-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

31/10/2016

Navios da Esperança

Samaumeira (imagem Creatiove Commons)

Domingos Ferreira

A samaumeira sustenta o céu.
                                (Lenda Ticuna)

Uma das mais belas e fiel descrição da Amazônia foi expressa por Euclides da Cunha, após ter passado parte do ano de 1905 explorando o rio Purus, como chefe de uma missão oficial destinada a estudar os limites entre o Brasil e Peru. Com notável poder de síntese, ele a resumiu em uma única frase: “A Amazônia é o último capítulo do “Livro do Gênesis”.

De fato, é impossível descrever, com alguma precisão, o que se passa naquele universo mutante. Nele, a vida é uma aventura diuturna, em eterno movimento, cujo compasso é ditado pela presença dominante do ritmo das suas águas infinitas.
A samaumeira representa essa síntese. Ela é uma árvore gigantesca atingindo alturas acima de cinquenta metros, sustentadas por troncos ciclópicos, com vastas galharias avistáveis a quilômetros de distância, sobressaindo das matas quase impenetráveis e dominantes no território amazônico.

Cada samaumeira é um mundo vegetal, frequentado por absurda variedade de habitantes da floresta, de onde é emitida uma cacofonia de ruídos e cantos diversos. Grosso modo, de suas raízes aparentes até o topo das folhagens, em “andares” superpostos, convivem o homem, vermes, roedores, répteis, mamíferos de diferentes portes, pássaros os mais variados, borboletas e besouros diversos e uma infinidade de mosquitos. Tudo isso, entremeado com cipós e plantas secundárias, formando entrelaçados que se compactam nos espaços inferiores.

A Flotilha do Amazonas (FlotAm) foi criada em 1868, por decreto imperial. Com sede em Belém, sua viabilidade decorreu do surgimento de navios movidos a vapor, possibilitando navegar regularmente pelo rio Amazonas e afluentes, o que era impraticável para navios a vela e a remo.
Dessa forma, ficava assegurada a presença do Estado brasileiro na imensidão daquela área, com mais de vinte mil quilômetros navegáveis no maior sistema fluvial na face da Terra.

Atualmente, a FlotAm está situada em Manaus e conta com nove navios, dos quais cinco são Navios-Patrulha Fluvial (NaPaFlu) e quatro são Navios de Assistência Hospitalar (NAsH). Tais unidades são de projeto e construção nacional, adequados a navegar em águas rasas, de modo a atingir a maior extensão possível dos rios e afluentes a serem navegados. São navios na faixa de quarenta a sessenta metros de comprimento, com tripulações de cinquenta a sessenta a homens, incluindo o pessoal da área médica.
Dois NaPaFlus são maiores, com armamento mais pesado e helicópteros operativos. Eles receberam os nomes de “Pedro Teixeira” e “Raposo Tavares”, os maiores desbravadores portugueses da Amazônia, na primeira metade do século XVII, possibilitando sua integração ao território brasileiro.
Dentre os NAsHs, por óbvio, destacam-se o “Oswaldo Cruz” e o “Carlos Chagas”, ambos projetados para atendimento médico e odontológico, incluindo cirurgias menores. Também operam helicópteros para evacuação de casos mais complexos.

Com esses navios, a Flotilha do Amazonas, na atualidade, executa uma atividade intensa e regular no apoio médico aos ribeirinhos, devidamente planejada e coordenada com as Secretarias de Saúde dos Estados, que fornecem medicamentos e pessoal médico para esse esforço.
É uma colaboração a mais, exercida desde sempre, no atendimento das carências incríveis e cruéis sofridas por cidadãos brasileiros muitas vezes isolados naquela fantástica e imensa região.
Por isso, tais embarcações são conhecidas, carinhosamente, como os “Navios da Esperança”.

Os fatos narrados a seguir ocorreram há décadas atrás, quando tive a sorte e a honra de comandar a Corveta “Solimões”(CV 24), dentre as quatro que então constituíam a FlotAm, ainda com sede em Belém. Elas são navios apropriados a navegar no mar, com cascos mais fundos, o que limita sua navegação em trechos mais rasos dos rios. Contudo, operavam nos rios maiores com poucas restrições.

