-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09/10/2016

Um Passeio, Uma Descoberta, Uma Lição de Vida

fotografia Dulce Regina



Dulce Regina

Olharmos apaixonadamente a mesma coisa é, inevitavelmente, começar a amar-se. (Cecília Antunes)


Hoje convido-os para um passeio pela charmosa Vila Arraial D'Ajuda, no distrito do município de Porto Seguro ,litoral da Bahia.

Para mim, a melhor época para desfrutar da liberdade, poder andar descalça, pé na terra, ou na areia das belíssimas praias de Arraial, é entre o fim das férias escolares e o carnaval, pois a Vila fica relativamente vazia e, aí, podemos usufruir de toda sua magia. Ali, recuperamos a energia despendida com as festas de final do ano e das “famigeradas” despesas do início do ano.

Normalmente chegamos no final da manhã, acomodamos nossas bagagens, fazemos um tour pela pousada e saímos para ver as possíveis modificações que a Vila sofreu em um ano.

Em Arraial D'Ajuda existem muitas pousadas confortáveis onde o turista é sempre bem recebido, num clima rústico, acolhedor, colorido, com artesanatos locais, toalhas de mesa de chita com motivos florais e frutíferos e uma ótima comida nordestina, com destaque maior para um farto café da manhã. Normalmente elas não servem pensão completa, somente lanches ligeiros. Na área da piscina, servem pequenas porções de frutos do mar, mandioca, pastéis e saladinhas. O charme são os drinks e a cerveja, que caem como uma luva enquanto estamos abrigados na brisa dos coqueiros.

As praias têm águas mornas e poucas ondas. Ali, abrigamo-nos na sombra das árvores em cadeiras confortáveis ou redes. O serviço do bar praiano é ótimo, servem aperitivos, almoços e, após essa comilança, sempre aparece um vendedor de cocadas que tiram qualquer um da dieta.

Depois da praia, um breve descanso para a sesta e, à tardinha, é hora de passear pela Vila. Em sua rua principal, há vários bares e restaurantes de comidas típicas, destaque para as pizzas, panquecas e massas frescas.

A praça principal, com a Igreja da padroeira, é cercada de pequenas lojas, pintadas de cores bem coloridas, que vendem produtos artesanais locais e pequenas lembranças do lugar.

Bem já é hora de falar sobre o motivo que me levou convidá-los a esse passeio. No dia que chegamos e fizemos nosso “tour” estava bastante calor e todas as lojas e restaurantes estavam fechados. Era o descanso semanal. Então resolvi bisbilhotar todos os cantinhos escondidos quando se tem muito turista e encontrei muitas “coisas pequenas” para fotografar, aquelas que mexem com nosso sentimento, envolvem-nos e levam-nos para algum lugar inexplicável, onde a imaginação corre forte, desvenda segredos e aumenta nossos desejos de consumo secretos.

Estava de um lado da rua e deparei-me com uma loja grande, diferente dos padrões da Vila do outro lado. Atravessei e o meu interesse mudou de repente, pois avistei dois lagos nas laterais da porta principal da loja e, “meia abobada”, vi uma planta aquática com folhas enormes, flores, botões para desabrocharem e sementes nunca vistas antes. Não reconheci a planta, mas ali tinha uma placa de identificação:

FLOR DE LÓTUS
(Nymphaea Lótus)
“A imagem da flor de Lótus simboliza a elevação e expansão espiritual”


fotografia Dulce Regina


O lago ao lado tinha outra planta da mesma família das Ninféias, com um detalhe bem curioso que me levou a ficar até à noite na Vila, fotografando cada transformação , uma experiência ÚNICA! Sua placa de identificação dizia:

NINFÉIA BRANCA
(Nymphaea)
“As flores se abrem a partir das 7 da noite”.

Mais adiante, mostrarei, em outra conversa, as imagens por mim captadas nesse dia e em diversos jardins que visitei com ninféias de características bem diferentes. Existem cem espécies desta planta e suas flores são suavemente perfumadas.

Na flor de Lótus, os caules são alongados e podem chegar até seis metros acima da água. A flor de Lótus pode representar a sabedoria, conhecimento, pureza, amor e outros sentimentos ligados ao coração. Também é símbolo da determinação e perseverança, mesmo na adversidade. Lembrando que devemos confiar em nós mesmos, acreditar que existe beleza naquilo que fazemos , dando-nos coragem para seguir nossa caminhada.

