é primorosa, uma das mais belas músicas de todos os tempos!



Mais um filme belíssimo, faroeste, acompanhado de uma música até hoje lembrada foi Os Brutos Também Amam, Shane, com o pequeno Alan Ladd.
O guri, Brandon de Wilde, diziam que era eu quando pequeno, dado a semelhança que eu tinha com o americano, ainda mais que se passou em 1953, onde eu tinha de três para quatro anos.
A música, espetacular:


Também um faroeste inesquecível foi Rastros de Ódio, com o grandalhão e desajeitado John Wayne, porém imbatível como caubói, superado muito tempo depois por Clint Eastwood e seus faroestes italianos.

Eastwood teve uma sequência de ótimos filmes de bang bang, sendo um deles O Bom, o Mau e o Feio, com excelente trilha sonora de Ennio Morricone.


Mais adiante, como diretor e protagonista, Clint aparece com um filme precioso, Os Imperdoáveis, como um pistoleiro aposentado e que volta à ativa.

Agora, outra página musical vibrante de um spaghetti western sensacional foi O Dólar Furado, com Giuliano Gemma:


Da mesma forma os filmes da década de sessenta, ainda os faroestes italianos, com o ator Giuliano Gemma, e a série Ringo.

Igualmente outro bang bang formidável foi The Big Country, cujo título, em português foi Da Terra Nascem os Homens, com Gregory Peck e Charlton Heston!
A música foi magnífica, forte, vibrante:


Na década de cinquenta, tivemos um filme brilhante em termos de movimentação, e com um elenco de nomes do primeiro time de Hollywood, Sete Homens e Um Destino, que assisti várias vezes!
A canção era poderosa, retumbante:


Um dos últimos filmes que abordou a Guerra da Secessão e com índios no enredo, foi o notável Dança com Lobos, e sua música maravilhosa, ainda em moda e gravada de várias formas por uma infinidade de orquestras, enaltecendo a carreira de Kevin Costner.


Uma película esquecida, que poucas pessoas devem tê-la visto, em que, ao final, o maestro da escola, interpretado por Richard Dreyfuss, apresenta a sua composição brilhante, impactante, foi Adorável Professor (Mr.Holland).
An American Simphony:


E o que dizer de Tudo por Amor, filme com Júlia Roberts, e música composta por Kenny G e James Newton Howard?


Ao final da década de sessenta, tivemos uma refilmagem do clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta, de Franco Zeffirelli, rodado inteiramente na Itália.
A canção foi interpretada por dezenas de cantores internacionais, e se chamava A Time for Us, terna e nostálgica!


Agora, filme que as pessoas saiam do cinema em lágrimas, e que teve um sucesso retumbante, inegavelmente foi Love Story, logo no início da década de 70.
A música era arrebatadora, do mesmo nome, mas a canção que mais me chamou a atenção neste dolorido filme foi tocada quando o casal brincava em um parque e se jogava bolas de neve um no outro, que se intitulava Snow Frolic, de Francis Lai:


Agora, certamente, terei a unanimidade de quem ler este artigo, se eu abordar o melhor filme de desenhos de todos os tempos, a meu ver, e igualmente a sua inigualável e portentosa trilha sonora, O Rei Leão!


Músicas compostas pelo genial Elton John, este clássico será inesquecível mesmo após séculos e séculos, que arrastou consigo outras produções de Walt Disney também com belas músicas, mas nenhuma que chegasse perto do poderoso Rei Leão!


Eu citaria igualmente dois outros filmes premiadíssimos com Oscar, e cujas músicas são antológicas, além de terem enredos excelentes e atuações irrepreensíveis de seus atores, Gladiador,

e Titanic,


Duvido que os amantes do cinema não tenham assistidos esses dois filmes várias vezes.

Um dos grandes sucessos que me lembro foi Ghost, incluindo a música Unchained Melody, cantada pelo conjunto Righteous Brothers, em 1965, portanto, muito conhecida do público antes de fazer parte do filme.


Indiscutivelmente o fantástico músico grego Vangelis, contribuiu com muita riqueza os filmes que participou com as suas composições e arranjos.
Quem não lembra de Carruagens de Fogo?


A série Cosmos, do célebre Carl Sagan?


Antarctica?


Blade Runner? A meu ver, uma das canções mais pungentes e maravilhosas já compostas para um filme!


Alexandre, o Grande?


Interessante que o filme pode ser ruim porém, se a trilha sonora é boa, a música persiste por anos a fio!

Quanto aos memoráveis pela bilheteria, que tal Bonequinha de Luxo, e a célebre canção Moon River, com a elegantíssima Audrey Hepburn e o correto George Peppard?


Outra música belíssima, enternecedora, maviosa, delicada, que foi trilha sonora do filme do mesmo nome foi Sayonara!
Estrelado em 57 por Marlon Brando e Patrícia Owens, a canção passou a fazer parte do catálogo de inúmeras orquestras!