A Corveta Solimões (imagem da Marinha do Brasil)


Na época, inexistiam os Navios de Assistência Hospitalar. Todo o apoio médico aos ribeirinhos era prestado, de forma esporádica, pelas Corvetas, nas quais embarcavam médicos, dentistas e enfermeiros e medicamentos avulsos.
 Eu tinha trinta e dois anos de idade. Um Suboficial era o único mais velho a bordo. A jovem tripulação vivia um desafio a cada dia. Tudo era possível. E tudo acontecia...

A corveta navegava rio acima, pela margem direita do alto Solimões, como é chamado o Amazonas entre Manaus e a fronteira Oeste com o Peru e a Colômbia. O sol nascera havia pouco, na manhã fresca. O vigia avisou que uma samaumeira aparecera sobre a mata da outra margem, a uma distância estimada em quatro quilômetros
Ordenei ao oficial- de-serviço que aproasse o navio na árvore gigante e atravessamos o rio em cerca de quinze minutos. Na aproximação, apareceu um casario com tetos de palha, de onde se destacava um telhado mais alto, encimado por um crucifixo, logo abaixo da copa da samaumeira.
Ao mesmo tempo, o barranco da margem começou a ficar cheio de gente, principalmente crianças, em grande agitação. Olhei na carta de navegação e não havia menção a esse lugarejo abandonado, pelo que resolvi que prestaríamos assistência aos seus moradores. Foi uma das maiores surpresas em meu comando naquela fantástica região.

A corveta ancorou no meio do canal, ficando paralela à margem, a cerca de cem metros. Logo, arriou uma lancha que se dirigiu à uma prainha no barranco, levando o oficial de convés, dois médicos e um dentista, além de enfermeiros, auxiliares, soldados fuzileiros navais, e caixas de medicamentos. Eles fariam contato com as lideranças locais, para organizar o atendimento.
 No regresso para bordo, a lancha trouxe um cidadão que foi encaminhado à minha presença, na câmara do Comandante. Era um caboclo alto e forte, meio grisalho, queimado de sol, com um sorriso simpático e aperto de mão efusivo, que se apresentou como o Padre José. Em trajes civis...

A partir desse momento, surgiu uma empatia muito grande entre nós, desdobrando-se em cumplicidade gratificante nos próximos dois dias. Padre José, em seus cinqüenta e poucos anos, tinha uma notável história de vida, contada para mim com simplicidade, durante nosso curto convívio.
 Filho de vaqueiro, em uma fazenda da região, fora mandado estudar em Manaus pelo patrão, encantado com sua inteligência. Cedo, demonstrara interesse em ser padre e ingressara no seminário jesuíta na capital.
Lá, ele se destacara de tal maneira que fora enviado a Roma, para cursar a Pontifícia Universidade Gregoriana, onde concluíra um doutorado em Teologia, “cum laude”. Em consequência, o designaram para servir na Cúria Romana, onde ficara cerca de três anos, ao fim dos quais fizera “Voto de Pobreza” e pedira transferência para sua terra, como missionário. E ali estava havia mais de vinte anos.

Após nossa conversa inicial, Padre José e eu fomos para a aldeia ver como ia o atendimento da população. O lugarejo ficava em uma larga faixa de terra, entre o rio e um igarapé de água preta, com a boca grande perto de onde a corveta fundeara.
 A distribuição das casas se fazia em três ruas paralelas ao rio, estendendo-se para ambos os lados de uma pracinha, dominada pela samaumeira e a igreja. Esse arranjo indicava um planejamento urbano incomum nos muitos aldeamentos paupérrimos visitados pelo navio, o que foi confirmado pelo padre. Ali viviam cerca de trezentas almas, das quais um terço era de jovens e crianças.

A igreja tinha forte estrutura de madeira, paredes de tijolos e teto de telha bem alto, com a cumeeira em uma única peça de indestrutível maçaranduba, colocada ali “com a ajuda de Deus”, e sincero orgulho do prelado. Ao seu lado, duas edificações térreas, amplas e com várias janelas, onde funcionava uma escola, com o nome “Esperança”, em grandes letras de madeira, fixadas no frontal do telhado.