As sementes de Lótus parecem miniaturas da folha. Elas têm uma formação perfeita, parecidas com uma flor, e simbolizam a longevidade. São comestíveis e conhecidas por suas propriedades medicinais. A forma mais comum de consumir a semente é como pipoca, chamada de makhanas.

fotografia Dulce Regina


               Procurei saber um pouco da flor de Lótus e o que apreendi repassei aqui, mas essa flor excêntrica tem muito mais para nos dizer. Li que existem várias lendas sobre ela no budismo, no hinduísmo, no Egito e Japão. Cada uma explicando os valores dados em cada religião como exemplo de vida a ser seguido.

               No catolicismo, temos como meta no nosso caminho da espiritualidade uma eterna busca para as coisas de Deus e, na natureza, encontro-O sempre.

               Gosto de compartilhar meus encontros com o divino e aqui estou, cumprindo parte da minha caminhada na terra, dividindo com vocês esse momento eterno do filme da minha vida.

                            Flor de Lótus

No dia em que a flor de lótus desabrochou
A minha mente vagava, e eu não a percebi.
Minha cesta estava vazia e a flor ficou esquecida.
Somente agora e novamente, uma tristeza caiu sobre mim.
Acordei do meu sonho sentindo o doce rastro
De um perfume no vento sul.
Essa vaga doçura fez o meu coração doer de saudade.
Pareceu-me ser o sopro ardente no verão, procurando
                                                                       [completar-se.
Eu não sabia então que a flor estava tão perto de mim
Que ela era minha, e que essa perfeita doçura
Tinha desabrochado no fundo do meu coração.

                         ( Tagore )




13 comentários:

  1. 1) Bela crônica Dulce. Tagore (1861-1941) filósofo e poeta hindu, recebeu o Prêmio Nobel da Literatura em 1913.Fotos lindas !

    2)O significado da Flor de Lótus no Budismo é vasto:resumo apenas que um dos textos canônicos mais importantes chama-se "Sutra do Lótus", em português encontramos na web, são 385 páginas.Sutra significa "ensinamento".

    3)Bom domingo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Regina09/10/2016, 12:48

      Olá Antônio. Ao escrever esse artigo lembrei muito de você e aprendi " um pouco " sobre a filosofia budista e hinduísta, que é muito vasta e também envolvente. Li sobre " Sutra do Lótus " e as lendas mas muito superficialmente, essas leituras merecem leitura profunda, para apreendê-las. Tenha um excelente domingo. Abraços

      Excluir
  2. Muito lindo, Dulce!O texto e as fotos. E é tão interessante observar como as coisas estão ligadas, a flor com religião, religião com amor, amor com dor, felicidade com chuva, chuva com enchente, enchente com semente e de novo a flor. Uma lista do sem fim. Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Regina09/10/2016, 12:55

      Ana obrigada pelo carinho, lindas suas palavras elas são uma poesia. A vida é um ciclo, é preciso viver plenamente cada momento seja ele qual for, pois todos fazem-nos crescer como pessoas, para na hora do " The End " poder dizer : " Cumpri minha missão ". Bom domingo !

      Excluir
  3. " A vida esconde nos lugares mais simples sua grande beleza, que revela qual o significado de porque persistimos em continuar vivendo" Pablo Neruda. Esta frase se enquadra, perfeitamente na sua crônica de hoje. Parabéns, mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Regina10/10/2016, 10:59

      Olá Ana Maria, minha amiga e incentivadora dos meus textos. Obrigada pela bela frase de Neruda , ela acalenta e incentiva nossa trajetória de vida a procurar beleza nas pequenas coisas, às vezes despercebidas ao nosso olhar. Beijos

