-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09/01/2017

Silêncio e Oração

imagem silenciovital.blogspot.com



Dulce Regina

Estamos vivendo momentos de fragilidade na sociedade em todo Mundo. Precisamos de forças e coragem para viver nosso dia a dia, com o mínimo de tranqulidade.
Meditando sobre isso, cheguei à conclusão de que falta Deus nas relações  humanas. Estamos cada vez mais envolvidos com o TER esquecendo-nos do SER.
Passamos o final do ano recebendo e enviando mensagens de Paz, e o que fizemos de concreto para que isso aconteça?
Então lembrei-me de uma experiência vivida na década de oitenta, quando estava envolvida mais concretamente com a religião. Como dava aulas de catequese no colégio e na paróquia, precisava aprimorar meus conhecimentos e vivenciar  de forma eficiente a oração . Daí fui convidada pelo coordenador do SOR - Serviço de Orientação Religiosa - para um retiro.
De imediato aceitei, não havia tido essa oportunidade e mergulhei no desconhecido de coração aberto, sem perguntas. Sabia que seriam sete dias e que aconteceria no REMAR - Recanto Marista, localizado em Areias, no município de Ribeirão das Neves, BH. Local privilegiado para diversas atividades religiosas, pois tem um espaço bonito, simples, tranquilo, moderno e prático, cujo ambiente concilia tecnologia e natureza.
imagem  recantomarista.edu

Acomodei minhas tarefas e família, e viajei de carona com dois religiosos, chegando ao local à noite. Recebida e acomodada num quarto aconchegante e simples, fui convidada a participar do grupo para receber as orientações. Seria um retiro de "Silêncio e Oração", ministrado pelo Irmão Aleixo - Marista - Mestre em Mariologia. Em seguida depois de outras informações, houve as apresentações... aí veio a grande surpresa!!! Eu era a única leiga, todos os participantes eram religiosos, a maioria mulheres. Fiquei meio cabreira... e pensando: O que vai acontecer? Como vou participar?
Fomos dormir depois da oração, já com o compromisso de horário para a primeira oração do dia.
Às cinco horas fomos despertados com uma bela canção: "Surpresa de Deus"  
Em seguida assistimos uma aula, todos em silêncio, e fomos orientados para sair do local sozinhos e fazermos um "deserto", meditar sobre o que apreendemos da palestra. Cada um escolheu seu local, parado ou caminhando, seguindo a orientação do silêncio, isto é: não podia conversar (???)
Apavorei-me... Como ficaria sem falar? Não iria conseguir...
Chegou a hora do almoço. Irmão Aleixo desligou até a geladeira, por causa do barulho do motor... silêncio absoluto! As Irmãs comiam de cabeça baixa, eu olhava ao redor e todos tranquilos. Pudera! Eram religiosos! Pensei mais uma vez : Não vou aguentar... Vou embora... Pensei até que fosse um "castigo" do meu coordenador, pois falo muito. Rsrsrs...
Em seguida outra aula. Nosso orientador muito tranquilo, carismático, voz mansa e inteligente, foi, gradativamente,  passando-me uma energia boa.
Orávamos várias vezes ao dia, cantávamos louvores e conforme os dias passavam, eu aquietava-me.
Preferia caminhar, olhar as flores e todos os detalhes da natureza. O céu encantava-me, cada formato de nuvem ou sombra do sol parecia que conversava comigo. Hoje tenho a convicção que essa experiência fez-me apreciar mais ainda as maravilhas de Deus. 

fotografia Dulce Regina

Passaram-se os dias e, ao término do retiro, fomos orientados para escolher algo concreto para colocar no altar, na Missa de encerramento. Olhando ao redor, avistei uma árvore com frutos de vários tamanhos, então escolhi três frutos de tamanhos diferentes que representariam meus filhos e durante o ofertório coloquei-os no altar sobre a proteção de Deus.
Terminado o retiro todos se abraçaram e como foi gostoso sentir o calor de outro ser humano. As Irmãs sorrindo e curiosas, queriam saber qual era minha congregação, onde era possível casar e ter filhos. Para mim foi um aprendizado de valorização à oração, ao silêncio interior e ao ser humano.

Hoje mais do que nunca urge cultivarmos a união da família, o ritual da religiosidade e o respeito pelo outro. Façamos nossa parte, praticando e reforçando essa rotina constantemente e que Deus abençoe todos os povos.

7 comentários:

  1. Moacir Pimentel09/01/2017, 09:34

    Dulce, minha amiga, eu tenho muito respeito por quem é capaz de fazer o que não sou. Meditar e orar e fazer silêncio para mim são completas impossibilidades. Não é capaz de nada disso a minha pobre mente "pueril". Então...eu teria fugido do seu Retiro antes daquele primeiro jantar silencioso (rsrs)
    Mas o seu texto é um doce presente para quem, como eu , milita no time do grande Martin Luther King:
    "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
    Às pretinhas e reze por nós!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Regina09/01/2017, 18:30

      Olá Moacir. A canção postada fala do Silêncio de Maria. Não podemos imaginá-la como uma mulher omissa, submissa e reduzida ao silêncio. Ela foi uma serva do Senhor, silenciosa, humilde e fiel à sua missão. E assim deve ser o cristão comprometido, principalmente nessa era em que a nossa comunicação é tão pobre, em que circulam em nossos ouvidos " tantas palavras vazias, tantas mentiras embrulhadas em verdades e tantas verdades vendidas por mentiras" estamos precisando mais do que nunca desse " silêncio interior " , para ouvirmos o que Deus tem a nos dizer. Não esperemos um momento duro na nossa vida ou uma crise, para perceber o quanto Deus nos ama e que somos abençoados a todo momento. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo ! Dulce

      Excluir
  2. Olá Dulce Regina,
    Belo retiro.
    E como voce fala de Deus, natureza, flores e frutos, mando um pouquinho de Cecília Meireles

    No mistério do sem fim
    Equilibra-se um planeta
    E no planeta, um jardim
    E no jardim, um canteiro
    E no canteiro, uma violeta
    E sobre ela o dia inteiro
    Entre o planeta e o sem fiim
    A asa de uma borboleta

    Um abraço para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Regina09/01/2017, 18:46

      Ana, querida. Obrigada pelo verso de Cecilia. É isso mesmo no mistério do sem fim, encontro sempre uma borboleta , a qual tenho uma relação de amor e carinho muito grande. Beijos ruidosos das maritacas. Dulce Regina

      Excluir
  3. Dulce, dos textos que você escreveu para o blog, este é o mais simples e o de maior significado. Você sabe o que penso sobre o silêncio e oração e asseguro que saber ouvir é da maior sabedoria para o ser humano.

    ResponderExcluir
  4. Dulce Regina09/01/2017, 20:14

    Tiro meu chapéu para você. Conheço-o muito bem e se é uma das qualidades que aprecio em você, é o " saber ouvir ". Sempre sereno e paciente. É o que digo aqui em casa eu sou Marta, você Maria. Beijo

    ResponderExcluir
  5. 1) Oi Dulce, belo texto e fotos.

    2) Nos retiros que fiz também vivenciei Oração, Silêncio e Trabalho...

    3) Tornei-me um especialista em lavar panelas, louças, talheres ...

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.