Do outro lado da praça, na beira do igarapé, havia três galpões, modestos, porém organizados, onde funcionavam a marcenaria, uma oficina de eletricidade e mecânica e uma olaria para fabricação de tijolos, azulejos e pisos. Outro galpão, mais afastado, abrigava o grupo motor-gerador de eletricidade da vila e tinha um pequeno píer. Ali atracavam uma lancha grande e rústica, com pequena cabine, um “regatão” (loja/quitanda flutuante) e, também, amarravam umas poucas igaras (canoas de um tronco).

Tudo isso, que Padre José mostrava com satisfação, funcionava em uma atividade contínua e proveitosa. A maioria das pessoas que vinham falar conosco era de jovens descontraídos, cujos nomes ele sabia e vidas conhecia, desde o batismo. Alguns deles usavam bonés azuis com os nomes bordados em branco. Eram seus “capatazes” e “ajudantes”, nas diversas atividades, com destaque para os jovens professores/as que ele mesmo preparara, ajudados por duas senhoras formadas em Manaus.

As aulas foram suspensas e as escolas abrigaram o atendimento médico e dentário, com filas nas portas. O clima era de festa. Os fuzileiros navais, em uniformes impecáveis e portando fuzis (sem munição), eram responsáveis pela organização externa do sistema. Além disso, causavam deslumbramento para as crianças e atraíam as moças, que os provocavam.

Essas atividades duraram o dia todo, uma vez que começaram a chegar embarcações com gente vinda das proximidades para ser atendida. Era uma oportunidade imperdível. Ao escurecer, o atendimento foi suspenso e as equipes voltaram extenuadas para bordo.

Eu e o Imediato fomos jantar com o Padre José, na igreja. Ele nos recebeu na sacristia, junto com alguns auxiliares mais próximos. O ambiente era espaçoso e tinha uma mesa grande onde seria servida famosa peixada de tucunaré.
 Antes de começarmos, Padre José nos mostrou o escritório, em uma extensão da sacristia. Nele havia a mesa de trabalho, uma escrivaninha grande, com máquina de escrever e uma estante de bom tamanho, desorganizada e cheia de livros, revistas e jornais velhos. Nas paredes, se destacavam uma fotografia emoldurada do Papa e um lindo crucifixo de madeira e bronze, presente recebido na despedida do Vaticano.
Ao fundo, havia duas portas, uma do banheiro e outra do quarto em que “morava” Padre José, aonde ele me levou. O pequeno cômodo, de simplicidade comovente, tinha uma cama de solteiro, com mesinha de cabeceira e abajur. Havia, também, o guarda-roupa e a escrivaninha, encimada por um porta-retrato com a fotografia da família. Uma prateleira sustentava a imagem de Nossa Senhora de Fátima, sua devoção, à frente da qual estava um genuflexório, onde ele se ajoelhava para rezar. Para completar, havia duas cadeiras comuns, onde nos sentamos. Padre José queria me fazer um pedido.

Ele abordou o assunto, sem preliminares, dizendo que a sede original do lugarejo não era onde estávamos. Na verdade, ela se situava nas margens daquele igarapé de água escura, a cerca de uma hora e meia de canoa para dentro, perto da lagoa emendada por ele com o Solimões.

No seu retorno de Roma, Padre José fora morar lá, visando a atender à população perdida, que vivia isolada por ser um foco de lepra, atingindo grande parte dos moradores. Durante alguns anos, ele se dedicara a minorar o sofrimento daquelas almas, em um esforço inaudito com poucos resultados. Inclusive, levara uma imagem de Santa Rita de Cássia, Padroeira das Causas Impossíveis, e a entronizara na capelinha da vila.

Até que, aconselhado por um médico amigo, que lá estivera, resolvera fazer a mudança da população sã para aquele local onde estávamos, nas margens do Solimões, conhecida como Vila Nova. Dessa forma, poderia tirá-los do contágio permanente com a terrível moléstia, sem afastá-los definitivamente dos doentes, especialmente as crianças.
 Entretanto, houvera bastante resistência à mudança, apesar dos argumentos favoráveis. Então, ele apelara para a grande religiosidade do povo, e trouxera a imagem de Santa Rita em uma procissão de canoas, para a qual conseguira a presença do Bispo de Manaus, seu amigo de seminário. A medida dera resultado e, naquele momento de nossa conversa. restava uma população de umas cem pessoas, a maioria de doentes, ainda vivendo no antigo vilarejo.