      Excluir
  4. Moacir Pimentel09/10/2016, 19:49

    Dulce, minha amiga , a frase com a qual você abre o seu lindo post
    "Olharmos apaixonadamente a mesma coisa é, inevitavelmente, começar a amar-se."
    talvez mais do que o tema, me fez pensar em Giverny cuja beleza fulminou Monet, quando ele passou por lá de trem e teve que descer e, de pronto, alugou uma casa naquelas paragens e por ali ficou até que partiu para o andar de cima. Quando não estava pintando a vida das suas plantas, ele remodelava suas paisagens de água e cultivava seus jardins para inspirar melhor o seu trabalho. Monet dizia que em apenas um instante , um aspecto da natureza podia conter tudo e dedicou os últimos 30 anos de sua vida para pintar o lago mesmo com as cataratas muito avançadas.
    Com o passar dos anos pintando o seu jardim aquático, Monet mudou-se cada vez mais para dentro dele, sumiu com o horizonte e suas obras acabaram por tornaram-se apenas água e como ela refletia a luz e o mundo acima dela.O que a gente sente olhando para as telas dele na Orangerie é que não estamos fora delas, como indivíduos, maiores que elas ou que a visão que temos delas, como quando por exemplo olhamos para uma paisagem marinha distante , ela lá longe e nós aqui. É como se , de alguma forma , estivéssemos mergulhados nas cenas gigantescas daquele lago de nenúferes pois todas as as referências normais - como as margens do lago, ou as árvores distantes ou o céu - desapareceram, e então somos apenas nós olhando de frente para as flores e folhas e para a superfície da água com as nuvens refletidas lá de cima , meio que perdidos numa extensão de luz.
    Entendo assim , como uma imersão, as suas buscas de significado , os seus abraços na natureza , os seus encontros espirituais , as suas fotos imensas e as suas belas palavras.
    Parabéns, Dulce Regina, e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Regina10/10/2016, 11:17

      Oi Moacir. Obrigada por suas palavras e carinho. Você é o responsável e incentivador desses meus relatos. Nossa troca de emails com suas " aulas " sobre pinturas, fizeram aflorar mais ainda meu lado curioso e faminto de novas informações . A cada coisa nova que leio vou pesquisar, estudar buscar novos significados e tudo isso misturado às minhas emoções e sentimento vêm à tona através das famosas " pretinhas " que revelam as " coisas pequenas " , encontradas na minha trajetória. E nem me fale em Givernny ...em Monet...e muito menos Orangerie, que não me perdôo de não conhecê-la. Essa será minha primeira opção quando voltar à Paris. Já andei vasculhando minhas fotos das belíssimas flores de Givernny , quem sabe não virá um texto sobre elas ? Abraços, Dulce

      Excluir
  5. Oi Dulce Regina,
    amanhã eu volto. Hoje estou muito cansada.
    Abraço
    Ofelia

    ResponderExcluir
  6. Rosane Maria11/10/2016, 11:09

    Olá Dulce
    Lendo seu artigo e admirando as lindas fotos novamente viajo em pensamentos...
    Talvez seja a beleza da Flor de Lotus,
    envolta em todos os seus mistérios, que nos hipnotize de tal forma e nos faça repensar a vida, redescobrir antigos valores que deixamos adormecidos ao longo do caminho da vida....
    Talvez seja o modo como a Flor de Lotus floresce sobre a água em busca de luz que nos remeta à pureza e à leveza , necessárias à elevação espiritual....
    Talvez...
    Uma certeza temos:
    Olhai os lírios do campo e
    Olhai a Flor de Lotus...
    Observar e refletir....
    Sempre aprendemos e evoluímos. ..
    Muito bom artigo, tema, poesias e reflexões...
    Bjs Rosane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Regina11/10/2016, 15:37

      Olá Ofelia. Só o carinho de você passar por aqui, faz com que eu me alegre. Procure descansar e apareça sempre. Abraços , Dulce

      Excluir
    2. Dulce Regina11/10/2016, 15:40

      Oi Rosane. Que bom ler seu comentário cheio de energia e atenção. Sinto falta deles quando aqui não aparecem. Um beijo prá você e na minha Linda. Dulce

      Excluir
  7. Lindas fotos, Dulce Regina,

    A primeira delas me fez lembrar dos meus pais. Eu era encantada pela vitória-régia, que me diziam aguentar uma pessoa sobre ela (nunca experimentei subir, rsrs).

    Deve ter sido um lindo passeio. E com reflexões.
    Suas fotos ficam cada vez melhores, mais interessantes, Dulce Regina. Que bom.
    Abraço
    Ofelia
    PS: Por que será que a banda do Tim Maia tinha o nome de Vitória Régia?

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.