-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

04/01/2017

O Capim e a Espada

shaolin kung-fu (wikimedia)


Antonio Rocha

Em 1974 durante seis meses pratiquei Kung Fu com um famoso chinês que estava no Rio, Mestre Wu, já idoso.

Cinco horas da manhã íamos para um antigo campinho no alto da Estrada do Sumaré, no caminho do Corcovado. Depois começamos a assistir aulas no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, Rua Sete de Setembro, em um antigo sobrado. Guardo como relíquia a carteira de lutador, aprendiz, pois o Dr. Wu, sempre nos dizia para não brigarmos na rua, conhecíamos os pontos fracos do corpo humano.

E, esclarecia, Kung Fu é um caminho de humildade, de simplicidade, semelhante à Filosofia Budista. A Filosofia do Kung Fu é ampla, nasceu com os monges que moravam nas florestas e observavam as formas de defesa dos animais. Não se ataca, só se defende. É a força do adversário que vai derrubar o adversário e nós ficamos inteiros.

Um dia ele nos contou que, mediante o poder da mente, um praticante de Kung Fu pode transformar um simples ramo de capim em perigosa espada.

Na televisão, semanalmente passava o seriado Kung Fu, com o artista David Carradine e também era a época do mito no cinema Bruce Lee.

No âmbito musical era sucesso a música “Kung Fu Fight” que o leitor poderá ouvir no link abaixo.

Monges são pacifistas, mas em toda a Ásia a Filosofia Budista começou a se expandir demais e muitas pessoas agrediam fisicamente os monges, com inveja do crescimento da religião.

Então surgiram esses monges guerreiros para defender as comunidades monásticas, geralmente os mais jovens  protegiam os mais velhos. Os samurais e outros semelhantes.

Buda ensinou que existiam Espíritos Irados prontos para defender os praticantes do Caminho do Meio, que só querem paz. Eles não mexem com ninguém, não os provoquem, pois, de diversas formas a reação é inimaginável.

Depois, por motivos de horário, trabalho e faculdade, deixei os treinos e fiquei só com a Filosofia que é belíssima.

Em 1974, a editora Artenova publicou o livro “A Sabedoria do Kung Fu”, de Michael Minick, folhas amareladas pelo tempo, muitas folhas soltas. Mesmo assim, guardo essa preciosidade. Vejamos alguns trechos:

“O Kung Fu real é um estado de espírito, um pensamento, uma cultura popular, um modo de viver”. Como tudo na vida é plural, tem várias linhagens, estilos e métodos. Uns quase uma dança, uma coreografia, uma ginástica, um exercício, um esporte, outros algo mais violento.

“Um herói Kung Fu não era considerado completo se não fosse um homem de letras e refinado. Grande parte do seu treinamento rigoroso consistia de cultura literária. Ele devia ser versado nos pensamentos, provérbios dos grandes poetas, filósofos e pensadores chineses”.

“Um homem que não possuísse pelo menos uma habilidade musical, por mais superficial que fosse, era considerado um homem sem entendimento com a própria alma. Outro talento muito importante, a caligrafia, elevada ao nível da arte na China”.

“A fascinação chinesa pelo herói Kung Fu foi uma obsessão nacional até que o comunismo chegou em 1950”.

Acredita-se que as primeiras formas de Kung Fu surgiram há cinco mil anos, com o mitológico Imperador Amarelo Huang Ti.

Um famoso provérbio Kung Fu é: “Machucam-se menos aqueles que voam baixo”. Uma forma de nos dizer que precisamos ser Éticos, Cultivarmos a Moral com simplicidade.





4 comentários:

  1. Moacir Pimentel04/01/2017, 12:26

    Grande Antônio,
    Devo confessar que Kung Fu para mim é sinônimo do Carradine. Mas os seus posts me fazem refletir e sempre me ensinam que qualquer caminho é mais longo do que aquele em volta do meu umbigo e que o nosso mundo é bem maior do que penso ou sei.

    "Machucam-se menos aqueles que voam baixo”.

    Pois é. Parece que a filosofia , com toda a imensa carga metafísica que tem , é da natureza humana , assim como o sonho. As suas pretinhas me fazem pensar que voar, é preciso, mas que para minimizar o risco , é melhor fazê-lo "pelo caminho do meio" com as asas dos nossos sonhos sobrevoando as praias da nossa realidade.

    “Um herói Kung Fu não era considerado completo se não fosse um homem de letras versado nos pensamentos, provérbios dos grandes poetas, filósofos e pensadores chineses”.

    Se é o conhecimento que alimenta a alma, transforma o capim em espada , gera o sonho e resulta no voo evolutivo, pode-se concluir que, por outro lado, é a ausência de realidade e de limites aquilo que determina o fracasso tanto do sonho quanto do voo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. 1) Grande Moacir, filosofando e aprendendo vamos vivenciando o Caminho do Meio. Valeu amigão !

    2)Prezados (as), por falar em voar, amanhã pela manhã estarei voando até Brasília, onde fico por 10 dias.Férias no Cerrado e entorno.

    3) Não sei se terei acesso a web. Depois, qdo voltar coloco tudo em dia.

    4)Veneráveis saudações do Planalto Central !


    ResponderExcluir
  3. Olá Antônio,
    Começo a achar que você é perigoso...
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Oi Ana, que nada...

      2) Sou um aprendiz das artes da mente e da alma.

      3) Feliz Dia de Reis/no dia 6/para todos vcs !

      Excluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.