Dito isso, Padre José me fez o convite, irrecusável, de ir com ele, no dia seguinte, visitar a Vila Velha, como era chamada. Ele soubera que a partida da corveta fora marcada para as nove da manhã, e imaginara que isso obedecia a uma programação rígida. Ansioso, ainda argumentou que seria uma oportunidade única, se possível, para levarmos a equipe médica. Pois, a última vez em que lá estivera um médico, por poucas horas, fora quatro anos atrás.
 Nós dois nos emocionamos quando lhe respondi que seria possível ficarmos o dia todo lá, com a equipe completa, na qual um dos médicos era civil e da Secretaria de Saúde do Amazonas. A reação dele foi se ajoelhar no genuflexório e rezar em agradecimento a Deus. No que eu o acompanhei.

O tucunaré estava delicioso e a companhia do padre e seus colaboradores foi muito agradável. Ainda mais, quando souberam da ida da equipe médica à Vila Velha no dia seguinte. A conversa não se estendeu, pois eu e o Imediato teríamos de voltar logo para bordo, a fim de preparar a equipe médica para a faina pesada do dia seguinte.


As lanchas do navio e da vila, com as equipes médica e do padre, fizeram juntas o percurso até Vila Velha em pouco mais de uma hora, chegando lá cerca de nove e meia da manhã. Eu e os médicos fomos na lancha do Padre José, possibilitando a ele nos esclarecer mais sobre o que iríamos encontrar lá. A curta travessia, pelo igarapé cercado de mato, também nos mostrou a beleza da região, conforme penetrávamos nela.

Padre José costumava visitar a vila a cada duas semanas, levando mantimentos, remédios, material de higiene e limpeza, doados pelos moradores da Vila Nova, e alguma coisa avulsa que sabia necessária. Ele também transportava pessoas, indo e vindo, com o intuito, de manter os vínculos entre as vilas.

Daquela vez, a chegada de duas lanchas com muita gente, assustou os moradores, cuja reação foi se esconder nas trinta e poucas casas, recolhendo crianças e cachorros, trancando as portas e janelas.
Nosso grupo desembarcou das lanchas e caminhou para o centro de um arremedo de praça cercada por algumas casas. Ouvia-se um burburinho por detrás das janelas e portas fechadas, mas ninguém tomava coragem de aparecer. Até que Padre José começou a bater palmas, gritando o nome do líder da comunidade.

Súbito, um homem negro, grisalho, saiu por uma porta, veio mancando até o grupo e cumprimentou o padre, com um aperto de mão. Instruído pelo oficial médico que chefiava a equipe, eu também o cumprimentei com um aperto de mão. Ele se chamava Jesualdo e tinha o rosto deformado pela doença.

Em pouco tempo, estávamos cercados pelos moradores, muitos deles afetados pela hanseníase. As crianças, com aparência normal, corriam à nossa volta, muito excitadas, acompanhadas pelos cachorros. Senti uma emoção indescritível e inesquecível...

As próximas horas foram dedicadas ao atendimento daqueles pobres sofredores, cidadãos brasileiros completamente abandonados, não fora a dedicação de Padre José, um homem extraordinário.
Sob sua supervisão, todas as casas da vila foram visitadas por um dos médicos, com enfermeiro e um fuzileiro naval. Nelas, foram sugeridas medidas simples para melhorar a condições de higiene e consultadas as pessoas incapazes de locomoção. Enquanto isso, os outros médicos e um dentista atendiam às filas de pessoas, em um barracão com teto de palha.

Toda essa atividade foi objeto de um relatório, elaborado pelos médicos, a ser entregue, pelo médico civil embarcado, à Secretaria de Saúde do Amazonas, com cópia ao Prefeito do município com jurisdição sobre Vila Nova.

Da minha parte, acertei com Padre José que iria sugerir ao Comando da Flotilha do Amazonas que Vila Nova/Vila Velha fossem incluídas como parada obrigatória dos “Navios da Esperança”, quando por ali passassem, o que correspondia a duas vezes por ano,

O regresso dos participantes nessa verdadeira ação de caridade se fez com todos exaustos, porém felizes, com uma merecida sensação de dever cumprido. As lanchas chegaram à Vila Nova ao por do sol. Nós nos despedimos do pessoal da vila ali mesmo, no pequeno trapiche onde a lancha deles atracara.
O Padre José e eu nos abraçamos como velhos amigos. Ele me fez uma surpresa com o presente de um lindo papagaio bem novo, para “viver uns quarenta anos” comigo.

