-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12/01/2017

Vou-me embora pra Calmíkia, lá eu sou amigo do Buda

Bandeira da Calmíkia (wikimedia commons)



Antonio Rocha



“Aprendi que o Diálogo também é um gênero Literário” =  Jorge Luis Borges (1899-1986) escritor argentino. 


- Calmíkia ? Você está inventando?

- Quem dera eu pudesse inventar um país.

- É uma nação? Fica aonde?

- Calmíkia ou Kalmúdia é o único país da Europa oficialmente Budista. O Budismo é uma Religião de Estado lá.

- Na Europa?

- Sim, é uma pequena República Autônoma da Federação Russa.

- Será que todo mundo lá é Calmo?

- Espero que sim.

- É uma boa pesquisa a ser feita: como são os índices de criminalidade por lá? E a Educação? E a Saúde?

- Em muitas partes da antiga Rússia, o Budismo sempre foi milenarmente divulgado.

- Mas o título da nossa conversa lembra uma poesia do Manuel Bandeira (1886-1968): “Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do Rei”.

- Então, Buda era um Príncipe, portanto, era um Rei.

- Pasárgada me lembra Magadha, uma cidade multimilenar da Índia, por onde o Buda peregrinou. Lembra também o dialeto Magadhi, falado na região, para quem gosta de estudar Geolinguística.

- Tem razão, se existe Geopolítica, então existe Geoliteratura, Georreligião, Geoartes, Geohistória, Geofilosofia etc.

- Mas essa Camíkia deve ser muito fria.

- Certamente, por isso estou, agora sim, inventando a Calmíkia interna, como se fosse sinônimo do Nirvana, um local de paz, serenidade, tranqüilidade.

- Deste modo, quando alguma te chatear, você pode falar, como se fosse um mantra: “Vou-me embora pra Calmíkia, lá eu sou amigo do Buda”.

- E não será fuga.

- Claro que não, ao contrário, será uma atitude terapêutica, uma defesa interna, psíquica.

- Semelhante à multimilenar oração ensinada pelo próprio Sidarta Gautama: “Eu me refugio em Buda”, ou seja, eu busco o Estado de Buda, de tranqüilidade em meu interior.

- É por aí.

- A bandeira da Calmíkia tem um fundo amarelo, um círculo azul claro no centro e uma flor de Lótus branca.

- E a referência ao texto sagrado Sutra Lótus.

- Em inglês se escreve Kalmíkia.

- Eu aportuguesei um pouco para Calmíkia, há quem escreva Calmúquia, da etnia dos Kalmucos ou Calmucos.

- Então, a calma de Buda !

- A calma da Calmíkia, é uma boa saudação.


6 comentários:

  1. Olá Antônio,
    Adorei seu post.
    Sabe aquele saber que existe em nós? Pois há muito tempo, quando uma situação me incomoda, vou para Pasárgada. Seja a de fora ou a de dentro.
    Posso falar que vou para Calmíkia se não sei se sou amiga de Buda?
    Quando você volta?
    Até lá.

    ResponderExcluir
  2. 1) Costumo dizer "Gautama te ama". Sidarta Gautama era o nome do Buda histórico. Então ele é seu amigo Ana. O coração de Buda é imenso e cabe todos nós.

    2) Volto domingo a tarde.

    ResponderExcluir
  3. Moacir Pimentel12/01/2017, 14:10

    Antônio,
    Certa vez assisti um filme no qual uma pergunta resumia o espírito do seu post. Na telona, perguntou um velho e sábio pai à sua filha confusa e angustiada:
    "Mas de que nos adianta a sua intranquilidade?"
    Abração

    ResponderExcluir
  4. 1) Pura verdade Moacir, grande sabedoria.

    ResponderExcluir
  5. Francisco Bendl13/01/2017, 13:04

    Caro amigo Rocha,

    Tenho lido os teus textos.

    Se não os comento isoladamente não quer dizer que não me interessaram, pelo contrário.

    Da mesma forma que armazeno os artigos do Pimentel, tenho feito o mesmo quando abordas o Budismo, pois aprecio a maneira contemplativa de se encontrar soluções para os problemas.

    Um forte abraço.
    Saúde e Paz.

    ResponderExcluir
  6. 1) Obrigadíssimo Bendl, tb lembrei muito de vc e sua família qdo da chuvarada em Rolante.

    2) Acompanhei os seus artigos na TI, mas eu não tinha como escrever.

    3) Abração !

    ResponderExcluir

Para comentar, por favor escolha a opção "Nome / URL" e entre com seu nome.
A URL pode ser deixada em branco.
Comentários anônimos não serão exibidos.