-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

03/01/2017

Feliz Ano Novo

imagem bestwesternsedona.com



Wilson Baptista Junior

Feliz Ano Novo para todos os nossos leitores e autores! E que continuemos a contar com a presença de vocês, lendo ou escrevendo, aqui no blog!

Mas, o que é isso? Desejar Feliz Ano Novo no dia 3 de janeiro? O editor deve ter voltado das férias meio biruta. Mas, vamos lá, quando é realmente o Ano Novo?

O Ano Novo, início do ano, tem datas diferentes em diferentes culturas. Nos países ocidentais, que usam o calendário gregoriano, é o dia primeiro de janeiro, ainda desde o calendário romano, por decreto do imperador romano Júlio César.  Mas na Idade Média, em grande parte da Europa, era comemorado no dia vinte e cinco de março, costume que perdurou nos domínios britânicos até o ano de 1751.
Para os ocidentais é o período de fazer as famosas resoluções de ano novo, aquilo que pretendemos (ou fingimos que pretendemos) fazer no ano que entra.

Na cultura judaica o Ano Novo é comemorado no Rosh Hashaná, que pela tradição rabínica foi o dia da criação do mundo. Em nosso 2017, que é o ano 5778 no calendário judaico, este dia coincidirá com o dia dezessete de setembro.
Para os judeus tradicionalistas, ao contrário de nossas resoluções, o Ano Novo é um período de introspecção e revisão do que se prometeu e deixou de fazer no ano anterior.

No calendário muçulmano, que conta os anos a partir da Hégira, o dia em que Maomé fugiu de Meca para Medina, e os meses são lunares, a data varia para cada ano dos nossos. Em 2017 deve coincidir com o dia vinte e um de setembro.

No calendário persa o começo do ano é chamado Noruz e  é o primeiro dia da primavera, comemorado geralmente no dia do equinócio da primavera, que pode variar, no nosso calendário, de vinte a vinte e dois de março. É tradicionalmente o dia em que se deseja boa sorte para si e para os outros.

No calendário chinês a data varia de ano para ano, correspondendo ao dia de lua nova mais próximo do dia em que o sol passar pelo décimo quinto grau da constelação que aqui conhecemos como Aquário. Neste ano coincidirá com o nosso dia vinte e oito de janeiro.

Na Índia, de culturas e vertentes religiosas regionais, o Ano Novo varia de região em região.

Nos outros países asiáticos a variação é grande de país para país. Nem vou descrevê-la aqui...

Então, Feliz Ano Novo para todos vocês. O dia pouco importa, importa a intenção.

Um abraço do
Mano




9 comentários:

  1. Respostas
    1. Wilson Baptista Junior03/01/2017, 17:06

      Quem dera :)
      Como diz o provérbio, "O Diabo não é esperto porque é o diabo, mas porque é velho" :)
      A gente vive e aprende.

      Excluir
  2. 1) Artigo genial !

    2) Então, todo dia é Dia de Feliz Ano Novo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson Baptista Junior03/01/2017, 17:01

      Antonio, nosso mestre da alma,obrigado. Que façamos de cada dia o começo de um Ano Novo.

      Excluir
  3. Moacir Pimentel03/01/2017, 10:50

    Wilson,
    Achei graça no seu belo post, não apenas por conta do comentário da Donana(rsrs), mas porque desde que me encontrei com umas águias faz umas semanas,também eu estou tentando resgatar o mito da Fênix de tempos e culturas as mais variadas, da mesma forma que você acaba de fazer com o calendário do Ano Novo.
    Haja Google!
    Mas o que comentar depois desse seu Ano Novo da diversidade?
    Dentre as minhas manias "mainstream", está o apreço pelos "adverts ", as belíssimas mensagens de Natal e Ano Novo veiculadas pelas grandes marcas nas TVs mundão afora, no mês de dezembro. Este ano me chamou a atenção a propaganda da Waitrose , uma cadeia de supermercados inglesa, que teve como hashtag #homeforChristmas ou #emcasaparaoNatal
    Porque o Natal e o Ano Novo não têm hora para rolar. Porque paz , afeto, esperança e realização são estados de espírito, estão dentro de nós, pedindo para ser de verdade e compartilhados. Porque a vida é uma viagem mais importante que seus próprios pontos de partida e de chegada.
    Que hoje e sempre, dentro de nós , aqui e alhures, nós possamos continuar viajando,enfrenta perdas e adversidades, confiando na natureza humana, repetindo como Dante e feito um mantra "não fostes feitos a viver como brutos, mas para buscar virtude e conhecimento",sonhando sonhos que talvez nunca existirão, mas que fazem a estrada valer a pena. Que nunca nos falte coragem de IR PARA CASA, de nos sentirmos em casa , de estar com os nossos trocando coisas pequenas mas tão grandes...
    https://www.youtube.com/watch?v=xtKYdG9r0Pk
    Feliz Viagem!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson Baptista Junior03/01/2017, 17:00

      Moacir, belíssimo o vídeo da Waitrose, em concepção e execução. Como disse você, que nunca percamos a coragem de voltar para casa, ainda que o mundo seja tão grande e tão perigoso como foi para o passarinho.

      Excluir
  4. Monica Silva03/01/2017, 10:55

    O que podemos desejar em um ano novo? O melhor que cada um merecer. Simples assim. Amor, café e flores para você e todos aqui.
    Amor para nos tornarmos pessoas melhores;
    Café para dividir momentos bons com amigos; e
    Flores para não esquecermos da beleza da vida.
    Feliz 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson Baptista Junior03/01/2017, 17:03

      Monica, é isso mesmo que você disse: o melhor que cada um merecer. Feliz 2017 para você também. E 2018, e 2019, e...

      Excluir
  5. Francisco Bendl03/01/2017, 18:41

    FELIZ ANO NOVO PARA TODOS OS AMIGOS E LEITORES DESTE BLOG EXTRAORDINÁRIO!

    Pois é, mais um ano que se inicia, porém, no meu entendimento, sem as esperanças renovadas como acontecia em anos anteriores.

    Sei que o Wilson não quer que abordemos a política, mas não podemos viver sem trazê-la para a discussão do cotidiano nosso e do povo, em geral, lamentavelmente.

    Penso que chegamos a um patamar de dificuldades elaboradas por governantes desonestos e corruptos de dimensões tão avassaladoramente grave, que por mais que queiramos nos isentar dos problemas nacionais não tem como, é impossível!

    Então, mesmo assim, alerta, apreensivo, quero que todos tenham muita saúde para suportar mais um ano possivelmente pior que o ano passado, e muita paz, assim como esta reinante neste espaço tão agradável, que tanto nos faz bem, pois salutar!

    Um abraço, meu caro Wilson, forte, caloroso e fraterno.
    Que sigamos unidos por mais um ano, certamente uma receita indiscutível e apropriada para enfrentarmos as vicissitudes diárias de se viver em um país governado por ladrões!

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.