A corveta “suspendeu” (partiu) às dez horas da bela manha seguinte. Quando manobrávamos para “içar o ferro” (recolher a âncora), o barranco em frente foi invadido pelos moradores da vila com quase uma centena de jovens e crianças, em uniformes do colégio, agitando pequenas bandeiras verde e amarelo. Mais uma surpresa do Padre José.
 Fiz a corveta navegar bem perto do barranco, apitando várias vezes e com a tripulação acenando, em despedida.



6 comentários:

  1. 1)Belo texto, parabaéns. Excelente trabalho feito pela Marinha do Brasil em prol de nossas populações ribeirinhas.

    2)Lembrei de uma tia e madrinha pernambucana (já falecida). Quando ela realizava um trabalho muito bom, em qualquer área, justificava com a expressão: "Nós somos da Marinha !" Como se fosse uma gíria local, lá em Recife dos anos 1950.

    3)Boa semana para todos (as).

    ResponderExcluir
  2. Dulce Regina31/10/2016, 15:18

    Enviei o link para uma pessoa da família ler e ele respondeu-me isso : " Estes brasileiros mostram o quanto temos de bom nas forças armadas, na religião , na doação das pessoas e da medicina voltada para o próximo. Todos têm a minha admiração .

    ResponderExcluir
  3. Dulce Regina31/10/2016, 15:34

    Olá, Sr. Domingos. Li emocionada seu relato. Que trabalho fantástico, que esse então jovem padre realizou, e que a Mão Divina através da visão de uma linda samaumeira, encaminhou a sua Corveta até a pequena vila. Por coincidência estou rascunhando dois textos, um sobre um trabalho social feito em uma favela, hoje comunidade , da Tijuca nos idos de 80 e outro sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde tem belas samaumeiras, não tão grandes quanto no Amazonas, mas se destacam por suas raízes enormes e seus galhos frondosos. Pena que hoje esse trabalho e ajuda comunitário são envolvidos e explorados politicamente. Parabéns a Marinha e minhas orações pelo Padre José, exemplo de desprendimento e doação, muito próprio dos jesuítas, vide o Papa Francisco. Um abraço de admiração , Dulce

    ResponderExcluir
  4. Olá Domingos,
    Cheguei emocionada ao final da leitura do seu texto. Bela lição de vida.
    Parabéns!
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Uma história comovente que nos fala de uma parte do trabalho das nossas Forças Armadas que infelizmente é pouco conhecida: o trabalho da Marinha, que você tão bem descreveu, o da Aeronáutica (quem aqui se lembra do Correio Aéreo Nacional) e o do Exército com seus médicos e seus batalhões de engenharia, forças esquecidas que atuam nesse nosso imenso interior.
    No meu tempo de ginásio fui convidado pelo tio de um colega meu, que comandava uma dessas corvetas, a tomar parte numa dessas viagens Amazonas acima; lembro-me que deveríamos voar até Manaus, onde embarcaríamos, num DC-3 do Correio Aéreo. Mas eu, que habitualmente era muito bom aluno, tinha perdido nota numa matéria (era no tempo das temidas provas parciais a cada semestre) e minha mãe, muito zelosa, proibiu-me de ir porque deveria ficar em casa, estudando, nas férias. O meu colega foi, e eu fiquei. O irônico foi que, depois que a corveta partiu rio acima, meus pais foram chamados para uma conversa com o padre prefeito do colégio jesuíta onde eu estudava, que lhes disse que eu estava era cansado e precisava de ficar algum tempo bem longe dos estudos...

    ResponderExcluir
  6. Moacir Pimentel01/11/2016, 13:27

    Olá Domingos,
    Belo texto e feliz escolha de tema. Somos tão massacrados pelas más notícias que nos esquecemos que os Padres Josés da vida existem. Talvez vivêssemos em um mundo melhor se os jornais e as revistas publicassem, entre tantos horrores, uma história inspiradora como a sua diariamente.
    Saudações

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.