Igualmente eu não poderia esquecer algumas das extraordinárias canções de Charles Chaplin, Smile,


Limelight,


This is My Song (Marlon Brando e Sofia Loren),



cujos filmes foram magistrais!

Filme belíssimo, e uma trilha sonora maviosa, magnífica, foi Barry Lyndon, com Ryan O’Neal,


Quanto aos campeões de bilheteria, Indiana Jones,


Superman,


Piratas do Caribe,


Guerra nas Estrelas,


Jurassic Park,


desnecessário comentar o impacto nas telas dessas composições!

Antes, tivemos um filme de ficção científica brilhante, e sua música como parte da comunicação dos terráqueos com os alienígenas foi estupenda, em Contatos Imediatos do III Grau!


E, do mesmo diretor, o premiado Spielberg, o terno e emocionante ET, e sua trilha sonora envolvente!


Acho que ainda sobra espaço para uma terceira parte, onde eu apresentaria os filmes que originaram álbuns de grandes sucessos musicais.

Até mais!


8 comentários:

  1. 1) O Bendl nos brindou neste domingo com um belo roteiro de filmes e músicas que estão aí através das décadas.

    2)Por falar em Brinde, eu quero publicamente agradecer ao Bendl pelo presentão que ele me ofertou no mês de setembro.

    3) Sabendo que eu sou um "torcedor apaixonado" pelos times de futebol nas cores Verdes e Brancas, no plural sim, pois as cores tem os seus matizes, ele me enviou via Sedex a belíssima camisa do Juventude, o time gaúcho verde e branco de Caixas do Sul.

    4)Gratidão imensa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Ditado popular: "A pressa é inimiga da perfeição".

      2)O certo, no item 3 acima é Caxias e não como saiu Caixas...

      3)Certamente são as caixas de alegrias que eu fiquei com a camiseta que tem escrito bem grande "Juventude".

      4) Assim, aos 64 anos, sinto-me na Juventude ... até já usei no trabalho...

      Excluir
    2. Rocha,

      Não precisa agradecer.

      Quero ver se envio o livro prometido ao nosso amigo Wilson, pois o Correios estava em greve, mas saiu dela na sexta-feira.

      Tu me mandaste um livro de tua autoria que gostei muito, e a minha esposa o devorou!

      Da mesma forma, o Wilson, que me presenteou com dois livros sensacionais, e que tentarei devolver a gentileza lhe mandando a História do Rio Grande do Sul, compilada em fascículos que saíram em 1.998, e hoje uma raridade porque totalmente colorida, abrangendo desde o surgimento do território gaúcho, fauna e flora, mais a constituição do estado como brasileiro e a guerras para que nos tornássemos parte do Brasil, analisando a célebre Revolução Farroupilha, o Trabalhismo, Revolução Federalista, a mais violenta da história das Américas, as Revoluções de 30 e 32, o Estado Novo ... um livro muito bom, informativo que, certamente, vai ser bem recebido.

      Tive de tirar cópia do mesmo porque não o encontrei mais nem mesmo em sebos, portanto, a capa dura original é apenas a cópia em papel comum, mas não importa porque a ilustra fidedignamente.

      Um abraço, Rocha.
      Saúde e Paz!

      Excluir
  2. Oi Bendl,
    sempre fui fascinada por Cinema, assim mesmo, com letra maiúscula. Cresci com as músicas e os filmes americanos.
    Você lembra que havia uma letra para a música-tema de Os brutos também amam? Já não sei quem cantava. Mas começava assim:
    "Cavalgar, ao luar/ cavaleiro que não, não sabe cavalgar"...

    Eu sabia cantar. Pena que não sei mais.
    Abraço
    Saúde e Paz
    Ofelia

    ResponderExcluir
  3. Fui buscar, Bendl, pra você. Eu cantava todinha. Agora já nem sei começar.
    Tomara que goste.
    Abraço
    Saúde e Paz
    Ofelia
    https://www.youtube.com/watch?v=urD71-0DgmU

    ResponderExcluir
  4. Ofélia,

    Grato pela lembrança da versão da música americana, Os Brutos Também Amam, interpretada por Osny Silva, Cavaleiro Errante.

    A canção fez muito sucesso, pois era mesmo bonita, bem feita, nostálgica.

    Um forte abraço.
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  5. O vídeo, Bendl, do carrinho.

    https://www.youtube.com/watch?v=PSbw46YSJOU

    ResponderExcluir
  6. Francisco Bendl04/10/2016, 08:31

    Sim, li anteriormente e assisti o vídeo de novo.
    Muito legal, e extremamente divertido para a gurizada a "aventura" da alta velocidade, do "bólido" que fizeram e que precisa de um ás ao volante"

    Um abraço, e excelente terça-feira, Ofélia.
    Saúde e Paz!

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.